O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Conflito de Ideias

Iniciado por 9155gabrielgap, 08/08/2015 às 20:07

  É normal o conflito de ideias?

  Eu simplesmente estou travado em uma parte do meu jogo, por conta do conflito das minhas ideias. Isso já me fez desanimar várias vezes do game, além de ter me travado em uma parte muito importante.

  É o seguinte. Meu jogo tem muito da ideia de "ilhas flutuantes". E para locomoção é necessário a utilização de dragões, dragões esses controlados por pessoas treinadas chamadas "Aviadores". Esses Aviadores tem a obrigação de treinar jovens aspirantes.

  Essa parte eu simplesmente não sei o que fazer. Eu gostaria de fazer algo diferente como um mini-game, mas se sim, qual? Como? Que sistemas eu usaria? Que sistemas vocês usariam? Eu gostaria de ouvir opiniões diversas.

"A árvore sendo cortada observa com tristeza que o cabo do machado é feito de madeira"

Eu colocaria algum tipo de corrida de obstaculos ou algo do tipo, feito por eventos, mesmo...
♦Gifts♦

Olha, na dúvida, busque simplificar ao invés de complicar. Quando você para em um pedaço e fica quebrando a cabeça pra tentar achar uma forma de implementar algo que não tá funcionando bem, chances são que você vai acabar desanimando por não conseguir fazer e isso pode tirar seu ânimo de querer tentar fazer o resto.
Se você tem uma ideia e não tá sabendo como implementar, ou se a ideia não está dando certo de alguma forma, simplificar pode ser a melhor alternativa. Algumas vezes esse ato de simplificar pode até significar cortar a ideia completamente. De começo parece algo doloroso de fazer, mas é melhor terminar o jogo sem uma ideia que você teve do que nunca terminar o jogo por essa mesma ideia ter te deixado travado.

Pelo que entendi, o seu conflito é que você tem essa ideia de domadores de Dragão e você quer tirar isso só do conceito, e fazer com que seja possível ter aulas de "como treinar o seu Dragão" no jogo. Se você quer encontrar uma solução pra implementação da ideia, tem que começar fazendo alguns questionamentos sobre isso.
- O personagem tem mesmo que aprender esse treinamento? Se tem, por quê?
- Isso vai ser usado com que frequência no jogo? É só uma parte pequena ou vai ter significância a história? O personagem vai mesmo ter que "pilotar" um dragão no futuro?
- Que tipo de recursos você precisaria pra fazer essa parte funcionar? Você tem os gráficos que precisaria, ou o conhecimento necessario pra programar um sistema customizado se preciso?

Como não to na sua cabeça e não sei exatamente qual é a relevância dessa parte pro seu jogo, mas me colocando no seu lugar, eu faria essas questões primeiro pra definir se é algo importante o suficiente pra ter que me dar o trabalho de criar uma representação. Se fosse só uma coisa pequena, e tivesse mais significância pro lore do jogo do que pro personagem que está se controlando, talvez eu deixasse só como parte do lore mesmo e não tentasse implementar nada disso no gameplay.
No caso de ser algo relevante pra história, pro personagem e pro desenvolvimento do jogo (por exemplo, o personagem TEM que aprender isso porque vai ser importante no futuro), talvez eu optaria por alguns pequenos minigames, como sugerido pelo CDYoshi. Por exemplo, dividir em uma parte "acadêmica" e uma parte "prática".
Na parte acadêmica, você teria que ouvir um professor ou treinador explicando certas coisas, e talvez depois o jogador tivesse que responder algumas perguntas de múltipla-escolha a respeito do que ele disse, como se fosse uma prova.
E na parte prática, poderiam haver pequenos minigames de reflexos como desviar de objetos, apertar um botão na hora certa pra fazer o dragão pousar em certo ponto, etc. Nessa parte dependeria bastante da sua criatividade e da disponibilidade de recursos/sua experiência com a execução.

Enfim, falei até de mais, mas espero que meu post possa te dar alguma ajuda ou inspiração =)

Gostei bastante desse lance de ilhas flutuantes, e dragões como transporte.
Pelo que eu entendi você quer um mini-game, mas de aprendizagem de controlar dragões ou de controlar dragões em si ?
Então cara, o que eu pensei, é algo bem simples, que ficaria legal, creio eu.
Se fosse de controlar dragões em si pra chegar em determinado destino, eu pensei em basicamente um sistema meio flappy bird, acho que seria possivel a criação dele no rpg maker, mas ao inves do dragão cair direto se você nao apertar o botão, você apertaria repetidamente pra ele subir, ao parar de apertar o botão, ele começaria a planar, e caso tenha que fazer uma descida algum outro botão onde ele desceria, dai você faz aquele mapinha de caminho tipo isso :
Spoiler
[close]
E colocasse uns obstaculos onde o dragão não poderia encostar, como sua historia é ficticia, se você não imagina o que colocar de obstaculos no ceu, você poderia colocar umas pedras flutuando, como se fosse asteroides.
Dai você poderia especificar essa pedra como se fosse um material natural presente no solo das ilhas flutuantes, que se soltam e ficam flutuando pelos ceus.

Outra opção interessante nesse mesmo sistema seria que ao invés de ser controlado por apertar botão repetidamente pra subir, e apertar outro botao pra descer, você colocasse pra que o dragão seguisse o cursor, assim quando o cursor fosse movido pra baixo o dragão seguiria, passaria a ser um flappy birds misturado com R-type.
Eu não sei se tem como fazer isso no rpg maker, não tenho muita noção do limite dele, mas creio eu que não seria um sistema dificil de se criar.

  @CDCyoshi

É basicamente o que eu já havia pensado antes...

  @Cronus

É simplesmente genial! Eu não havia pensado assim. E faria ainda mais lógica do que simplesmente jogar o personagem em cima de um animal místico que pode matá-lo.

Essa parte é sim essencial para a história. Como você explicou, seria meio que uma aula de pilotagem como na vida real, o que realmente é mais interessante.

Sim, eu tenho os gráficos necessários para isso tudo. Porém, ainda não sei exatamente o sistema de mini-games. Já fiz alguns testes com eventos em processos paralelos, mas mesmo assim não deu o resultado que eu gostaria.

   @DanEspindola

Esse estilo meio "flappy bird" não é exatamente o que eu gostaria. Porém ainda serviria bastante. Eu gostaria de algo do tipo mesmo, só que ao invés do personagem voar de lado, ele voar de frente mesmo.



  Agradeço a todos, meus conflitos acabaram desatando vários nós na minha cabeça.

"A árvore sendo cortada observa com tristeza que o cabo do machado é feito de madeira"