O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Database (Dúvida pessoal)

Iniciado por Alenoo, 21/09/2013 às 02:58

Bem pessoal, voltei a mexer no meu eterno projeto das plantas e um dragão. E durante a formulação dos sistemas uma dúvida um tanto incomum me surgiu: "Devo fazer com que os equipamentos alterem atributos ou deixar o aumento dos atributos por conta de outros itens de um outro sistema?"

Bem é o seguinte (senta que lá vem história) minha dúvida é básica, quero apenas definir qual dos sistema ficará responsável pelo aumento dos atributos.

Os Sistemas

• Sistema de Elementais
Este sistema é algo bem comum, porém eu quis utilizá-lo de uma forma mais elaborada, vejam a imagem:
Cada barrinha representa um elemental. Existem 5 níveis para cada parte inferior e superior de cada barrinha. Como já devem imaginar, a parte superior representa a potência do ataque utilizando aquele atributo (mesmo que o personagem tenha ligações a um atributo oposto ele poderá aprender técnicas com outros atributos, mas isso não vou explicar aqui!) e a parte inferior representa a defesa contra ataques recebidos com base no devido elemental.

• Sistema de Atributos
Este sistema é algo que mesmo quando não desejamos, estamos envolvidos nele! Sério! Não existe um RPG sem atributos, certo? Então, no caso do meu projeto, os atributos são poucos: Força, Defesa, Vitalidade e Mental. Segue imagem:
Os atributos são responsáveis pelas características e traços do personagem para diversas funções: batalhas, puzzles (em alguns casos), etc...

Então pensei da seguinte forma: porque não utilizar os equipamentos apenas para modificar elementais e não os atributos.
Mas Alenoo, como ficam os atributos e sua evolução?
R: Simples! Existe outro sistema, um sistema de itens capazes de aumentar os atributos, assim como os famosos Elixir´s de Força, Vitalidade, Destreza, etc...

Até ai tudo bem, tudo explicado. Mas a grande dúvida ainda continua, então gostaria de saber a opinião de vocês se devo realmente esquematizar os sistemas dessa forma e não utilizar os equipamentos para ambos os sistemas. Tive essa ideia enquanto programava o database e dava os atributos para os itens, ai pensei: "Realmente em filmes nunca vi armas e armaduras melhorarem significativamente a habilidade de quem as utiliza, mas vi que a "fé" de que um equipamento pode melhorar meu desempenho sim! Mas isso seria algo bem padrão, porém uma armadura pode ser mais resistente ao fogo, enquanto uma espada pode causar mais danos a inimigos fracos contra luz....


Desde já grato a todos pela atenção, forte abraço!


@

21/09/2013 às 07:54 #1 Última edição: 21/09/2013 às 07:56 por GuilhermeDL
Segundo seu jogo uma armadura mais leve não fará com que o personagem seja mais ágil que um adversário de armadura mais pesada. Uma arma de fogo de alta precisão não vai dar um up no dano (aumento no ataque) de quem a utilizar? Em contramão itens que não estão diretamente relacionados com a batalha aumentariam?

EU particularmente não gostei, mas como sua pergunta é pessoal,  não vejo motivos para não fazer desse seu jeito.




Mesma coisa que o GuilhermeDL disse. Eu acho que você poderia usar os dois, equipamentos aumentando atributos assim como os outros itens. Assim o jogador tem que pensar mais, tipo: Essa armadura me dá uma boa defesa, mas será que compensas a perda de agilidade? Devo dar um UP no meu dano mágico ou dano físico vai me ser mais útil?

Não vejo porque não fazer isso. Pode fugir um pouco da lógica, mas se jogos seguissem fielmente a realidade iam ser chatos pra cacete.

Viva a lenda!



Concordo com os 2 acima, seria o ideal você bolar algo que faça diferente dos outros games, que faça o jogador pensar, isso contribui muito para não deixar o jogo linear, jogos muito lineares cansam fácil, é legal você poder explorar e fazer coisas diferentes. Pense dessa maneira :D
.

Citação de: GuilhermeDL online 21/09/2013 às 07:54
Segundo seu jogo uma armadura mais leve não fará com que o personagem seja mais ágil que um adversário de armadura mais pesada. Uma arma de fogo de alta precisão não vai dar um up no dano (aumento no ataque) de quem a utilizar? Em contramão itens que não estão diretamente relacionados com a batalha aumentariam?

EU particularmente não gostei, mas como sua pergunta é pessoal,  não vejo motivos para não fazer desse seu jeito.

Não havia pensado desta forma, mas vou tentar explicar um pouco mais, sem ter que explicar outros sistemas do jogo (segredos hahaha). Pra começar, os itens de aumento não serão utilizados apenas durante as batalhas, na verdade nem serão utilizados nas batalhas, não são itens equipáveis, e sim consumíveis. É interessante também deixar claro (peço até desculpas por não ter informado isso antes) que o limite de armas que os personagens principais podem obter é bem pequeno e a variação também, chega a um total de 5 armas para cada personagem principal. Sendo assim, números dariam mais trabalho se fosse apenas por conta de equipamentos, ai pensei (na verdade este sistema já estava planejado, mas para funcionar junto ao sistema de equipamentos também) em utilizá-lo apenas para uma funcionalidade, mas ainda assim não vou descartar a opinião de vocês!

Vou reavaliar esses conceitos e ideias que tive e pensar nas possibilidades. Mais uma vez obrigado pela atenção!