O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Quais recursos gostam de poder ativar/desativar?

Iniciado por Geraldo de Rívia, 23/06/2016 às 09:18

23/06/2016 às 09:18 Última edição: 09/06/2017 às 09:31 por King Gerar
Bom dia/tarde/noite, povo!

Agora trabalhando as opções do jogo (função que o MV trouxe por padrão e decidi mantê-la incrementada), gostaria
de saber o que o pessoal gosta de ter controle sobre no jogo. Se trada daquele menu de opções, em que você escolhe
habilitar ou não uma função do jogo, incluindo opções gráficas e sonoras, pois já que são poucas no Maker, vou colocar
tudo junto.
As que pensei são:

- Escolher resolução (verei se consigo colocar isso)
- Fullscreen/Modo janela
- Controle de brilho da tela (verei se consigo colocar isso)
- Exibir/não exibir tutoriais/dicas
- Mostrar/Ocultar HUD
- Ativar/Desativar efeitos (iluminação)
- Velocidade de exibição das mensagens
- Ativar/Desativar som das mensagens
- Controle do volume sonoro


Há mais algumas que vocês costumam sempre checar antes de iniciar o jogo? Nível de dificuldade, por exemplo, gostam
de mantê-lo sob controle ou encaram o que vier? Lembrando que se trata de um rpg duh

23/06/2016 às 09:54 #1 Última edição: 23/06/2016 às 09:56 por Kyo Panda
Geralmente:


  • Brilho da tela, pois a qualidade do meu monitor é abismal;
  • Velocidade de texto. Não sou fã da exibição rápida do texto — padrão do RMs até hoje —, pois geralmente clico muito rápido e pulo texto; A dor é dupla por não poder voltar para lê-lo, como numa VN ou um jogo @Uthred. :lol:

EDIT.: Dificuldade, só se puder aumentá-la. :uu:

Então, Gerar. Eu particularmente gosto de:
°Poder Ativar/Desativar músicas. Sempre jogarei com as músicas, mas creio que seja legal poder ativá-la ou desativá-la, por exemplo: Quero jogar ouvindo uma música de tal jogo ou ouvindo aquela música da minha banda favorita.
°Poder Ativar/Desativar efeitos. Creio que em alguns PCs eles podem causar Lag e prejudicar a jogabilidade de alguma forma.
°Poder Ativar/Desativar corrida. Exemplo: Em mapas onde ela é liberada, eu posso pressionar a tecla S, por exemplo, e até eu pressioná-la novamente, o personagem ficaria correndo.
No mais é isso. Creio que jogaria mesmo sem as opções, o que mais me interessa é a qualidade do jogo, e coisas pequenas como essa não me impediriam de jogar.
-Abraços do Manec, até*

Saudações!

No Maker, uma função de menu que achei interessante foi a de lembrar as opções feitas pelo jogador na rodada anterior.

A configuração do HUD também é interessante, seja colocando opções de ativar / desativar, ou até mesmo a possibilidade de mover os elementos para o ponto da tela que o jogador desejar, como acontece em diversos RPG's online. Cito como exemplo D&D Online.

Sobre a dificuldade, eu gosto muito do jogo ter a opção de mudá-la, seja para mais fácil ou para algo mais difícil.

Dois jogos que me chamaram a atenção nesse ponto foram o Skyrim e o Sniper Elite. O primeiro por permitir alteração da dificuldade durante o jogo, não obrigando o jogador a começar novamente por conta de um desafio muito grande ou pela falta dele. E o segundo jogo por apresentar configurações detalhadas do que mudar na dificuldade. Você pode definir se quer ou não os tiros sendo afetados pelo vento e gravidade, qual o nível de inteligência artificial dos adversários, etc.

Espero ter colaborado para o debate. Até mais!
Canal YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCYZbBHdVs1zKPJi-epNZB-w

Visitem também minha idéia de jogo (A Jornada): http://centrorpg.com/index.php?topic=14189.0

E...gostaria de ter um review do seu jogo/projeto? Veja como em: http://centrorpg.com/index.php?topic=14491.0

As coisas que mais gosto de ter controle no jogo é a escolha de dificuldade, ajustar volume e opções de dificuldade.
Mas creio que a escolha de resolução seja uma boa também.

No mais, é só isso aí. Acabo não mudando tanta coisa assim xD

Não curto muito ter que mexer nas opções, não gosto de perder muito tempo com isso...

Mas acho que seria legal mesmo essa de poder mudar a resolução, desabilitar tutoriais (me irritam profundamente, todo mundo sabe como é uma batalha frontal padrão do maker...), e esconder hud's e imagens chatas que ficam na frente da tela.

Isso pra mim é o mais importante. Controle de som é facilmente ajustável no próprio PC/Note, não acho que seja tão necessário dentro do game, basta diminuir o volume, é mais uma "perfumaria" do que qualquer outra coisa. A velocidade do texto é legal também, tem vezes que to sem saco pra ficar lendo pausadamente todos diálogos, então só me concentro no principal mesmo.

Uma "perfumaria" que eu achava legal em alguns jogos de FF é poder mudar a cor da windowskin. Sim, não é nada essencial, mas eu curtia trocar a cor e personalizar isso quando enjoava, essa talvez seria a única coisa que eu perderia um pouco de tempo.

Ninguém manda não conseguir controlar os dedos, Kyo... problema seu.  :lol:

Eu apoio deixar as seguintes configurações:

Resolução de Tela (Tela Cheia ou Modo Janela)
Qualidade Gráfica
Volume Principal
Volume das Músicas
Volume dos Sons
Tutoriais / Dicas (ON ou OFF)

E uma pequena firulinha que acho que fica legal xD

Voltar as configurações padrões.




Basicamente isso.  :XD:

Kyo Panda
Citação de: Kyo Panda online 23/06/2016 às 09:54
Geralmente:


  • Brilho da tela, pois a qualidade do meu monitor é abismal;
  • Velocidade de texto. Não sou fã da exibição rápida do texto — padrão do RMs até hoje —, pois geralmente clico muito rápido e pulo texto; A dor é dupla por não poder voltar para lê-lo, como numa VN ou um jogo @Uthred. :lol:

EDIT.: Dificuldade, só se puder aumentá-la. :uu:
[close]
Procurei um modo de escolher o brilho da tela aqui, até porque, além de tu ter citado essa opção vejo que
muitos jogos também a possui, então deve ter seu fundamento mesmo colocá-la, mas não achei uma forma
que não fosse exibir uma imagem "acima" de todo jogo e controlar a opacidade dela. Não achei isso muito...
bonito, então por hora vou deixar sem, mas vou continuar procurando se há uma maneira menos gambiarrada.
Quanto ao texto, inicialmente o coloquei com o fast forward desativado, só vai ser possível skippar aquilo que
já foi visto, mas achei legal essa ideia, há quem lê rápido e quem lê mais devagar.
Valeu, Kyo!



ManecBR3
Citação de: ManecBR3 online 23/06/2016 às 10:03
Então, Gerar. Eu particularmente gosto de:
°Poder Ativar/Desativar músicas. Sempre jogarei com as músicas, mas creio que seja legal poder ativá-la ou desativá-la, por exemplo: Quero jogar ouvindo uma música de tal jogo ou ouvindo aquela música da minha banda favorita.
°Poder Ativar/Desativar efeitos. Creio que em alguns PCs eles podem causar Lag e prejudicar a jogabilidade de alguma forma.
°Poder Ativar/Desativar corrida. Exemplo: Em mapas onde ela é liberada, eu posso pressionar a tecla S, por exemplo, e até eu pressioná-la novamente, o personagem ficaria correndo.
No mais é isso. Creio que jogaria mesmo sem as opções, o que mais me interessa é a qualidade do jogo, e coisas pequenas como essa não me impediriam de jogar.
-Abraços do Manec, até*
[close]
Essa opção das músicas já existe, então só vou manter mesmo. A opção dos efeitos também acho uma boa, to tentando
aplicar isso à iluminação, acho que é o efeito que mais pesa, e se isso ocorresse, desativá-lo creio que seria o mais efetivo.
Quanto à corrida, como correr consumirá energia, não vai ser possível ativar e ela permanecer ativada até desativar, até
porque acho que daria na mesma de clicar e manter pressionado xD
Valeu, Manec!



Romeo Charlie Lima
Citação de: Romeo Charlie Lima online 23/06/2016 às 12:12
Saudações!

No Maker, uma função de menu que achei interessante foi a de lembrar as opções feitas pelo jogador na rodada anterior.

A configuração do HUD também é interessante, seja colocando opções de ativar / desativar, ou até mesmo a possibilidade de mover os elementos para o ponto da tela que o jogador desejar, como acontece em diversos RPG's online. Cito como exemplo D&D Online.

Sobre a dificuldade, eu gosto muito do jogo ter a opção de mudá-la, seja para mais fácil ou para algo mais difícil.

Dois jogos que me chamaram a atenção nesse ponto foram o Skyrim e o Sniper Elite. O primeiro por permitir alteração da dificuldade durante o jogo, não obrigando o jogador a começar novamente por conta de um desafio muito grande ou pela falta dele. E o segundo jogo por apresentar configurações detalhadas do que mudar na dificuldade. Você pode definir se quer ou não os tiros sendo afetados pelo vento e gravidade, qual o nível de inteligência artificial dos adversários, etc.

Espero ter colaborado para o debate. Até mais!
[close]
Então, o difícil dessa opção de dificuldade é fazer ela realmente fazer diferença no jogo, e não ser só um inimigo
mais forte. Mas quero sim implementá-la, apesar de parecer ser mais difícil do que penso, se conseguir um modo
vai havê-la sim. Ah é, e bem lembrado essa da HUD, é até bom pra evitar ocultar partes importantes do mapa. Valeu, Romeo!



Alisson
Citação de: Alisson online 23/06/2016 às 14:52
As coisas que mais gosto de ter controle no jogo é a escolha de dificuldade, ajustar volume e opções de dificuldade.
Mas creio que a escolha de resolução seja uma boa também.

No mais, é só isso aí. Acabo não mudando tanta coisa assim xD
[close]
Também não mexo muito, mais na parte gráfica mesmo pra rodar beleza. Mas há o público mais fução, né xD
Valeu, Alisson!



Uhtred
Citação de: Uhtred online 23/06/2016 às 15:00
Não curto muito ter que mexer nas opções, não gosto de perder muito tempo com isso...

Mas acho que seria legal mesmo essa de poder mudar a resolução, desabilitar tutoriais (me irritam profundamente, todo mundo sabe como é uma batalha frontal padrão do maker...), e esconder hud's e imagens chatas que ficam na frente da tela.

Isso pra mim é o mais importante. Controle de som é facilmente ajustável no próprio PC/Note, não acho que seja tão necessário dentro do game, basta diminuir o volume, é mais uma "perfumaria" do que qualquer outra coisa. A velocidade do texto é legal também, tem vezes que to sem saco pra ficar lendo pausadamente todos diálogos, então só me concentro no principal mesmo.

Uma "perfumaria" que eu achava legal em alguns jogos de FF é poder mudar a cor da windowskin. Sim, não é nada essencial, mas eu curtia trocar a cor e personalizar isso quando enjoava, essa talvez seria a única coisa que eu perderia um pouco de tempo.

Ninguém manda não conseguir controlar os dedos, Kyo... problema seu.  :lol:
[close]
Hum... essa da windowskin não vai rolar, ela é majoritariamente preta, daí não tem hue pra mudar, e a outra cor
é pra combinar com o design do jogo. Vai ficar fedendo essa parte mesmo sacou, sem perfumaria e_e. A
opção dos tutoriais já tá na lista, apesar da luta não ser frontal. Valeu, Uht!



Ven
Citação de: Ven online 23/06/2016 às 16:30
Eu apoio deixar as seguintes configurações:

Resolução de Tela (Tela Cheia ou Modo Janela)
Qualidade Gráfica
Volume Principal
Volume das Músicas
Volume dos Sons
Tutoriais / Dicas (ON ou OFF)

E uma pequena firulinha que acho que fica legal xD

Voltar as configurações padrões.




Basicamente isso.  :XD:
[close]
Bem lembrado da teclinha default, acho que tem como colocar sim. Os outros também, exceto a qualidade gráfica,
afinal é pixelado... no RPG Maker... acho que não tem como ficar pior...
Haha, valeu, Ven!

E ai King, tudo certo?

Eu também andei pensando nessas coisas para o game que estou desenvolvendo no maker, e por mais que muitas delas pareçam coisas simples e sem muito valor, algumas outras são de suma importância.

Bom, vamos por partes levando em consideração a lista que você deixou.

- Escolher resolução (verei se consigo colocar isso).

A resolução até que é algo interessante se o jogador conseguir ajusta-la, pois cada pessoa possui configurações diferentes em seus computadores, então seria de melhor agrado se cada uma definisse a que melhor se encaixa para o game, embora isso pode ser ajustado facilmente no próprio computador, então não há uma necessidade tão grande.

- Fullscreen/Modo janela

Isso é algo importante a se deixar pela escolha do jogador, é legal o jogador definir se quer ou não Full/Window, pois alguns preferem full e outros não, então para agradar a todos, seria legal deixar essa escolha.

- Controle de brilho da tela (verei se consigo colocar isso)

Isso não é algo muito importante, pois como no caso da resolução, isso pode ser ajustado facilmente pelo próprio computador, se conseguir colocar é algo legal apenas, mas não há uma grande necessidade.

- Exibir/não exibir tutoriais/dicas

Isso é algo extremamente importante para qualquer jogo, você deve pensar que ao lançar um game, qualquer pessoa poderá joga-lo, desde pessoas que tenham mais experiência nesses tipos de jogos, como pessoas que nunca se quer jogaram um Rpg na vida(e acredite, existem), portanto isso deve ter, para esse caso, é legal deixar a opção de pular ou não, tanto para dicas, como para qualquer sistema novo que o jogador encontrar no decorrer do game, ou se preferir, deixe sem pular, creio que é algo não muito cansativo, visto que quem for jogar só verá isso uma vez durante o jogo todo e é até bom para os que acham que já sabem como funciona e depois desistem por não entender e não terem lido e acabam achando o jogo chato.

- Mostrar/Ocultar HUD

Isso depende muito do jogo, em jogos onde há grande quantidades de HUDs espalhadas pela tela, onde tiram a atenção do jogador para coisas irrelevantes o tempo todo, como por exemplo o jogo World of Warcraft, ai sim é legal ter a opção de oculta-las, mas como é um jogo do Maker e acredito que não vai haver quantidade exorbitantes, acho que o certo é já pensar nas HUDs principais e mais importantes e deixa-las amostra, levando em consideração que fiquem em pontos estratégicos da tela, e que não estejam la apenas de "enfeite".

- Ativar/Desativar efeitos (iluminação)

Isso é muito importante, como falei antes, há pessoas que possuem configurações diferentes e computadores com desempenhos variados, portanto é importante pensar que para alguns os efeitos vão rodar sem nenhum problema, já em outros pode ocorrer lag e travamentos, o que vai prejudicar a imersão do jogador com o game, portanto essa escolha é de fato crucial ao jogador.

- Velocidade de exibição das mensagens

Novamente aqui é interessante deixar a opção do "insta text", pois há pessoas que leem mais rápido que outras e algumas não tem tanta paciência para
certas leituras, como quests paralelas por exemplo, se reparar isso acontece muito em MMOs com diversas quests, geralmente você já sabe o seu objetivo e só quer completa-la, e ficar lendo quests onde não vão ter impactos com a história principal muitas vezes pode tornar algo maçante e entediar o jogador
e até em alguns casos fazer ele desistir de continuar ou se perder da história principal.

- Ativar/Desativar som das mensagens

Também é importante deixar essa opção, como citado na "exibição da velocidade de mensagens", se o jogo possui inúmeras quests ou diálogos paralelos com a história, uma hora esse som pode chegar a incomodar, por mais que seja um som bem leve, ouvi-lo inúmeras vezes sem estar totalmente imerso no game ou entretido com a sua história, é algo que pode de fato prejudicar no decorrer do game.

- Controle do volume sonoro

Isso é algo não muito importante, pois como alguns outros que eu citei acima, você pode configurar facilmente através do seu sistema, mas uma sugestão que posso dar é tentar deixar um Mute, pois se alguém preferir ouvir alguma música a parte, seria legal ter essa opção.


Bom, no geral é isso, espero ter ajudado!

Abraços do Lyca! :ok:


Fazer mapas é uma arte, faça como se fosse o seu último.