O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Roteiros-Aula 2: Passado dos jogadores e sua apresentação no decorrer do jogo.

Iniciado por Rawen, 06/05/2016 às 15:48

[box2 class=titlebg title=Introdução:]
Eae pessoas, beleza? Nesta segunda aula, iremos falar sobre apresentação de fatos e passados dos personagens.
Isso pode parecer meio idiota, mas é super importante.
Então, vamos dar uma olhada nisso na aula abaixo.
Você pode ler as aulas anteriores. Basta procurar no fórum ou usar os links no final da aula atual.[/box2]


[box2 class=titlebg title=No que interfere:]Sei que isso pode parecer irrelevante, mas é um assunto importante.
Podemos dizer que isso pode-se aplicar diferentemente em cada estilo de jogo, e por mais que seu jogo seja um simples RPG, ele pode ser diferente do RPG do seu coleguinha. Varia de jogo para jogo.
Mas isso interfere, principalmente, no formato de história e na atenção do jogador.
Num game de ação, não é necessário história para fazer o jogador gastar horas no game. Mas num bom e velho RPG, a história é totalmente relevante, sem ela, como poderíamos prender nossos gamers por horas e horas?
Só com os puzzles seria complicado. Por isso é necessário no mínimo uma história interessante de se ler.
Para isso, devemos ler livros que se apliquem no modelo de nossos jogos, por exemplo: Se você estiver fazendo um game medieval, leia livros de romances medievais, com cavaleiros, etc etc.
Esta apresentação de fatos, interfere muito no "prender o jogador".[/box2]


[box2 class=titlebg title=O que seria um fluxo?]
Fluxo: Ato de fluir; escoamento ou movimento contínuo de algo que segue um curso.
Podemos entender um fluxo como um padrão, ou seja, algo que será seguido, como um rio que tem um caminho específico, e seria o fluxo das águas, até a internet, com o fluxo de informações.
O fluxo deve ser entendido aqui. Pois podemos ter uma ideia de como apresentar os fatos em uma ordem fixa e com padrão.
Num fluxo, vamos decidir em qual velocidade iremos apresentar os fatos. E aqui chamaremos de ¹Fluxo de fatos.
[info]¹O fluxo de fatos consiste em como os fatos serão apresentados na história.[/info][/box2]



[box2 class=titlebg title=Fluxo de Fatos:](¹) É nele que iremos trabalhar, como estamos numa aula de roteiros, e é uma espécie de curso, teremos que exercitar este fluxo, mas antes, precisamos entender completamente do que se trata.
Este fluxo, como apresentado na (¹) logo acima, trata-se de como os fatos serão apresentados.
Este fluxo pode ser alternado. Desde lento até mais rápido. O importante é seguir um padrão, e que deve se tornar inconsciente, ou seja, automático.
Por isso a prática é importante. Em primeiro lugar, vamos exercitar este fluxo.
1-Vá em "proteção de tela" na aba de personalização do seu windows.
2- Escolha "texto" e coloque o seguinte lembrete:
Treinar fluxo de Fatos ainda hoje.

Pronto! Agora repita os seguintes exercícios:
Criar um texto com um fluxo. Logo depois, reescreva este texto com um fluxo diferente.
É basicamente isso. Porém, não devemos nos apegar em fluxos simples do tipo:
"Fato, tempo, fato, tempo[...]"
Mas sim num mais complexo, do tipo:
"Fato, tempo, fato, tempo, tempo, fato, tempo, fato, tempo, tempo[...]"
Como foi perceptível, criei uma espécie de padrão, em que o tempo aumenta e diminui.
Praticar isso pode te ajudar muito.
[/box2]


[box2 class=titlebg title=Finalização:]
Eae, gostaram da aula? Acompanhem as próximas e boa prática!
-Abraços do Manec, tchau!
[box2 class=titlebg title=Links:]
Aula 0: http://centrorpg.com/index.php?topic=14536.0
Aula 1(pt 1): http://centrorpg.com/index.php?topic=14551.0
Aula 1 (pt 2): http://centrorpg.com/index.php?topic=14588.0[/box2][/box2]

Uma das minhas dificuldades é desenvolver o personagem, principalmente o protagonista.
Em um projeto passado eu me confundia muito com o protagonista, quase todos os dias tinha que ficar rescrevendo a história dele para se adaptar ao que eu criei de novo, e isso se tornava cansativo. Espero não ficar cometendo esse erro nos meus futuros projetos.
Ótimas dicas.

Concordo. Por isso uso aquele estilo pokémon. Dos pontinhos. Mas desenvolver a personalidade do personagem é algo que completa bem o game.