O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Tutorial Criando sua Big Face- Pergoli

Iniciado por Bieel, 19/06/2013 às 12:51

Todo tutorial feito por Pergoli, postado na CRM por BieelDesigner, com a permissão do autor.


Iae galera, eu denovo \o

Vejo que com alguns tutoriais, alguns membros foram incentivados e estão entrando na area de pintura digital, mas percebo que alguns não tem muita referência no começo...pensando nisso, resolvi criar este simples tutorial meio que "por cima" pra galera ter uma noção maior de onde começar, o que fazer, que cores selecionar, focando mais na pintura digital.

O resultado da Big Face é este:





Primeiramente, vocês devem ter noção de qual programa usar, existem varios, cada um com suas características, como Paint Tool SAI, Mangá Studio, Photoshop, Corel Paint, entre outros...

Eu começarei usando o Mangá Studio, (no final do tutorial, terá uma lista com o download dos programas e arquivos usados) Nele, criarei apenas a estrutura e esboço (ou Sketch).

A estrutura, é algo simples e essencial para não ter problemas com a tão temida anatomia.
São alguns "rabiscos" que formam a posição que ficará seu personagem, sem muitos detalhes, no caso, eu fiz uma estrutura simples para Big Face:


Em seguida, vá criando seus traços em cima da sua estrutura, e aos poucos ela vai tomando forma:


Agora faremos nossa LineArt, (e para quem não tem noção nenhuma de como fazê-la ou o que seja, recomendo ler esse outro Tutorial sobre LineArt) porque nesse explicarei rapidamente, dando foco à pintura digital.

Eu usarei o Paint Tool SAI para minha lineart e pintura, acho ele mais simples, talvez por ser voltado à pintura digital.

Deixarei meu esboço com opacidade de 30% aproximadamente, e usando a ferramenta Curves com 1pxl, vou criando suas curvas:


Agora com Pressure, para suavizar:


Pronto, a line art está feita, agora vamos à pintura!




Primeiramente, selecionarei a ferramenta Magic Wand (Varinha Mágica) para selecionar a area que vou pintar (no caso, o rosto):


Criarei uma camada abaixo da lineart, mas..
que cores usar? Também não sei, então eu fui testando, e escolhi 3 cores boas no meu ponto de vista para o sombreamento do rosto:


Começarei colorindo com o balde de tinta, usando a cor de base (imagem 1), em seguida, com a ferramenta Marker com densidade 30% e usando a cor do meio, para fazer as sombras mais leves(imagem 2), e com a cor mais forte, faremos as sombras mais escuras (imagem 3) e com a cor branca com densidade de 25%, faremos alguns pontos de iluminação, e o olho (imagem 4):


Agora vamos ao Air Brush, ferramenta de um pincel suave, que usaremos em alguns pontos:


Dica:
Pegue a ferramenta Marker, com 100% de densidade com tamanho pequeno, e aplique em alguns pontos, para dar o seguinte efeito:






Agora na roupa, faça como anteriormente, selecione com a varinha mágica, e pinte com balde de tinta, e com uma cor mais clara e outra mais forte, faça uns riscos atravessados com a ferramenta marker com 10% de densidade:


Dica 2:
Crie uma camada acima da camada da camiseta, em modo multiply, selecione a cor do meio, e faça uma projeção da blusa, mude a opacidade da camada por volta de 45%, ficará mais ou menos assim:

No resto da blusa, é do mesmo modo, marker com densidade baixa, tentando simular o efeito das dobras:



No olho, usei apenas a ferramenta Marker, variando sua densidade e tamanho:


Para finalizar, faremos o cabelo, que usarei a seguinte paleta:


Com a cor 1, pintaremos a base do cabelo (imagem 1), e começaremos a fazer a iluminação continuando com a ferramenta marker, em densidade de 40% com as cores 2 e 3 (imagem 2), em seguida, pegue a cor 4, com a ferramenta marker e 5% de densidade, faça pontos de luz nas partes mais claras (imagem 3), faça mais alguns pontos, ainda com a cor 4, pegue a ferramenta air brush, com 20% de densidade, e passe fazer uma "meia lua", ficara como na imagem 4:


Se necessário, aperte Ctrl + U para controlar a saturação, ficará mais ou menos assim:





Utilitários:

Galeria: