O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Aprenda a aplicar sistemas no seu projeto

Iniciado por MayLeone, 24/11/2012 às 19:39

[box class=catbg4]
Introdução:
[/box]
Olá pessoal! Estou aqui hoje para ensinar aos novatos como aplicar sistemas em seu projeto, que estão sendo disponibilizados no fórum, ou algum sistema que você tenha pedido em alguma fábrica.
Esses dias andei notando, que mesmo sendo algo meio que bobo, muitas pessoas ainda tem dificuldades em saber como aplicar determinado sistema em seu projeto.
Lembrando que o tópico está na área para RPG Maker XP, e as screens usadas para este tutorial também são desta engine, mas o tutorial vale para todas as engines RM, pois o processo na maioria das vezes é sempre o mesmo.

[box class=catbg4]
Aplicando sistemas simples:
[/box]
Quando você faz download de um determinado sistema, você pode abri-lo (se este estiver desencriptado) e ver como o mesmo foi programado.
Para abrir determinado sistema, basta clicar sobre a pasta do mesmo, após o download concluído, e clicar em "game.rxproj":


A ideia não é fazer com que você olhe como o sistema foi programado e tentar reproduzir o mesmo em seu projeto, pois se você não ter uma noção básica sobre programação de eventos, você poderá fazer algo errado e até mesmo danificar o seu projeto.
Mas este método não deixa de ser bom para quem quiser estudar os comandos de eventos, e não se limitar em ler apenas tutoriais... é querer ver na prática algo já programado e estudar o mesmo.
Então isso vai de cada um, você tem a opção de estudar o sistema, e tentar fazer algo similar em seu projeto, ou simplesmente fazer os procedimentos a seguir:
Quando você abrir o sistema, independe de como ele esteja programado, na maioria das vezes seus eventos que formam o sistema estarão no mapa, e você poderá localiza-los quando notar um quadrado transparente no mapa (as vezes mais de um):
Spoiler
[close]

Na imagem acima, onde está quadriculado em vermelho, são os eventos do sistema.
Em outros casos, os eventos podem estar ao invés do mapa, no banco de dados em eventos comuns.
Para encontra-los, pressione no teclado o atalho (F9) para entrar no banco de dados, e clique na aba "eventos comuns":


Nos eventos comuns, os eventos aparecem listados:


E cada um deles está programado no espaço "comandos de eventos".
Pois bem, para aplicar um sistema em seu projeto, basta seguir estes passos:

Se os eventos estiverem no mapa siga os passos abaixo. Se estiverem nos eventos comuns siga estes passos.Se estiverem em ambos os locais, siga ambos os passos apresentados.

1- Simplesmente copie o primeiro evento (se ele não for único) e cole-o em seu projeto, no mapa que deseja o sistema.
Para copia-lo basta clicar sobre o mesmo (o quadrado transparente) e com o lado direito do mouse dê um clique, e selecione a opção (Copiar):

Em algum local do mapa de seu projeto, clique com o lado direito do mouse e vá à opção "colar":


Se existir mais de um evento no mapa, cole todos em seu projeto, com o mesmo procedimento.
Pronto! Os comandos do sistema estão em seu projeto.

Eventos comuns:
No caso dos eventos comuns, basta copia-los (clicando sobre o nome do mesmo, e com o lado direito do mouse selecionando a opção copiar):


E cola-los em seu projeto, indo até o seu banco de dados, e eventos comuns, com o lado direito do mouse selecionar a opção ''colar'', clicando no espaço vazio do seus eventos comuns:


Se são mais de um evento comum, e você só tem espaço para um, clique na opção "número máximo" e defina mais eventos comuns:


Pronto. Os eventos do sistema estão em seu projeto, porém há outras coisas a serem vistas ainda, antes de tudo ficar perfeito.
Continue seguindo o tutorial.

[box class=catbg4]
Aplicando sistemas com imagens externas:
[/box]
O procedimento é bem simples, se um sistema possuir imagens externas (imagens que não estão inclusas no RTP).
Essas imagens podem ser pictures, chars, panoramas, enfim... pode ser qualquer coisa que possa influenciar o sistema.
O recomendado é que ao baixar um sistema que possua imagens externas, seria arrastar todos os arquivos de imagens encontrados no mesmo, para a pasta correspondente do seu projeto.
Vamos supor que um determinado sistema possua um char novo no mesmo. Então você irá abrir a pasta "Graphics'' do seu projeto:


E depois abrir a pasta "characters" e arrastar todas as imagens do sistema para a pasta ''characters'' do seu projeto.
O mesmo pode ocorrer com outras imagens que estejam em pastas diferentes, como a pasta de titles, por exemplo.
Basta arrastar as imagens ali encontradas, para a pasta referente no seu projeto.
Se você não fizer este procedimento, e ter copiado e colado os eventos do sistema para o seu projeto, ao testar o seu jogo, aparecerá um erro de que determinada imagem não está inclusa, não foi encontrada no seu projeto. Isto ocorre porque algum comando de evento, utiliza alguma imagem externa para ativar seus comandos, caso essa imagem não esteja na pasta do seu projeto, o programa não irá encontra-la e acusará este erro.
O mesmo pode ocorrer com arquivos de áudio, porém a sua pasta no RPG Maker seria a pasta "áudio".

[box class=catbg4]
Substituindo informações:
[/box]
Pode ser que algum sistema possa estar utilizando switchs e ou variáveis, que já estão sendo utilizados em seu projeto. Não só switchs ou variáveis como informações do banco de dados como personagens, itens, habilidades e etc...
Nesses casos é sempre bom verificar todos os eventos do sistema, e substituir informações que já estejam sendo utilizadas em seu projeto.
Se por exemplo a variável 1 em seu projeto está sendo utilizada, e no sistema a mesma variável também, basta trocar a variável do sistema para a 2, se esta não estiver sendo usada, por exemplo.
Cuidado na hora de trocar as informações, verifique cada sistema, cada comando, para não causar algum conflito indesejado no projeto.

[box class=catbg4]
Finalização:
[/box]
É praticamente isto, pessoal! Vocês podem baixar os sistemas e aplica-los em seus projetos, com os procedimentos apresentados neste tutorial, ou simplesmente estudar os códigos e tentar fazer o mesmo em seu jogo.
Espero que eu tenha sanado as dúvidas do pessoal, em relação a aplicação de novos sistemas em projetos, e que possam ter aprendido coisas novas.
Qualquer dúvida relacionada à este tutorial, podem ficar a vontade para perguntarem.

O que seria ótimo: Os eventers criarem os eventos a parti de um único evento, assim, não há a dificuldade em o Maker faze-lo a seu gosto, como no Meu Sistema Life Skill.

Citação de: Nandik online 24/11/2012 às 20:01
O que seria ótimo: Os eventers criarem os eventos a parti de um único evento, assim, não há a dificuldade em o Maker faze-lo a seu gosto, como no Meu Sistema Life Skill.

Depende do tipo do sistema.
Um sistema 'complexo', por assim dizer, é quase impossível de ser feito com apenas um evento.

Inclusive se for feito em apenas um pode gerar lag. Gostei do tutorial, vai ajudar as pessoas a entenderem melhor como aplicar os sistemas em seus jogos. Eu mesmo achava bem complicado até um tempo atrás.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Citação de: MayLeone online 24/11/2012 às 20:06
Citação de: Nandik online 24/11/2012 às 20:01
O que seria ótimo: Os eventers criarem os eventos a parti de um único evento, assim, não há a dificuldade em o Maker faze-lo a seu gosto, como no Meu Sistema Life Skill.

Depende do tipo do sistema.
Um sistema 'complexo', por assim dizer, é quase impossível de ser feito com apenas um evento.
Os práticos e simples.