O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Estrutura de Roteiros

Iniciado por bziperan, 05/05/2014 às 16:13

05/05/2014 às 16:13 Última edição: 20/05/2014 às 16:07 por Vash

Essa matéria foi feita com intuito de ajudar os novatos que geralmente tendem a desenvolver roteiros de uma forma pouco proveitosa. Com as dicas que passarei, a criação de roteiros se tornará algo simples e pratico.

Introdução

Começamos com uma introdução, algo bem básico como desenvolver uma ideia. Todo roteiro deve começar de uma boa ideia, alguns tendem a buscar meios de inspiração, como relaxamentos, meditação, livros, contos e na vida real etc. Lembrando que isso é muito necessário é importante parar para pensar alguma coisa, tentar formar uma boa ideia para começar o roteiro.

Ambientação

A ambientação é mais do que essencial, acho que ela deve ser feita antes de tudo mais ser desenvolvido, pois dentro deste mundo você poderá desenvolver todos os conflitos e tramas possíveis. A ambientação é o passo introdutório e que pode ser feito separadamente, aqui você deve descrever o mundo, região ou espaço onde vivem as pessoas que fazem parte da história e ainda mais, aqui você pode descrever a história das cidades, dos países, reinos, florestas, bosques, masmorras. Aqui também cabe a descrição dos reis, rainhas, princesas, lordes, camponeses, ferreiros e tudo o que envolve npc's.

Story line

No segundo passo você se faz a seguinte pergunta, O que? É aqui que você vai desenvolver o conflito do personagem, qual o problema que ele precisa enfrentar, para onde deve ir e como ele vai conseguir chegar lá.

[box class=calendar_today]
Exemplo: O personagem principal precisa encontrar a chave de ouro pois ela é a única que pode abrir o portão secreto forjado por anões dentro da caverna.
[/box]

Desenvolvimento dos personagens

No terceiro passo você vai se perguntar, Quem? Aqui você desenvolve quem vai viver o conflito. Lembrando que é importante você definir tudo, desde os dados dos personagens, cultura, religião, dados biográficos perfil psicológico etc.

[box class=calendar_today]
Exemplo: São um grupo de gurus que vivem isolados a mata, o primeiro deles tem fé indecisa, crê nos espíritos das cavernas, costuma tocar tambor e é bem pacifico. É um homem alto, magro [...] E assim por diante.[/box]

Elaborar uma estrutura

Esse passo é bem importante, é aqui que você pega o conflito e os personagens e faz com que o personagem siga até o conflito. Você deve pensar em um modo de fazer o personagem viver aquele conflito, sem deixar de notar as características do personagem que influenciarão no modo como ele vive aquele conflito.

O roteiro pode ser divido de várias formas, é aconselhável que você apenas determine fatos importantes ao invés de citar todos os fatos de uma história como um livro.  Por isso é importante definir uma pequena sinopse, por exemplo:

[box class=calendar_today]
Príncipe deve ir até o castelo, enfrentar uma floresta, logo após o pântano, mais algumas cavernas e por fim salvar a princesa na torre.
[/box]

Elaborar os dialogos

Aqui você define as falas dos personagens, mas não pense apenas que é algo simples e fácil de fazer, é preciso passar a emoção na hora certa, e o estado de animo da cena. Isso facilita o trabalho, por exemplo, de sonoplastas que poderão facilmente trabalhar em cima daquela cena. Escreva o animo dos personagens em separado para cada cena.
[box class=calendar_today]
Exemplo: Animo de Eduardo, alegre.
Animo de José, cansado.
Vamos José, segure a espada jovem, você consegue.
Não consigo levantar...
Ela parece pesada, pois você não está distribuindo o peso corretamente, ande logo levante isso.
Mas... mestre ela é muito pesada...
[/box]

Após elaborar o roteiro, algo que não vai levar muitas páginas já que você irá escrever as cenas importantes, você deve reler e editar o quanto for preciso, assim seus jogos serão bem sucedidos e suas ideias mais aceitas.
:linha3:

[box class=calendar_today]
Agradecimentos:
Agradeço ao tempo que me deixou trabalhar nesse tópico
A comunidade e seu apoio aos makers
e aos meus colegas @Romulo.RSG que me ajudou com inumeros favores,
assim como revisou o texto e me ajudou a corrigir varios erros e @Miguel8884 que também deu apoio na revisão do mesmo.
[/box]


Matéria aprovada ~
Conteúdos novos sempre, o trem nunca para.


Zombie  Misty!

By:Zombie

Bom, acredito que para a base de um game, é necessário criar um pequeno enredo, onde encontra-se Inicio, Meio, e Fim. Ou seja, 3 parágrafos contando o que vai acontecer. Acho que o enredo se encaixa bem na parte de "estrutura" do jogo.

  Segue um exemplo simples de um enredo que fiz essa semana na Faculdade:
Enredo:
Uma garota de 5 é assassinada com uma velha faca enferrujada em um jardim botânico, e sua alma acaba por vagar pelo local, procurando então, por almas impuras e corrompidas, para leva-las para o inferno.
No decorrer do game, a garota deve matar pessoas "podres", e capturar as almas delas sem assusta-las, ou ter medo, por olhar no rosto de suas vítimas.
No fim, ela enfrenta aquele que a assassinou, e após derrota-lo ela tem sua alma purificada.

Eu penso que isso é uma das maiores importâncias, pois, em suma, a maioria dos iniciantes não costumam ter uma das partes, muitas vezes, ou falta o meio, ou falta o inicio, ou o fim do enredo, e isso pode muito bem, prejudicar na elaboração do jogo.

Ah sim claro, mas como escrevi toda a ideia de como estruturar um roteiro, é meio que desnecessário tomar essa medida. Por exemplo poderíamos utilizar essa breve descrição no começo de tudo, na introdução, e com o passar do tempo ir acrescentando coisas novas no roteiro.


Sim, também acho válido. Apenas quis demonstrar o
meu modo de fazer as coisas, pois eu acho mais simples fazer assim.

Tecnicamente, utilizo isso como base para eu lembrar
o que fazer no roteiro, e não perder o rumo da história,
pois sempre tenho em mente o objetivo.

Enfim, suas dicas estão realmente muito boas, e úteis para muitos,
principalmente para iniciantes. Obrigado por compartilhar seus conhecimentos.


~See Ya

Sim é um modo muito útil de fazer as coisas, fica mais simples prosseguir com o roteiro quando se tem uma introdução, essa é uma dica que vou levar comigo, para meus próximos roteiros. Que bom que gostou.