O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Demo] Juvenal e os Dragões

Iniciado por Brittus, 29/09/2014 às 02:00

29/09/2014 às 02:00 Última edição: 29/07/2019 às 01:50 por Victor Sena



O jogo possui grande importância em nossa vida e o ato de "brincar" nunca é, de fato, totalmente abandonado, já que em cada fase de nossa vida há o (res)surgimento dos universos imaginativos. E são esses "universos imaginativos" a matéria para a criação artística na pintura, na literatura, no cinema e nos jogos eletrônicos etc.

Diante desta constatação, e motivados pelo fato de já termos trabalhado na criação de pequenos projetos de jogos digitais e pela riqueza narrativa da obra de escritores paraibanos como Leandro Gomes de Barros, Ariano Suassuna, José Lins do Rêgo e Bráulio Tavares, produzimos este projeto por acreditarmos que o software RPG Maker VX Ace, usado na criação de jogos digitais, se transportado para o ambiente educacional de forma adequada, criteriosa e bem planejado, pode proporcionar situações de ensino e aprendizagem que preconizam o melhor desenvolvimento de diversas habilidades e competências necessárias ao ensino de Língua Portuguesa e Literatura, em especial, ao trabalho com a escrita criativa e a narrativa e seus elementos.

A título de breve explicação, o RPG (Role Playing Game) é um jogo de representação, podendo ser um jogo de mesa ou eletrônico, em que o jogador é inserido num mundo imaginário. No RPG, o jogador tende a aperfeiçoar o hábito de leitura, senso crítico, a observação, o raciocínio lógico, o planejamento de estratégias, a resolução de questões problemas, a tomada de decisões, dentre outras coisas. E isso já é suficiente para fomentar, no ambiente escolar, a utilização de RPGs Educativos como forma de ampliar habilidades e competências de diversas áreas do conhecimento.

Se o RPG, mesmo sem estar diretamente associado a qualquer conteúdo curricular, já é capaz de desenvolver competências que são úteis na vida escolar e serão na vida adulta, imaginemos então este recurso poderoso aliado à Educação Escolar.
Entendemos que há inúmeras razões para que se utilize o RPG no processo de ensino-aprendizagem, dentre as quais destacamos, em primeiro lugar, o fato de que um jogo pode explorar a ludicidade, favorecer a aquisição de condutas cognitivas, propiciar atividades sociais, auxiliar na aquisição de condutas afetivas e ajudar no desenvolvimento de habilidades funcionais.

Este projeto está em desenvolvimento desde março do corrente ano e encerra neste mês de outubro de 2014. As aulas da Oficina de Criação de Jogos Digitais utilizando o software RPG Maker VX Ace acontecem no laboratório de informática da escola, às terças e quintas-feiras, no horário da tarde. O Projeto começou com 12 alunos, mas permaneceram apenas 6, devido ao fato de muitos deles terem alguma ocupação remunerada no período vespertino e/ou auxiliarem aos pais.


Spoiler
[close]



O cordel A História de Juvenal e o Dragão narra a jornada de um jovem camponês que, após a morte do pai, divide os poucos bens com a irmã e parte mundo afora, em busca de aventuras. Não demora muito para o herói se deparar com um grande problema: um terrível dragão que a cada ano ameaça destruir todo o reino se não lhe derem uma moça. a donzela escolhida desta vez foi a princesa, com quem, pelas artes do destino, Juvenal se encontra. O herói, então, resolve ajudá-la e enfrenta a fera, derrotando-a. Porém algo muito mais sórdido aconteceu e causou uma reviravolta no destino da princesa, de juvenal e de todos no reino.

Vale a pena ler este cordel.
Spoiler




Leandro Gomes de Barros, paraibano nascido em 19/11/1865, na Fazenda da Melancia, no Município de Pombal, é considerado o rei dos poetas populares do seu tempo.

Foi um dos poucos poetas populares a viver unicamente de suas histórias rimadas, que foram centenas. Leandro versejou sobre todos os temas, sempre com muito senso de humor. Começou a escrever seus folhetos em 1889.

"Caboclo entroncado, de bigode espesso, alegre, bom contador de anedotas". Este é o retrato que dele faz Câmara Cascudo em Vaqueiros e Cantadores.

Na crônica intitulada Leandro, O Poeta, publicada no Jornal do Brasil em 9 de setembro de 1976, Carlos Drummond de Andrade o chamou de "Príncipe dos Poetas" e assinala:

"Não foi príncipe dos poetas do asfalto, mas foi, no julgamento do povo, rei da poesia do sertão, e do Brasil em estado puro". E diz mais: "Leandro foi o grande consolador e animador de seus compatrícios, aos quais servia sonho e sátira, passando em revista acontecimentos fabulosos e cenas do dia-a-dia, falando-lhes tanto do boi misterioso, filho da vaca feiticeira, que não era outro senão o demo, como do real e presente Antônio Silvino, êmulo de Lampião".

Após o seu falecimento, em 4 de março de 1918, no Recife, o poeta e editor João Martins de Ataíde, em seu folheto A Pranteada Morte de Leandro Gomes de Barros, escreveu:

"Poeta como Leandro
Inda o Brasil não criou
Por ser um dos escritores
Que mais livros registrou
Canções não se sabe quantas
Foram seiscentas e tanta
As obras que publicou."


Spoiler


A história do jogo procura seguir, de início, a ordem dos fatos principais narrados no cordel em que se baseia. Contudo, por se tratar de uma adaptação, evidentemente, inclui outros fatos que aumenta a complexidade da narrativa. Juvenal ouve rumores sobre tesouros escondidos em Botijas, outros dragões aterrorizando reinos distantes, armas e artefatos mágicos, dentre outros.

O personagem principal, logicamente, é Juvenal, que parte em busca de aventuras com seus 3 carneiros (que não contribuem em nada nas lutas). Logo se juntam a ele 3 magníficos cães: Rompe Ferro, Ventania e Provedor, que auxiliarão Juvenal em sua trajetória. Além deles, O Soldado Camões e  Seu Tavares também figuram como personagens auxiliares de Juvenal. O primeiro, referência ao poeta português Luís de Camões (que inclusive foi soldado) está presente na demo como possibilidade de fazer parte do grupo do jogador, o segundo (referência ao escritor paraibano Bráulio Tavares) só estará disponível como personagem jogável na versão completa do game, no entanto nesta demo ele dá uma generosa contribuição.




O jogo Juvenal e os Dragões foi criado utilizando o RPG Maker VX Ace. Ao longo do desenvolvimento do projeto a que está relacionado, a "construção" do jogo propriamente dita foi servindo como referência para os alunos participantes, quer na criação de mapas, quer na criação/edição de eventos. À medida que o criador do jogo (ministrante da oficina) realizava algum acréscimo no projeto do jogo, apresentava aos alunos para receber algum feedback    ou demonstrar a aplicação de algum conceito relacionado à criação de jogos.

A versão demo conta com poucos cenários e consiste, basicamente em seguir o roteiro da narrativa do cordel. Para tanto, o jogador deverá: 1. Evoluir o personagem; 2. Resolver as quests; 3. Enfrentar o Dragão; 4.Salvar a princesa.



Spoiler













[close]





Mapeamento: Brittus
Eventos: Brittus
Criação e edição de imagens: Brittus
Script: Raizen (Lune Frontal Battle System)




Celiana, Ayene e Hanzo Kimura
(por algumas imagens retiradas de seus tilesets)


À Sra. Aparecida de Oliveira Cruz, diretora escolar, que autorizou a realização da Oficina de Jogos Digitais e pelo total apoio.
Aos alunos participantes da oficina.
Às comunidades Centro Rpg Maker e Mundo RPG Maker, Sobretudo pela grande variedade de material de apoio como tutoriais.
Aos meus amigos mais próximos que, mesmo sabendo das dificuldades da realização deste projeto, sempre me incentivaram a continuar.
À minha esposa, pela compreensão e pelo incentivo.

29/09/2014 às 13:32 #1 Última edição: 30/09/2014 às 15:09 por Makers
Irei baixar depois dou um edit no comentário! Mas até agora eu gostei
bastante de tudo...

Edit: Então, eu baixei e comecei a jogar... não está ruim, mas eu achei um tanto
sem graça e desmotivador conversar com as pessoas... sem falar que aquele " mercador" que
fica em um caminho pra uma pequena floresta é bugado. Após pagar o dinheiro, ele irá sair da
sua frente para você poder passar... mas se eu falar duas vezes com ele o jogo trava.

Enfim, até agora minhas impressões são boas, só acho que deveria diminuir também o
número de encontros... está bem chato andar em caminhos estreitos onde eu só posso
lutar ou voltar.

No mais parabéns!
Prazer, Terror dos Modinha

Obrigado pelas sugestões. São mais do que bem vindas.
Correções indicadas já foram feitas.

Com relação aos diálogos, no começo o nosso foco era a leitura, mas depois de elaborarmos mais coisas, esquecemos de fazer os ajustes necessários para reduzir um pouco certas falas. Estamos trabalhando nisso.

Muito obrigado pelo ajuda, Makers.

Interessante seu projeto, só não fui muito com a cara do titulo, não sei porque...  :¬¬:
Boa sorte com seu projeto, espero poder jogar a versão completa, tem varias pessoas aqui no fórum fazendo projetos interessantes tipo o seu, por isso desejo-lhe boa sorte  :ok:

"Love and Enjoy!"

De fato o nome "Juvenal" não soa muito ao estilo "gammer", Kerton :XD:. No entanto, como se trata de uma relação referencial intermidiática, achamos por bem deixar assim, preservando o nome do herói do cordel.

Obrigado pelas palavras.

23/04/2017 às 03:27 #5 Última edição: 23/04/2017 às 03:29 por oTrovador
Cara.... eu estava estudando aqui para minha monografia, quando resolvi dar uma pesquisada sobre a autoria de Juvenal e o Dragão (no livro que eu estou estudando diz que é do Athayde, achei isso esquisito) e acabei encontrando esse fórum. Eu queria saber a quantas anda o projeto, seria muito legal jogar. Fui clicar no link para download, mas está quebrado.