O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[RM2k3] ALEX E O TEMPLO PERDIDO - Play it n0w!

Iniciado por fbu, 24/08/2014 às 11:55

24/08/2014 às 11:55 Última edição: 05/10/2015 às 14:52 por fbu
Depois de Alex e o Templo Perdido é a vez de...



Heroes will rise.

Acompanhem a produção do jogo na página oficial do facebook:









Boas pessoal!

É com grande entusiasmo e orgulho que vos apresento o meu primeiro jogo de computador completo,







«Aventura, Comédia, Diversão e Harmonia.» - MakerWorld



(Link atualizado - Outubro 2015)


►Nome do Jogo: Alex e o Templo Perdido (ATP)
►Data de Início: 27/04/2009
►Data de Conclusão: 23/08/2014
►Plataforma: RPG Maker 2003
►Programador: André Fernandes (FBU)
►Género: Aventura, Comédia
►Versão: Full (Versão Reborn 2k14)​
►Progresso: 100%​

►Notas:​

→ O jogo é recomendado para maiores de 14 anos por conter violência leve e palavras de baixo calão.
→ É necessário ter o RTP do RPG Maker 2003 instalado! Link para download no fim do tópico.
→ No caso de encontrares algum bug, por favor notifica-me aqui no tópico com uma imagem do problema ou contacta-me via e-mail: andrefcasimiro@gmail.com​



(Produzido no RPG Maker 2003)


 

«Eu definiria este jogo como uma vitória no RPG Maker 2003.» - Rafael_SOL_Maker

«Alex e o Templo Perdido resgata o espírito old school dos antigos jogos de RPG Maker.» - NightWalker

«Queria dizer que este é o melhor jogo de RPG Maker que já joguei. (Bem, só joguei 5 até agora!)» - Bum-X

«O jogo não pega. -.-'» - Neah


Há muito tempo atrás, numa galáxia não muito distante...

Sobre o jogo
Corria o ano 2000. Uma empresa chamada ASCII lançava um software para Windows chamado RPG Maker 2000, uma engine acessível que permitia a qualquer pessoa criar os seus próprios jogos de RPG e fantasia.

Com o RPG Maker 2000 veio, no banco de dados, um personagem padrão chamado Alex. Devido à preguiça inata de vários novatos do programa, o Alex tornou-se no personagem preferido da maioria e acabou por dar a cara a centenas de jogos, uns bons, outros nem por isso...

Passam-se alguns anos. São lançadas novas versões do RPG Maker e, com estas, novos personagens padrões, com gráficos melhorados e jogabilidade mais sofisticada.

O Alex e o RPG Maker 2000/2003 caem em desuso por anos... até que um vagabundo sem nada pra fazer decide criar um jogo nestas engines mais antigas, inspirado em jogos de comédia clássicos como Rygar, Gustavo's Adventure ou Jony's Adventure.

Assim nasceu, em Abril de 2009, Alex e o Templo Perdido, um RPG de aventura e comédia que levaria mais de cinco anos a ser completado!

Nesta aventura, Alex retorna com tudo e vai conhecer personagens hilariantes e lugares inesquecíveis, numa aventura nostálgica bem old school.

Concluído a 23 de Agosto de 2014, Alex e o Templo Perdido (Versão Reborn) promete cativar o jogador e prendê-lo a um mundo onde a exploração e o humor são constantes, não fosse este um dos jogos mais elogiados de sempre da era RM2k/3!
[close]


..: DOWNLOAD ::..

Jogo Completo (38Mb) [Mediafire]

A versão 0.2 foi testada do início ao fim e encontra-se livre de quaisquer bugs, pelo menos graves!

RTP do RPG Maker 2003 (8Mb) [Mediafire]

Avisos sobre a versão full
Obs. 1 - O RTP do RPG Maker 2003 é uma biblioteca livre de gráficos e sons dos quais o jogo depende para rodar! É um arquivo seguro, usado por milhares de jogos de RPG Maker. É obrigatório estar instalado caso queira jogar este jogo.

Obs. 2 - A versão disponível contém o jogo completo mas pode, eventualmente, conter bugs. Os bugs graves são aqueles que interferem com a progressão normal do jogo. Se forem identificados, por favor contacta-me para o meu e-mail (presente no arquivo "Leia-me" da pasta do jogo)! Fico muito grato, pois é muito difícil para uma pessoa só testar todos os mapas do jogo...
[close]


..: CAPTURAS DE ECRÃ ::..








..: LINKS FINAIS ::..

WEBSITE OFICIAL DO JOGO

FACEBOOK
(Cliquem gosto e partilhem!)

CANAL YOUTUBE

---

Obrigado pelo vosso tempo! Espero que gostem do jogo e caso queiram tirar dúvidas ou sugerir novos conteúdos, é só comentar aqui em baixo!

Obrigado à Centro RPG pelo espaço para divulgar o projeto.

BONS JOGOS! ;)





"A estrada é longa e desconhecida, e cada passo será um momento inesquecível,
rumo aos mais belos lugares que se escondem para lá do que ainda não conheci."






Raramente comento antes de jogar, mas abro uma exceção aqui.

Fico feliz em ver um projeto de longa data sobrevivendo firme e forte, e não apenas isso, sendo concluído. Dude, baixando! E o Review virá com força, assim que eu arranjar um tempinho pra jogar =)

24/08/2014 às 13:39 #2 Última edição: 24/08/2014 às 13:44 por AGS
FINALMENTE!!!!! :wow: (Tocando tema de Super Smash Bros Brawl)
Esse é o projeto que eu mais espero a versão full no nosso Sistema Internet! (trocadilho com Sistema Solar)
Sem dúvida nenhuma, Alex e o Templo Perdido é uma comédia inesquecível que deveria receber uma Full. E recebeu! (Mas FBU, é muita ********* colocar na Beta que é recomendável pra todos os anos e na full dizer que é SÓ PARA 14 ANOS!)
E desculpa por aquele negócio de eu fazer a full e Vossa Majestade postar, me enganei!

E farei ele bem-feito, prometo!
Mais informações vindo em breve, quando eu tiver tempo para falar sobre.

Que surpresa agradável! Deixo por hora apenas um comentário de entusiasmo, mas com certeza volto pra avaliar o jogo quando zerar, parabéns por todo o trabalho Fly!

(Se eu não estou enganado [juro que não lembro realmente], tu fez um concurso de piadas uma vez, do qual o vencedor iria ser um NPC no jogo, eu lembro que tinha ganhado, acho que tu deve um patch comigo dentro)

Estava procurando algo do tipo pra jogar e me deparei com essa maravilha, lembro dele a tempos atras ainda no comecinho e olha só, estou vendo ele em versão completa e terei a honra de jogá-lo.

Caso precise de ajuda não exitarei em perguntar  :XD:

Um abraço!

25/08/2014 às 22:41 #5 Última edição: 28/08/2014 às 21:41 por fbu
Obrigado pelos comentários, pessoal! E Krekov, my bad! Envia-me uma mensagem com um personagem criado por ti para eu adicionar no jogo na próxima atualização! ;)




Pessoal, fiquem com a mais recente pérola de ATP, o trailer oficial do jogo! Espero que gostem. E não se esqueçam de partilhar e curtir a página do Facebook!







"A estrada é longa e desconhecida, e cada passo será um momento inesquecível,
rumo aos mais belos lugares que se escondem para lá do que ainda não conheci."






Aqui fica um breve questionário onde, quem jogou, pode enviar o seu parecer de uma forma rápida e instantânea! As vossas respostas ajudarão a melhorar o jogo em futuras versões!





"A estrada é longa e desconhecida, e cada passo será um momento inesquecível,
rumo aos mais belos lugares que se escondem para lá do que ainda não conheci."






@fbu
Nem esquenta com isso, a questão do personagem foi mais por lembrar mesmo. Ainda não tive tempo de jogar, mas esse final de semana ta reservado. Só me espanta o fato das poucas respostas no tópico, com certeza merecia mais atenção aqui. (E você emagreceu em cara, parabéns)

Olha eu não sei se é pedir muito... mas não teria como
upar em outro site? É que meu pc se recusa a abrir esse. Ah, jogo muito bom
estou super empolgado para joga-lo.
Prazer, Terror dos Modinha

28/08/2014 às 21:24 #9 Última edição: 28/08/2014 às 21:44 por fbu
Citação de: Krekov online 28/08/2014 às 19:57
@fbu
Nem esquenta com isso, a questão do personagem foi mais por lembrar mesmo. Ainda não tive tempo de jogar, mas esse final de semana ta reservado. Só me espanta o fato das poucas respostas no tópico, com certeza merecia mais atenção aqui. (E você emagreceu em cara, parabéns)
Bons tempos, hehe. Sim, muito desporto! Desde 2011 que tenho conseguido estar em forma. :)




@Makers: https://www.mediafire.com/?rjxkftkit0vqdem beijoca suave










"A estrada é longa e desconhecida, e cada passo será um momento inesquecível,
rumo aos mais belos lugares que se escondem para lá do que ainda não conheci."






Caramba cara!
parabéns por esse feito  :XD:
irei com toda certeza, tira um tempo para joga-lo, assim ganharei expêriencia para termina o projeto q acabei de começa.  :malvado:


Bolas! Será que um gajo não pode nem fazer um comentário depreciativo por aqui?

Hehe, vamo lá?

ENREDO: Então, jogo de comédia, né... A tendência é de entrar no jogo sem esperar nada de mirabolante, e é até legal ver que o jogo não sai do seu propósito. O bom humor está em toda parte; em alguns momentos, a trama cai pra um lado mais sério, mas nem tanto; e no final, tudo acaba bem, sem exageros, mas sem deixar a desejar.

O jogo é divertido do começo ao fim, e em vários momentos, eu me vi louco pra terminar a exploração e as batalhas pra poder ler as baboseiras que os próximos NPCs iriam dizer. Li todos os diálogos, li quase todos os poemas e afins, que ficam nas estantes de livros, e li com gosto, com interesse - reflexo do seu talento aliado à sua simplicidade na escrita,  simpatia e carisma.

CENAS: Agora sim! Uma história épica não é nada sem boas cenas, e uma história simples pode se tornar ótima com boas cenas. Eu adoro aquele humor surpreendente, onde, em meio a um diálogo, o Marcelo simplesmente lança um "Ei, alguém tem um palito?". I love it!

A cena dos solados negligentes que abrem a porta da prisão, após Alex dizer que está ali pra assassinar o Rei Red, haha! Bom demais!

Ah, e o meu NPC favorito: aquele carinha que fica soltando frases como "Carpe diem, viva cada dia como se fosse o último e blablabla...", hueashueash!

==//==

A estrutura dos diálogos me incomodou um pouco em alguns momentos. Explico: Na janela de diálogo, cabem 4 linhas, e em alguns momentos, eu via você usar praticamente todo o espaço com uma frase enorme, e a janela seguinte vinha só com uma ou duas palavrinhas que completavam a frase anterior. Isso sem falar das palavras cortadas por hifen no final da linha, pra serem terminadas na linha seguinte.

Acho que esse tipo de coisa pode ser evitada. É só cortar as frases e usar mais janelas de mensagem. Pra deixar o texto mais padronizado, sabe? Fica a sugestão.

E ei! O Trailer desse jogo no Youtube é GOOOOLD!!!

MAPEAMENTO: Não há muito o que falar. Acho que os mapas cumprem muito bem o seu propósito, apesar de fugirem um pouco da realidade em alguns momentos, como na parte onde um cara mau (Não lembro quem era) tenta escapar, e os heróis entram em um Mini Game numa plataforma flutuante com chamas que podem atingí-los, sem falar das quedas d´água que caem de "lugar nenhum", mas enfim.

Em alguns momentos, o uso do "Zig Zag" se torna um tanto abusivo, e fica claro que os mapas foram feitos simplesmente para nos fazer andar até um canto, subir uns três tiles, andar até o outro canto, e assim por diante. MAS, você aliviou este ponto negativo com duas boas decisões:
1: A quantidade moderada de batalhas, ou seja, o Zig Zag não nos faz entrar em zilhões de batalhas;
2: A linearidade. Jogo de comédia, que apresenta uma trama descompromissada, tem que ser assim mesmo: ponto A a ponto B, sem deixar o jogador perdido ou confuso sobre qual caminho seguir. Uma área opcional aqui, outra ali, mas sem perder o foco no caminho principal. Yes!

O único problema "grave" que eu vi no mapeamento foi a má escolha de colocar uma alavanca essencial em um local inesperado. A porta - que leva aos três guardas que estão na entrada do castelo do Rei Red - só pode ser aberta por uma alavanca, mas é um tanto absurdo encontrar essa alavanca dentro de uma das celas da prisão. Tão absurdo, que eu revirei toda a área sem perceber que a alavanca estava ali, pois o meu cérebro nem considerou aquele local como uma opção pra encontrar o evento-chave para progredir no jogo.

GRÁFICOS: Simples e simpáticos. Pessoalmente, eu gostei do visual do jogo. Gosto do estilo simples, RTP e tal. Mas, como estou escrevendo um Review chato, vamos lá:

Faltou padronizar alguns detalhes:
- Algumas Faces possuem Background, outras não; Umas são RTP do 2k3, outras do VX, outras sei lá de onde;
- A Face do Marcelo não condiz com seu Battler, que, por sua vez, não condiz com o Mini Battler que aparece perto da sua janela de HP/MP na batalha;
- Inimigos sofrem da mesma falta de padronização. Os Battlers não condizem com os Chars; alguns têm o dobro do tamanho dos heróis, mesmo sendo pessoas de estatura normal;
- Os Battlebacks não condizem com a proporção e posição dos Battlers. Além dos próprios Battlers flutuarem, em vários momentos, eles ficam em cima das paredes do fundo de batalha;
- Os inimigos não condizem com as animações de batalha: Alguns que têm armas - espadas, por exemplo - no seu gráfico (Battler), mas ao mesmo tempo possuem animações de ataques físicos como: socos, porradas.

ÁUDIO: Nunca sei o que comentar neste quesito. Gostei dos momentos onde tocava o Guile's Theme, afinal, ele fica bem em tudo.

Não gostei da mudança abrupta de BGMs. Seria interessante colocar um Fade Out maroto, esperar uns segundinhos e só então colocar a próxima BGM pra tocar. Sutileza, sabe? E sobre o SE usado na morte dos inimigos: achei um pouco gritante, com o perdão do trocadilho =)

JOGABILIDADE: Adorei! It was fun, FUN, PHUN!

Não canso de dizer: a velocidade de movimento do 2k3 é perfeita pra dar aquela vontade de explorar mais e mais. Chupa VX.

Apesar da linearidade, o jogo nos dá a chance de explorar alguns locais fora do caminho principal, e a exploração é bem recompensadora. O truque de trancar alguns caminhos com base na REP do herói seria motivo de críticas, MAS você o fez de maneira que não ficou como algo abusivo, não ficou como uma chantagem pra prolongar o Gameplay - pelo contrário, ficou como um convite a interagir com os NPCs, que já eram interessantes o suficiente por si só.

Dude, adorei, ADOREI o conceito de quartos diferentes na INN. O simples detalhe de dar um item brinde e um bocadinho de EXP pro herói transformou um simples evento clichê em uma experiência realmente cativante. Eu me senti em um hotel de verdade ali. Parabéns! E antes que eu me esqueça: peço permissão para plagiá-lo descaradamente neste detalhe; preciso disso no meu joguinho ^^

BATALHAS: divertidas. Adoro jogos que vão um pouco além do "1ª arma = Atk 10, 2ª arma = Atk 20...", e o fato das armas com maior ataque não serem necessariamente as melhores torna o seu jogo interessante neste aspecto.

O único ponto que eu considero negativo - não apenas aqui, mas em qualquer jogo com batalha por turnos - é o maldito Gauge. Acho que ficar esperando aquela barrinha encher é uma das experiências mais frustrantes em qualquer RPG, e neste caso, elas demoram um bocado. Sugestão? Tire isso, ou, sei lá, triplique a sua velocidade.

==//==

Gostei dos Puzzles e Mini Games que o jogo apresenta. Não vou poder falar de cada um deles, pois a falta de memória resolveu me atacar, mas lembro de um ou dois que têm pequenas semelhanças conceituais com Puzzles que eu mesmo criei para o meu projeto, o que eu considero um ponto positivo; gosto de ver essas coincidências saudáveis que acontecem de vez em quando.

Hehe, senha 123456. Quem nunca usou isso, né =P Olha a minha aqui, hueashueash:

Spoiler
[close]

Ah, um detalhe:

Spoiler
[close]

Você poderia estender este mapa, de modo que a bola de visibilidade não acabasse sendo parada pelo limite do mesmo. Repare que o herói sai do centro do círculo quando está no canto do mapa.

Me incomoda ver diálogos rolando enquanto o herói fica parado no canto do mapa. Seria interessante centralizar as cenas, e quem sabe fazer aquele "algo a mais", colocando gráficos dos outros heróis, ao invés de deixar o Alex ali, como se estivesse falando sozinho.

==//==

Eu queria fazer um relatório completo de Bugs, mas, preguiça. Então, aqui vão os dois que eu lembro:
- Na intro do Fate, o herói está em alta prioridade;
- Bug grave na parte das pedras rolantes. Já comentei a respeito desse por PM, mas vale ressaltar: Bug grave, meu, impediu o meu progresso, não pode, não podeeeee! =P

Acho que é isso. parabéns pela conclusão do jogo, cara! Agora, kede Unholy Sword? Kede Jony Dorado?

PS: Não achei o menu de mudar visual do herói =/

Gostei do comentario do Ciclope.

Eu encontrei o mesmo bug na entrada do fate no time.
E encontrei uns 2 ou 3 outros, e esse da pedra num vi naum.

Ciclope para trocar o visu é so ir nums npcs que tem no segundo templo.
  

@ Ciclope

Uau! Finalmente o jogo recebe a sua primeira análise completa! :clap: Estou muito contente pelas tuas palavras, amigo Ciclope. E nada há para discordar! Sei bem os erros de que falas e que mereciam sem dúvida um retoque (gráficos que não condizem, frases mal divididas), mas também fico contente por isso não estragar a tua experiência! E sim, é preciso andar um pouco nas dungeons para se entrar numa batalha =) também sempre odiei aquelas cavernas onde damos três passos e vamos logo à porrada! Fico feliz pela experiência ter sido agradável, tendo sido este o meu primeiro jogo completo, com princípio, meio e fim... mais uma vez, obrigado pela tua ajuda a referires os pontos positivos e negativos e ainda por teres sublinhado os bugs graves!!

Esse bug das pedras, em especial, já foi corrigido. Penso que o gráfico do Fate também! De resto, espero que mais pessoas consigam jogar o jogo sem problemas =)

Obrigado mais uma vez! E como o amigo felipe referiu, o menu dos visuais é só falares com uma senhora no último templo, no Reino de Drumónia. Ela pode-te alterar o visual.. por um custo!

BONS JOGOS =)




"A estrada é longa e desconhecida, e cada passo será um momento inesquecível,
rumo aos mais belos lugares que se escondem para lá do que ainda não conheci."






Alô pessoal! Queria saber se mais alguém jogou a versão full de Alex e o Templo Perdido! E para quem ainda não segue o projeto no Fácebuque, do que é que estão à espera?



A aventura continua... aqui: https://www.facebook.com/alexeotemploperdido?ref=hl




"A estrada é longa e desconhecida, e cada passo será um momento inesquecível,
rumo aos mais belos lugares que se escondem para lá do que ainda não conheci."