O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

A nova geração Maker

Iniciado por Raizen, 24/02/2013 às 22:35

Eu sigo na linha de pensamento de que o maker é feito para criar jogos simples, podem até ser divertidos, mas a engine não é criada para se criar coisas estravagantes. Sim, é possível se criar coisas fantásticas no maker, mas será de mais proveito para o criador passar para uma engine mais profissional, ou criar uma engine própria (talvez baseada em outra, open-source), do que investir em um grande projeto no maker.

Acredito que seja uma unanimidade entre os veteranos que substituíram o maker por outrs engines mais avançadas, a recomendação, de começar no maker, criar dois ou três joguinhos e então migrar para engines mais avançadas. O RM é uma engine de iniciação, é ótimo para que novos membros vejam como funciona a criação de jogos, mas é muito custoso de se criar um jogo de alto nível, é como tentar tirar água de pedra. Os Japoneses sabiam disso, por isso o maker não é 3D, por isso continua utilizando Ruby.
Gift: Elyven

A Internet está para as Gravadoras, como a Televisão esteve para o Rádio.
Abaixo ao Copyright, os avanços tecnológicos não devem ser restringidos pelo interesse lucrativo de alguns.
As novas tecnologias não podem ser barradas, em favorecimento de uma indústria ultrapassada.

concordo que o rpg maker deveria ter um numero maior de usuarios mas fica a questão de qualidade dos jogos,conhesso muita gente que não sabe nem desligar um computador direito(não quero que achem que estou me achando superior a ninguém), ou seja jogos ruins+maker inesperientes+uma comunidade =calamidade.

29/04/2013 às 10:51 #47 Última edição: 29/04/2013 às 10:54 por K-ae
Discordo, todas as comunidades acabam tendo a participação de membros inexperientes, o que conta é a capacidade da comunidade em como tratar destes membros. Se uma comunidade for organizada, podem chegar quantos forem que nenhuma calamidade será gerada.
De resto, o contato de qualquer novato com o maker produzirá resultados inesperados, o caminho do maker é um caminho de amadurecimento, de evolução. O importante é que as comunidades incentivem o aprendizado, de forma que os novatos não fiquem estagnados em suas habilidades makers.

Steven Jobs mal sabia desligar um iPad, nem por isso deixou de ser considerado uma das mentes criativas da Apple.
Gift: Elyven

A Internet está para as Gravadoras, como a Televisão esteve para o Rádio.
Abaixo ao Copyright, os avanços tecnológicos não devem ser restringidos pelo interesse lucrativo de alguns.
As novas tecnologias não podem ser barradas, em favorecimento de uma indústria ultrapassada.

K-ae em alguns pontos concordo com você e sim as comunidades devem estar preparadas para o novo publico, mas algumas comunidades não estão preparadas vou usar o CRM como exemplo,três dias atras postei um tópico em uma área errada e pedi para que a moderação excluísse ou movesse para a área certa e até hoje ele esta lá agora imagine pelo menos 50 usuários novatos a confusão que isso iria gerar. por isso que muitas comunidades ainda não estão preparadas para uma revolução maker.

Heyey, ninguém aqui está falando de revolução ^^'

Como você mesmo disse, a questão então não seriam os novatos, mas sim o tratamento que estes recebem no fórum. Vai de cada comunidade como organizar e administrar seus próprios fóruns, e seguindo a mesma lógica que fiz anteriormente, é bem possível a uma comunidade unir quantidade a qualidade.
Gift: Elyven

A Internet está para as Gravadoras, como a Televisão esteve para o Rádio.
Abaixo ao Copyright, os avanços tecnológicos não devem ser restringidos pelo interesse lucrativo de alguns.
As novas tecnologias não podem ser barradas, em favorecimento de uma indústria ultrapassada.

Acho que poucas pessoas se interessam pelo RPG Maker por existirem muitos outros games completos, repletos de novos gráficos e sistemas prontinhos para ser jogados, daí vem a preguiça e ''obriga'' a pessoa a procurar esses tipos de jogos. Tirando o fato também de que tem tanto jogo fodão feito no RPG Maker que um novato vem cheio de esperança em criar um joguinho legal, se inspira no jogo fodão, não se esforça o bastante pra criar algo que preste ao seu ponto de vista e desiste, puff, acabou sua vida maker...
O que eu acredito mesmo é que se o RPG Maker não é tão popular assim é pelo simples motivo que os ''donos'' não investem na divulgação, duvido que se a todo momento uma propaganda aparecesse na televisão já não haveria muito mais pessoas interessadas. Principalmente aqui no Brasil, a Globo diz que Roberto Carlos é o rei, e todos aceitam que ele seja o seu rei, simples. (não, eu não odeio a Globo e nem o Roberto Carlos, foi só um exemplo).
O que falta é Publicidade.

29/04/2013 às 17:48 #51 Última edição: 29/04/2013 às 18:06 por GuilhermeDL
Citação de: Kwerten online 29/04/2013 às 17:24
[...]O que falta é Publicidade.
Se formos esperar que a Enterbrain venha divulgar o RM por essas bandas, acho que seria bom esperarmos sentados. Sinceramente, apesar de algumas mudanças nos últimos anos, o mercado de games e softwares brasileiro é bem fraco se comparado com outros países. Saquei sua ideia, mas não acho que funcionaria com o maker e quando digo maker, me refiro ao software, não as comunidades. Aliás, essas sim precisam de propaganda.

Quanto ao grande numero de jogos "fodões", eu discordo. Claro que existem muitos jogos interessantes, mas eu sempre achei que o numero é bem menor do que o ideal. 

Sobre atrair novos membros, os novatos que se desanimam facilmente por não atingirem o topo de forma meteórica, não são os novatos que as comunidades procuram, o Maker é uma ferramenta de produção amadora é verdade, mas o jogo não vai nascer do dia para noite, não da forma que muitos dos novos usuários acreditam. As comunidades criarem mais aulas ativas, mais tutoriais e afins? Não sei se funcionaria, até porque, quem quer aprender se vira muito bem com o que já tem(Não que ter mais aulas fosse ser prejudicial, de forma alguma) e outra coisa, ensinar quem não quer aprender é uma missão um tanto complicada também.




Publicidade é importante pois a sobrevivência das comunidades depende da entrada do maior número possível de pessoas, usuários do maker entram e saem de comunidades, mas os que ficam nelas geralmente são so que cedo ou tarde aprendem como fazer jogos e ajudar uns aos outros. Nessa época de ouro onde o rm2k e o 2k3 eram muito populares, o que mais trouxe gente pro meio maker foram matérias em revistas impressas; divulgação pelas redes sociais é uma coisa que ajuda muito, apesar de que só vai ter outra explosão mesmo, se algum perfil muito lido resolver divulgar.

Claro que a divulgação é importante, mas creio que um pouco da falta de novos usuários do maker se deve a evolução dos jogos em geral.

Eu sou do tempo do RPG Maker 2k (sim, antes mesmo do 2k3 ser lançado) e lembro bem que naquela época os jogos não eram tão realísticos, com gráficos sensacionais como são hoje. Os melhores ainda eram os FF do PS One onde os CG's pra época eram coisa de outro mundo.

Mas como os joguinhos do SNES ainda estavam na cabeça de muita gente, inclusive muita gente ainda tinha o console em sua casa e jogava Chrono Trigger direto, o RPG Maker era muito mais semelhante aquilo do que é hoje.

Hoje o maker é interessante pra quem curte jogos indie ou então pros nostálgicos que viveram aquela época, mas pra muitos que vieram na época já do PS2 ou então até do PS3 não ligam pra jogos com gráficos em 2d e também não curtem muito mais RPG's no estilo clássico.

O uht tocou em um assunto incrivelmente importante, o público mudou. A maioria ainda não entendeu isso tão bem (talvez porque a maioria já faça parte desse público, como eu.), mas a questão é que antigamente todos tinham interesse pela ideia de fazer um jogo como aqueles que jogam, hoje para se gostar do rpg maker existem duas situações, ou você gosta de produção criativa (escrever, desenhar, programar...) ou você gosta muito do estilo mais antigo porém ainda charmoso.

É essa a principal questão que garante que, a menos que surja magicamente um rpg maker que permita criar jogos parecidos com os grandes 3d que aparecem por aí (que provavelmente seria rejeitado.), o público do rpg maker não será maior do que é hoje por muito tempo, afinal aqui estão em geral aqueles que gostam de jogos indies e clássicos rpgs.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Exato, a geração anterior a minha (tios) adorariam criar um jogo estilo Atari, já eu tenho dor de cabeça só de pensar na idéia. Repetindo oque disse na página anterior, "a molecada de hoje não jogou Chrono Trigger e os primeiros Final Fantasy, eles não vão se interessar mesmo pelo maker". Mas por algum tempo ainda veremos uma quantidade boa de membros novos chegando, cabe a comunidade acolher estes membros e permiti-los evoluir no maker.

O maker é ótimo para dar os primeiros passos no Game-Design, mas recomendo que comecem a pensar em ferramentas mais profissionais assim que forem pegando o jeito da coisa, o maker funciona na base da manivela, é fácil, mas você terá muito trabalho para criar algo grandioso. Não podemos esquecer é claro que tem aqueles que usam o maker pelo prazer, neste caso, fiquem a vontade e usufruam da ferramenta o quanto desejarem ^ ^
Gift: Elyven

A Internet está para as Gravadoras, como a Televisão esteve para o Rádio.
Abaixo ao Copyright, os avanços tecnológicos não devem ser restringidos pelo interesse lucrativo de alguns.
As novas tecnologias não podem ser barradas, em favorecimento de uma indústria ultrapassada.

30/04/2013 às 00:09 #56 Última edição: 30/04/2013 às 00:54 por Elyven
O RPG enfraqueceu e perdeu o foco. Até mesmo empresas renomadas como SQUARE ENIX investe hoje em dia em jogos já criados como: "Tomb Raider", "Just Cause 2", "Mind Jack", "Deus Ex: Human Revolution", "Sleeping Dogs", "Project Sylpheed",entre outros muito bons e que foram tremendo sucesso. E eu penso, que o Maker é muito criativo. E  todas as pessoas que entram nele se pensarem que  o RPG é o único gênero que deve ser obrigatoriamente criado, estão completamente enganadas.

O RPG não é o foco da criação, mas um sistema que faz muito sucesso mediante à outros.  Já jogava jogos Mugen e joguei até jogos de luta Mugen que misturavam até personagens de RPG. Através deste motor, eu conheci o RPG Maker. Preferiria que este motor pudesse ter apenas o nome de "Maker". Maker2000, Maker2013XP, Maker AceVX, etc...  O que dificulta e muito sua divulgação, talvez seja o porque de muitas pessoas simplesmente ter enjoado de RPG. Vejam que, quando é lançado um título em outro estilo; este, feito no Maker, logo sua atenção muda bruscamente devido "a inovação". Eu gosto de RPG, e não pretendo criar um RPG no Maker. Portanto pretendo criar um projeto no Maker que não seja RPG. Adoraria criar um jogo de plataforma se querem saber.

O gênero é uma ferramenta importante para sua divulgação. Uma coisa que nunca ví no Maker é um jogo de corrida. No máximo, joguei uma vez um jogo de Shooting. Mas um jogo de corrida estilo Need for Speed, ou até mesmo F1 é uma coisa que jamais verei. Concluo que, divulgar em sites, blogs, facebook, YouTube são veículos que procedem; no entanto, cuidado com "estilos" ultrapassados que não se fazem uso mais. Infelizmente, o Rpg está falecendo. Façam uma pesquisa e verão.

30/04/2013 às 00:39 #57 Última edição: 30/04/2013 às 00:44 por K-ae
Na verdade, Role Playing Game (RPG) significa Jogo de Interpretação de Personagens. Não conheço os outros jogos que você comentou, mas Tomb Raider e Deus Ex (o primeiro Deus Ex é um de meus jogos preferidos) são grandes exeplos de RPG. Na época do Super Nintento as empresas não tinham muitos recursos para criar seus RPG's, então começaram a utilizar a famosa Barrinha de HP, a moda pegou, e até hoje tem gente que acha que RPG são os jogos de barrinhas.

RPG é um teatro, em que os jogadores fazem o papel de protagonistas (ocasionalmente vilões), se um jogo é focado em um personagem principal, onde este possui uma personalidade bem trabalhada, então definitivamente é um RPG. O RPG Maker faz isso muito bem, e apenas isso, criar jogos de outros gêneros no RPG Maker é possível, mas ele é de longe especializado em RPG's, se o interesse do Game-Designer é criar um jogo de outro gênero, vale mais a pena procurar uma ferramenta especializada para o gênero. A única exceção que me vem a cabeça agora é o Puzzle, que anda de mãos dadas com o RPG.

Entendo que tem gente que gosta do maker e quer criar um Call of Duty usando ele, mas quem tenta fazer isso, definitivamente é um masoquista.

PS: se não me engano o Maker Jalax (talvez o Galter) criou um jogo estilo Mario Kart no maker, mas só lembro dele ter postado na RRPG, que está mortinha.
Gift: Elyven

A Internet está para as Gravadoras, como a Televisão esteve para o Rádio.
Abaixo ao Copyright, os avanços tecnológicos não devem ser restringidos pelo interesse lucrativo de alguns.
As novas tecnologias não podem ser barradas, em favorecimento de uma indústria ultrapassada.

30/04/2013 às 01:05 #58 Última edição: 30/04/2013 às 01:08 por Elyven
Citação de: K-ae online 30/04/2013 às 00:39
Na verdade, Role Playing Game (RPG) significa Jogo de Interpretação de Personagens. Não conheço os outros jogos que você comentou, mas Tomb Raider e Deus Ex (o primeiro Deus Ex é um de meus jogos preferidos) são grandes exeplos de RPG. Na época do Super Nintento as empresas não tinham muitos recursos para criar seus RPG's, então começaram a utilizar a famosa Barrinha de HP, a moda pegou, e até hoje tem gente que acha que RPG são os jogos de barrinhas.

RPG é um teatro, em que os jogadores fazem o papel de protagonistas (ocasionalmente vilões), se um jogo é focado em um personagem principal, onde este possui uma personalidade bem trabalhada, então definitivamente é um RPG. O RPG Maker faz isso muito bem, e apenas isso, criar jogos de outros gêneros no RPG Maker é possível, mas ele é de longe especializado em RPG's, se o interesse do Game-Designer é criar um jogo de outro gênero, vale mais a pena procurar uma ferramenta especializada para o gênero. A única exceção que me vem a cabeça agora é o Puzzle, que anda de mãos dadas com o RPG.
...Bem,K-ae. Na verdade o que você acabou de descrever é um atributo dado para o RPG de mesa que é a forma atual de interpretação que é chamado Storytelling (D20). Mas ainda o falecido Storyteller ( D10) é muito famoso e a maioria se mantém fiel. Como eu.  Onde que interpretar um personagem  neste sistema exige menos esforço do que jogar no sistema novo.  E você se enganou, porque o RPG Video-Game é muito distante do que o RPG MESA. O Video-Game conta sim, com barrinhas de HP; e por exemplo, Deux EX: Meu favorito é um jogo de tiro, ação, com elementos de RPG. O Gênero RPG - reformatei meu poste anterior para não parecer burra- kkk é um Gênero que morre lentamente. O Maker, como pesquisei, favorece atributos importantes. Você pode criar um jogo com elementos de RPG sem ser necessariamente um RPG de barrinha e estilo mega clichê FF. u_u Ficaria bem inovador! Por exemplo: Um jogo de plataforma com elementos de RPG estilo Castlevania ficaria bom.

Ps: É sério? Quero jogar Mario Kart Maker! u_u

30/04/2013 às 01:44 #59 Última edição: 05/05/2013 às 06:24 por K-ae
Elyven:
Spoiler
Não encontrei o jogo de Kart que estava sendo desenvolvido pelo Galter, mas encontrei aqui mesmo na CRM o sistema que ele usou no jogo, sistema este criado pelo Jalax:
Kart

Quanto a questão do RPG de Mesa e o RPG Eletrônico, a idéia dos RPG Eletrônicos sempre foi de jogar os RPG's de mesa nas máquinas, as grandes diferenças se deviam apenas ao fato das máquinas não terem capacidade suficiente para permitir muita liberdade aos jogadores. Com a evolução das máquinas, os desenvolvedores ficaram felizes, pois agora poderiam se aproximar mais do que seria um RPG de verdade. Repito, o RPG Eletrônico no passado só não era tão parecido com o RPG de Mesa pela incapacidade das máquinas da época, isso não significa que os RPG Eletrônicos tenham seguido um caminho diferente do RPG de Mesa, tanto é que quando os Game-Designers tiveram a oportunidade criaram jogos mais fiéis ao gênero.

Quer saber dois exemplos marcantes de RPG's, Grand Theft Auto (GTA) e Assassins Creed, poucos jogos levam o jogador a incorporar tanto os personagens quanto estes dois. Se quiser fazer um teste basta você perguntar a si mesma, se fosse criar um RPG de Mesa usando os mundos de GTA e AC, quais mudanças você faria?! Nenhuma, os jogadores de mesa criariam personagens membros de gang (GTA) e Assassinos (AC), essa é a prova mais clara que você tem de que esses jogos são RPG's. As barrinhas não caracterizam um RPG Eletrônico, isso foi um artifício dos desenvolvedores de contornar as limitações da época, algo que virou moda e acabou gerando toda a confusão.

Não devemos confundir artifícios utilizados por desenvolvedores com o gênero em si, a grande vantagem dos eletrônicos é que podem juntar diferentes gêneros em um mesmo jogo, mas isto não significa que os jogos usam apenas "elementos" de RPG, eles são Puro RPG. Deus Ex é RPG, Ação e Tiro, não tem nada que um RPG legítimo precise ter que Deus Ex não tenha.

Deus Ex e Chrono Trigger ficam em disputa acirrada como meus favoritos, não tenho como decidir entre um ou outro (risos) ^^
[close]

Destaque

Em outro tópico comentei sobre algo que percebi que se encaixa muito bem no que está sendo discutido aqui, sobre como atrair novos membros. Vejo que muitos comentam sobre despertar o interesse nas pessoas através da divulgação. Também já vi muitos membros afirmando que uma Comunidade Maker deveria de ser voltada diretamente e somente ao aprendizado. Já eu afirmo que 4 etapas são nescessárias na geração de um Maker, sendo elas:

Observação - Interesse - Aprendizado - Discernimento

Tentar gerar interesse em pessoas que não conhecem os primeiros FF's, Chrono Trigger ou Seiken Densetsu é perda de tempo. É como uma pessoa se dirigir a mim afirmando, "O atari é incrível, melhor video-game já criado, não se faz mais jogos como antigamente". Independente de todas as afirmações serem verdadeiras ou falsas, eu apenas ignoraria a informação, pelo simples fato de não ter observado um Atari em ação.

Se uma pessoa não conhece o estilo de jogo que nós conhecemos e tanto admiramos, não conseguiremos despertar interesse nelas apenas mostrando a capacidade do maker na criação de jogos. Seria como tentar desperar o interesse na luz para um peixe cego que vive nas profundezas do Oceano. Se ele nunca observou a luz, ele não tentará endendê-la.

Também não adianta tentar ensinar algo a alguém sem antes despertar o interesse da pessoa neste algo. Se você tenta ensinar algo a uma pessoa, seja uma criança ou um adulto, sem que antes esta pessoa observe o objeto em questão, sem antes esta pessoa se interessar pelo objeto em questão, ela irá simplesmente rejeitar o ensinamento. São princípios básicos que deveriam de ser aplicados em todos os sentidos de nossas vidas.

Para finalizar dizer algo que pode parecer óbvio para muitos, mas vale enfatizar. É necessário antes aprender, para só então dizer que sabe. Destacarei novamente aqui as três etapas, como uma escada de desenvolvimento:

Observar - Interessar - Aprender - Discernir
Gift: Elyven

A Internet está para as Gravadoras, como a Televisão esteve para o Rádio.
Abaixo ao Copyright, os avanços tecnológicos não devem ser restringidos pelo interesse lucrativo de alguns.
As novas tecnologias não podem ser barradas, em favorecimento de uma indústria ultrapassada.