O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

A Dificuldade nos Jogos

Iniciado por Phantomx, 26/08/2014 às 00:02

A Dificuldade nos Jogos


Uma rápida volta no tempo

    Nossa historia começa nas maquinas de fliperama, ou Arcade, cada vida do jogador era uma moeda na maquina, logo os desenvolvedores deixavam os jogos mais difíceis para os donos da maquina terem um retorno de seu investimento. Apesar de muito difíceis, os jogos não eram impossíveis, e estranhamente as pessoas continuavam a alimentar as maquinas com fichas mesmo tendo noção de sua dificuldade (já falo melhor sobre essa parte).

Na terceira geração de consoles de mesa, os jogos já tornam-se mais complexos, mas ainda simples se comparados com os atuais, porem o espaço de armazenamento é ainda muito pequeno em seus cartuchos, também pelo fato que os produtores já estavam acostumados a trabalhar em jogos para as maquinas de arcades, a maioria dos jogos duravam 1h no máximo, para aumentar esse tempo, os desenvolvedores aumentaram sua dificuldade, aumentando a duração do jogo para 3~6h dependendo do jogador (tem pessoas que nunca chegaram a ver o final de alguns jogos dá época).

    Com o passar do tempo, desenvolver jogos se tornou caro e demorado, e para aumentar o lucro muitas empresas deixaram seus jogos mais fáceis para aumentar o seu publico alvo (alguns poucos jogos continuaram com sua dificuldade elevada).






   Toda essa historia para chegarmos nos dias atuais e ver que... jogos difíceis estão populares, basta dar uma rápida olhada para jogos como I wanna be the guy, Cat Mario ou Flappy Bird. Talvez a diminuição da dificuldade nos jogos não foi a melhor estratégia (ou foi por certo tempo), jogadores de FPS como Call of Duty ou Battlefield, pulam o modo campanha para um modo de dificuldade maior que eles só encontram no modo multijogador, isso fica engraçado se comparado com os FPS antigos onde a campanha era o principal que o jogo oferecia, e o multijogador ficava mais como um extra.

Spoiler
[close]

    Foi jogando Dark Souls onde eu percebi melhor que a dificuldade faz o jogador ter mais afeto pelo jogo, é como aquele papo de pai "se você não se esforçar para conseguir, aquilo não terá valor", enfrentando os chefes estupidamente difíceis desse jogo eu me via comemorando quando ganhava deles, coisa que não me via fazendo a muito tempo ( :hahaha!: ), a dificuldade dele era algo superativo, após muita prática você conseguia passar tranquilamente de partes que antes eram sofridas.

    Muito do drama dos jogos atuais são passados através de cinemáticas, ao em vez de passa-las diretamente para jogadores, quem não se lembra da luta contra vile em megaman X, onde os produtores passaram a emoção de fraqueza diretamente para o jogador.

    Em minha opinião o desafio é uma parte essencial em um jogo, obviamente isso varia de pessoa para pessoa, muitos jogadores querem vencer o jogo mas também não querem que esse caminho seja muito fácil.


Extra
[close]

Muito bom post!
Nada que é bom nesse mundo vem de graça, e jogos fáceis raramente dão um senso de acomplishment, sendo melhores apenas para relaxar.
Esses jogos são bem difíceis mesmo, mas a dificuldade deles é o que os tornam essencialmente muito bons.
Plus, isso me lembra Five Night's at Freddie. Ultimamente venho jogando ele, e devo dizer, é bem mais difícil que parece, você não consegue jogar de tão pilhado e chegar na 5° noite com o maluco do foxy e os outros bicho lá tocando o terror.
Mas, de fato, outras experiencias complicadas (contém spoilers severos):
Final Fantasy X
Seymour Flux, pior boss da existencia. Filho da puta! Música tema dessa batalha é muito SINISTRA, minha favorita da ost toda! Dark aeons também.
[close]
Kingdom Hearts 2
Sephirot. Uma merda vence-lo!
[close]
Mas outros jogos difíceis: Arkanoid, Viewpoint, Super Metroid, Touhou, e principalmente, CONTRA HARD CORPS.
Não, não tem como zerar contra Hard Corps, é IMPOSSÍVEL.
Gifts:
Danti | Misty


Ótimo post mesmo, legal cara.

Sobre a dificuldade e tal, até pode ser que jogos mais difíceis tragam maior satisfação ao jogador que finaliza eles, mas o problema que esses jogos enfrentam sem dúvida é o alto número de desistência no meio do caminho.

Eu ainda prefiro um jogo equilibrado, eu já nem consigo jogar os jogos fáceis e termina-los, jogar jogos impossíveis me fariam desistir logo na primeira parte do mesmo hahahah mas isso varia de pessoa para pessoa, eu como não tenho muito tempo pra jogar opto por algo mais rápido e fácil mesmo, mas quando era mais novo e mais aficionado em jogos pegava qualquer um e zerava de boas.

26/08/2014 às 12:53 #3 Última edição: 26/08/2014 às 12:57 por Prand
bem, eu acho que o jogo tem que ser equilibrado, nem tão fácil, nem tão difícil.
mas as vezes eu jogo jogos exageradamente difíceis! como esse exemplo no spoiler:

contém informações sobre o enredo do jogo!
um exemplo de jogo equilibrado mas com um chefe miseravelmente difícil, é  o final fantasy xii, Tem um chefe (que não faz parte da história) o Yiazmat que tem uns 50.000.000 de HP!
eu levei umas 13 horas para vencer o bicho!!!
olha um vídeo de um cara jogando contra o Yiazmat:
[close]
:linha3:
01110111 01101001 01100011 01100011 01100001
:linha3:

Citação de: Prand online 26/08/2014 às 12:53
bem, eu acho que o jogo tem que ser equilibrado, nem tão fácil, nem tão difícil.
mas as vezes eu jogo jogos exageradamente difíceis! como esse exemplo no spoiler:

contém informações sobre o enredo do jogo!
um exemplo de jogo equilibrado mas com um chefe miseravelmente difícil, é  o final fantasy xii, Tem um chefe (que não faz parte da história) o Yiazmat que tem uns 50.000.000 de HP!
eu levei umas 13 horas para vencer o bicho!!!
olha um vídeo de um cara jogando contra o Yiazmat:
[close]
Só de ver esses chefes que duram horas já me dão agonia, me lembrou a luta contra o The End no MGS3, acho que levei umas 2h para conseguir pegar a mosin e a camuflagem dele.
Spoiler
[close]
Eu já acho que eles devem começar fácil e aumentando a dificuldade progressivamente, apesar que isso varia com a proposta, Metal Gear Solid no caso começa difícil e vai aos poucos diminuindo a dificuldade.



Citação de: Uhtred online 26/08/2014 às 11:20
Ótimo post mesmo, legal cara.

Sobre a dificuldade e tal, até pode ser que jogos mais difíceis tragam maior satisfação ao jogador que finaliza eles, mas o problema que esses jogos enfrentam sem dúvida é o alto número de desistência no meio do caminho.

Eu ainda prefiro um jogo equilibrado, eu já nem consigo jogar os jogos fáceis e termina-los, jogar jogos impossíveis me fariam desistir logo na primeira parte do mesmo hahahah mas isso varia de pessoa para pessoa, eu como não tenho muito tempo pra jogar opto por algo mais rápido e fácil mesmo, mas quando era mais novo e mais aficionado em jogos pegava qualquer um e zerava de boas.

Concordo, a desistência pode ser um grande problema para os desenvolvedores que querem que os jogadores terminem a sua obra, mas tudo depende também de como os produtores pensam em fazer o jogador continuar, mesmo sendo dificil, acho que o melhor caminho seria diminuir a frustração do jogador a cada morte.




Citação de: Super Tifa online 26/08/2014 às 04:57
Muito bom post!
Nada que é bom nesse mundo vem de graça, e jogos fáceis raramente dão um senso de acomplishment, sendo melhores apenas para relaxar.
Esses jogos são bem difíceis mesmo, mas a dificuldade deles é o que os tornam essencialmente muito bons.
Plus, isso me lembra Five Night's at Freddie. Ultimamente venho jogando ele, e devo dizer, é bem mais difícil que parece, você não consegue jogar de tão pilhado e chegar na 5° noite com o maluco do foxy e os outros bicho lá tocando o terror.
Mas, de fato, outras experiencias complicadas (contém spoilers severos):
Final Fantasy X
Seymour Flux, pior boss da existencia. Filho da puta! Música tema dessa batalha é muito SINISTRA, minha favorita da ost toda! Dark aeons também.
[close]
Kingdom Hearts 2
Sephirot. Uma merda vence-lo!
[close]
Mas outros jogos difíceis: Arkanoid, Viewpoint, Super Metroid, Touhou, e principalmente, CONTRA HARD CORPS.
Não, não tem como zerar contra Hard Corps, é IMPOSSÍVEL.
Nunca ouvi falar desse Five Night's at Freddie, parece ser bem bizarro, depois eu vou dar uma olhada XD
não sei porque mas sempre achei arkanoid fácil .-. e já fiz a besteira de tentar zerar o contra 3, acho que no máximo passei da primeira fase até morrer miseravelmente no inicio da segunda :/

Depende. Eu como criança gostava de jogos longos e complicados cheios de segredos como Super Metroid, que marcou a infância. Um jogo extremamente difícil na época era The King of Fighters onde nunca consegui zerar, o que me fez pensar que eles criaram um boss impossível para ganharem mais dinheiro.
Chegando o Ps1 o jogo mais complicado que eu já joguei foi Megaman Legends, onde o último boss é apelão mas quando você ganha dá uma felicidade. Sem falar nos megamans x onde nunca conseguia derrotar o último boss.
Hoje em dia já quero mesmo é algo rápido que satisfaça meu tempo de entretenimento. Se eu não conseguir algum, vou assistir alguma coisa, de preferência desenhos infantis. Acredite, eles são excelentes para passar o tempo.
Also, bom post. Só acredito que um jogo hoje em dia deva ser equilibrado, como nos atuais jogos.

O equilíbrio é interessante, de fato, mas como já comprovado, é dependente da proposta.

@Phantomx: Ehehsuha, recomendo. E poxa, Contra é dificil demais mesmo. Porém admito, desisti dele, mas quem sabe o retome... Com o emulador na camera lenta e no save state kk. No final, nem toda dificuldade compensa, mas a maioria é muito boa.

Sadly, ninguém lembra de popful mail e os wizards filhos da puta que aprisionaram o Namo ;-;, é impossivel derrotá-los.
Gifts:
Danti | Misty


Citação de: Super Tifa online 27/08/2014 às 17:35
O equilíbrio é interessante, de fato, mas como já comprovado, é dependente da proposta.

@Phantomx: Ehehsuha, recomendo. E poxa, Contra é dificil demais mesmo. Porém admito, desisti dele, mas quem sabe o retome... Com o emulador na camera lenta e no save state kk. No final, nem toda dificuldade compensa, mas a maioria é muito boa.

Sadly, ninguém lembra de popful mail e os wizards filhos da puta que aprisionaram o Namo ;-;, é impossivel derrotá-los.


Sim, depende de qual mensagem o autor quer passar, acho que nem se remover todos os inimigos Contra ficaria mais fácil kkkk, Popful Mail é outro que nunca joguei >_<.

Citação de: Alisson online 27/08/2014 às 10:49
Depende. Eu como criança gostava de jogos longos e complicados cheios de segredos como Super Metroid, que marcou a infância. Um jogo extremamente difícil na época era The King of Fighters onde nunca consegui zerar, o que me fez pensar que eles criaram um boss impossível para ganharem mais dinheiro.
Chegando o Ps1 o jogo mais complicado que eu já joguei foi Megaman Legends, onde o último boss é apelão mas quando você ganha dá uma felicidade. Sem falar nos megamans x onde nunca conseguia derrotar o último boss.
Hoje em dia já quero mesmo é algo rápido que satisfaça meu tempo de entretenimento. Se eu não conseguir algum, vou assistir alguma coisa, de preferência desenhos infantis. Acredite, eles são excelentes para passar o tempo.
Also, bom post. Só acredito que um jogo hoje em dia deva ser equilibrado, como nos atuais jogos.

Também não sou muito fã desses boss que são quase impossíveis, talvez mais pelo motivo que tudo que eu fazia parecia não ser muito efetivo, é algo que me fez desistir de alguns jogos.

 Gostei do post, muito bom.

Eu também sinto isso, que os jogos antigos eram muito difíceis, eram horas e dias tentando zerar eles que era quase impossível, tendo que alugar eles algumas vezes. Eu gosto que os jogos me façam tentar e tentar novamente, bolar estrategias para cada vez que morria, mas quando era muito difícil mesmo, eu acabava desanimava também de jogar.

Talvez a dificuldade que tinha antes era porque eu era novo e não sabia sobre muita coisa como é hoje em dia, que eu tenho mais facilidade em alguns jogos que eu tinha dificuldade quando era moleque. Já esses jogos atuais, eu já tenho um pouco de dificuldade, talvez pela falta de costume mesmo com a jogabilidade que tem hoje em dia.

2010 ~ 2016 / 2024

Video complementar:
Spoiler
[close]