O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Funções Básicas para Mapas #1

Iniciado por Victor Sena, 02/05/2013 às 12:41

02/05/2013 às 12:41 Última edição: 10/01/2018 às 23:13 por Vash

Desde 1 de Maio, 2010








Funções Básicas para Mapas
Criado em 16 de Junho, 2012

Introdução

Bem vindo, caro aprendiz, visitante e maker ao meu segundo tutorial sobre o RPG Maker VX/Ace, mas desta vez será na parte de mapeamento, aqui falarei sobre as funções básicas para fazer mapas, ou seja, na teoria e espero que entendam o que quero passar para vocês.

Abas!?

Primeiramente irei falar como é o sistema de mapeamento do VX/Ace, as abas, diferente das outras versões, ele tem as abas TileA, TileB, TileC, TileD e TileE. No A, é subdivido em terreno de animação no caso a água por exemplo, depois o terreno normal, tem as paredes, muros e telhados e por fim um em geral. Depois vem o TileB, TileC, TileD e TileE que são para objetos, os que sobrepõem o TileA.


Na versão VX é possível usar as abas para todo o projeto, já na versão Ace é possível escolher qual tile, conjunto de abas, para cada mapa.

Opções de Terreno

Agora vou falar sobre as opções de terreno que você pode aplicar em cada tile. Elas são Bloqueio, Direções, Escadas, Gramado, Balcão, Dano e Terreno.

Bloqueio
Está opção serve para marcar onde o personagem vai passar ou não e para passar por baixo de alguns tiles, como portais, arvores e entre outros. Os símbolos são:


o - Passável.
x - Impassável.
* - Acima dos personagens.

Direção
Nessa opção, você escolhe para que lado do tile o personagem pode passar, exemplos disso são as escadas, pontes, entre outros...


Escadas
Serve para ligar o chão com uma parte superior que normalmente era bloqueado no RPG Maker VX. Os exemplos disso são, as escadarias dos castelos, montanhas, entre outros....


Gramado
Exatamente 8 pixels nos gráficos ficaram transparentes, dando uma impressão de grama alta, mais realístico.


Balcão
Como o nome diz, é útil para as lojas, onde você pode colocar eventos que podem ser ativos mesmo do lado oposto do tile marcado.


Dano
Os tiles marcados com essa opção farão com que o seu personagem perca pontos de vida se passar por eles, exemplos disso são, lava, pântano e outros...


Terreno
Define uma ID para um tile. É utilizado principalmente em sistemas por eventos ou scripts, que faz reconhecer um certo ID de terreno com determinada ação como um variável.

Outras Funções

Sombra
Está é uma nova função para o RPG Maker Ace, onde é possível apagar e colocar novas sombras, mas tem um problema elas são bem quadradas, o que dificulta em sombrar objetos redondos.


Shift
Uma função muito útil no mapeamento VX/Ace, o shift pode ser usado de duas formas, as que eu saiba, uma delas é manter um determinado tile sem modificar o arredor e a outra é copiar o tile que já foi colocado no mapa, se não entenderam verão o que eu quero dizer pelas imagens.


Vê a diferença? Pois bem, você utiliza o shift segurando-a e depois que aplica no mapa, com outro tile qualquer, grama baixa de acordo com o mapa e contorna para dar esse efeito da grama alta saindo da montanha. Sobre a outra função do shift de copiar.


Vou utilizar a montanha para mostrar a outra função. Você usa o shift normalmente em cima dela, mas agora com o botão direito do mouse você segura o shift e seleciona o que quer copiar e depois é só aplicar, segurando a tecla, no lugar desejado e temos esse exemplo acima.

Alguns Exemplos

Para encerrar este tutorial básico sobre o mapeamento. Eu mostrarei alguns mapas de exemplos utilizando o RPG Maker, pois existem alguns que tem outros métodos por imagens (pictures) que não tenho prática ainda.

[hs width=272 height=208]https://i.imgur.com/JBVrf1z.png[/hs][hs width=272 height=208]https://i.imgur.com/I0g59hJ.png[/hs]
[hs width=272 height=208]https://i.imgur.com/XPBrtIm.png[/hs][hs width=272 height=208]https://i.imgur.com/V7XAEBJ.png[/hs]

Agradecimentos

Eu gostaria de agradecer a você que está lendo esse tutorial e acompanhou até o fim. A comunidade Centro RPG Maker, gostaria de agradecer ao Arkhan Holycross que verificou a ortografia do meu tutorial, ao Damyoro que me explicou para que serve o Terreno e Enterbrain, por criar o RPG Maker VX/Ace.

2010 ~ 2016 / 2024