O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Florestamento #2

Iniciado por Victor Sena, 09/07/2013 às 14:08

09/07/2013 às 14:08 Última edição: 10/01/2018 às 23:12 por Vash

Desde 1 de Maio, 2010








Florestamento
Criado em 09 de Fevereiro, 2013

Introdução

Bem vindo, caro aprendiz, visitante e maker ao meu quarto tutorial sobre o RPG Maker VX/Ace, mas desta vez será na parte de mapeamento, aqui falarei sobre como fazer as florestas do seu projeto, espero que entendam o que quero passar para vocês. Qualquer dúvida do que irei falar é só ler o tutorial anterior sobre mapas.

Por Onde Começo?

Primeiramente, começamos pela altura e largura do mapa, eu prefiro fazer um mapa pequeno para não ter dificuldade no preenchimento de detalhes depois e é melhor para demostrar neste tutorial. Depois de decidir o tamanho, eu escolhi 45x38, temos que pensar em como vai ser a floresta, eu farei com uma entrada para um caverna, um rio e uma cabana no decorrer desse tutorial.


Vou começar com a localização da caverna, rio, cabana e o terreno que será grama baixa, grama alta e caminhos de terra nas entradas. É melhor fazer mais entradas para não ficar simples, como um boss, um baú, vila...

Sobre a cabana, deixei o local com mais terra, porque é um local que as pessoas pisam como os caminhos feitos por cavalos com pouca grama e com água, para pescar ou nadar. Agora o rio, fiz a apenas para indicar onde será, ainda colocarei uma suposta entrada para uma caverna no espaço vazio, centro-superior.

Porque essas brechas na grama alta? Para fazer o jogador pensar em qual caminho escolher e determinar onde ficará as árvores, porque as vezes temos que dar opções para ele escolher se levara para um lugar sem nada, com baú ou com a saída.

Paredes A4

Agora vem a parte da pequena entrada para a caverna e o tile de floresta fechada que são do TileA4 do Exterior.


Repare que usei o tile de floresta fechada por cima da grama alta, depois coloquei a grama alta em volta dela e da montanha usando o shift. Aproveitando o shift usei com água por trás da árvore, porque aquelas bordinhas é estranha. Além disso, eu fiz alguns reparos no mapa para os caminhos serem certinhos e não problema de falta de espaço.

Hora de Copiar!

Depois que terminar o uso do shift com a grama alta, agora é "hora de copiar!", vamos copiar os tiles usando a outra função do shift, explicado anteriormente.


Primeiro, vamos fazer a outra entrada da caverna, crie um novo mapa ou deixei um espaço para copiar, faça variações para usar por cima do que já foi usado, pode ser cansativo, mas o resultado final vale a pena.

Aproveitando vou colocar uma parte de terra e grama copiando também, outra coisa é copiar as bordas do rio com a grama para colocar por trás do tile árvore fechada. Para finalizar a parte de terreno, eu vou usar o tile de água mais escura, para dar impressão de profundidade no rio.


Detalhes e Mais Detalhes...

Agora vamos aos objetos do mapa, mas antes vou dizer algumas coisas que deve evitar:

- Não coloque objetos iguais um do lado do outro como pedras, buracos, flores e matinhos dependendo do que será proposto no seu mapa, como um jardim ou mina que não tem problema.
- Use objetos de acordo com o terreno, você não vai usar um cogumelo, mato e árvore secos em terreno de grama.
- Eu prefiro evitar colocar cores iguais perto uma das outras como as flores, eu coloco por exemplo, amarelo, vermelho, branco, amarelo... Isso é opcional.

Entradas Para Caverna

Como deixei um espaço maior e por preferência eu usei essa ponte maior encontrada no TileA Exterior e lembre de usar o shift para não atrapalhar o terreno transformando em grama por baixo.
Use na entrada varias posições com árvores, matos de parede com terreno de grama alto, galhos secos em locais com pouca grama alta, cores das flores longe umas das outras...


Na suposta entrada, vamos usar os mesmo métodos que citei acima. Além disso, eu coloquei uma escada para uma parte de baixo, onde pode ficar um baú, NPC's...


Tenda

Coloque a tenda em um local que tem terra e grama ao lado e coloque outros objetos como troncos cortados, balde com água, lugar para fogueira que fique por cima da terra... Verá que a parte de cima da tenda está apagada pelos objetos, mas não se preocupe, só usar eventos para substituir. E use o que falei sobre o anterior, a entrada.


Geral/Eventos

Os detalhes que citei nos anteriores, pode usar no restante do seu mapa. Agora sobre o rio, use as plantas aquáticas e outros objetos que são por eventos para dar variação ao seu mapa, deixar ele rico em detalhes.
Não esqueça dos eventos, use alguns tiles que não foram possíveis de colocar como eventos, o resto da tenda, pedras com água, baús, fumaça por cima da fugueira e outros que você quiser.


Agradecimentos

Eu gostaria de agradecer a você que está lendo esse tutorial e acompanhou até o fim. A comunidade Centro RPG Maker e Enterbrain, por criar o RPG Maker VX/Ace.

2010 ~ 2016 / 2024

Muito bom o tutorial e o resultado do mapa. Explicou bem e abordou vários aspectos, se não todos, do mapeamento. Parabéns, eu recomendo!

Viva a lenda!



 Se teve esse efeito, então eu fico feliz em saber que deu certo. E o bom que essas "técnicas" podem ser usadas em qualquer tipo de material diferente do RTP.

2010 ~ 2016 / 2024

10/07/2013 às 22:48 #3 Última edição: 10/07/2013 às 22:52 por Ceodore
Parabéns pelo tutorial  :rainbow:
Tem boas técnicas envolvidas, essas dicas vão bem além dos tilesets do RTP... podem servir de inspiração pa qualquer tileset de floresta.
Agora que li os outros posts, acabei repetindo o que já foi falado, lol
Pra não deixar como flood, digo que só faltou dar a dica de pincelar as sombras, sempre na mesma direção e na altura certa.  :ok:

11/07/2013 às 07:40 #4 Última edição: 11/07/2013 às 07:42 por Storm™
Opa que tutorial mais glorioso, achei muito legal e ainda estou lendo...
Pelo visto o único maker que creio que manjo dos paranaue e o designer
Enfim, já falei de mais, + 1 ouro.
Obrigado por ajudar com a comunidade

22/01/2014 às 11:43 #5 Última edição: 22/01/2014 às 11:51 por Vash
 Não tinha visto os comentários, peço desculpas, só vi quando fui ajeitar o tutorial por causa dos links do Photobucket que demoram a levar para a página da imagem e são lentos para mostrar a imagem ao todo.

@Ceodore
Obrigado. =D
Sim, acabei esquecendo dessa parte, no próximo tutorial eu não vou esquecer.

@Storm
Obrigado, mas ainda tem muita coisa que posso ensinar e aprender, faz um tempo que fiz o tutorial, então o jeito que faço mapas mudou um pouco.

2010 ~ 2016 / 2024