O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Tutorial] Chega de Word, aprenda como escrever histórias

Iniciado por K-ae, 29/04/2013 às 01:19

Introdução

Sabemos que vontade não falta, mas na hora de abrir o word as idéias simplesmente não fluem, ou parecem sempre muito escassas, eu por exemplo até hoje nunca terminei um roteiro que tenha começado a escrever pelo word, começo a redigir e vou desanimando e desanimando, e quando vejo o quanto escrevi parece que não tem exatamente nada, é estranho mais é explicável, eu simplesmente não me sinto confortável em ficar escrevendo algo no Word, então eu corro para o msn. É, parece loucura, mas não tenho lugar melhor para redigir uma história ou roteiro que não seja contando-o a alguém, mesmo que este alguém não esteja entendendo o que eu esteja contando e muito menos dando dicas para o roteiro, mas eu simplesmente gosto de "Escrever Contando", então primeiramente eu gostaria que você fize-se o mesmo, perceba qual é o lugar e a forma que você se sente mais a vontade e comece a escrever.

Escolhendo o Tema

Escolha algo que você se interesse, se são sobre cavaleiros por exemplo, escreva "cavaleiros" no google e veja no que dá, comigo apareceram três principais: Cavaleiros do Zodíaco, Cavaleiros do Forró e Templários. As duas primeiras opções não me atrairam muito, então eu fiquei com os templários, que apesar de eu não ser religioso, mas sempre surgem histórias interessantes de pessoas que usam a religião para usar espadas e derramar sangue. Então vamos lá, wikipédia e um site do gênero, leia um pouco sobre o assunto e comece sua história.

O Núcleo da História

  Procure entre o que você leu em sites do gênero, palavras chaves, palavras que representem o tema que você está propondo, por exemplo, quando entrei no site sobre templários eu encontrei algumas: "Dogmas, honestidade, atitude, destino" e daí você já vai tirando uma base para sua história. Essa prática lhe dará uma ampla visão do que será abordado, ainda lhe permitindo uma infinidade de caminhos para seu roteiro, esta base servirá de inspiração para desenvolver o resto do roteiro.

Mãos a Massa

Agora que já tem uma base pode facilmente começar seu roteiro, use a criatividade, leia histórias sobre o assunto e elabore um mundo, como um template para a história, uma boa dica é desenvolver a história em torno de uma organização ou alguma sociedade, digamos por exemplo que o roteiro ao invés de templários é sobre bruxas, você poderia então pensar em uma sociedade secreta de bruxas em uma cidade, Veneza. Lembre-se, oque move uma história são os conflitos, invente então uma oposição a esta sociedade, uma milícia de caçadores de bruxas de Veneza, agora já tens dois caminhos e um conflito, pode daqui escolher se seu roteiro falará sobre um caçador ou sobre uma bruxa, ou quem sabe até sobre os dois, como por exemplo uma bruxa que se apaixona por um caçador e foge com ele para uma nova cidade, seja lá oque passe pela sua cabecinha, você pode contextualisar e bolar inúmeros conflitos para a sua trama, basta um pouco de criatividade.

Modelando o seu texto

Você já tem uma história, agora ira contá-la, a palavra chave aqui é dramatização, dramatize em torno dos fatos já criados, comece comentando sobre o mundo de que criou, em uma história sobre vampíros você pode explicar como eram os fatos nesta época e as relações, introduza aos poucos suas personagens na história, provavelmente a esta altura não terá grandes dificuldades em pesquisar sobre o assunto pois este já deve ser de grande interesse para você, então continue pesquisando inclua elementos na sua narrativa, comece a contar os fatos fundamentando no que acontecia na realidade em um mundo um tanto parecido com este, em um conto sobre vampíros, podería usar como base as caçadas as bruxas que ocorreram de verdade entre os séculos XVI e XVIII, apenas adapte a sua história, e com isso conte como as organizações que criou influenciam neste mundo, e, mais tarde, a influência de suas personagens sobre este mundo.

Esculpindo os Personagens

O maior teatro do mundo não seria nada sem os atores, seus personagens são os atores de sua trama, quanto melhor os atores melhor será o conto, dê vida a seus personagens, tanto protagonistas quanto coadjuvantes, crie uma história e dê a eles uma personalidade forte, adicione a isto valores e carácter, crie os contras, recheie seus personagens a ponto deles criarem vida própria, a ponto que elas contem a história a você, digam o que fariam em determinados momentos na história, deixe todo o trabalho nas costas de seus personagens, seja o redator e deixe que seus personagens se expressem, tomem vida e deixe que elas definam os fatos como se fossem pessoas reais, crie vida, faça mágica. Os melhores escritores conversam, interagem, fazem amor com suas criações, e estas lhes agraciam com o melhor dos orgasmos, a mais rica e bela história.
Gift: Elyven

A Internet está para as Gravadoras, como a Televisão esteve para o Rádio.
Abaixo ao Copyright, os avanços tecnológicos não devem ser restringidos pelo interesse lucrativo de alguns.
As novas tecnologias não podem ser barradas, em favorecimento de uma indústria ultrapassada.

Respondendo ao último parágrafo: Todo bom escritor deve ter múltiplas personalidades. É engraçado como para alguns personagens você quase lhe interpreta fora do texto, e para outros você mal consegue deixar uma sombra de sua personalidade aparecer na história. E devo concordar que também sou inutilizado quando tento escrever no computador, ou ao lado do computador, ou quando ele está ligado do outro lado da casa.

No geral o tutorial foi e será útil para escritores amadores e até alguns mais acostumados. Acho que poderia ter dado algum foco a mais na questão de ter uma ideia sobre como será seu mundo, por exemplo, se existe uma organização de bruxas, onde ela está, onde possui aliados, onde estão bruxas não pertencentes à organização. Coisas simples que ajudam a conectar tudo enquanto escreve.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

29/04/2013 às 09:39 #2 Última edição: 29/04/2013 às 09:41 por Elyven
Ficou bom, porém resumido. Portanto suas dicas fará muitos novatos a caírem no "buraco negro" dos clichês.  E um tuto que aborda um assunto "importante" é bem muito complexo. Adorei a parte das bruxas, ainda mais que uma se apaixona pelo caçador. kkkk Sei que foi exemplo, mas que exemplo clichê. kkk  Mesmo assim, dicas importantes já foram faladas no seu tuto, o que dá margem para criar algo razoavelmente bom. Ninguém precisa ser profissional na área, caso seja; que diabos! Vai publicar seus livros!  É onde que vejo mutias pessoas com medo de postar seus trabalhos, porque acha que precisa ser minimalista e grandiosamente profissional para postar um texto ou um roteiro. Somos amadores orgulhosos.  ^^

Bem clichê mesmo meu exemplo, kkk. Mas veja bem, novatos caírem em clichê é inevitável, eu poderia escrever o melhor tutorial do mundo e os novatos ainda escreveríam as mesmas histórias batidas de sempre, e sinceramente não vejo problemas nisso. A beleza de uma história não tem haver com a quantidade ou intensidade que os clichês são apresentados nela, a beleza está na forma como a história é contada, é isso que cativa o leitor (no caso, jogador). Foi justamente nesse ponto que eu foquei no tutorial, não importando o número de clichês, desde que a história fosse rica e envolvente.
Gift: Elyven

A Internet está para as Gravadoras, como a Televisão esteve para o Rádio.
Abaixo ao Copyright, os avanços tecnológicos não devem ser restringidos pelo interesse lucrativo de alguns.
As novas tecnologias não podem ser barradas, em favorecimento de uma indústria ultrapassada.

Acredito que uma historia bem contada pode funcionar mesmo com clichês. Realmente é um bom tutorial e funciona até para os veteranos de guerra da escrita que encontramos por ai.

Destaque para este parágrafo:
Citação de: K-ae online 29/04/2013 às 01:19
Esculpindo os Personagens

O maior teatro do mundo não seria nada sem os atores, seus personagens são os atores de sua trama, quanto melhor os atores melhor será o conto, dê vida a seus personagens, tanto protagonistas quanto coadjuvantes, crie uma história e dê a eles uma personalidade forte, adicione a isto valores e carácter, crie os contras, recheie seus personagens a ponto deles criarem vida própria, a ponto que elas contem a história a você, digam o que fariam em determinados momentos na história, deixe todo o trabalho nas costas de seus personagens, seja o redator e deixe que seus personagens se expressem, tomem vida e deixe que elas definam os fatos como se fossem pessoas reais, crie vida, faça mágica. Os melhores escritores conversam, interagem, fazem amor com suas criações, e estas lhes agraciam com o melhor dos orgasmos, a mais rica e bela história.
Aqui o ponto central que pode deixar um enredo muito mais interessante. Acho que a galera é um pouco negligente no quesito personagens e pelo que pude notar nos jogos feitos no RM que joguei, os que me prenderam até o final, não foram os com melhores gráficos, nem com o melhor sistema de batalha, os melhores foram aqueles que apresentaram seus personagens de forma mais carismática possível e consequentemente, tiveram um desenvolvimento na trama bem mais interessante.

Então, se quiserem ter uma vantagem sobre os jogos da "concorrência", trabalhar em cima da historia e principalmente em seus personagens, já pode ser um bom começo.

Enfim, mais um ótimo tutorial, jovem K-ae.




  Eu já postei esse "Tutorial", tirei de um tópico lá na DM, criação do usuário Enry.  Você é o Enry ou Draco?

Sou o Enry, de Kayo Henrique.
Mantenha esse que postei pois dei uma revisada nele, até mais Lobo (GoGo Vampires!!)
Gift: Elyven

A Internet está para as Gravadoras, como a Televisão esteve para o Rádio.
Abaixo ao Copyright, os avanços tecnológicos não devem ser restringidos pelo interesse lucrativo de alguns.
As novas tecnologias não podem ser barradas, em favorecimento de uma indústria ultrapassada.

Obrigado por esse tutorial, vou guardá-lo nos favoritos e lê-lo (ou seja lá como se escreve) sempre que precisar. Um ótimo tutorial, cara! =)