O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Métodos para Criar\Evoluir Personagens

Iniciado por Marie Claire, 06/07/2016 às 23:49

Intro

Eu gostaria de ressaltar de que não sou nenhuma profissional, muito menos o que eu disser é lei. De fato esses métodos não são todos meus, mas eu acho interessante repassá-los aqui e discutir um pouco a respeito disso.

Lembrando mais um vez, não existe fórmula mágica para escrever, você vai ter que escrever, escrever, escrever e escrever se quiser aprender a escrever, parece sem nexo, mas é a mais pura verdade.


Método do Segredo
Spoiler

Você tem um personagem, ele já tem a história definida desde os ancestrais até o que ele comeu no café da manhã de hoje, você sabe o seu signo, cor preferida, timbre da voz, fraquezas e pontos fortes.

Mas, porque ele não parece real? O que falta? Uma vez eu li uma frase que dizia algo como: "um personagem se torna tão real, que ele esconde segredos até do seu próprio autor"

Parece soar oposto ao que alguém criando um personagem necessita, não é? Você quer saber a respeito de tudo, mas o ponto que quero fazer é, não force características nele. Não defina sua cor favorita, se ele assobia enquanto arruma as coisas, se gosta de comer manga com mostarda, deixe isso chegar até você.

Soa meio como conversa espiritual, mas é verdade, deixe o personagem lhe contar o segredos, imagine cenas no dia-a-dia, imagine escolhas, imagine mudanças, mas não assuma que você saiba algo sobre ele, deixe que o personagem lhe conte, ao seu próprio tempo.

Lembre-se, você está criando um personagem, não tentando enfiá-lo numa caixa.
[close]

Método do Geodo


Spoiler
Se você quer saber do que uma pessoa é feita, você vai ter quebrar ela.

Esse método é brutal. Se você ama seu personagem você não vai gostar desse método.

Talvez não se encaixe na sua história tragédias extremas, mas se você quer realmente conhecer o seu personagem, saber se ele realmente é honroso, leal ou talvez na verdade mau, você vai ter que tirar o que ele mais ama, vai ter destruir tudo que ele conta como certo e triturar qualquer possibilidade de esperança.

Se você acha que seu personagem chegou no fundo do poço, jogue uma pá na cabeça dele e avise:
"O buraco é mais embaixo".

No final, você vai ter uma pessoa esfolada e mentalmente destruída, mas hey, pelo menos você sabe do que ele é feito.
[close]


Método do Jardim

Spoiler
Esse método na realidade conta com personagens mais prontos, mas caso você está em dúvida em qual usar para alguma história ou jogo, também ajuda a treinar um pouco o lado mais de roteiro na hora de escrever. (Lembrando que você é deus aqui e pode ir e voltar o quanto quiser.)

Coloque seus personagens numa situação, de preferência todos juntos, mas se quiser deixar alguns e localidade diferentes tudo bem. Deixe passar alguns anos (dias para nós).

Agora responda: o que aconteceu? como estão os personagens agora? algum deles morreu? dois deles talvez casaram e tiveram uma criança juntos? E a pergunta mais importante:

De qual você gosta mais?

Pronto, ai está, a flor mais bonita do jardim, e por acaso perfeita para a sua história.
[close]


Método do Sacrifício
Spoiler

Essa eu aprendi com Agatha Christie. Você vai precisar de um ser humano real para utilizar esse método.

Não ninguém vai ser morto, pelo menos, não de verdade. Não há uma hora certa, prazo ou preparação, quando você ver o ser humano em questão, o sacrifício irá acontecer.

Em termos menos sinistros e mais explicados, é: escreva um personagem baseado em uma pessoa real. Não se aproxime dessa pessoa, não faça perguntas. Apenas comece a imaginar como é sua vida, por que seu cabelo é azul, o que há dentro de sua bolsa, de quem ela ganhou.

Essa pessoa real está morta. Seu personagem nasceu.
[close]


Método do Cliche

Spoiler
Você acabou de criar o herói, ele é bondoso, paciente e ajudou uma velhinha a atravessar a rua hoje mesmo. Que lindo.

Agora me diga o que ele faria se fosse vilão.

Arquétipos servem para definir melhor os personagens inicialmente, porque então não tentar "encaixar" os seus personagens em todos, ver onde eles não se encaixam, ou quão diferente agiriam sem deixar de ser eles mesmo. A verdade é que você vai encontrar o que motiva o seu personagem com muito mais facilidade, no fundo, no fundo, ele não vai mudar.

O vilão de alguém também acha que ele é o herói da próprio história.
[close]

Lembrando mais uma vez, isso não são guias restritos, apenas exercícios para lhe ajudar a criar e entender seus personagens melhor, você não precisa seguir ao pé da letra, ou mesmo se não gostou de nenhum método, não há necessidade de fazê-los.

Há muitos tutoriais onlines, e dicas, mas acho que essa compilação de métodos tanto questiona teoria, como também propõe uma tática mais "mão na massa".

Eu espero ter sido de ajuda, mais uma vez, eu estou postando feito louca aqui mas é porque não sei quanto tempo ainda tenho online.

Adorei as dicas. A primeira me lembrou de um projeto que eu tinha pensado: o personagem e o jogador seriam pessoas diferentes a ponto do personagem enganar o jogador, escondendo segredos dele.

Quando estou trabalhando no roteiro fico fazendo perguntas para mim mesma e anotando as possíveis soluções até encontrar a que se encaixa melhor. Enfim, gostei bastante da aula. Continue postando sim! :ok:
     

Wow, gostei muito dessa, hein?
Continua postando, vou adorar ler :D
Ah, eu acho que fica melhor sem os Spoilers, eles dão um aspecto poluído ao tópico, tente retirar eles para ver como fica.
Eu adoro o método do Geodo, mas às vezes dá um aperto no kokoro! Ele usa o clímax de forma radical e ferra com tudo, é pra pessoas de sangue frio.
-Abraços do Manec, até*

Citação de: Ahiane online 07/07/2016 às 00:53
Adorei as dicas. A primeira me lembrou de um projeto que eu tinha pensado: o personagem e o jogador seriam pessoas diferentes a ponto do personagem enganar o jogador, escondendo segredos dele.

Quando estou trabalhando no roteiro fico fazendo perguntas para mim mesma e anotando as possíveis soluções até encontrar a que se encaixa melhor. Enfim, gostei bastante da aula. Continue postando sim! :ok:

O personagem guardando segredos do jogador?  :o__o:  esse jogo soa muito legal, você já públicou ele?

É cada pessoa tem um método, eu deixo eles mais feitos uns bicho sabe, pego uma cena e deixou rolar na cabeça, as vezes fica sem sentido, ás vezes sai algo legal.  :O=O:

Citação de: ManecBR3 online 07/07/2016 às 08:13
Wow, gostei muito dessa, hein?
Continua postando, vou adorar ler :D
Ah, eu acho que fica melhor sem os Spoilers, eles dão um aspecto poluído ao tópico, tente retirar eles para ver como fica.
Eu adoro o método do Geodo, mas às vezes dá um aperto no kokoro! Ele usa o clímax de forma radical e ferra com tudo, é pra pessoas de sangue frio.
-Abraços do Manec, até*

Que legal que gostou  :wow:  , pois é e usei os spoilers pra não ficar compridão, mas se fica melhor sem.

Eu acho que os pontos do métodos é só exercícios, eu pelo menos, não acho necessário incorporá-lo nas histórias, a não ser que você quer que o público\jogador também saiba dessas coisas, mas enfim, pode ajudar no block com a história também, mas se você é fã de final feliz tem sempre o deus ex machina.  :rainbow:

[user]Marie Claire[/user] Ainda não. "Guardei na gaveta" para poder continuar meu projeto principal. Mas pretendo algum dia continuar com ele sim. :XD:
     

Saudações!

Mais uma aula muito interessante! Parabéns novamente!

Citar
O vilão de alguém também acha que ele é o herói da própria história.

Gostei muito dessa parte.

Novamente, meus parabéns!

Até mais!
Canal YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCYZbBHdVs1zKPJi-epNZB-w

Visitem também minha idéia de jogo (A Jornada): http://centrorpg.com/index.php?topic=14189.0

E...gostaria de ter um review do seu jogo/projeto? Veja como em: http://centrorpg.com/index.php?topic=14491.0

Citação de: Ahiane online 07/07/2016 às 13:38
[user]Marie Claire[/user] Ainda não. "Guardei na gaveta" para poder continuar meu projeto principal. Mas pretendo algum dia continuar com ele sim. :XD:

Eu realmente quero ver esse jogo, soa muito interessante.  :*-*:


Citação de: Romeo Charlie Lima online 07/07/2016 às 21:39
Saudações!

Mais uma aula muito interessante! Parabéns novamente!

Citar
O vilão de alguém também acha que ele é o herói da própria história.

Gostei muito dessa parte.


Novamente, meus parabéns!

Até mais!


Obrigado Romeo, sempre fico feliz quando posso ajudar  :XD: