O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

A Importância do Tempo(Weather) na Sua História

Iniciado por Marie Claire, 07/07/2016 às 14:31

Intro

Bom, já que a internet caiu umas três vezes antes de eu conseguir responder o post anterior, achei melhor postar só letras aqui, ainda tenho uns tilesets para postar mas pelo visto não vai upar.

No post anterior eu expliquei alguns métodos, que não são necessariamente regras, mas apenas exercícios para ajudar a conhecer os seu personagem melhor.

Aqui nós vamos estudar um aspecto bem diferente. Vamos um pouco mais acima do nível individual, vamos para aquela coisa que encompassa todos, mesmo aqueles que tentam fugir usando as vantagens da tecnologia

O tempo, mais específicamente, o tempo-clima.

O Tempo-Clima

Ele corria atravessando a torrencial que caia sobre a cidade, seus pés nem parecia alcançar os asfalto tão grossa a cortina de água que cobria as ruas. Ele resvalou um pouco antes de chegar porta, se salvando de cair no último instante, a pressa e o susto fazia suas mãos geladas tremeram, ele mal conseguia segurar a maçaneta encharcada para abrir a sua porta.

Ignorando minha in-prompt história mal-escrita, eu quero que você foque em como o elemento da chuva alterou drasticamente fatores como:


  • Sequência de fatos
  • Nível de urgência na cena
  • O limite de visão

Isso é apenas um exemplo mais prático, pois vamos revisar fundamentalmente o que aconteceu aqui:


Tom da Cena

Imagine essa cena novamente, mas agora está um dia ensolarado, lindo. Não ficou com o mesmo nível de urgência. não é mesmo? Apesar de ele estar correndo, a chuva, torrencial na verdade, uma chuva mais forte mas com pingos mais finos e uma intensidade maior, é o que adiciona uma camada de urgência que apenas a explicação da situação poderia adicionar. Não só isso, a sensação de movimento que imaginar uma chuva causa, já também dá tom, algo vai acontecer aqui ou já está acontecendo.

O que acontece é, a maioria das pessoas não gosta de chuva. Chuva é também referida como, tempo ruim, mesmo as mais inocentes e fininhas. Na vida real, uma chuva raramente procede um fato importante, mas em filmes e histórias ela é utilizada como fundo de cenas emocionais, cenas "pesadas",  talvez não necessariamente tristes, mas você é obrigado a refletir a respeito disso, enquanto que chuvas mais rápidas e perigosas são usadas em cenas de perseguição, ou embates que mais uma vez, possuem uma carga emocional maior.

Eu estou falando, de chuva, chuva, mas é que eu sou umas que gosta da chuva, mas vamos voltar ao ponto, o tempo-clima pode interferir muito no humor da sua cena. Não há a necessidade de chamar um pôr-do-sol romântico, apenas desenhe suas cores, rosa, dourado e lilás, explique como a brisa está balançado suavemente o cabelo de sua personagem.

Não utilizei a palavra romântico ou romance, mas certamente um assassinato não vai acontecer nessa cena.

Ou talvez sim  :'0':

A utilização do tempo-clima pode lhe ajudar a definir um cenário, e honestamente, se você quer continuar com esse cenário ou então enganar ou leitor é com você, mas utilizar plot twist dessa forma pode tirar o peso do clima na sua narrativa. Use com sabedoria, você pode estar condicionando alguém a esperar surpresas.


Elementos do Clima

Enquanto que o clima pode influenciar o tom da cena, ele também pode ajudar com elementos mais práticos. Aquela dificuldade adicional pode ser adquirida com uma tempestade. Seu personagem precisa revelar uma tatuagem? Esquente o clima, ele irá tirar a blusa se não tiver problemas com seu corpo. Precisa de mais suspense para aquela escotilha no chão? Deixe o sol a pino, ninguém vai conseguir botar a mão nua naquele ferro escaldante.

Há muitas formas de definir o tom e mudar os elementos na história, o clima é um deles, mas ele não só encompassa muitas pessoas e objetos, ele tem de fazer sentido. Não pode haver muita chuva seguidamente num lugar é que predominantemente deserto, o sol está sempre brilhando naquele lugar com plantas verdes e maciças. Há a necessidade de uma coerência, ou talvez por exceção, esse sejam atuais fatores da sua história, nesse caso desconsidere.


Considerações Finais

Isso ficou bem longo, mais enfim, o que digo aqui não precisa ser levado muito a sério, a proposta que eu trago é analisar elementos da narrativa que podem ser esquecidos ou não muito bem entendidos. Eu espero que o que eu tenha explicado tenha feito sentido e ajudado. Qualquer dúvida ou crítica, eu estou sempre disposta a ouvir, se eu não lhe responder, é porque minha internet se foi de vez.

Tenham um bom dois dias antes do fim-de-semana  :clown:


Gostei da aula! O clima realmente é muito importante em um jogo, tanto para a narrativa como para o mapeamento, e precisa ser pensado e usado com sabedoria. Muito bom lembrar as pessoas disso. :XD:
     

Citação de: Ahiane online 07/07/2016 às 16:44
Gostei da aula! O clima realmente é muito importante em um jogo, tanto para a narrativa como para o mapeamento, e precisa ser pensado e usado com sabedoria. Muito bom lembrar as pessoas disso. :XD:

Que bom que gostou  :*-*: , eu queria ir mais a fundo e colocar umas imagens de exemplo, mas ai o post ia ficar gigante  :o:

Saudações!

Pontos de fato muito interessantes! Parabéns pelo texto!

Até mais!
Canal YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCYZbBHdVs1zKPJi-epNZB-w

Visitem também minha idéia de jogo (A Jornada): http://centrorpg.com/index.php?topic=14189.0

E...gostaria de ter um review do seu jogo/projeto? Veja como em: http://centrorpg.com/index.php?topic=14491.0