O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Não desista! - Dicas para continuar seu projeto

Iniciado por Ahiane, 08/07/2016 às 11:34

Não Desista!
Dicas para continuar seu projeto

:linha2:


    Você tem uma ideia incrível para um jogo de RPG, começa a escrever sobre ela, a estruturar o roteiro, vai no fórum e divulga para todos, abre o RPG Maker e começa a concretizar o seu sonho, e então desanima e desiste. Como evitar o desânimo diante das dificuldades de se criar um jogo e manter o foco e a empolgação que se tinha no início? Aqui vão algumas dicas para ajudá-lo a não desistir:


1. Crie metas: se possível até com prazos, pois assim você cria um compromisso consigo mesmo e se sente mais motivado a continuar em frente. Mesmo não cumprindo a meta no prazo estipulado, o que mais importa é você conseguir cumprir.

2. Confie em si mesmo: um dos motivos principais da desistência é a baixa autoestima e pode aparecer quando nos deparamos com uma situação que não conseguimos resolver ou melhorar. O segredo aqui é acreditar que você é capaz e sempre continuar tentando.

3. Saiba das dificuldades: lembre-se que fazer um jogo é um processo longo e trabalhoso. Veja quais são os problemas que você terá que superar, onde você tem mais dificuldade e encare tudo isso como desafios que o farão mais habilidoso. Além disso, estar consciente dos problemas te deixa mais preparado para eles. 

4. Crie uma rotina: um outro motivo de desistência é a falta de tempo. Uma vez ao dia ou durante a semana guarde um horário para trabalhar em seu jogo, nem que seja apenas escrevendo suas ideias.

5. Continue persistindo: se uma meta está muito difícil de ser cumprida e isso está te frustrando, deixe essa meta um pouco de lado e vai trabalhando em outras coisas. Nessas horas procure fazer o que te dá mais confiança e que você já tenha mais domínio para assim levantar sua autoestima.

6. Procure ajuda: quando você não consegue de jeito nenhum resolver um problema procure por tutoriais, vídeo aulas ou aqui no fórum.  Lembre-se que você não está sozinho e que muitos passaram pelas mesmas dificuldades que você.


    Estas foram algumas dicas simples que me fizeram retornar com meu projeto e que podem te ajudar também. O que te desanima durante a criação de um jogo? Como você supera esse problema? Comente e compartilhe suas experiências. :XD:
     

Realmente, esse tipo de coisa é necessário, até deixa a criação mais divertida, como um jogo com quests de tempo.
Tem muita gente que não sabe como perpetuar seus projetos, e essas dicas podem ajudar muito. Obrigado por postar.
-Abraços do Manec, até*

Ótimo texto Ahiane. Apesar de curto, é bem motivacional e acredito que ajudará bastante gente, afinal desistir é praticamente uma fase que qualquer maker passa, independente de seu querer ou não.
Obrigado por dispor.


Muito legal Ahiane, são coisas fundamentais que acabamos por esquecer no meio do caminho. Só uma coisa que queria adicionar, que é importante para pessoas que nem eu, você não precisa criar uma meta longa, ou demorada, você pode quebrar metas em tarefas pequenas, e ir sei lá, botando uma estrelinha, ou 100% no final. É o estado real do projeto(aquela pequena parte está concluída) e também dá uma sensação de produtividade e satisfação enorme.

Muito legal mesmo, só de ler o post eu já me senti mais animada  :wow:

[user]ManecBR3[/user] Fico feliz em ajudar. E realmente, eu uso essas metas e fico muito feliz só de marcar "Concluído" quando consigo cumprir alguma. hahaha :*-*:

[user]Skyloftian[/user] Que bom que gostou! Como foi um problema pelo qual eu passei, imaginei que isso também acontecia com mais pessoas.

[user]Marie Claire[/user] Eu uso as metas desse jeito também hahah Assim parece que estamos tendo resultados mais rápidos. Fico feliz que você tenha ficado mais animada. :XD:
     

Gostei, temos ai várias dicas valiosas e importantes que trazem conhecimentos e estruturas importantes para qualquer desenvolvedor conseguir se ajustar e criar o seu game.

Ótima matéria!  :XD:

[user]Ven[/user] Obrigada pelo comentário! Fico feliz que tenha gostado. :ok:

Spoiler
Esqueci de responder seu comentário antes. :facepalm:
[close]
     

Saudações!

Dicas muito importantes e um ótimo texto!

Parabéns!

Até mais!
Canal YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCYZbBHdVs1zKPJi-epNZB-w

Visitem também minha idéia de jogo (A Jornada): http://centrorpg.com/index.php?topic=14189.0

E...gostaria de ter um review do seu jogo/projeto? Veja como em: http://centrorpg.com/index.php?topic=14491.0

[user]Romeo Charlie Lima[/user] Obrigada! Que bom que achou elas importantes! :XD: