O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sobre o Movimento Passe Livre

Iniciado por O Estranho, 20/01/2016 às 04:28


(Fonte da imagem: http://www.mpl.org.br/)

SOBRE O MOVIMENTO.
O Movimento Passe Livre (MPL) é um movimento social autônomo, apartidário, horizontal e independente, que luta por um transporte público de verdade, gratuito para o conjunto da população e fora da iniciativa privada.

O MPL é um grupo de pessoas comuns que se juntam há quase uma década para discutir e lutar por outro projeto de transporte para a cidade. Estamos presentes em várias cidades do Brasil e lutamos pela democratização efetiva do acesso ao espaço urbano e seus serviços a partir da Tarifa Zero!

O MPL foi batizado na Plenária Nacional pelo Passe Livre, em janeiro de 2005, em Porto Alegre. mas antes disso, há seis anos, já existia a Campanha pelo Passe Livre em Florianópolis. Fatos históricos importantes na origem e na atuação do MPL são a Revolta do Buzu (Salvador, 2003) e as Revoltas da Catraca (Florianópolis, 2004 e 2005).

Em 2006 o MPL realizou seu 3º Encontro Nacional, com a participação de mais de 10 cidades brasileiras, na Escola Nacional Florestan Fernandes, do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

Em 2013, impulsionado pela revogação do aumento em mais de 100 cidades, ocorreu o 4º Encontro Nacional.

Fonte: http://www.mpl.org.br/

SUAS BANDEIRAS.
A principal bandeira do MPL é a Tarifa Zero, ou seja, a garantia do direito de ir e vir de toda a população nas cidades. E a partir desse direito, a democratização da saúde e da educação de qualidade. O movimento defende que a tarifa zero seja executada através de um Fundo de Transporte, com os recursos sendo arrecadados em escala progressiva; dessa forma, aqueles que possuem melhor condição financeira pagaria uma taxa mais elevada, em contrapartida, quem tem menor condição, ou ainda, não possua condição alguma, pagaria menos, ou nada. Como direito fundamental, o transporte público deve permanecer nas mãos dos trabalhadores, ou seja, fora da iniciativa privada. Devido a isso, o movimento prega a expropriação do transporte coletivo sem indenização.
Em última instância, o movimento defende que a tarifa zero seja um instrumento inicial do debate por uma outra sociedade, rechaçando a concepção mercadológica do transporte coletivo público, e apoiando a estatização dos serviços, tendo em vista a garantia, garantida pelo estado, de serviço de qualidade, público e gratuito.


A IMPARCIALIDADE ACABA AQUI!
Sobre a principal bandeira do MPL, a Tarifa Zero. Primeiramente, é preciso esclarecer que não existe almoço grátis. Os motoristas de ônibus e todos os envolvidos nos serviços de transporte coletivo não trabalha de graça, ou seja, alguém vai ter que pagar de uma forma ou de outra. O que o MPL defende não é transporte gratuito, mas sim um transporte pago pelo estado, ou seja por impostos. A diferença é que em vês dos pobres pagarem preços mais altos quando utilizarem transporte coletivo, eles terão que pagar através de impostos, utilizando os serviços ou não.
O MPL prega a expropriação do transporte coletivo, ou seja, a estatização. Basicamente, serviços estatais são ruins. E são ruins porque diferente da inciativa privada, os serviços estatais não buscam o lucro. Dessa forma, sendo os serviços de qualidade ou não, eles terão seus ganhos garantidos através de impostos. Atualmente, na maioria das cidades, os serviços de transporte coletivo se dão através de concessões estatais, ou seja, o estado decide que empresa pode ou não lhe prestar um determinado serviço.
O modelo de concessão é quase tão terrível quanto a própria estatização. Apesar de não serem bancadas por impostos, as empresas que possuem concessão não adquirem um monopólio, ou seja, por pior que o serviço seja, sendo ele o único permitido pelo estado, as pessoas serão obrigadas a utilizá-lo. Qual seria a solução então? A livre concorrência. Hoje na maioria das cidades, você é simplesmente impedido de oferecer transporte coletivo. Se isso fosse possível, as empresas seriam obrigadas a prestar serviços de qualidade, do contrário, as pessoas simplesmente optariam por outras empresas.
Seria ótimo dizer que o MPL nunca tivessem ouvido falar de livre mercado nem nada disso, porém os lideres do movimento têm seus próprios interesses. O MPL não é nada mais que uma ferramenta da esquerda para tirar a atenção aos protestos por impedimento da presidente Dilma, isso fica claro devido a violência apresentada nos protestos, e ainda os protestos ocorrerem em dias de semana. A tarifa zero é uma bandeira de fácil aceitamento popular, afinal quem não gostaria de andar de ônibus "de graça", dessa forma uma massa enorme de pessoas se apresentaram nos protestos.


Bom, gostaria de saber a opinião de vocês, porém, não se esqueçam de manter o nível, digamos assim - sabe como é, essa é uma questão bem polêmica, e debates assim costumam ser calorosos.
Visitem meu DeviantArt

Se nem aplicativos para carona estão podendo ser usados todo o resto me parece risível quando se fala de transporte público. Eu sinceramente não tenho esperança em movimentos que se dizem apolíticos, no seu cerne ele sempre vai falhar nesse ponto.


O objetivo não é sensato, afinal, se o país tá quebrado, ele não tem condições de pagar o funcionamento das empresas de trabsporte público.
As pessoas envolvidas são na grande maioria um bando de cara de pau pra querer protestar fazendo vandalismo. Ir pra força bruta só mostra o quão bruto e selvagem é o movimento, só perdendo mais ainda a força.
Todos os movimentos a favor do impeachment da presidente foram pacíficos e foram suficientes pra chamar a atenção de quem se queria.
Fora ainda que o aumento do preço era inevitável, está tudo caro, principalmente a Petrobras querendo ajeitar o rombo que fez de 8 bilhoes(lembrando que 2 bilhoes foram soh de roubalheira...) e deixando o preço da gasolina um absurdo.
Our work is never over

Puxa, gostei do tópico, muito bom

Bem, realmente não existe almoço grátis, mas também não existe gente que gosta de jogar dinheiro fora, realmente é uma coisa que me martela a cabeça sempre, se o transporte é público, como raios estão cobrando?

O brasil é o país que mais recolhe impostos no mundo (se não me engano é, se não for está em segundo ou terceiro no máximo) pelo que me lembro o Impostometro (uma ferramenta que contabiliza os tributos arrecadados no Brasil) todo ano em meados de setembro a novembro, bate a incrível cifra dos TRILHÕES de reais, logo não tem lógica um país que arrecada essa quantia não ter verba para investir nos transportes públicos  (na verdade há, chama-se corrupção) ainda mais para as principais cidades do país, São Paulo, por exemplo.

Sou muito mais favorável a um transporte público descente do que avenidas entupidas de carros, o transporte público é prático, rápido, organizado e não polui tanto o ar quanto aquela frota infinita de carros, claro, se levado de maneira competente, creio que essa crise é falta de cobrança, estamos começando agora (antes tarde do que nunca) mas é uma minoria, se o povo brasileiro fosse mais ativo nessas horas e também na hora de votar

(perdendo essa mania idiota de votar só em partido grande e claro, estruturando o sistema político para que a corrida eleitoral seja vantajosa para todos e se possível mudar esse sistema de voto, porque se a própria empresa que faz as urnas tem escândalos de fraldes imagine uma empresa dessas trabalhando com nossos políticos? ...)

com toda certeza mudanças significativas estariam sendo tomadas, tanto por medo da repressão popular quanto medo de perder o tão sonhado cargo no governo e prejudicar o partido.

Seria bom comentar também, privatizar é uma alternativa, mas não vejo com bons olhos ... não sei porque Empresa privada, produto essencial e população carente na mesma frase me dá uma temor estranho...

Até!  :ok:

Citação de: Zalgo online 20/01/2016 às 11:30

O brasil é o país que mais recolhe impostos no mundo (se não me engano é, se não for está em segundo ou terceiro no máximo) pelo que me lembro o Impostometro (uma ferramenta que contabiliza os tributos arrecadados no Brasil) todo ano em meados de setembro a novembro, bate a incrível cifra dos TRILHÕES de reais, logo não tem lógica um país que arrecada essa quantia não ter verba para investir nos transportes públicos  (na verdade há, chama-se corrupção) ainda mais para as principais cidades do país, São Paulo, por exemplo.:


Só uma correção: a gente tá bem longe de ser um dos Top 3 maiores impostos do mundo. O que aconteceu é que estudo apontou o Brasil como o pior país no sentido de pagamento e retorno, ou seja, o imposto só tá sendo suficiente pra financiar portos em países que não nos agrega nada, a manter políticos ricos e pro sistema não entrar em colapso, com exceção do INSS, esse VAi entrar em colapso e não tem nada que a mulher sapiens possa fazer.

Sobre o medo de privatizar, entenda que quando algo deixa de der estatal, ambições do mercado entram em jogo, investimento pesados e planejamentos de crescimento entram em questão, como foi o que aconteceu com a Vale do Rio Doce. Hoje ela ta valendo 1000x mais do que foi vendida na época se me lembro bem. Poxa quer dizer que fizemos errado então? NÃO, quer dizer que o sistema é incapaz de gerenciar aquilo que está além da compreensão dele.

Quer outro exemplo? SUS. Tem gente que vai querer me jogar na fogueira, mas eu queria que o SUS sumisse. Devora os impostos e tudo que eu vejo é hospital lotado e médicos com medo de serem funcionários públicos. Muitos, muitos mesmo, países não existe saúde gratuíta, mas a pegadinha é que aí como o governo nao gerencia a saúde sobraria menos pro Brasil roubar, e no caso os impostos também são menores. Com esse dinheiro que tu deixa de pagar imposto tu paga um plano de saúde. Simples assim, e funciona muito bem, vai ver se tu acha situação precária da saúde na terra do Tio Sam.

Alguns países que estão com impostos altíssimos estão na Europa senão me engano, porque eles tem planos bem ambiciosos de ampliação de terreno, exemplo é os Países Baixos construindo meios pra evitar que a depressão seja inundada pelo oceano e gerar energia, fora ainda que estão construindo em ilhas onde a segurança é garantida no futuro. Enquanto aqui no Brasil empresas privadas compram auditores pra poder executar obras de diques mal feitos que no fim causam tragédias irreparáveis...
Our work is never over

O problema não é pagar, é pagar muito por serviço porcaria. Extremismo nunca é a solução. Pagasse uma mensalidade de uns 50 reais por um bom serviço e ninguém iria reclamar, mas é muito dinheiro roubado, isso que mata o país. O jovem brasileiro precisa começar a se interessar mais por politica e a participar, não só pela internet, mas mais ativamente também - alguém aqui tem amiguinho na escola querendo entrar para a politica? Ou é tudo médico, engenheiro e advogado?xD Eu mesmo nunca conheci ninguém interessado. Enquanto a profissão só atrair bandido, fica dificil mudar qualquer coisa.

Quanto ao SUS, mesma coisa, problema de administração não significa que o programa é ruim. Os EUA e muitos outros países sofrem bastante problemas com esse lance de saúde pública. Inclusive, recentemente foi lançado o ObamaCare, recomendo uma pesquisada no assunto. Os outros países também tem problemas gente!

Citação de: Bebop online 20/01/2016 às 17:12
Quanto ao SUS, mesma coisa, problema de administração não significa que o programa é ruim. Os EUA e muitos outros países sofrem bastante problemas com esse lance de saúde pública. Inclusive, recentemente foi lançado o ObamaCare, recomendo uma pesquisada no assunto. Os outros países também tem problemas gente!

Não disse que era perfeito, mas é que com exceção da china, não conheço um país mais rico que o Brasil que tem o sistema de serviços públicos tão ruim. Cara, mesmo que tenha problemas lá fora, nunca que tu vai ver alguém passar mais de 2 anos na fila da cirurgia. Tem gente que já morreu e depois de 3 anos esperando a fila e aí foi chamado, tu não sabe se ri ou se chora.
Our work is never over

20/01/2016 às 19:09 #7 Última edição: 20/01/2016 às 19:17 por O Estranho
Citação de: Bebop online 20/01/2016 às 17:12
O problema não é pagar, é pagar muito por serviço porcaria. Extremismo nunca é a solução. Pagasse uma mensalidade de uns 50 reais por um bom serviço e ninguém iria reclamar, mas é muito dinheiro roubado, isso que mata o país. O jovem brasileiro precisa começar a se interessar mais por politica e a participar, não só pela internet, mas mais ativamente também - alguém aqui tem amiguinho na escola querendo entrar para a politica? Ou é tudo médico, engenheiro e advogado?xD Eu mesmo nunca conheci ninguém interessado. Enquanto a profissão só atrair bandido, fica dificil mudar qualquer coisa.

Desculpa cara, mas sim, o problema é pagar. Mesmo que o serviço seja de qualidade (o que é impossível, visto que não há incentivo algum para para isso), ainda sim você estaria sendo abrigado a pagar. Os serviços estatais vão sempre ser ruins, enquanto num serviço privado, aonde você pode optar pela melhor opção, as empresas disputariam pelo melhor serviço.
Visitem meu DeviantArt