O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Phantasmagoria [Atualizado 03/4]

Iniciado por Dilacrius, 27/03/2014 às 15:12

27/03/2014 às 15:12 Última edição: 07/04/2014 às 10:45 por King Gerar



Atualizações.


28/3 - Mecânica do Game.
31/3 - Planejamento do Mapa e Sistema de Iluminação.
02/4 - Diagrama de Tempo.
03/4 - Um Pouco mais sobre Recursos.

[box2 class=titlebg title=Resumo]

A historia se passa em torno de Nathaniell, um renomado detetive psíquico que está enjoado de seu trabalho e decide se afastar da sua agencia de detetives, recusando todos os pedidos que lhe eram trazidos por Angelica, uma charmosa ruiva que trabalha junto com ele.
Em um dia Fatídico, recebe uma carta de uma empresa de viagens, onde ele havia ganhado um concurso que levaria-o a uma ilha paradisíaca, ou pelo menos era isso que ele achava.

Gênero: Terror, Comedia e Sobrenatural.
[/box2]
[box2 class=titlebg title=Ideia]
Eu sou novato no RPG Maker, e pelo que vi perambulando pela comunidade, muitos dos novatos optam por criar RPGs de Comedia pela facilidade de produção, muitos até utilizando apenas recursos que vem junto com o Maker, com piadas ridículas, de nível baixo de investimento e nada de profissionalidade.

Eu posso até ser novato no Maker, mas eu não sou um garoto de 13 anos, então decidi escrever meu primeiro texto de comédia para coloca-lo em um jogo.
O Intuito dele é surpreender como jogo de comédia: Utilizarei Panomaps em todas as cenas; existiram pequenas Cutscence feitas para representar diálogos importantes dos personagens, além de a introdução do game, com direito a dublagem; Outro ponto peculiar que eu observei é a falta de Enigmas bem elaborados por parte dos brasileiros, em comparação aos RPGs feitos pelos americanos e japoneses, o que acaba me dando mais grandes ideias.

Por enquanto as Ideias ainda estão no papel, desejo fazer o jogo SOZINHO, mas obviamente aceitarei ajudas em certos aspectos, além de aceitar todas as criticas positivas sobre o projeto.
É mais uma forma de treinar no Maker. O inicio oficial do projeto será no dia 1 de Abril ( Sem Zoeira, Please) e o termino será no ultimo domingo do Més, mesmo o projeto estando pronto ou não. Encerrando independente de como ele está.

[/box2]

[box2 class=titlebg title=Historia]
Spoiler

Queimei um pouco do fumo na tragada.
Estava sentado na cadeira de minha escrivaninha, relaxando enquanto observava os pedestres passavam pela rua despreocupados. Suas vidas estavam livres dos pesares que eram proporcionados aos escolhidos, escolhidos como eu.
O Cheiro adocicado que o tabaco soltava preenchia a sala de recepção da agencia. Não sei por que motivo, mas sempre o frenesi me lembrava a cor rosa.
Sinestesia.
Que infelizmente foi quebrada pelo soar do telefone. Vagamente estendi a mão para atendê-lo, já estava caindo no sono quando o som de uma voz familiar me despertou.
– Agencia de Detetives, o que posso ajudar?
– É a Angelica, tenho um caso para você.
– Angelica, estou de férias.
– Mas é um caso importante, eles pagam bem e necessitam de uma pessoa como você para resolvê-lo.
– Nem que me pagassem com uma ilha, eu preciso descansar, preciso parar, desculpe.
E Desliguei o telefone, voltando ao meu mundo.


*Toc Toc.
Fazia o barulho da porta.
Desbloqueei o acesso pelo controle remoto e a porta se abriu. Era o vigilante do prédio: Um homem negro, alto e engravatado que cuidava da portaria. Seu semblante sempre era serio, frio para não dizer horripilante, com o rosto largo e lábios grandes.
– Chegou uma carta para você, Sr. Nathan.
– Estou recusando todos os pedidos, rasgue a carta e jogue no lixo, por favor. – Me virei de costas, observando novamente minha televisão de pessoas.
– Se eu fosse o senhor, dava uma chance para essa carta – Ele jogou o pequeno envelope vermelho rubro, com um selo charmoso prendendo a abertura. Remetente: Empresa de viagens Katan Airlanes.
O Sorriso veio de ponta a ponta no rosto. É quase a realização de um sonho quando se ganha um concurso em uma loja de roupas, por apenas comprar um conjunto de meias no final de semana.
Fui o escolhido para passar uma semana em uma ilha paradisíaca, afastada de todo tipo de encrenca, enchimento e estresse.
– Aleluia! Isso é maravilhoso não é mesmo!
O Vigia estava saindo do quarto, retirou um pouco de dinheiro do bolso e estava contando, vi a cena e dei uma caixinha também, apesar do bolo dele ser bem grande.
– Sim, é maravilhoso – Disse ele, com um sorriso amarelo no rosto.

Eu e o marinheiro estávamos a deriva na tempestade.
Perdi o controle da situação depois do segundo vôo, talvez a felicidade que eu estava por ter ganhado uma viagem dos sonhos me fez perder a noção do estranho.
O piloto velho, corcunda, caolho e com chapéu de Cowboy me levava por entre a escuridão da noite.
A lancha balançava como se não tivesse fim. Ou melhor, que teria fim para a embarcação. Eu estava sentado em uma cadeira na cabine, junto a dois esfregões de chão, um balde com água, um pano de chão e uma galinha chamada Mariene, a querida do capitão.
– Falta muito para chegarmos a ilha paradisíaca? – Perguntei ao velho.
Ele se limitou a rir com os ombros, depois de algum tempo virou a cabeça e sorriu com a boca banguela.
–Claro, já estamos chegando a Ilha paradisíaca, assim que passarmos pelo pote de ouro do Duende, virando a esquerda na fadalandia.
Estava cruzando os dedos para aquilo ser alguma brincadeira com passageiros de primeira viagem.

A tempestade aos poucos foi passando, mas a escuridão proporcionada pelas nuvens negras não pareciam querer ir embora. Pude ver mais ao longe a ilha, estava-mos contornando-a para chegar no porto.
Comparando com a foto, ela não estava nada parecida.
A ilha paradisíaca, cheia de coqueiros, areia fofinha, mar com água cristalina e com diversas gatinhas tinha se transformado em um despenhadeiro, com diversas pedras na encosta que mais pareciam estacas-afunda-navio em exposição para venda.
Quando chegamos ao Porto, observei uma figura de cabelos vermelhos e longos, com um guarda-chuva em mãos sinalizando com uma lanterna.
Infelizmente, meus piores pensamentos foram concretizados quando desembarquei da banheira flutuante do capitão Quasimodo, coloquei a galinha no chão e andei até a moça para cumprimentá-la.
Retirei o Cachimbo do bolso do Palito, acendi o Fumo e baforei a fumaça em sua cara.
– Como é bom rever você Angelica, não sabe como é bom.

- Então, vai pelo menos me contar o que estamos fazendo aqui, ou terei de descobrir sozinho?
- Prefiro deixar nosso Anfitrião cuidar das explicações, eu estou aqui apenas como representante.
- Você quis dizer como Tesoureira.- Cruzei os braços.
- Encare como queira, o fato é que ele paga muito bem, e talvez seja um caso que nem você conseguirá resolver com facilidade.
- Poupe de suas falas vazias, sabe muito bem dos meus poderes.
O Motorista nos encarou pelo espelho do carro, ele vestia um terno preto e luvas brancas, além de ser alto e extremamente pálido, se tentasse um papel na família Adams, nosso querido Tropeço estaria desempregado.
- Eu sei muito bem da sua paranormalidade, sou sua irmã lembra?
- Minha irmã adotada que apareceu em casa quando eu tinha 15 anos de idade, lembro até hoje quando acordei com pasta de dente na cara inteira.
- Essa você não pode prever – Ela sorriu, dando de ombros e se sentindo o Maximo.

Chegamos a grande mansão no meio da floresta negra. A Nevoa cobria grande parte de nossa visão, tanto que nem pude ver o topo da construção arcaica.
Pequenas estradas de Pedregulhos nos guiaram até aqui, e elas seguiam até a porta de entrada do salão, onde mais dois serventes, um homem e uma mulher, acenavam com um candelabro. Seguimos com passos rápidos para a parte de dentro, e as portas foram fechadas e trancadas depois de nossa entrada.
O Grande salão de festas era iluminado por diversas velas, além dos funcionários, existia um cadeirante que estava falando com outras três figuras que se destacavam.
Entreguei meu sobretudo e palito para uma das empregadas, e quando fui entregar minha arma que estava na cintura, ela se assustou e deixou cair. Todos me encararam pelo barulho.
Eu apenas sorri, me agachei a guardei a arma no coldre.
– Acontece, de vez em quando. .  .
Dois dos três homens  que estavam junto ao cadeirante riram e deram de ombros, porém, a garota que estava mais afastada permaneceu me encarando até eu adentrar no circulo de debate.
– Bem vindo, Nathaniel Springs, o maior detetive sobrenatural do mundo – Disse o cadeirante.
– Por favor, que isso, não é para tanto, o mais incrível do universo já está bom. – Disse Angelica, ela era rápida no gatilho.
– Me chamem apenas de Nathan, agora, poderiam me explicar por que do seqüestro?
Este moço na cadeira de rodas sorriu, ele já era velho, calvo, com o rosto coberto pelas marcas do tempo, mas ainda tinha a chama nos olhos que apenas alguns conseguem preservar.
Que me assuntou um pouco.
– Precisávamos de um jeito de atraí-lo para nossa ilha, Sr, Nathan. Não somente você, mas ao seu lado estão outros três incríveis detetives do mundo inteiro.
Depois de sua fala, comecei a reparar nos indivíduos e os reconheci. A garota era uma sobrenatural também, ela era do Japão e ficou muito conhecida por encontrar o cachorro sumido de uma atriz famosa, utilizando um pendulo.
O homem da esquerda que vestia uma bonita era Francês, reconhecia seus feitos e ele já havia passado pelo meu pais uma vez. Seu maior feito foi descobrir onde um Trem sequestrado havia ido parar.
O Homem da direita parecia um doutor inteligente, usava óculos e jaleco branco, porém eu não conseguia lembrar quem era ele.
– Agora só falta o senhor Bell, falta muito para ele chegar Clovis?
– Creio que sim meu senhor. – Dizia o Mordomo que segurava a parte de trás da cadeira de rodas.
– Então teremos de começar sem ele, vamos – Eles seguiam para o fundo da mansão, com o corredor sendo iluminado apenas pela luz de velas – Para o mistério mais difícil do mundo.

[close]
[/box2]

[box2 class=titlebg title=O Jogo]

Mecânica do Game - 28/03/2014
Spoiler

Já que a historia está encaminhada, decidi criar os comandos básicos que o jogo irá ter.
Como podem ver, existem dois pontos importantes que eu devo levar em conta no personagem:
1 - Ele terá poderes especiais, que o ajudaram na maioria das vezes a resolver os Enigmas.
2 - Ele estará em uma ilha, afastado da civilização, então seus recursos serão escaços.


Pensei bastante em como seria os poderes deste personagem. Não poderia ser nada muito exagerado, tendo em vista que isso poderia gerar incoerência com a historia - Afinal, um personagem com tantos poderes não teria dificuldade em resolver um caso como esse.

Então, eu cheguei a uma conclusão: Lunar Power.

Nathan poderia ver o passado e alterar a posição de pequenos objetos contanto que o local estivesse bem iluminado pela lua.

- Como assim tio? Isso é um poder bem apelão, ele só precisaria voltar no tempo e ver o culpado.

Não tão cedo caro colega noob. Como eu havia dito, o poder dele se baseia na luz da Lua. Ou seja, quanto mais iluminado estiver, melhor será. E pela descrição, podemos ver que a ilha está nublada e com bastante nevoa, o que irá dificultar a vida do nosso herói.

Para melhorar a luz, será necessário mover os objetos que estão bloqueando a passagem da mesma. Para piorar, os cenários serão escuros e terão o Zoom aumentado, para que nem todo o mapa esteja iluminado.

Ao terminar um Enigma no comodo onde ele se encontra, uma Cutscence apareceria, mostrando parte do passado OU um item de vital uso na historia seria liberado.

- Mas tio, o nego ali tem uma Arma, não vai dar para usar não?

Se falar a graça acaba  :o__o:
Tenho planos para a arma, porém, prefiro não comentar aqui.



Como a atualização diz, aqui um pouco sobre a Mecânica do jogo.
Como podemos ver na imagem, existem três objetos - Uma Chama, Um Barriu e uma Bola de Pedra. Os três objetos são eventos e se movem conforme você faz ações ou não. A Chama se move sozinha assim que o jogo começa, infelizmente, não sei fazer ela voltar ainda.



O Objeto barriu está sendo problemático, ele não está ficando do jeito que eu queria, porém, está funcional. Quando é empurrado, ele anda um Quadrado a frente. O Problema é a animação, ela acaba sendo muito forçada.



O Objeto pedra é incrível. Ele se locomove do jeito que eu esperava, rolando até encontrar alguma parede ou outro objeto. Nas imagens abaixo, eu movi a pedra na direção da parede e ela parou, em segui, movi na direção da chama e ela também parou quando tocou a chama.






[close]

Planejamento do Mapa e Sistema de Iluminação. - 31/03/2014
Spoiler


Como eu havia dito, até dia primeiro de abril apenas será feito o planejamento do game: As coisas que irão ter ou não, a historia, os sistemas usados; Para que na data estipulada, eu já possa iniciar um novo projeto do zero.
Dentre os pontos fracos de alguns projetos, um dos mais gritantes é a falta de planejamento dos Mapas. Tanto por falta de organização, quanto por conhecimento em mapeamento.
Levando isso em conta, já que meu projeto tenta fazer um passo a passo ao vivo de como um projeto deve ser, evitando todos os buracos do novato, fiz um planejamento de como deveria ser o mapa do game.



Junto a criação do mapa, criei uma regra de iluminação, para dificultar mais ainda a resolução dos enigmas: Cada sala haverá um nível de luminosidade, tendo em vista que na ilha não existe energia elétrica. A mansão é muito grande e eles tem um suprimento pequeno de velas, então nosso personagem principal terá de andar sempre com um castiçal/lampião, aproveitando da iluminação do local quando disponível.

A iluminação disponível no local pode ser proveniente de velas e janelas, além dos poderes especiais do nosso personagem principal.

Eu já havia feito mapas com iluminação para um outro projeto meu e verifiquei que com os conhecimentos que tenho não é tão difícil de fazer.



Obvio que este é o modelo Base do mapa, então, pode-se sofrer alterações durante o projeto por deveras motivos, afinal, não devemos adaptar a engine as ideias iniciais, temos de adaptar as ideias inicias a Engina.
[close]

Diagrama de Tempo. - 02/04/2014
Spoiler


Só estou passando hoje para deixar mais uma dica de como melhorar seu projeto e informar que ele já foi iniciado.
O Jogo deve ser levado a serio, e assim como a vida, existem prazos a serem cumpridos dentro do projeto, para que não acarrete no atraso. Quem é que nunca ficou irritado com o atraso de lançamento de um jogo super esperado?

O Controle permite que você regule as tarefas, dando importância as tarefas necessárias para o lançamento do game e diminuindo chances de esquecer de algo, como por exemplo, um Script inacabado que foi deixado de lado, prejudicando o sistema.



Eu selecionei cuidadosamente cada data de finalização e inicio da tarefa. Por exemplo, para dar mais tempo de terminar uma tarefa. Ela sempre acaba no Final de semana, começando uma nova na segunda, já que final de semana é o tempo que eu tenho mais livre.

Também existe uma ordem que se deve seguir nas tarefas, elas estão representadas por estas setas. Eu obviamente não posso iniciar os Panomaps/Iluminações ANTES de ter o mapa pronto, é um pré-requisito!

Junto com esse Diagrama, você também poderia já criar as funções de cada pessoa relacionada no projeto, isso evita sobrecarregar uma unica pessoa com varias tarefas, onde ela não conseguirá executar nenhuma com maestria.

Eu utilizei o programa Microsoft Project 2010, porém não segui regras acerbas, apenas fiz algo para me guiar no projeto. Também é possível criar o Diagrama em outros programas, como o Eclipse ou o Word, e se mesmo assim não conseguir, faça barras representativas no Paint, elas poderão funcionar do mesmo jeito.


[close]

Um pouco mais sobre Recursos. - 03/04/14
Spoiler

Creio que vocês devem ter visto o nosso Diagrama ali encima não é? Pois bem, dentro dele, havia uma tarefa chamada: Procura de Recursos. É exatamente ela que eu irei falar hoje.

Mas antes, vamos do inicio: O que são os Recursos?
Em minha reles opinião, recursos são todos os objetos que você utiliza em seu projeto e não tem sua origem derivada do RPG Maker. Eles são tudo que você cria em outros programas para serem utilizados em seu projeto, tal como imagens, musicas, efeitos sonoros e scripts.

"Mas tio, eu não sei desenhar e nem fazer musica, mal sei assobiar, o que eu faço?"

Calma noob, não se desespere. Existem lugares milagrosos que oferecem Recursos de forma gratuita para você, seja para uso comercial ou não. Um deles, caso vocês não saibam, é o próprio Centro Rpg Maker. No nosso querido fórum, encontramos varias musicas, imagens e scritps, além de tutoriais que nos auxiliam na criação dos mesmos.

"Mas eu queria por uma musica da Rihana no meu projeto, eu posso?"

Sim, você pode, mas musicas de artistas tem direitos autorais. Caso você queira publicar o seu game no meio Físico, você pode até sofrer processos por uso ilegal de bem intelectual.

"Ai f****, meu game não vai ter musica nenhuma"

E quem disse que não existem musicas livres de direitos autorais? Existem diversos sites que tem Licenças de Creative Commons, onde dando os devidos créditos aos autores da musica, podem comercializa-las em teu jogo sem problema algum.
É tudo uma questão de pesquisa. Se você procurar, sempre existe um jeito de deixar seu jogo profissional sem fazer TODO o processo, que exigiria uma equipe gigantesca de profissionais experts em diversas áreas.

É agora que eu chego onde eu queria chegar. Ontem pude passar um tempo livre na internet do trabalho, então pude procurar diversos Resources para colocar em meu projeto. A seguir vão algumas coisas para vocês:

Efeitos Sonoros:


Tilesets:








PS: Quem souber os donos desses tilesets, favor avisar, por que onde eu peguei não havia créditos.

Soundtrack:

[button]http://www.mediafire.com/download/8x76n2apimab64n/Sound+Track+-+Snowflake.rar[/button]
[close]

[/box2]

Gostei bastante da ideia de comedia/terror me parece inovador(rima u.u)e tambem tem ma historia meio estranha,mas e bem legal e cheia de misterios,espero que eu possa jogar esse game :D
Eu é que não me sento no trono de um apartamento
Com a boca escancarada, cheia de dentes
Esperando a morte chegar

Opa, Valeu pelo comentário Pedro o7
Estou me esforçando para ter uma folga, criar o sistema base e a historia, para quando eu começar o projeto já ter uma base - Na hora de criar os mapas por exemplo.
Tenha paciência que dia 1 de Abril você irá poder joga-lo ^^.

#esperando u.u
Eu é que não me sento no trono de um apartamento
Com a boca escancarada, cheia de dentes
Esperando a morte chegar

Acho que se eu for escrever cada passo que eu fizer do projeto como em um Diario de Projeto vai ficar muito longo, estou pensando em mudar isso e apenas postar quando eu estiver com o projeto em mãos, não uma atualizada a cada dia.

O que vocês acham disso? A ideia ta boa ou devo mudar?

Amigo,seu projeto esta muito bom,esta me dando espectativas como o Inkey University,e agora,eu estou com muita vontade de jogar seu jogo,me envie as Novas Imagens antes de tudo amigo, :pare: brinks,mais quero saber das atualizações.
RPG Maker Vx Ace.

Pelo que eu vi o projeto promete bastante.
Em minha sincera opinião acho que é um dos poucos projetos com bom planejamento.
Para quem não sabe o que é passar horas no papel planejando 1 mapa e 1 enigma nunca viveu o RM.
Na verdade eu não sabia que era novato.
Mas para mim isso não importa muito, desde que o conteúdo seja bom e o criador seja adulto o suficiente para não fazer zoeiras em trabalho.
Estou esperando novidades.

CitarAmigo,seu projeto esta muito bom,esta me dando espectativas como o Inkey University

Nossa, isso que é dar animo ao criador do projeto  :wow:
Estou lisonjeado com o comentário. Um mortal como eu não chega nem perto disso, ainda mais com um projeto que pretendo fazer sozinho. rs

CitarNa verdade eu não sabia que era novato.

Eu sou muito novato, apesar de ter conhecido o RM em minha infância, meu PC ( Uma PCChips com processador Duron, meu xodó ) não rodava este programa magnifico que veio com o CD da Digerati.

Agora que fiquei mais velho e estou com um tempo livre, decidi me empenhar nos meus Hobbies, que é a criação de historias.
No mesmo dia que eu Comecei a mexer no RPG maker eu me cadastrei na comunidade, então devo ter só um mês de aprendizagem.  :derp:

Agora falando sobre o Projeto: A cada passo que dou eu percebo que ele se torna mais difícil, porém é mais divertido ainda de mexer. Ante-ontem eu acabei travando por tentar fazer um sistema de cofre sem nenhuma consulta, mas pelo jeito é muito difícil sem ver exemplos.  :T.T:

Provavelmente a próxima novidade ( Talvez o Alpha do Game com a jogabilidade ) Seja postada esse final de semana.

Cara,você tem uma data especifica para saber quando o game vai sair??

quero muito jogar ele  :XD:
Eu é que não me sento no trono de um apartamento
Com a boca escancarada, cheia de dentes
Esperando a morte chegar

Dia 30 de abril,  provavelmente.