O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Tutorial Mapa] Funções do Shift durante o mapeamento [VX]

Iniciado por Blackluke, 28/12/2012 às 19:25

[box class=titlebg]Introdução[/box]
Nesse tutorial estarei ensinando como utilizar as funções da tecla Shift durante o mapeamento, o que tenho certeza que muitos ainda não sabem. Esse tutorial será direcionado aos iniciantes e experientes em mapeamento, que desconhecem os recursos básicos que o Vx nos disponibiliza.
[box class=titlebg]Trabalhando[/box]
Passo 1
-Crie um novo mapa com o tamanho que quizer, eu utilizarei 30x30 por ser um tamanho não muito grande e não muito pequeno, o que facilita o aprendizado.
-Depois preencha-o com o solo padrão da grama baixa, utilizando a feramenta de prenchimento.
Spoiler
[close]
Passo 2
-Depois faça alguns morrinhos de um tamanho médio 2 tiles de altura e 5 a 8 de lagura, na imagem a altura está em amarelo e a largura em azul.
-O porque disso será explicado adiante no tutorial.
Spoiler
[close]
Passo 3
-Agora é a vez da grama.
Alguem consegue notar a diferença entre as duas imagens?
Imagem 1
[close]
Imagem 2
[close]
Na primeira imagem a grama parece estar vindo de baixo do monte, na segunda ela acaba antes de chegar nele, deixando aquela pequena frestinha entre a grama e o morro, o que na minha opnião deixa mais feio o mapa, mesmo sendo um pequeno detalhe.
Para fazer o "efeito da primeira imagem, será necessário utilizar a tecla Shift
Passo 4
-Segurando a tecla shift precionada espalhe grama pelo mapa, onde terá vegetação, como arvores, flores e matinhos.
-Deverá ficar algo assim.
Spoiler
[close]
-Mas as bordas ficaram muito quadradas, não acha?
Passo 5
-Depois de um clique com o botão direito em uma area de grama baixa, selecione a ferramenta de preenchimento e clique com o esquerdo em qualquer área de grama baixa.
-Veja o que acontece.
Spoiler
[close]
-A grama vai se alto corrigir tirando as bordas quadradas.
-Todos os passos explicados até aqui poderiam ser feitos de outra maneira, mas achei desnecessário pois na minha opnião essa é a mais simples e rápida.
Passo 6
-Adicione arvores onde tem grama, tampando as bordas, deixando apenas passagem onde for colocar teletransportes.
Spoiler
[close]
Passo 7
-Aqueles montes estão muito vazis não acham?
Vamos colocar algumas arvores lá em cima para ver como fica?
Spoiler
[close]
-Pronto! agora ficou lindo, certo !
Errado!
-Veja que ficou muito repetitivo, as arvores de cima do morro parecem estar se juntando com as de baixo.
-Então que tal se nós adicionarmos uma nova camada nesse monte?
-Selecione o tile de parede de montanha e tente levantar mais uma camada, e veja oque acontece.
Spoiler
[close]
-E se nós utilizarmos a segunda função do Shift?
Passo 8
-Segure a tecla Shift e com o botão direito do mouse, selecione alguma "Quina" do monte.
Spoiler
[close]
-Ainda com o shift precionado, clique acima da parede da segunda camada da montanha.
Spoiler
[close]
-Viu como ficou?
Passo 9
-Agora copie a parte lateral da montanha e vá completando e fazendo novas camadas com mesmo esquema.
Spoiler
[close]
-Eu poderia terminar o tutorial assim pois já ensinei como utilizar as funções básicas do Shift, mas não gosto de fazer trabalho pela metade, então vou continuar o tutorial de mapeamento.
Passo 10
-Faça um pequeno rio vindo de cima do monte,e passado entre o mapa.
-Um caminho por onde as pessoas possam passar é tranque as bordas do mapa que não terão teletransporte.
Spoiler
[close]
Passo 11
-A mapa está meio vazio, então adicione detalhes, como flores, matinhos e pedras sobre os morros.
-Se achar muito vazio, adicione mais algumas arvores.
Spoiler
[close]

Passo 12
Adicione alguns eventos, como borboletas, quedas d'agua na cachoeira, placas e teletransportes, e o mapa estará pronto.
Spoiler
[close]
[box class=titlebg]Finalizando[/box]
Aqui acaba esse tutorial que lhes ensinou as funções básicas do shift, eu dei prioridade a ensinar sobre o shift então não deem muita bola para o mapeamento.
Enfim, espero que tenham gostado e até a próxima.

Terceira vez que vi esse tuto :), e terceira vez que digo, é muito muito útil, porque muita gente, inclusive veteranos não manjam do shift e o galho que ele quebra xD

Realmente muito útil! Eu mesmo nem sabia de todas essas funcionalidades que o Shift tem, tanto é que tinha problemas em criar um nova camada em uma montanha.



              Concordo com você Raizen, eu por exemplo : 6 Anos de Rpg Maker e é a primeira vez que vejo isso XD

              Parabéns pelo tutorial ;)
" Back from the Shadows ? "