O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

No coração de Sertânia - Novos Sistemas e imagens

Iniciado por Brittus, 23/01/2013 às 22:45

23/01/2013 às 22:45 Última edição: 01/02/2013 às 21:15 por Brittus



NOME DO PROJETO:
No Coração de Sertânia
GÊNERO:
Aventura
ENGINE:
Rpg Maker VX Ace
AUTOR:
Brittus
EQUIPE:
Consultor: LordIuri
Mapper: Brittus
Eventer:
Scripter:
Designer: Brittus
Roteirista: Brittus

DATA DE INÍCIO:
25/12/2012
DATA DE DEMO:
sem previsão
DATA DE VERSÃO COMPLETA:
sem previsão




Nordéstia é um dos cinco continentes do planeta, fica localizado na parte mais central do mundo. É sem dúvida o mais quente dos continentes. Já foi um reino único e, apesar da aridez na maioria de suas terras, era um continente próspero, mesmo não tendo sido descobertas as riquezas localizadas em seu subsolo. Atualmente, está dividido em quatro reinos: Pernaíba, Marauí, CeraNor e Balagogipe. Em sua parte mais central, fica localizada a região de Sertânia, terra árida, de extensa caatinga.
Na região de Sertânia, principalmente, há muita gente sofrida que sobrevive em meio à exploração dos seus soberanos, os oito coronéis. Além disso, a grande seca devoradora de vida e o movimento insurgente de bandidagem tem feito com que haja mais violência e sofrimento nessas terras.


Reinos de Nordéstia

Localização de Sertânia

Houve, certa feita, um horrendo confronto armado, em que participaram as tropas dos oito coronéis, liderados pelo Coronel das Forças do Exército do Reino Unificado de Nordéstia, Mário Souza Passos, que a seu bel prazer nomeou sete outros grandes proprietários, sedentos por poder, nomeando-os coronéis, e as facções da bandidagem cangaceira, dentre as quais estava a mais violenta de todas, lideradas por José Silvino da Cruz.




José Silvino da Cruz, cangaceiro de renome, em uma arriscada missão para roubar armas e munição de uma das fazendas do Major Souza Passos, depara-se com uma das filhas do major, Maria da Paz Souza Passos. Sem saber quem era ela, a arrasta para um dos quartos da casa e violenta a moça. Por artes do destino, poupa a vida da moça que, meses depois, após ter se refugiado em um convento, para fugir da vergonha e da violência de seu pai, dá a luz ao fruto deste ato vil. Abandona a criança, que é entregue aos cuidados do Padre José Vieira, pároco da cidade central do reino de Maraui.
O menino recebe o nome de Mário Henrique Vieira Da Paz. Mário, em homenagem ao avô, Vieira, porque o padre, a despeito da religião, o criara como filho, e Da Paz, por causa de sua mãe. O rapaz nunca soube quem eram os seus pais verdadeiros, mas sempre ouvira rumores de que fora adotado. Além do que, pelo que aprendera, os padres não podiam se casar e, evidentemente, o zeloso Padre Vieira não poderia ser seu pai.
Criado na região de Maraui, aos 14 anos aprendeu com os nobres vaqueiros a profissão de conduzir o gado pela caatinga brava à procura de boas pastagens, coisa muito difícil naquela região. Trilhava longas distâncias. O Padre Vieira permitia suas viagens por causa do valente João Caboclo, padrinho do garoto, que, além do trato com o gado, ensinou-lhe a manejar bem o revólver, a baioneta, o rifle, o bacamarte, a faca peixeira e outras artes.
Ao completar 21 anos, o Padre Vieira revela a Mário sua triste origem. Mário sela um cavalo e parte errante pela vastidão da caatinga brava. É seguido por seu padrinho. Durante o tempo em que saíra louco mato adentro, remoera em seu coração a amargura de nunca ter conhecido os pais, e a dor de saber da vilania dos seus pais que, para ele, macularam seu destino. Nisso, após dar uma parada para o animal descansar, é cercado por uma dúzia de bandidos cangaceiros que, no intento de subjulgarem o rapaz, não percebem a chegada de João Caboclo.
João dispara contra os bandidos abatendo três deles. Os cangaceiros buscam abrigarem-se por trás dos lagedos, mas quando percebem se tratar de um homem só, partem com toda violência contra os dois vaqueiros.
Na tentativa de fugirem dos bandidos, João Caboclo tenta proteger o rapaz e recebe  diversos tiros nas costas, caindo logo em seguida. Mário Henrique foge e se esconde em uma toca de bicho no meio da caatinga.
Retorna para a Cidade Centro do reino de Maraui, com o coração cheio de mais ódio contra a mãe, o pai, os cangaceiros e contra as tropas do exército do reino marauiense que nada fizeram para deter os homens que mataram seu padrinho.
Após juntar seus poucos pertences, com a bênção do Padre Vieira e a proteção do Senhor dos Desvalidos sob a forma de um crucifixo que recebera do padre, parte rumo à fazenda de seu avô Major Souza Passos, localizada no reino de Balagogipe, o mais rico do continente de Nordéstia.
Vingança, senso de justiça, fé, honra, dor... O que move o coração de Mário Henrique Vieira Da Paz?
Viajem com ele, nessa longa jornada!





Mário Henrique

21 anos, filho de José Silvino da Cruz, cangaceiro, e Maria da Paz Souza Passos, filha do Major Souza Passos. Quando sua mãe tinha 14 anos, foi violentada por seu pai que acabou a engravidando. Criado como filho pelo Padre José Vieira e tendo como padrinho o vaqueiro João Caboclo, com quem aprendeu as artes da montaria e do manuseio de armas de fogo. Nutre um grande ódio contra o sistema coronelista e contra a bandidagem cangaceira.


Padre José Vieira

Filho do Conselheiro João Anchieta Vieira, José Vieira, 59 anos, aprendeu, desde menino a recitar versos e cânticos sacros. Muitas pessoas dizem terem sido curadas depois que ouviram seus cânticos. Acredita-se que ele possui o dom de curar enfermidades. Ele é um dos poucos remanescentes sacerdotais de uma milenar religião que acabara sendo muito perseguida pelos primeiros coronéis. Tendo que se defender de inúmeros ataques da bandidagem e também dos desertores do Exército, aprendeu a manejar armas e não poupa esforços para exterminar o grande mal que se abateu sobre Nordéstia.


Alice Maria Praxedes

19 anos, filha única do coronel Luiz Praxedes, herdeira de todos os seus bens, nunca se interessou pelos negócios do pai. Cresceu sob as severas leis do coronel, mas sempre encontrou uma forma de fugir da vista do pai. Em uma dessas escapadas, ainda menina, encontrou-se com um preto velho benzedor com quem aprendeu a manusear ervas curativas, plantas venenosas, a preparar poções e criar pequenos sortilégios, além de ter aprendido algumas habilidades de uma luta corporal com movimentos acrobáticos semelhantes a uma dança ritual. Apaixona-se pelo jovem Mário Henrique com quem viverá uma inesquecível aventura.


João Caboclo

João Caboclo, como é chamado, tem 48 anos de idade, nasceu de mãe nativa índia e pai branco, suspeita-se que ele e o Padre José Vieira sejam filhos do mesmo pai. Ambos foram criados por um tio, já que o restante da família fora completamente dizimada no primeiro levante que separou as terras de Nordéstia.

Major Souza Passos

54 anos de idade, major Reformado do Exército de Nordéstia, filho do Coronel do Exército, Mário Souza Passos - Conhecido por Coronel Mourão, pela dureza com que tratava seus subordinados – O Coronel Mário fora o único coronel legítimo e precursor do levante que constituiu os oito coronéis soberanos das terras de Sertânia. O Major Souza Passos possui a mesma firmeza dos pais, mas suas ambições são bem maiores: ele deseja unificar os reinos divididos sob a mesma bandeira e já está trabalhando para isso. Não há ninguém que tenha corajem de enfrentá-lo. O nome de sua família é muito respeitado e ele fará de tudo para que essa legenda não seja desonrada. Sequer imagina que possa ser avô de um filho de cangaceiro.


Coronel Limeira

O Coronel Limeira, que durante muito tempo de sua juventude viveu infiltrado em uma das facções cangaceiras, tem 44 anos, traçou um mapa detalhado das ações da bandidagem em seus domínios, no reino de Pernaíba, conseguindo reduzir quase a zero os crimes, porém seu grupo de capangas e soldados do Exército de Nordéstia, sob suas ordens, agem com braço de ferro, impondo leis autoritárias e extorquindo o povo dos lugarejos mais pobres, além das altas taxas que são cobradas dos comerciantes da cidade capital do reino. Suas ambições o levaram a planejar a derrubada do Coronel Praxedes, para que ele possa, sozinho, ter o domínio das terras do litoral.



Coronel Duarte

O Coronel Duarte, 63 anos de idade, dos coronéis atuais, é o único que conheceu pessoalmente o Coronel Mourão e que sabe de toda a história violenta que envolve a família Souza Passos, quando da invasão da fazenda e do estupro da irmã do Major. Ele era capanga do Coronel Mourão e foi nomeado coronel da cidade Central do Reino de CeraNor, tendo recebido ainda muitos recursos para manter toda a história em segredo. Enriqueceu graças às alianças secretas que tem com bandidos que atuam em outros reinos. Suas terras são as mais pacíficas, tendo havido poucos levantes armados, bem como escondem muitas riquezas no subsolo.

Coronel Acácio


Acácio Luiz Olivares, 50, amigo de infância do Major Souza Passos, braço direito dele durante muito tempo, em uma batalha contra a bandidagem cangaceira, viu um dos oficiais do Major atirar, ao que tudo indica, acidentalmente contra seu filho, Silvério Olivares. Após a morte do filho, o coronel querendo vingança intentou matar o tenente que efetuou o disparo, mas o Major o impediu. Isso causou um desgaste na amizade e fez com que o Coronel Acácio desfizesse o pacto de lealdade entre os oito coronéis. A população começou a apelidá-lo de "o renegado".


        Coronel Belmonte         Coronel Tamiro 
                           

       Coronel Cabral          Coronel Praxedes
                       




Batalha Lateral
(Possibilidade de inclusão de ABS em alguns cenários)
Sistema de Quests
Sistema de Vaquejada
Sistema de Captura de Animais
Sistema Cão Fiel
Sistema Ladrão de Galinha
Sistema Plantação e Colheita de Palma para forragem. [novo]
Outros ainda em desenvolvimento.





Bulacha
Celiana e Ayene
(por algumas imagens retiradas de seus tilesets)












Algumas imagens da apresentação, diálogo com a quebra da situação inicial e diálogo da primeira Quest.

Spoiler

Apresentação em versos (redondilhas).


Momento em que o herói sabe de sua origem.


Em busca de Chico Preto (pistoleiro aposentado).




Este sistema servirá de pré-requisito para quest de alimentação de animais.

OBS: Alguns diálogos poderão ser em redondilhas maiores, decassílabos, martelos e outros gêneros poéticos nordestinos.
[close]





Agradecemos às comunidades Centro RpgMaker e Mundo RPG Maker,
ao Bulacha, pelos Sistemas de Eventos,
a Okami Amaterasu, pela ajuda ao colocar chars em cavalos
(o que acabou, indiretamente, me ensinando a fazer o mesmo),
e agradecemos antecipadamente a todos os scripters que certamente
terão seus trabalhos aqui incluídos e creditados.




Sem previsão


Um projeto no mínimo Promissor! Está muito bem ambientado, além de conter uma incrível suavidade nos movimentos. O tema abordado me chamou muito a atenção, pois é um tema difícil de ambientar, mas você obteve grande êxito neste quesito. Gostaria de dar os parabéns, me parece que ainda não tem muito desenvolvido do projeto, estou errado em pensar que são alguns poucos mapas e o começo da história ainda?

De qualquer forma, espero que não desista, te dou um grande apoio a continuar, mostrar que o Brasil possui cultura própria digna de grandes produções!

Gostei bastante Brittus, novamente, meus parabéns.



Nunca vi um jogo desses, admito, gostei.
Li só a metade da história, vou falar que gostei, evolveu uma coisa lá e cá e ficou 10. (minha opinião)
Vi o vídeo e me amarrei na musica de fundo shahsa dá até pra dança -n, e cara que casas são aquelas ? mostrada do vídeo. bom é nordeste então.
Bom gostei do jogo e espero que melhore mais e mais, e conclua.

   Eu gostei muito deste projeto, principalmente porquê ele vai incluir a cultura e a história do nordeste, que, assim como a do resto do Brasil, está se perdendo, o que é uma pena, pois ela é interessantíssima.
   Os personagens estão bem descritos, e a história está muito boa.
   Só acho que estão faltando imagens no tópico, no mais, ele está bonito e bem organizado. Espero que possa concluir este projeto!

See ya!  :XD:

Parabéns, é um ótimo projeto, sério. É original, os mapas poderiam ser pouco mais caprichados. E o tópico está agradável.


~Last Job~

Cezar, Tiaguu, Gabriel e Lehmure muito obrigado pelos comentários. Estamos apenas iniciando o projeto. Há pouco mais de um mês comecei nesta comunidade (agradeço muito a recepção) e este é o meu primeiro projeto. Muitos têm me ajudado, sobretudo com críticas e dicas muito boas.

Em breve estaremos melhorando os mapas, acrescentando imagens, disponibilizando uma demo, enfim, estamos apenas nas preliminares (kkkkkk).

Muito obrigado!

Muito interessante o projeto!

Principalmente pela inovação de propor um jogo com um tema desses, usar uma região brasileira pra fazer um jogo é uma coisa que eu nunca tinha visto, e bem legal que foge de todos os padrões e clichês dos rpg's normais.

Gostei do estilo das casas, combinaram muito bem com o tema do jogo, realmente parecem com as casas do nordeste, só acho que o resto dos mapas podia ser melhor explorado.

Achei bem legal também aquela cena em que sai atrás do boi, ficou muito bom cara.

Espero que consiga terminar, ou pelo menos lance uma demonstração pra galera, assim fica mais fácil de avaliar o projeto ao todo.

24/01/2013 às 22:36 #7 Última edição: 24/01/2013 às 22:38 por GuilhermeDL
Meus projetos favoritos, são aqueles em que o maker vai postando suas ideias pouco a pouco, pedindo a opinião da galera, pra só depois de estar melhor organizado,virar um projeto em sí. No coração de Sertania se encaixa nesse grupo.

Desde da primeira vez que postou a ideia, tinha certeza que você poderia fazer algo bom, e você está conseguindo. Claro que dá pra melhorar em vários aspectos, o mapeamento está bacana, mas tente tomar um pouco de cuidado na hora de misturar tiles, por enquanto está ficando bem interessante (As casas estão sensacionais, lembram muito as encontradas na região nordestina mesmo, parabéns). Acho também, que podia tentar encontrar alguém que faça faces originais para seu jogo (apesar de isso ser bem dificil, pode ser que encontre) daria um toque ainda mais especial a já excelente ambientação do projeto.

Vou ficar de olho nesse aqui, e vou esperar uma demo para poder testar o jogo pra valer.

E como sempre digo aos meus brothers:

Vai na fé que tú consegue, professor!




Eu sinceramente gostei muito por um motivo, a maioria dos makers costumam buscar histórias de fora, muitos games são feitos a partir de coisas que acontecem no exterior, idade média, revoluções e esquecem que até aqui no Brasil ocorreu tantas coisas importantes na história, que nunca foram retratados em um jogo. Muitas vezes filmes e jogos são usados lá fora para ensinarem os alunos sobre a história, mesmo que fictícia mostra como era naquela época, algo que não fazem aqui no Brasil, simplesmente porque não tem jogos que retratam isso. Bom de resto o pessoal falou, boa sorte no projeto :)

Uhtred, GuilhermeDL e Raizen, vocês muito me estimulam a me empenhar mais nesse projeto. Agradeço os comentários, elogios e apontamentos para melhorar este modesto jogo.
A minha pretensão não é outra senão a de fazer um jogo que ressalte a qualidade da cooperação encontrada aqui na comunidade, os ótimos tutoriais que têm ajudado um iniciante como eu a se aventurar nessa área, a cultura de uma das regiões de nosso país, chamar a atenção dos educadores para a utilização desta ferramente, a valorização do RPG, dentre outras coisas.

O mapeamento está sendo feito com muita luta, porque é difícil encontrar recursos adequados à geografia do Nordeste. As casinhas foram feitas no photoshop (quem sabe depois eu faça um tutorial com o passo-a-passo). O processo que estou utilizando para a construção dos mapas ainda é rudimentar, mas estou estudando com afinco.

Estou estudando também os tutoriais do Raizen, que são muito bons. E as sugestões de todos estão sendo anotadas.

E é isso. Em breve estaremos atualizando. Para mostrar o andamento do projeto. E logo conseguirei terminá-lo, e apresentá-lo, não apenas para dizer que "consegui", mas sobretudo para dizer a vocês "Conseguimos!".

Muito obrigado.

Sem dúvida o projeto mais original e "Brasileiro" que eu já vi, gostei muito cara, só achei os mapeamento meio vazio, mas isso da pra ajeitar aos poucos, parabéns e boa sorte com seu jogo  :ok:.

ps: pow tu podia botar uns personagens meio comédia, com sotaque nordestino tipo o chicó do alto da compadecida, que ficam pertubando ao longo do jogo, ia ficar show( é só uma sugestão :blink: )
Meu Projeto(Vx Ace) - Confira :)




Totalmente sem palavras! Nunca imaginei que um dia veria algo assim.
O enredo já vale um prêmio, a lista de sistemas vai merecer outro. Vaquejada, domesticação, roubo de galinhas!!!!
Fiquei boquiaberto e anseio poder jogar esta maravilha. Até pagaria, pois um jogo desses merece ser altamente estimado.
Por favor, torne esse jogo ainda melhor do que o esperado. Transmita cada elemento do povo nordestino, principalmente as crenças e inclua personagens mais cultos, pois dessa região surgiram pessoas importantes para o país.
Vou deixar dois links aqui para te dar um pouco de inspiração e explicar melhor o que quero dizer.
Finalizo com um grande desejo de boa sorte.
https://www.youtube.com/watch?v=9ubBFwNji20
https://www.youtube.com/watch?v=wGR637fE5qo

Que projeto interessante Brittus. Vai um destaque especial também ao enredo do jogo que ficou ótimo, mas tenho uma dúvida em questão a uma frase:
CitarAtualmente, está dividido em quarto reinos:
Bom, este "quarto" é um erro proposital, ou não? Enfim, no tópico creio que esta seja a única coisa para se corrigir! Ah, é claro. Só peço que dê uma pequena melhorada no mapeamento, pois achei que os mapas ficaram bons, mas estão um tanto que vazios (apesar de serem mapas de uma caatinga). No geral está ótimo, boa sorte com seu projeto!

Enfim se projeto foi postado, Sou um entusiasta desse projeto desde que foi apresentado a mim, a história é algo surpreendente, enfim o projeto está ótimo.

A respeito do mapeamento, o Brittus falou comigo e me pediu para fazer alguns mapas, então vou assumir essa responsabilidade, (me desejem sorte, para fazer esses mapas).


Mind: Até onde sua mente vai?

Atrasado, mas estou aqui! aeuhauehahuehaueauh

O que posso falar sobre o projeto ? Simplesmente GENIAL!
Como muitos já disseram, ficou um projeto com um toque especial, um tema super interessante e jamais usado, a história do projeto é muito legal, também adorei os personagens, o mapeamento pode ser um pouco melhor, mas está indo no caminho certo! Continue assim e se precisar de qualquer ajuda em programação e eventos é só dar um toque que estarei sempre disponível! :D

Um forte abraço e vamos que vamos! o/
.