O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Ruby_Aula 2 .>Enter

Iniciado por Enter, 28/12/2014 às 23:41

28/12/2014 às 23:41 Última edição: 03/01/2015 às 22:49 por Enter
שלום
Se for repassar o guia, dê os devidos créditos ao criador: Enter
Dou inicio a esse espaço para uma aula de linguagem Ruby.
Requerimentos:
Ter lido algum livro ou artigos que ensinem a lógica geral de linguagens de programação;
Ter instalado Ruby no seu computador.
Material referência usado para essa aula: Beginning Ruby - Peter Cooper
Mensagem do dia: Tudo vale a pena quando a mente não é pequena.
[box2 class=titlebg title=Aula 2: Classe e Herança]
Aula 1 .>Enter
Aula 2 .>Enter (Você está nela! :clap:)


nota:Na aula anterior você usou o puts ao invés do print; a diferença é que usando puts é pulado uma linha ao printar algo. Já se usar print, não pulará linha ao imprimir o conteúdo.

Um dos melhores recursos da programação orientada a objetos é a: herança("inheritance", em inglês).

Herança permite o relacionamento de diferentes classes e grupos de conceitos pelas suas semelhanças.
Por exemplo: gatos, cachorros e cobras são todos animais. O uso da herança permite que seja dito para o programa que essas 3 classes herdam características da classe animal.

A orientação a objetos é também um modelo de observação da sua vida real, quase tudo na sua vida real existe em uma estrutura similar ao funcionamento de classes e hierarquias (do ponto de vista humano). Então, linguagens orientadas a objetos também vão ter esse modelo de entendimento.


Ok, abra o seu irb. Ou caso ele já esteja aberto, dê um restart (escreva exit e tecle enter ou feche-o manualmente e abra-o novamente)

Agora, a sintaxe para usar herança:

class NomeDaCasse < NomeDaClasseMãe
attr_accessor :atributosblablabla, :blablabla
end

Sabendo disso, crie uma classe gato (que é um animal)!

Resolução:
1ºCrie a classe animal: (você crie os atributos que você quiser)

class Animal
attr_accessor :nome, :idade, :cor
end

2ºAgora, vamos criar a classe gato e faze-la ter um parentesco, herdar a classe Animal:
class Gato < Animal
end

Ok, o que você precisa saber até agora?:
Resposta: Todos os atributos e métodos da classe animal também existem na classe Gato, pois foi especificado uma hierarquia da qual Gato herda Animal.

Agora, saiba que os atributos criados na classe Gato não existem na classe Animal e nem nas outras classes que herdam o Animal. O que você criar dentro da classe Gato vai pertencer somente a ela e à, se houver, alguma classe que herde a classe Gato.




[/box2]
Task:

Treine a criação de classes com heranças até dominar a sintaxe.



Suas aulas são interessantes, precisarei de algumas aulinhas de ruby para algumas
coisas, o jeito informal no qual trata as coisas me cativa bastante.

:.x.: Saudações Azulinas.