O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Novas Áreas e Reorganização do Fórum!

Iniciado por Raizen, 30/04/2015 às 09:40


[box2 class=orange title=:) ]
Muitos devem ter percebido as mudanças de posições de alguns itens no fórum, isso foi uma reorganização da CRM para adequar a novas engines que podem e estão por vir.
Depois de muito tempo discutindo e decidindo a melhor reorganização, resolvemos integrar, principalmente, a Construct 2 ao fórum, mas ao invés de tratá-la como simplesmente uma engine diferente, e dar um board separado para ela, porque não tratar como se fosse outra engine como o RPG Maker? Do mesmo modo que boa parte dos recursos de um RPG Maker não é adequado a outra engine, acontece entre as versões de RPG Maker.

Agora vamos às mudanças:


• Centro de Criação de Jogos: neste board não houveram alterações, porém, além de ser o local para postar ideias, projetos e jogos de RPG Maker, também será o local para as ideias, projetos e jogos de outras engines, cada um em sua área correta, obviamente. O único diferencial entre os tópicos que já estão em desenvolvimento será o ícone de gênero do jogo (medieval, aventura, etc.), portanto, não esqueça de escolher sabiamente.

• Game Design e Game Concept: a área de GD e GC ficará junto à dos projetos, no Centro de Criação de Jogos.

• Centro de Suporte: agora melhor definido, é um board específico para os tópicos de quem necessita de alguma ajuda, dividido em três áreas: a de Suporte Geral, pra obstáculos e dificuldades relacionadas à engine, problemas, bugs, dúvidas gerais que não se encaixam em áreas específicas; a área de Suporte a Programação, como o nome já diz, será para pedir ajuda relacionada ao coding dos projetos; e a área Tutoriais para postar tutoriais sobre a engine em geral.

• Centro de Recursos: essa parte é onde você poderá encontrar "coisas" prontas para utilizar em seus projetos, e para quem quer, dispor esses recursos para que outras pessoas possam utilizar. São cinco áreas: Scripts de RPG Maker, voltada para somente o RPG Maker; Sistemas por Eventos, com áreas para cada versão do RPG Maker e para a Construct 2; Addons Completos de Construct 2, restrita à Construct 2; Recursos Gráficos, que possuem áreas separadas para cada engine, vez que os recursos para cada uma tendem a ser distintos e; Recursos Sonoros, que são para todas finalidades.

• Centro de Criação: este board é destinado ao treino e aperfeiçoamento das áreas de habilidades maker. Permanece como era, e da mesma forma como nos projetos, quando postar algo para avaliação é interessante especificar quando engine utilizou, principalmente se RPG Maker ou Construct 2, até para quem avaliar ter um parâmetro melhor e ser mais fácil de obter feedback. Aqui também foi acrescentada a área destinada à Programação. Para quem está aprendendo a desenvolver códigos, está com um script em W.I.P (work in progress) e quer uma avaliada e/ou formas de melhorá-lo, além das aulas e tutoriais.

• Centro de Outras Engines: Aos que não utilizam nem o RPG Maker, nem a Construct 2, esta é a área para interagir, postar ideias, recursos e progressos quanto a engine em que trabalha, estando sempre atento à colocar o ícone adequado no tópico (é muito importante isto).


     Claro que, nosso foco permanece sendo o RPG Maker, afinal são tanto anos com a engine e tanta experiência adquirida que ela será por um bom tempo, senão para sempre, nosso destaque. Porém, é um passo para o suporte aos demais programas, afinal de contas, independente do programa que utilizamos estamos aqui para um único fim: fazer jogos bacanas.
     Esperamos que essas mudanças cedam um espaço para outras engines, principalmente para quem utiliza a Construct 2. Futuramente esperamos que possamos ajudar em muitos outros programas, mas um passo de cada vez.

     E novamente, precisamos do feedback de todos os membros que puderem. Foi uma mudança que se prolongou por um bom tempo, mas pode ter passado algo por despercebido. Por exemplo, se sentirem a falta de algum ícone para os tópicos que realmente seja útil, podem pedir, visto que várias áreas foram acrescentadas e alguma pode ter ficado sem.
     Com o tempo vamos arrumando os detalhes. Para usuários antigos do fórum, não é nenhuma mudança brusca e acho que será fácil de se adequar, para os novatos, serão recebidos com um lugar mais "abrangente" que esperamos acolhe-los bem.

:wow:
[/box2]


Centro RPG Maker
Move Your Gears

  Quanto mais tempo passa, mudanças vão acontecendo, isso é inevitável, né? Felizmente as mudanças que acontece no cenário indie sempre são para melhor. Sempre fui a favor a integração de novas engines, é sempre bom expandir horizontes. Eu mesmo estou começando com a Unity.

  Mas enfim, eu gostei e espero que em breve tenha novas sessões com as mais variadas engines (claro que quando tiverem membros usando).

Muito bom, eu estou apostando bastante que a CRM seja um local de suporte pra todos desenvolvedores indie, já que aqui no país temos ainda pouca gente criando jogos ou se divertindo com isso fica melhor deixar o fórum mais amplo e reunir toda a galera, sejam usuários do RPG maker ou de outras engines como o Construct, dessa forma os membros podem se ajudar mais sem estarem separados por nichos que infelizmente estao se tornando pequenos, com a união de todos desenvolvedores podemos tornar um nicho só é gerar suporte e colaboração entre todos.

Lembrando que o foco agora é o Construct por termos ideia de trazer membros que já conhecem a engine e podem ajudar novos usuários, assim como poderemos dar maior suporte a ele, seria fácil abrir boards de todas engines mas de nada adianta abrir um board e deixar ele as moscas só pra dizer que temos essa área no fórum.

É isso, torço pra que em breve tenhamos um bom conteúdo dessa engine e projetos brotando aqui, além de novos membros movimentando o fórum e se ajudando!

Muito legal essa atualização, gostei de ter o Construct 2 aqui no fórum, eu ja tentei usar ele mas fiquei muito apegado a Maker, e desisti dele, porém acho que pode até acontecer quando eu finalizar meus projetos no maker, eu faça alguma coisa nele  :XD:


Acho bem legal que resolveram expandir um pouco as áreas do fórum pra abranger outras engines.
Apesar disso, ainda tô um pouquinho confuso com a organização. Na área de criação de jogos por exemplo, vocês tão dizendo que não houveram alterações mas que cada jogo seria postado em sua área correta (?). Então quer dizer que todos os jogos estão misturados, e tudo o que vai separar eles é o marcador de tema?

Aliás, talvez não seja a área mais adequada, mas sugiro que reformulem os marcadores/ícones disponíveis a área de jogos e projetos. Tem muita coisa misturada ali, como gêneros de jogo misturados com temas, e etc. E agora que vai incluir jogos de outras engines, isso complica mais a situação porque aumenta também a quantidade de gêneros diferentes que os jogos poderiam abranger. Não tenho uma solução excelente pra isso, mas é algo que poderiam pensar a respeito.
Exemplos de gêneros incluiriam Ação, Aventura, RPG, Novel, Shooter, Puzzle e etc... enquanto temas são Fantasia, Terror, Sci-fi, Drama e por aí vai. Dá pra notar que são coisas bem diferentes.

Enfim, bem bacana a mudança. Claro que como tá começando ainda tem bastante coisa pra melhorar, mas com o pontapé inicial dado agora é só continuar o trabalho.

Citação de: Cronus online 03/05/2015 às 16:05
Na área de criação de jogos por exemplo, vocês tão dizendo que não houveram alterações mas que cada jogo seria postado em sua área correta (?). Então quer dizer que todos os jogos estão misturados, e tudo o que vai separar eles é o marcador de tema?

Exatamente isso, pelo menos foi decidido que jogos são jogos, e que a engine é só a ferramenta que ele optou, logo, qualquer jogo pode ser colocado na área de qualquer engine.

E sim sobre os ícones ainda estamos revendo tudo isso, tem bastante coisa para ajeitar antes de realmente ver isso funcionando bem  :ok: