O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

***Wars

Iniciado por Lima, 08/04/2014 às 09:51

Bem gente, como estou de férias surgem-me inúmeras ideias de jogos à cabeça, mas se for fazer um rpg sem que nunca vou acabar...Então estive a pensar numa mistura de tribalwars com age of empires, é mais ou menos a mesma coisa... Só que neste meu jogo ainda sem nome, basicamente temos de construir um quartel, estábulo, mandar os aldeões á lenha, ferro, etc... e depois cria-se tribos para lutar contra a nossa, o que vocês acham? Sei que não tenho nada para mostrar mas é apenas uma ideia, gostava de saber a vossa opinião!

Parece-me um jogo de estratégia genérico. Há muitos no mercado que prosseguem com a mesma linha de pensamento: Tipos de lutadores, com vantagens e desvantagens sobre os outros, caçadores de recursos e proteção de construções. Não que não haja adeptos desse estilo de jogo, mas pelo o que posso acompanhar do mercado, jogos que fogem um pouco do padrão tendem a ser melhor acolhidos pela comunidade.

Logo a dica é pensar em uma mecânica única que diferencie o seu jogo dos demais. :)

Citação de: Kyo Panda online 08/04/2014 às 09:55
Parece-me um jogo de estratégia genérico. Há muitos no mercado que prosseguem com a mesma linha de pensamento: Tipos de lutadores, com vantagens e desvantagens sobre os outros, caçadores de recursos e proteção de construções. Não que não haja adeptos desse estilo de jogo, mas pelo o que posso acompanhar do mercado, jogos que fogem um pouco do padrão tendem a ser melhor acolhidos pela comunidade.

Logo a dica é pensar em uma mecânica única que diferencie o seu jogo dos demais. :)

Obrigado pelas dicas, não sei como diferenciar, mas vou pensar entretanto vou tentar começar a desenvolver :P
Tem alguma dica?

08/04/2014 às 10:03 #3 Última edição: 09/04/2014 às 03:06 por mercia
Age of Empires II, Warcraft II e Warlords Battlecry III, todos os três são jogos que eu passava muito tempo jogando criando mapas ou fazendo campanha.

Fazer um jogo desse tipo no RM seria interessante acredito, mas você já tem ideia de como começar? Gráficos, Tema e tudo mais?
Meus prediletos geralmente envolviam dragões e/ou grifos, pois eu criava um exercito com eles e acabava com tudo e todos os inimigos pela frente, ah, bons tempos! :<3:

Citação de: mercia online 08/04/2014 às 10:03
Age of Empires II, Warcraft II e War Battlecry III, todos os três são jogos que eu passava muito tempo jogando criando mapas ou fazendo campanha.

Fazer um jogo desse tipo no RM seria interessante acredito, mas você já tem ideia de como começar? Gráficos, Tema e tudo mais?
Meus prediletos geralmente envolviam dragões e/ou grifos, pois eu criava um exercito com eles e acabava com tudo e todos os inimigos pela frente, ah, bons tempos! :<3:

Ainda só tenho a ideia, gráficos nada!  Obrigado

O que posso pensar é utilizar alguns elementos que são pouco utilizados atualmente. Num exemplo, poderia utilizar elementos naturais de forma aleatória para danificar tanto o jogador, tanto o inimigo. No jogo Shingen: The Ruler do NES, caso você não cuidasse da saúde da população, as pessoas poderiam contrair pragas e morrerem, isso abaixava o número de aldeões que você podia recrutar para serem soldados. Quando recrutava os aldeões, a felicidade deles caia, aumentando a possibilidade de haver guerra civil e pessoas morrerem, e ainda reduzindo sua capacidade de recrutar soldados.

Em adição, elementos naturais como desastres e feras poderiam influenciar na batalha. Isso traria o elemento sorte no jogo de estratégia, onde eventos não sistêmicos poderiam influenciar no resultado da batalha, forçando o jogador a repensar em sua batalha, não apenas como um Tower Defense, mas também como nos outros possíveis eventos.

É como o povo disse acima, mas recomendo usar uma história, um enredo central assim como WarCraft Frozen Throne.
Ficaria ainda sim mais dinâmico e daria um objetivo ao jogador e poderia sair daquele estilo de jogo de guerra que não pode ser zerado.
Recomendo criar missões também assim como Age of Empires 3 mobile onde apenas alguns cavaleiros com cavalos teriam que matar alguns soldados em uma floresta.
Resumindo, estude o tipo de tema que deseja criar e vai ter muitas possibilidades, mas apenas você pode decidir qual optar.

Citação de: Kyo Panda online 08/04/2014 às 10:10
O que posso pensar é utilizar alguns elementos que são pouco utilizados atualmente. Num exemplo, poderia utilizar elementos naturais de forma aleatória para danificar tanto o jogador, tanto o inimigo. No jogo Shingen: The Ruler do NES, caso você não cuidasse da saúde da população, as pessoas poderiam contrair pragas e morrerem, isso abaixava o número de aldeões que você podia recrutar para serem soldados. Quando recrutava os aldeões, a felicidade deles caia, aumentando a possibilidade de haver guerra civil e pessoas morrerem, e ainda reduzindo sua capacidade de recrutar soldados.

Em adição, elementos naturais como desastres e feras poderiam influenciar na batalha. Isso traria o elemento sorte no jogo de estratégia, onde eventos não sistêmicos poderiam influenciar no resultado da batalha, forçando o jogador a repensar em sua batalha, não apenas como um Tower Defense, mas também como nos outros possíveis eventos.

Boas ideias, obrigado

!
Citação de: Alisson online 08/04/2014 às 12:26
É como o povo disse acima, mas recomendo usar uma história, um enredo central assim como WarCraft Frozen Throne.
Ficaria ainda sim mais dinâmico e daria um objetivo ao jogador e poderia sair daquele estilo de jogo de guerra que não pode ser zerado.
Recomendo criar missões também assim como Age of Empires 3 mobile onde apenas alguns cavaleiros com cavalos teriam que matar alguns soldados em uma floresta.
Resumindo, estude o tipo de tema que deseja criar e vai ter muitas possibilidades, mas apenas você pode decidir qual optar.

Obrigado também xD estou a ver que vai ser bastante complicado!

Adoro jogos assim, eu espero que você tenha progresso com a ideia.  :XD:

Citação de: Lima online 08/04/2014 às 15:12Obrigado também xD estou a ver que vai ser bastante complicado!

Jogos de estratégia tendem a ser complicados (desde a história até a jogabilidade). É disso que os fãs tendem a gostar. :XD:

Ahh, sempre pensei em criar um jogo desses no maker, na verdade até comecei a criar um que envolvia vikings, meu extinto Mistland.

Minha ideia era um pouco diferente, criar um RPG com elementos de estratégia, eu começaria com um cara sozinho no mundo que de alguma forma ganharia um dinheiro e ia começando a recrutar mercenários em tabernas ao longo do mundo, depois disso com um exército já maior podia construir campos de treinamento e estalagem para seu exército, e no fim derrotar o exército inimigo que tomou conta da fortaleza dos pais do personagem.

Eu apoio totalmente a sua ideia, mas saiba que é muito, muito difícil se fazer isso no maker, na verdade quase tudo que envolve o jogo é até viável de se fazer, o mais difícil mesmo é criar um sistema de batalha ABS que tenha inteligência artificial dos seus aliados para derrotar um exército, tudo isso sem ocorrer bugs e nem falhas ... essa é a parte mais complicada e que me fez desistir, por hora, do meu jogo.

Mas se acha que consegue, vá em frente! Eu seguiria todas as sugestões dadas acimas pelos amigos, inovação, incluir história, elementos naturais e tudo mais, e ainda dou uma dica que é algo que eu iria fazer no meu que é criar algo estilo Mount and Blade, onde tu pode pegar o teu cavalo e sair explorando o mundo e recrutando guerreiros.

Boa sorte, se for em frente conte com meu apoio.

Estive a pensar e que acham de haver unidades que só ataquem e outras que só defendem?

18/04/2014 às 09:23 #12 Última edição: 18/04/2014 às 09:26 por Kyo Panda
Penso que não seja o ideal. Por exemplo, eu sabendo que há uma unidade que só defende, eu não a atacaria. Derrotaria as de ataque primeiro e depois brincaria com os "indefesos de defesa". Jogos de estratégia tendem a ter apenas personagens de ataque por esse motivo. Personagens de defesa geralmente são chamados de "torres" e são os objetivos do ataque, logo uma unidade sem importância de defesa é apenas um peso morto. :)

Mas já vi no War of Human Tanks uma unidade que se chama Interceptador. Ela não ataca, mas cobre uma área que impede ataques de longo alcance a chegarem nesta área. Acaba sendo uma unidade apenas de defesa, mas que possui um objetivo.

Logo é usar a imaginação.

Citação de: Kyo Panda online 18/04/2014 às 09:23
Penso que não seja o ideal. Por exemplo, eu sabendo que há uma unidade que só defende, eu não a atacaria. Derrotaria as de ataque primeiro e depois brincaria com os "indefesos de defesa". Jogos de estratégia tendem a ter apenas personagens de ataque por esse motivo. Personagens de defesa geralmente são chamados de "torres" e são os objetivos do ataque, logo uma unidade sem importância de defesa é apenas um peso morto. :)

Mas já vi no War of Human Tanks uma unidade que se chama Interceptador. Ela não ataca, mas cobre uma área que impede ataques de longo alcance a chegarem nesta área. Acaba sendo uma unidade apenas de defesa, mas que possui um objetivo.

Logo é usar a imaginação.


Não é isso... Todas as unidades conseguem defender, só que existe específicas de ataque!

Mas na mecânica do jogo, quais seriam os motivos para o jogador defender? Pois apenas defender é deixar o inimigo tirar um dano do jogador que o mesmo poderia não ter tomado se tivesse tomado a iniciativa do ataque. A não ser que consiga trabalhar bem uma mecânica por trás disso, como unidades em "cavalaria" recebem um dano maior ao atacar unidades em "defesa", pois a montaria tende a desequilibrar com o impacto dos escudos. Aí irá muito da mecânica.