O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Zu

Iniciado por Cronus, 03/04/2013 às 14:46

02/05/2013 às 02:58 #15 Última edição: 02/05/2013 às 03:09 por Cronus
LeonardoVX: Antes de mais nada agradeço muito o seu post. Fico feliz que tenha se empenhado em jogar o suficiente pra poder comentar tanto a respeito do jogo. A respeito do sistema de combate do jogo, pior nas últimas etapas do desenvolvimento eu quase desisti de fazer do jogo um RPG e pretendia remover todas as batalhas, mas acabei não fazendo por dois motivos principais: algumas batalhas já seriam essenciais pra completar o enredo, e desistir do sistema de combate seria jogar todo o trabalho da Skill Tree fora. Mas bem, no geral me falaram muito que o jogo combinaria mais com um action/puzzle e concordo em partes, mas no fim acho que não teria como refazer o jogo sem que houvessem essas batalhas. Acho que as cenas de batalha e encontros aleatórios acabaram se tornando parte da atmosfera do jogo, que é o que mais prezo nele até então haha.

E antes que me esqueça, eu não poderia deixar Gypsy Shoegazer de fora. Desde o começo do jogo eu já idealizava colocar ela como tema de um personagem. Na verdade esse personagem não chegou a ser introduzido, mas mesmo assim pude introduzir a música como tema de outros personagens. Mais uma ez, agradeço pelos elogios e espero que goste do fim do jogo!

frds.official: Opa, aí sim heim? Fico contente que tenha tido dedicação pra jogar o Zu do início ao fim, e que também tenha se preocupado em jogar com um olhar mais analítico pra poder comentar as falhas depois.

Mas antes de mais nada: Pelo amor de Deus, remova essas imagens do post! haha.
Acho que o mais apropriado seria você ter me mandado uma MP pra notificar desses erros, afinal de contas qualquer um pode abrir o spoiler e ter um spoiler do final do jogo. Então reforçando, peço que edite o post e tire essas imagens!

A respeito da dificuldade, por mais que o Save do jogo seja livre em qualquer momento (ou seja, reassistir a introdução é uma opção do jogador) eu já estava ciente de que pudesse haver dificuldades nessa parte. Como o tempo foi muito curto pra poder balancear o sistema de batalha todo (configurei todas as batalhas nas últimas 48 horas antes do prazo), resolvi colocar um item que fizesse as batalhas aleatórias opcionais. Sobre a facilidade posterior, diria que é uma consequência de conseguir adiquirir todas as habilidades e usá-las em combate estratégicamente, da melhor forma possível.

Também por conta de tempo não coloquei a legenda pro livro (eu inseri ele no último dia, pra falar a verdade era algo que já estava cotado pra ficar de fora) e também não fiz com que o menu da caixa fosse desativado depois do save, embora tenha sim notado esses dois problemas. No entanto, devido a outras prioridades que o jogo tinha no momento, não dei muita importância pra esses detalhes, mas concordo que poderiam ser revistos sim.

Enfim, sobre os erros de passabilidade e ortografia, são coisinhas que acabam passando despercebidas sem querer mesmo quando revisamos tudo umas mil vezes. Pode deixar que vou guardar as informações aqui e corrigí-las caso eu relance uma nova versão do jogo, embora não seja uma prioridade minha agora. Como falei, peço pra que edite o post e remova elas, afinal não queremos jogadores vendo imagens do fim do jogo antes que elas possam chegar lá, não é? Agradeço muito pela colaboração.


No mais, novamente agradeço muito a todos que estão jogando e se dedicando a comentar no tópico. Abraços!


02/05/2013 às 21:05 #16 Última edição: 23/05/2013 às 12:07 por Alenoo
Sem dúvidas um trabalho que só podemos esperar vindo de você!

Não é preciso jogar pra ficar horas babando seu jogo, cara, fico imaginando de onde sai tanta criatividade? Sempre que dou uma olhada nos tópicos de seus jogos fico assustado e ao mesmo tempo inspirado. Você é a maior referência maker brasileira na minha opinião. Uma prova de é possível criar obras primas no maker, independente de sua versão.

Tô baixando pra conferir e depois volto aqui pra postar minha opinião sobre a ambientalização e tudo mais!


-Abraços


[EDIT]: A ambientalização do jogo está perfeita, os mapas encantam com um clima astral e ao mesmo tempo repassa a ideia de fim de mundo. A única coisa que realmente não curti, foi o fato de começar "detro da caixa". Acho que seria interessante um sistema de "Save Point" para evitar isso ou desligar a caixa quando abrir uma de suas opções. Também contém alguns bugs nos tilesets que deixam o char acima. Mas nada que atrapalhe o bom desempenho do jogo.

Sensacional! Meu parabéns cara, você está sempre inovando e é isso que te faz ser quem é!


@/

05/05/2013 às 12:15 #17 Última edição: 05/05/2013 às 12:17 por Otávio Junior
Passei aqui só para dizer que o chefe do lago está muito overpower. O vampirismo dele é muito apelão. Eu usei diversos itens (5 frascos vitais, vários itens de recuperar EP) e habilidades (imunidade, atq e def up, a última hab de atq astral, várias restaurações) e não consegui derrotar ele.

A propósito, a arte do jogo é muito bem feita (personagens, interface, mapas e luzes), mas o sistema de batalha ficou meio tedioso.

05/05/2013 às 13:09 #18 Última edição: 05/05/2013 às 18:38 por TanatosMaker
Criei coragem e estou baixando, logo por que não necessita de RT.

[EDIT]

Baixei, cara! Adorei demais, porém foi fácil encontrar bugs de tiles nos maps mesmo sem rpg maker instalado, eu esqueci de tirar um print, mas são esses:
  • Se você se chamar o menu e mover para um teleport ao mesmo tempo o personagem se teleporta e já aparece o menu aberto no outro mapa. Não é bem um BUG, mas é estranho.
  • Do lado da porta de saída da fabricas do Solo você consegue andar dois tiles de paredes.
  • No mapa do lago ou lagoa seguindo para o sul tem um pedaço que se você "bater" com o barco fica preso e aparece apenas os pés e uma parte do cabelo do personagem e não dá mais pra sair.

Alenoo: Opa, muito obrigado! Sempre valorizo muito a identidade própria de cada jogo, e acho que isso sempre pode ser um grande diferencial e definir muito bem qualquer projeto, seja de RPG Maker ou não. Espero que possa curtir o jogo quando jogá-lo, apesar de suas falhas. Valeu!

Otávio Junior:Opa, agradeço muito seu comentário e a consideração em comentar o projeto. Acho que já comentei isso em resposta algumas vezes, mas a questão do combate foi provavelmente o que ficou mais desbalanceado no jogo por eu ter precisado configurar toda essa parte nas últimas 48 horas, e não pude testar mais uma vez antes do fim do prazo. Já recebi algumas reclamações sobre a dificuldade dos chefes, mas no geral não foram a respeito do primeiro (o do lago). A batalha dele foi uma das que pude testar, e lembro bem de não ter tido muitas dificuldades já tendo algumas habilidades aprendidas. É importante lembrar também que as batalhas ficam mais difíceis se você não aplicou os patch de correção disponível no tópico, já que sem ele os status de buff não funcionam corretamente. Enfim, se você gostou da arte do jogo fico satisfeito. Claro que não é motivo pra ter um sistema de combate ruim, mas foi algo que teve mais prioridade durante o desenvolvimento. Obrigado pelas observações!

TanatosMaker:Muito obrigado pelo feedback, fico feliz que tenha gostado do jogo. A respeito dos bugs de passabilidade, eu recebi uma lista delas feita pelo frds, então se lançar mais uma correção pode ter certeza de que vou tomar conta desses problemas. Sobre a coisa do Menu, previ que seria possível esse tipo de coisa acontecer (embora não me lembre se eu tenha testado isso), mas concordo que é meio feio apesar de não ser necessariamente um bug e de não atrapalhar o gameplay, haha. Valeu pelo comentário!

Aparenta um belo jogos hein Cronus! Em breve estarei baixando e edito meu post, fique de olho hehe. Abraços!
"Uns sentem a chuva; outros apenas se molham." -- Bob Dylan

É uma pena que sou perfeccionista demais para concluir um jogo.
Mas o seu, está simplesmente magnífico, desde o designer, até a história. O que um bom tempo de estudos e um grande trabalho não faz ? Um resultado merecido desse, estou baixando e irei jogar com certeza.

Meus parabéns !
Galeria:


Pozinho: Valeu pelo comentário, espero que curta o jogo \o

BieelDesigner: Pois é, acho que em algum momento todos acabam se deparando com esses problemas, por isso que é preciso aprender a cortar algumas coisas desnecessárias o máximo possível, se não você acaba nunca terminando o jogo, haha. O Zu tinha planos de ser bem maior, ter mais cenários, mais personagens, ser mais longo... eu notei que não conseguiria fazer tudo o que queria, então quase desisti de última hora. Acabei optando por deixar o perfeccionismo de lado, encurtei o que deu pra encurtar e lancei da melhor forma que pude, e foi o suficiente pra ter resultados satisfatórios. Talvez você possa experimentar tentar isso, por mais que eu saiba como é difícil tentar abrir mão de algumas idéias que parecem indispensáveis, haha. No mais, agradeço muito seu comentário e espero que goste do jogo!


Citação de: Cronus online 17/05/2013 às 22:51
Pozinho: Valeu pelo comentário, espero que curta o jogo \o

BieelDesigner: Pois é, acho que em algum momento todos acabam se deparando com esses problemas, por isso que é preciso aprender a cortar algumas coisas desnecessárias o máximo possível, se não você acaba nunca terminando o jogo, haha. O Zu tinha planos de ser bem maior, ter mais cenários, mais personagens, ser mais longo... eu notei que não conseguiria fazer tudo o que queria, então quase desisti de última hora. Acabei optando por deixar o perfeccionismo de lado, encurtei o que deu pra encurtar e lancei da melhor forma que pude, e foi o suficiente pra ter resultados satisfatórios. Talvez você possa experimentar tentar isso, por mais que eu saiba como é difícil tentar abrir mão de algumas idéias que parecem indispensáveis, haha. No mais, agradeço muito seu comentário e espero que goste do jogo!

Vou adotar o que disse, Obrigado. ^^
Galeria:


Um excelente jogo, gostei bastante. Você esta de parabéns por ter feito um trabalho excelente. Os mapas ficaram muito belos! Me deixou cheio de inveja! Uhahau sem contar as apresentações, muito bonitas.
A única coisa que deixou a desejar foi o final, achei meio rápido.

O sistema de batalha ficou muito bem feito, os mestres ficaram difíceis como eram para ser.

29/05/2013 às 22:03 #25 Última edição: 29/05/2013 às 22:13 por Cronus
Fala pessoal, venho trazer boas notícias.

Antes de mais nada, fico feliz em anunciar que o jogo venceu o Make a Game, Win a Game. Não só fico feliz por ter sido premiado em um concurso que realmente quis investir no potencial dos makers brasileiros, mas também por ter podido competir com mais 2 jogos que também tiveram bastante capricho por parte de seus autores. Dê uma olhada neles também: 3A - Mercenários por Ureca & Vash e A Montanha da Lua por Felipe Falcon.

A segunda notícia é que eu atualizei o jogo com várias mudanças, talvez não tão grandes, mas muitas bastante relevantes. Dentre as principais melhorias estão a correção de alguns problemas, principalmente erros de passabilidade em alguns mapas, erros em diálogos, reformulação dos diálogos do final, substituição de algumas imagens, correção em alguns valores do database e por aí vai. Segue uma lista mais completa com todas as mudanças relevantes que fiz no jogo:


Nova tela de título



  • Corrigidos diversos erros de de passabilidade e feitas pequenas alterações em alguns mapas;
  • Corrigidos erros em várias caixas de texto do jogo e feitas pequenas alterações em alguns textos;
  • Diálogos do final refeitos (várias linhas removidas e substituídas assim como várias novas linhas de texto adicionadas), também adicionadas imagens de fundo durante os textos do epílogo;
  • Alteração no Vocab para adequar algumas mensagens referentes ao combate;
  • Novas telas de título, game over e logos antes do título;
  • O Menu da caixa se fecha automaticamente quando o jogo é salvo e após ser carregado;
  • Corrigido o valor necessário para se comprar o mapa do lago;
  • Corrigidos pequenos problemas com a disponibilidade do mini-mapa do lago quando se utilizava o botão do menu;
  • Frequência de encontros aleatórios nas ruínas foi diminuída;
  • Corrigida relação de aparição de grupos de inimigos correspondentes ao nível do personagem nas ruínas (grupos mais fracos aparecem em níveis mais baixos);
  • Inimigos dão mais experiência (mais rápido subir de nível);
  • Redução no valor de ataque das habilidades mais poderosas dos chefes;
  • Vampirismo agora utiliza AP, todas as outras habilidades astrais tiveram seu custo de AP reduzido;
  • Correção nos atributos de acessórios que oferecem bônus (Máscara do Sábio);
  • Novo item: Máscara do Viajante (aumenta experiência adiquirida em combate).

Importante lembrar de que as atualizações feitas no patch de correção obviamente já estão implantadas nessa versão, demais mudanças consistem em detalhes pequenos. No geral essa atualização não aumenta o gameplay do jogo ou adiciona alguma forma de conteúdo "extra", se você ja jogou e já chegou no final antes, não há nada que poderia ver de muto diferente. Se você ainda possúi um save do jogo ele é totalmente compatível com essa versão, basta colar o arquivo .rvdata2 na pasta do jogo. Segue o download da nova versão:


Terceira notícia, estarei adicionando um pequeno F.A.Q ao tópico para esclarecer algumas questões a respeito do jogo. No geral tentei colocar quase tudo o que me foi questionado ou perguntado, pelo menos o mais importante.

Perguntas Frequentes (F.A.Q)

Aviso: algumas respostas podem conter spoilers a respeito de como prosseguir no jogo, portanto se você não deseja estragar a sua experiência jogando, leia com cautela.

Spoiler
1. O que é VX Ace Lite?
O VX Ace Lite é uma versão gratuita do RPG Maker VX Ace, contendo as limitações de uma versão trial. Você pode baixar o Ace Lite aqui.

2. Que materiais você usou no seu jogo?
Você pode encontrar os materiais que editei pro jogo na lista de agradecimentos do tópico. Eu editei esses materiais para utilizá-los, assim como também editei gráficos dos RTP dos RPG Makers VXA e XP. Demais materiais como ilustrações e menus são de minha própria autoria.

3. Posso usar os materiais do seu jogo?
Eu acho mais apropriado que se cheque as fontes dos materiais que utilizei e procure o que você queira para o seu próprio jogo ao invés de copiar o que eu fiz especificamente para o meu. Mas caso tenha algum conteúdo do jogo que você queira usar e acha que não vai conseguir de outra forma, entre em contato comigo.

4. O que eu tenho que fazer nesse jogo? Não consigo sair do começo.
Zu é um jogo com foco na ambientação e na exploração do cenário. você deve procurar e deduzir constantemente o que deve fazer, que tarefa realizar e qual caminho seguir. A primeira área recomendada a se visitar é o lago.

5. O que eu tenho que fazer no lago? Era pra jangada andar sozinha mesmo?
O objetivo do lago é derrotar as 4 Sirens espalhadas pelo cenário. A jangada foi feita para andar sozinha mesmo, considere como uma espécie de mini-game. Se você está com dificuldade de encontrar as Sirens, tesouros ou fica perdido pelo lago, é possível comprar um mini-mapa com um NPC. Só não vou dizer como, nem qual.

6. Esse jogo é muito difícil! De que forma eu venço os inimigos e os chefes?
A chave pro sucesso nos combates do jogo é desenvolver as suas habilidades. Pra isso você precisa comprá-las com pontos de Luz, e é bom que tente evoluir o seu personagem pelo menos para o nível 2 ainda no mapa das ruínas. Também explorando as ruínas você pode encontrar um bônus de 100 luz que é o suficiente pra destravar um set de habilidades inicial.

7. Eu não aguento mais as batalhas desse jogo. Não tem como deixar as batalhas menos chatas?
Há um item no lago que torna as batalhas aleatóriasopcionais, assim você escolhe quando quer lutar pra evoluir o personagem ou ganhar itens. Basta seguir para a direita, logo na entrada.

9. Esse jogo não tem itens de cura melhores?
Você pode fabricar itens melhores com o Solo. Basta tentar as combinações certas para obter itens excelentes, e os itens fabricáveis que você encontra pelo jogo possuem a receita na descrição. Ao todo são 8 itens que você pode fabricar com 8 ingredientes diferentes. Então existem 8 combinações de itens que dão certo.

10. Eu não acho um Tônico em lugar nenhum!
Você deve fabricar um Tônico com o Solo. Os ingredientes são Raiz e Bulbo.

11. O jogo teria ficado muito melhor como um jogo de Puzzle/Aventura. Porque você decidiu fazer um jogo de RPG?
Eu decidi fazer a base do jogo como um RPG porque quis aproveitar a proposta do concurso da melhor maneira possível, tentando usar os recursos padrão de uma forma criativa. Em determinado momento pensei em jogar tudo pro ar e fazer um puzzle/adventure, mas desisti da idéia porque a Skill Tree já estava totalmente pronta e o roteiro do jogo já estava definido pra funcionar com esse estilo de jogabilidade.

12. Você pretende extender o jogo? E fazer uma continuação?
Eu não pretendo fazer uma versão extendida do jogo seguindo os planos originais que não puderam ser concluídos. Preferi optar por deixar o jogo o mais fiel possível ao que eu consegui entregar para o concurso. A respeito de uma continuação, não pretendo fazer uma tão cedo, mas é de meu interesse trabalhar novamente com o universo e a temática do Zu. Porém, se um novo jogo saísse ele teria história e personagens diferentes, então não seria contado como uma continuação direta.

Mais questões poderão ser adicionadas.

[close]

E por fim, a quarta notícia é que já comecei o processo de tradução do jogo para o Inglês. Não é uma notícia tão importante assim, mas estou ansioso pra poder mostrar pela primeira vez um jogo em comunidades estrangeiras e saber se poderia ter uma recepção tão boa quanto teve por aqui.

Antes de cocluir, em resposta ao @chabusca0209, fico contente que tenha gostado do jogo! Nessa nova versão os diálogos do fim são um pouco menos repentinos, então espero que desagrade menos. Eu mesmo estava detestando o final do jogo, não poderia deixar de dar uma reformulada nos textos.

E por hoje é tudo, agradeço muito a todos que continuam jogando e comentando e a todos que já jogaram e comentaram. Sem o feedback que me deram eu não teria conseguido fazer essa nova atualização corrigindo vários defeitos do jogo, então muito obrigado a todos! Aquele abraço e até mais.


 Parabéns por ter ganho o primeira colocação, você merece Cronus. =]
Seu jogo é ótimo e faz querer passar por todos os obstáculos apesar de não conseguir acabar com o cara da lotus (?). :T.T:

E eu achava que o jogo estava perfeito sem essas modificações... o.o
"Frequência de encontros aleatórios nas ruínas foi diminuída;"
É... tenho que admitir que é verdade, mas apenas no inicio do jogo.

"...saber se poderia ter uma recepção tão boa quanto teve por aqui."
Com certeza vai ter.

2010 ~ 2016 / 2024

Sinceramente, é muito gratificante pra mim saber que de alguma forma ajudei 'Zu' ficar melhor! Esse que foi um dos melhores jogos que já joguei feito no maker! Me da vontade de salvar mais uma vez e fazer mais uma outra análise! Parabéns Cronus! :clap:

Olá Cronus! Tudo bem?
Como me deparei com sua sign e achei interessante, cliquei e vim ao tópico do projeto.
Achei seu jogo MUITO interessante. Infelizmente, estou no 2g e não pude nem ver o vídeo. Adorei a premissa e a forma clara e objetiva que postou sobre o projeto no tópico (o que me fez continuar lendo até o final!), afinal é cansativo ler quando alguém posta 20 páginas do roteiro do seu jogo para explicar a história. É muito mais legal entender ao jogar hehe. Screens muito boas, fiquei bastante impressionada com a qualidade e assim pretendo jogá-lo!
Muitos devem notar que mal comento em projetos, mas é que como não tenho net boa, não posso baixar demos ou ver videos, e assim não posso comentar bem. E pra ser sincera, prefiro não comentar se for pra chegar num tópico de projeto e postar só "kkk jogo lgl + ouro", acho um pouco desmotivador (para mim e para o autor) não deixar as impressões que tive sobre uma obra. :/
Quando eu for à lan atualizar minha Sound Room, aproveito e baixo o Zu. Assim que eu jogar, trarei todas as minhas impressões num ótimo wall text!
No mais, parabéns pela vitória, hehe!


Kisses and Goodbye!
Gifts:
Danti | Misty


Vash: Muito obrigado pelos parabéns, Vash. Parabéns também a você e ao Ureca por terem ficado em segundo lugar, o jogo de vocês ficou bem divertido. É legal saber que você se sentiu motivado a prosseguir no jogo pra ver até onde dava, até mesmo porque um dos problemas que acho que o jogo possúi é não ser muito recompensador (inclusive chegaram a me falar a respeito disso). Mas bem, se ele tem pelo menos alguma coisa que possa motivar a jogar já acho ótimo, rs. Valeu por tudo!

frds.official: Com certeza a sua "caça aos bugs" foi uma das coisas que mais me motivou a fazer essas correções e a atualizar o jogo! Fico muito grato por ter se dedicado seu tempo a montar uma lista com vários erros do jogo que poderiam ser corrigidos, isso somado às outras sugestões que deram foi o suficiente pra que eu resolvesse dar uma arrumadinha nele, por menor que seja. Muito obrigado pela sua atenção  :blink:

Super Tifa: Fico muito grato pelo seu interesse no jogo, mesmo ainda não tendo a oportunidade de jogá-lo. Posso dizer que há um certo tempo comecei a fazer questão de fazer tópicos de projetos o mais objetivos possíveis, justamente porque não acho necessário/apropriado montar uma enciclopédia a respeito, haha. Pior que seria totalmente possível eu escrever uma muralha de texto descrevendo cada detalhe que pensei a respeito do Zu (inclusive coisas que não estão aparententes ou que sequer aparecem no jogo), mas se fizesse isso ele perderia todo o ar de mistério que eu quis dar pra ele.
Enfim, infelizmente jogos de VX/Ace tendem a ser um pouco pesados, então compreendo a dificuldade pra baixar com uma internet instável. No mais, espero que goste do jogo quando tiver a oportunidade fr jogar, e muito obrigado pelo seu comentário e pelos parabéns!