O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Aprendendo! #3 - Tipos de Narrador

Iniciado por Misty, 24/11/2012 às 20:58

24/11/2012 às 20:58 Última edição: 31/05/2013 às 01:34 por Mistyrol

Tipos de Narrador




Olá membros da Centro RPG! Eu sou Mistyrol e estarei postando algumas aulas que podem ajudar alguns membros que tenham dificuldades com a Língua Portuguesa.
Não adianta negar que em diversas vezes veio aquela dúvida de como escrever ou falar uma palavra, e com isso você acaba escrevendo de acordo com a linguagem, e muitas vezes a mesma não está correta. Por esse motivo, vou postar sempre que possível aulas para que vocês possam sanar todas as suas dúvidas.

Lembrete: Para que não hajam problemas futuros, gostaria de dizer que não sou um professor, erro como qualquer outro membro, mas o conhecimento deve ser passado adiante, o que sei, passarei para vocês.




[box class=catbg]
Para se entender melhor
[/box]
Podemos definir a obra narrativa como um relato de um enredo imaginário ou não literario em um tempo ou lugar determinados, envolvendo 1 ou mais personagens.
Quanto à estrutura, ao conteúdo e à extensão, podemos classificar as obras narrativas em romances, contos, novelas, épicos, crônicas, fábulas, entre outros.




[box class=catbg]
Tipos de Narrador
[/box]
Para contar a história o narrador pode se posicionar de maneiras diversas. Assim, dependendo da perspectiva do narrador, uma obra literária pode ser:

>> Foco narrativo em 3ª pessoa: Quando o narrador é apenas uma voz que não se identifica, ou seja, o narrador não é um personagem.
Exemplo: Susana entrou na sala e logo em seguida tocou o telefone.
OBS: O narrador apresenta o personagem, e descreve uma cena, mas jamais se identifica.

>> Foco narrativo em 1ª pessoa ou narrador personagem: Quando o narrador é um personagem que vive a história, o narrador pode ser:
> Observador: É aquele que presencia ou observa os fatos ou acontecimentos.
> Onisciente: Quando sabe os pensamentos e sentimentos dos demais personagens.




[box class=catbg]
Aplicação
[/box]
Que tal se tentarmos aplicar o que aprendemos com a aula? Coisa simples, prometo que não será complicado!
Qual o foco narrativo do seguinte trecho: "Eu estava todo molhado por causa da chuva."? Se você respondeu em 1ª pessoa, meus parabéns, você entendeu muito bem a aula! O foco está em primeira pessoa pois está trabalhando com o pronome pessoal "Eu", ou seja, está relatando algo sobre si.




Para finalizar, gostaria de agradecer todos aqueles que leram a aula até o fim, e realmente espero que tenha ajudado muitos membros. Como dito anteriormente, não sou um expert na Língua Portuguesa, portanto essa aula pode conter alguns erros. Sendo assim peço para quem identificar algum erro, avise-me para que o mesmo possa ser corrigido.
Muito obrigado pela atenção, espero por críticas, elogios e sugestões!

>> Agradecimentos
>> Minha professora de Língua Portuguesa, Anatércia.
>> Ao membro Shephiroth por ser meu irmão e sempre me incentivar, o mesmo vale para o Cezar.
>> E a você que está lendo o tópico.