O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sombreamento de Interiores

Iniciado por Kieran Harris, 19/05/2013 às 16:19


Tags
Sombreamento interiores tutorial eventos técnica sombra sombras luzes iluminação porco transtorno

[box title=]
Este tutorial simples tem o objetivo de ensinar a você um método relativamente simples de iluminação de interiores, esta técnica não causa muito lag a não ser que o mapa seja enorme e um grande número de eventos seja usado.
Este método foi testado com até 200 eventos de iluminação sem causar lag em mapas 20x20, 17x13, 30x30 e 25x25.
[/box]


[box title=]1Passo

Vamos começar criando um mapa simples do interior de uma casa, nada muito complicado, este é só um exemplo.

[/box]





[box title=]2Passo

Vamos usar o seguinte charset de sombra e luz abaixo ( lembre-se de salvá-lo com um "$" no início do nome do arquivo:

Spoiler
[close]

Agora vamos colocá-lo no mapa usando estas configurações:

[/box]

[box title=]

3Passo

Agora um efeito de sombra pode ser visto 2 tiles acima da posição original do evento, isso pode vir a calhar ao criar um evento de NPC que esteja embaixo da sombra.
Então vamos espalhar eventos de sombra usando o velho ctrl C + ctrl V de modo a harmonizar a sombra com os pontos de luz ( no caso, as janelas )



E o resultado será o efeito de sombra desejado.
Avisando que você provavelmente terá que testar e testar o jogo até conseguir ficar satisfeito com as posições das sombras.


[/box]

[box title=]

4Passo

Agora que já temos as sombras prontas, vamos adicionar os efeitos de luzes usando o mesmo charset nos pontos em que há luz saindo, no caso, as janelas da casa.


Agora os eventos irão fazer o resto, teste o jogo e modifique ao seu gosto até que chegue ao resultado desejado, o desse tutorial foi este:


[/box]

[box title=]

Outros exemplos de mapas feitos com essa técnica.

Spoiler
[close]
Spoiler
[close]
[/box]

Que tutorial bem feito. Sério, resumiu tudo muito bem, e gostei bastante da forma como colocou tudo. A técnica que você utiliza para fazer a iluminação é MUITO boa, e com certeza vai ajudar basicamente todo mundo interessado em fazer algo assim. A única falha que pensei, é para o caso de mapas muito grandes gerarem lag, mas seria fácil dar um jeito, fazendo mapas menores interligados ou algo assim.

Muito bom mesmo, obrigado por postar aqui.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Show de bola, mas encher um mapa de charsets pra cada canto com sombra não é muita coisa, geralmente causa mais LAGs.

Não seria melhor ou mais prático um gráfico de Charset único que cobrisse o mapa assim como os jogos de Rm2k que usam Pictures pra isso.

Citação de: TanatosMaker online 19/05/2013 às 19:31
Show de bola, mas encher um mapa de charsets pra cada canto com sombra não é muita coisa, geralmente causa mais LAGs.

Não seria melhor ou mais prático um gráfico de Charset único que cobrisse o mapa assim como os jogos de Rm2k que usam Pictures pra isso.

Na verdade isso depende e muito do tamanho do mapa e do número de eventos usados, quando eu uso o maker eu não costumo fazer mapas muito grandes ( nem com cidades ) então eu não tenho um problema muito grande com lag.
Na verdade o tamanho máximo que eu costumo usar na criação dos meus projetos é algo entre 25x25 e 30x30 e raramente encontro lag, e quando encontro só removo alguns eventos e o jogo fica a 60 fps de novo.

Onde eu errei?

[Anexo excluído pelo administrador]


Acho que fica mais bonito fazer sombras pelo photoshop e fixar a imagem na tela, porém esse seu tutorial ensina de um modo mais rápido, fácil e mais leve.  :clap: :clap: :clap: Esta de parabéns.  :clap: :clap: :clap:

otimo tutorial, parabens  :ok:
: Intel Xeon E3-1225 v3 3.20GHz | Nvidia K2000 2GB GDDR5 | RAM 8GB DDR3 1600GHz | SeaGate Blue 2TB
O Mega Drive Nunca Morrerá em Nossos Corações.

Projeto Leyria RPG para SEGA Mega Drive/Pc