O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[Tutorial Mapa] [#1] Mapeamento ~ Ambientação [RMXP]

Iniciado por Takkun, 30/11/2012 às 23:43





[box class=titlebg]Introdução[/box]
[box class=errorbox2]
Olá galera, hoje eu venho dar aqui mais uma pequena aula de mapeamento sobre o uso da ambientação em seus mapas para deixa-lós mais bonitos e realistícos. Caso vocês tenham ideias para aulas futuras, não fiquem com medo de pedir que quando eu obter tempo disponivél concerteza irei faze-lás, então espero que gostem da aula. Boa Aula para vocês! ;)
[/box]
[box class=titlebg]Ambientação[/box]
[box class=errorbox2]
Os mapas são parte fundamental na criação de um projeto a ambientação e práticamente a alma dos nossos mapas, com a ambientação podemos deixar nossos mapas mais bonitos elegantes, fazendo o uso de efeitos Gráficos, como iluminação e sombra. O uso de scripts de iluminação ou ate mesmo de clima dando um ar mais profissional ao seus mapas. Vejám o mapa abaixo:



Neste mapa, não foi colocado nenhum tipo de efeito então o mesmo está apenas com os gráficos do próprio Tileset ele já está com um pouco de vida mais podemos melhora-ló adicionando um pouco de ambientação ao mesmo vejám alguns exemplos de ambientação abaixo.
[/box]
[box class=titlebg]Iluminação com Pictures[/box]
[box class=errorbox2]
O uso de imagens para dar iluminação aos mapas vem sido muito utilizada principalmente no VX e no VXAce pelo uso de Parallex Mapping que e uma arte que adiciona "Layers" que no VX e no VXAce não possuem deixando os mapas com um ar mais profissional mais o mesmo se aplica ao XP podemos fazer o uso de imagens para deixar nossos mapas mais atraentes, com algumas edições de imagem, vejá como nosso mapa ficou:


[/box]
[box class=titlebg]Uso de Fog's[/box]
[box class=errorbox2]
O uso de fog's também pode ser usado para embelezar seus mapas, o uso de fog's principalmente para dar um ar de mistério no seu projeto ou ate mesmo para fundir os efeitos como caso você coloque uma chuva, e coloque uma nevóa logo abaixo eles irão se fundir e criarão um efeito muito mais bonito vejá o exemplo abaixo:

[/box]
[box class=titlebg]Uso de Scripts[/box]
[box class=errorbox2]
O uso de scripts também pode ser útil na criação dos seus mapas, principalmente scripts que adicionam efeitos gráficos ao mapa (Iluminação e Efeitos Climatícos). O uso de luzes no mapa pode ser usada para gerar luz em postes ou objetos que imitam luz e os efeitos climatícos como folhas caindo, neve entre outros pode dar um ar mais profissional além de embelezar e deixar algo mais caractéristico. (Como caso você faça uma floresta coloque folhas caindo isso deixaria o mapa bem legal e bonito) vejá o exemplo abaixo: (Nesse exemplo fiz o uso de uma Fog e de efeitos de iluminação de mapas e de clima algo bem simples que com apenas 3 comandos se transformou nesse mapa).


[/box]
[box class=titlebg]Agradecimentos[/box]
[box class=errorbox2]
Lucas Kich ~ Pelas suas aulas de mapeamento que vieram a acalhar, e que me inspiraram em fazer essas aulas.
cristianoforce ~ Pelos recursos de iluminação que foram utilizados nessa aula.
[/box]

Gostei da aula Faalco, vi lá na MRM. Não sei se cheguei a perguntar no tópico da MRM, mas você poderia me passar o Tileset que usou?

Sim.
Em breve estarei disponibilizando esse tileset e outros aqui na comunidade, então você poderá adquiri-ló .
Mais mesmo assim obrigado pelo comentário.
Um grande abraço.

~ Faalco