O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Postar ou não postar, eis a questão.

Iniciado por mathpeseg, 10/05/2013 às 10:32

10/05/2013 às 10:32 Última edição: 10/05/2013 às 10:34 por mathpeseg
Postar ou não postar, eis a questão.  :será:


Vocês já pararam pra pensar que muitas vezes  as pessoas olham e comentam no seu tópico uma vez, e depois que ele é melhorado, ninguém comenta mais nada?

Digamos que eu tenho um projeto, posto um texto sobre ele, e umas 4 ou 3 pessoas comentam, algumas gostam, e outras nem tanto. Certo, até ai tudo bem. Agora digamos que eu posto uma ATUALIZAÇÃO do tópico, da história, trago screens, novidades, e etc... E as pessoas que comentaram antes, não comentam uma segunda vez, para falar os novos problemas,ou dar novos elogios e críticas para a atualização.

Acredito eu, que por muitas vezes estas pessoas acreditam que o projeto está a mesma coisa, e o que mudou, foi apenas o tópico, e nem se dão ao trabalho de ler uma segunda vez o texto, ou a ideia do "autor". Por assim dizer o autor não sabe se está bom, ou ruim as novas atualizações, e acaba ficando confuso e se matando :P.

Apesar de eu estar falando isso acredito que nem eu faço diferente,pois não lembo de alguma vez ter lido o mesmo tópico duas vezes. Então eu acredito que pode ser algo humano, como preguiça de reler, ou receio de dar novas criticas, pois já criticou uma vez, e deixa por isso mesmo, enfim, não sei, e não é sobre isso que eu quero falar.

O que eu quero então?
Quero dizer que percebi uma coisa; Quando alguém inicia um projeto do zero, e posta apenas algumas coisas dele esperando criticas, ele as recebe, mas raramente haverá uma segunda vez, a menos que os "comentaristas" entrem em uma discussão. Ou seja, estou basicamente dizendo para que muitos NÃO POSTEM SEUS PROJETOS que recém estão iniciando...

Não, pera pera para tudo, PERAE!!!
Como vou saber se meu projeto está bom, ou não? e se ele estiver uma grande porcaria e eu não souber. E se eu acabar fazendo MUITA coisa da "grande porcaria", e todos odiarem meu projeto?

Aí É QUE EU QUERO CHEGAR!!! Quero trazer essa dúvida para vocês, e que vocês respondam com suas opiniões.

Pergunto pra vocês; qual é a melhor forma de "divulgar" um projeto, e receber criticas? Devo mostrar ele logo de inicio, e corrigir seus primeiros erros? ou deixar os erros se acumularem, e mostrar tudo depois? levando em consideração que pode ser que ninguém goste, e que só mande comentários "haters".

Sei lá, pode estar meio confuso, pode ser que não de pra entender nada, não sei exatamente o que se passa na minha cabeça, mas espero ter explicado direito, e esperam que vocês entendam minha dúvida, e possam responde-la, com suas opiniões.

Bem... Eu acho que existe a diferença entre a área de Projetos em Desenvolvimentos e Ideias Iniciais exatamente para isto. Postar seu projeto totalmente vago, mas já com alguma coisa na cabeça, em uma, e na outra postar seu projeto caso ele já esteja com uma boa quantidade de progresso para que as pessoas entendam realmente sobre o que é, e possam criticá-lo de uma maneira geral.

E eu concordo com você, depois de um certo tempo o tópico vai ficando um pouco vazio. E é exatamente por isso que eu acho que não se deve depender do tópico. Ou seja, em vez de esperar por respostas, quando eu estou realmente necessitando de uma opinião em certo aspecto do meu jogo, eu vou diretamente a alguém e pergunto. Assim fica mais simples, a pessoa me dá a resposta e eu tenho uma ideia melhor do que fazer.

Não que o tópico seja completamente inútil! Afinal, você não pode ir até toda alma viva da comunidade diretamente pedindo opiniões. A meu ver o tópico é para que as pessoas as quais você não tem contato possam ler e entender seu jogo, e, caso queiram, opinar sobre o mesmo.
Deem uma olhada na minha ideia para o meu futuro projeto.
Espectrofobia
Críticas construtivas e elogios são muito bem vindos.


Citação de: Rageo online 10/05/2013 às 10:51
E é exatamente por isso que eu acho que não se deve depender do tópico. Ou seja, em vez de esperar por respostas, quando eu estou realmente necessitando de uma opinião em certo aspecto do meu jogo, eu vou diretamente a alguém e pergunto. Assim fica mais simples, a pessoa me dá a resposta e eu tenho uma ideia melhor do que fazer.

Não que o tópico seja completamente inútil! Afinal, você não pode ir até toda alma viva da comunidade diretamente pedindo opiniões. A meu ver o tópico é para que as pessoas as quais você não tem contato possam ler e entender seu jogo, e, caso queiram, opinar sobre o mesmo.
Entendo, é realmente uma boa pedir opiniões por MP, mas o esquema de ideias iniciais, e projetos já concluídos foi só para dar um exemplo, não precisa ser necessariamente um projeto recém iniciado, pode sim ser um projeto já bem avançado, mas duvido que, após atualizações alguém venha a comentar uma segunda vez, enfim acredito que Mensagem Pessoal é a melhor maneira de se conseguir novas críticas, mas pelo menos eu, tenho um tanto de receio em mandar Mensagem Pessoal, parece algo mais particular, algo para pessoas que já se conhecem na comunidade, amigos, enfim, é uma coisa besta, mas é o que eu sempre pensei, ou pelo menos pensava.

É porque na verdade têm muita gente que têm pressa de postar alguma coisa apenas para receber mais feeds. Mas isso não é o problema, e até muto bom!  Só devem tomar cuidado porque uma atualização sempre deve focar mais é claro; na atualização ora!  Já a área de Ideias Iniciais também é uma boa. E separar essas atualizações em cada área específica talvez, possa ajudar evitando confusões.

10/05/2013 às 11:31 #4 Última edição: 10/05/2013 às 11:33 por mathpeseg
Concordo, mas tem muito maker que "não sabe o que fazer da vida", e posta tudo nos lugares errados, ou pelo menos não tem certeza de onde postar, seria bom uma "instrução de postagens" para os makers mais iniciantes, um tópico que explique para o que serve cada área do fórum, de maneira mais simples, e elaborada, com uma linguagem mais global, pois cá entre nós, existe muita criança mexendo com o maker, e muitas ainda não tem conhecimento o suficiente para tal, e acabam fazendo muita bobagem.
Porém se instrui-las a fazer a coisa certa, elas podem evolui muito. Eu por exemplo, nunca fui um bom escritor (e nem sou), mas estou evoluindo devido as instruções que recebo, e devido as informações que busco, mas nem todos sabem onde encontrar estas informações PRINCIPALMENTE INICIANTES!

Spoiler
Acho que eu farei esse tópico instruindo iniciantes em breve, e quem roubar minha ideia IRA SOFRER COM AS CONSEQUENCIAS!!  :U_U:
[close]

Enfim, acho que não tenho mais nada a dizer. '-'

Olha, quando você quer mostrar seu jogo que "ainda não está pronto", o recomendado é que você mostre uma versão DEMO dele, talvez duas. Mas a versão demo é para "demonstração" mesmo. Só então quando ele estiver pronto que você mostra ele novamente (a versão FINAL).
Meu blog sobre html5/js games
http://updateanddraw.blogspot.com.br/

Citação de: bills online 10/05/2013 às 11:36
Olha, quando você quer mostrar seu jogo que "ainda não está pronto", o recomendado é que você mostre uma versão DEMO dele, talvez duas. Mas a versão demo é para "demonstração" mesmo. Só então quando ele estiver pronto que você mostra ele novamente (a versão FINAL).

Eu não acredito que uma DEMO é a melhor opção, e eu não estou querendo falar do jogo em si, e sim do tópico dele, o que fazer para que seja melhor criticado, suas histórias, seus gráficos, tudo.
Enfim, talvez você não tenha pegado a mensagem direito.

Concordo, cara... Geralmente o que recebe mais comentários, críticas é o projeto que já vem "perfeito". Acho que a maioria dos makers acham que se a pessoa posta um projeto ruim, não vai aprender, não vai arrumar, não vai se esforçar. "Mas como assim que já vem 'perfeito'?", já reparou que projetos FODAS, como Crônicas de Batalha, Inkey University, FF: The Lament of Crystals, recebem mais atenção por já vir bom? Makers pensam "Ah, esse projeto tá uma bosta, e sempre será!", e não dão chance ao autor mostrar seu verdadeiro potêncial.

  Idéias iniciais um maker tem de 15 a 15 minutos, pelo menos comigo. Então pra mim você tem que estar verdadeiramente motivado pra postar uma idéia inicial. Também a grande maioria dos iniciantes não postam seus projetos ruins por achar que vai ser criticado, humilhado. Ou pior, não receber uma resposta. Pra mim você tem que mostrar sua idéia para os amigos makers, se não tiver (algo raro isso), peça pra um conhecido que você sabe que vai te dar dicas, críticas. Porque se for postar numa comunidade maker... Não tá dando muito certo não.

Esperando respostas... Lá, lá. GF.

Citação de: Guilher_MakerVX online 10/05/2013 às 11:56
Concordo, cara... Geralmente o que recebe mais comentários, críticas é o projeto que já vem "perfeito". Acho que a maioria dos makers acham que se a pessoa posta um projeto ruim, não vai aprender, não vai arrumar, não vai se esforçar. "Mas como assim que já vem 'perfeito'?", já reparou que projetos FODAS, como Crônicas de Batalha, Inkey University, FF: The Lament of Crystals, recebem mais atenção por já vir bom? Makers pensam "Ah, esse projeto tá uma bosta, e sempre será!", e não dão chance ao autor mostrar seu verdadeiro potêncial.

  Idéias iniciais um maker tem de 15 a 15 minutos, pelo menos comigo. Então pra mim você tem que estar verdadeiramente motivado pra postar uma idéia inicial. Também a grande maioria dos iniciantes não postam seus projetos ruins por achar que vai ser criticado, humilhado. Ou pior, não receber uma resposta. Pra mim você tem que mostrar sua idéia para os amigos makers, se não tiver (algo raro isso), peça pra um conhecido que você sabe que vai te dar dicas, críticas. Porque se for postar numa comunidade maker... Não tá dando muito certo não.

Esperando respostas... Lá, lá. GF.

:clap:

EXATAMENTE!!!  :wow:

Você pegou direitinho o fio da meada:lol:


Era sobre isso que eu estava querendo falar praticamente, projetos que TEM que ser criticados por que estão ruins, não são, e projetos que já estão em perfeitas condições, são criticados até nos mínimos detalhes, não estou querendo dizer que projetos grandes, e bons não tem que ser criticado, e muito pelo contrario, TODOS os projetos devem ser criticados.

Concordo com o Gui e com você Matt , acho na minha opinião que todos projetos recém feitos deveriam receber uma atenção maior dos makers mais experientes e também da moderação tanto na postagem como nas sugestões , criticas  e elogios . pois todos visam mais os projetos mais grandiosos '' famosos '' do que um projeto simples ou de alguém que começou no maker a pouco tempo.


Bem é o que eu acho :)
\(°-°)/ e vieram os visitantes do céu ALELUIA !
Em breve
Leia

Spoiler
Não sou EXPERT em P.A nem quero ser ^^ não vou perder tempo da minha vida com isso entende? , ficar 24hrs por dia na frente do PC fazendo recursos para nada ? tenho mulher , contas para pagar realmente isso não é um trabalho :) dedico minha vida no trabalho pois isso sim sei que vai me dar dinheiro e me sustentar, faço esses recursos/desenhos  para passar o tempo quando não estou fazendo nada pois gosto de desenhar é um Hobbie e não Profissão então não me aperte para ser perfeito nisso ! se gostou bem , se não gostou tem quem goste , simples assim :) Tsc, Tsc,Tsc
[close]
Obrigado pela leitura
Moosh Resources http://moosh.blogueiros.net/ Visitem se quiser e comentem se possível ^^
Se você gosta
PbP RPG Supernatural/Sobrenatural : http://supernatural66.forumeiros.com/

Amostra de Trabalhos...
http://moosh.blogueiros.net/Moosh-b1-10.htm
Sou Designer,Adm Geral ,Tramista - Arcanjo Miguel. cadastre-se \O

Citação de: Moosh online 10/05/2013 às 16:20
Concordo com o Gui e com você Matt , acho na minha opinião que todos projetos recém feitos deveriam receber uma atenção maior dos makers mais experientes e também da moderação tanto na postagem como nas sugestões , criticas  e elogios . pois todos visam mais os projetos mais grandiosos '' famosos '' do que um projeto simples ou de alguém que começou no maker a pouco tempo.
Bem é o que eu acho :)

Olhem, vejam bem: Lembrei-me do "Avaliador" que deve estar foragido neste momento porque acho este avaliador muito que Fantasmagórico e só aparece inusitadamente com uma "resenha" já feita de algum projeto específico.  Já seria um bom caminho andado pra incentivar o desenvolvedor a terminá-lo, ou postar uma demo.

Spoiler
Off: E, Moosh, que avatar bizarro! Não entendi, o que seria isso? Bem posso chutar que é o "Peito da Rinoa"? Acho que acertei! Só por causa desta singela pena de Chocobo. ^^
[close]

Citação de: Elyven online 10/05/2013 às 16:47
Citação de: Moosh online 10/05/2013 às 16:20
Concordo com o Gui e com você Matt , acho na minha opinião que todos projetos recém feitos deveriam receber uma atenção maior dos makers mais experientes e também da moderação tanto na postagem como nas sugestões , criticas  e elogios . pois todos visam mais os projetos mais grandiosos '' famosos '' do que um projeto simples ou de alguém que começou no maker a pouco tempo.
Bem é o que eu acho :)

Olhem, vejam bem: Lembrei-me do "Avaliador" que deve estar foragido neste momento porque acho este avaliador muito que Fantasmagórico e só aparece inusitadamente com uma "resenha" já feita de algum projeto específico.  Já seria um bom caminho andado pra incentivar o desenvolvedor a terminá-lo, ou postar uma demo.

Spoiler
Off: E, Moosh, que avatar bizarro! Não entendi, o que seria isso? Bem posso chutar que é o "Peito da Rinoa"? Acho que acertei! Só por causa desta singela pena de Chocobo. ^^
[close]


Concordo com você , o Avaliador cadê ? '-' (...)

Spoiler

Off: É está mesmo bizarro kkk é uma parte das costas da Rinoa ^^ acertou sim, parabéns  eu vou mudar de avatar :) 
[close]
\(°-°)/ e vieram os visitantes do céu ALELUIA !
Em breve
Leia

Spoiler
Não sou EXPERT em P.A nem quero ser ^^ não vou perder tempo da minha vida com isso entende? , ficar 24hrs por dia na frente do PC fazendo recursos para nada ? tenho mulher , contas para pagar realmente isso não é um trabalho :) dedico minha vida no trabalho pois isso sim sei que vai me dar dinheiro e me sustentar, faço esses recursos/desenhos  para passar o tempo quando não estou fazendo nada pois gosto de desenhar é um Hobbie e não Profissão então não me aperte para ser perfeito nisso ! se gostou bem , se não gostou tem quem goste , simples assim :) Tsc, Tsc,Tsc
[close]
Obrigado pela leitura
Moosh Resources http://moosh.blogueiros.net/ Visitem se quiser e comentem se possível ^^
Se você gosta
PbP RPG Supernatural/Sobrenatural : http://supernatural66.forumeiros.com/

Amostra de Trabalhos...
http://moosh.blogueiros.net/Moosh-b1-10.htm
Sou Designer,Adm Geral ,Tramista - Arcanjo Miguel. cadastre-se \O

Pra mim o ideal é postar o projeto só quando o mesmo tiver uns 80% já pronto, no mínimo.... antes disso, talvez teasers, vídeos... e pra corrigir bugs seria interessante chamar alguém do fórum com quem vc se comunica, pra fazer um teste com o seu jogo e dar dicas de como melhorar.

Um projeto postado muito cedo não vai ter muitas respostas depois pq não vai ter um avanço tão grande que chame a atenção das pessoas.. até pq, desculpem a sinceridade, fica meio tédio testar um jogo desde o começo denovo e denovo vendo as melhorias no que já viu, mas sem ver o enredo avançando muito entre uma demo e outra.

e é isso que aconteceu com meu projeto coloquei uma demo para verem como ficou, e a estou atualizando todo dia e ninguém comenta, dai nem da vontade de continuar o Jogo :/