O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

TCC & RPG Maker??!

Iniciado por Sasaki, 24/01/2018 às 00:30

24/01/2018 às 00:30 Última edição: 24/01/2018 às 15:15 por Virgyl
TCC
&
RPG Maker


Olá, boa noite a todos/as!!!
Bom pessoal este será um tópico meio grandinho, mas o faço dessa maneira por pura necessidade, logo espero que entendam e leiam até o fim rsrsr...


Não é de agora que conheço o RPG Maker, na verdade já fazem anos que ouvi falar desse "programinha", mas acontece que desde que o conheci (Ele) tornou-se para mim uma ferramenta extraordinariamente mágica, da qual almejei/almejo ardentemente produzir sistemas, puzzles, jogos, etc. No entanto, sempre mantive uma relação deliberadamente instável com o mesmo. Ora sonhando com aquilo que poderia produzir, ora desistindo por pensamentos do tipo: "Mas isso não me servirá de nada mesmo, só estou perdendo meu tempo"/desânimo total. Dessa maneira, nas idas e vindas (reviravoltas da vida), decidi que voltaria aos braços do meu amad... Ops! Decide que voltaria a usar esta magnífica ferramenta, a princípio por robe e também para poder "construir" ao lado dos meus primos um mundo do qual os fizesse experimentar novas 'estórias', não obstante, ainda sonho em fazer qualquer coisa interessante, mesmo que seja de tamanhos reduzidos para curar meu orgulho ferido. Então dei inicio, novamente, aos meus estudos... Fiz uma nova conta na CRM, comecei a postar algumas coisas que andei tendo dificuldade, etc. Tudo isso foi me empolgando e o software fez meus olhos recobrarem a cor e o brilho.


Acontece que, de repente, me surgiu uma ideia incrível!!


Estou cursando o ultimo período do curso de Ciências Biológicas e, nesse estágio já é cobrado o nosso ultimo "trabalhinho" – O assustador TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – para os íntimos (TCC). A princípio estava meio insatisfeito com o tema que seria utilizado para fazê-lo... Pensava em trabalhar com Entomologia (Ciência que estuda tudo por trás do gigantesco mundo dos insetos), a ideia não me pareceu muito legal e realmente não me encontrava entusiasmado para fazê-lo, as coisas realmente não iam bem... Aliás, iam de mal a pior!!! Nada de textos, nada de ideias, nada de nada e os prazos foram cada vez mais encurtando...
   
Pesquisando mais algumas referências para meu TCC, resolvi investigar a existência de algum artigo acadêmico que tratasse do RPG Maker como uma metodologia inovadora para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Li o primeiro que encontrei, pareceu-me que não havia muitos... Mas, me surpreendi com o conteúdo, o artigo falava sobre o uso do RPG tradicional (De mesa), mas os resultados da pesquisa foram incríveis e então meu cérebro deu um "BUM!!" – Eu poderia simplesmente adaptar a ideia para uma "versão alternativa" de RPG, isto é, o RPG Maker... Rapidamente busquei outras fontes e encontrei mais alguns artigos que falavam do uso desse software. E aí então que meu animo se elevou!!!
Alguns dias depois conversei com minha orientadora, expliquei o possível do pouco que sei de RPG e ela adorou!!! Cara, tudo estava se resolvendo, o animo voltou para mim, agora eu posso fazer o que eu quero com o que eu gosto!!! E isso foi magnifico, finalmente tenho um propósito muito consistente para continuar e não parar.


Entretanto, onde há rosas há também espinhos...


Agora eu tenho o básico para minha pesquisa e estou a todo o vapor para começa-la, contudo, eu nunca realizei nada com o RPG, mal consigo fazer eventos interessantes e sem erros, sobre o mapeamente ainda tenho muito a aprender... Enfim, sou um novato em absolutamente TUDO!! E é aqui onde se entra o perigo. Dizer que "vou fazer" não é o mesmo que "fazer"... Agora eu preciso correr atrás do tempo perdido de todos esses anos e aprender tudo o que eu poderia ter aprendido! E é aqui onde quero chegar, sei que é um pedido muito audacioso, mas eu queria poder contar com a ajuda de todos da comunidade (Todos aqueles que de bom grado pudessem me ajudar, seja lá como for).


E então??! Vocês topam esse desafio??


Acho que a partir de agora vou começar a postar com mais frequência e, por isso, peço desculpas caso sejam coisas simples ou bobas de mais ou até irritantes de mais... Enfim, era isso que eu queria dizer!!!

   
Desde já meu muito obrigado a todos/as!!

Quem dera eu pudesse fazer o TCC com RPG Maker ~ Ciência da Computação

Boa sorte ai, se precisar de ajuda estamos aqui.

Citação de: Selitto online 24/01/2018 às 02:01
Quem dera eu pudesse fazer o TCC com RPG  ~ Ciência da Computação

Boa sorte ai, se precisar de ajuda estamos aqui.

Hahahah... Poisé, é uma oportunidade (Trabalhar o RPG Maker como metodologia inovadora)
e eu quero agarrar com todas as minhas forças!
Mas não tenho a pretensão de querer fazer algo grandioso, que seja simples, mas com uma
boa qualidade já é o suficiente rsrsr...
Muito obrigado !!

Poder contar tu sempre poderá, mas mesmo com a ajuda do pessoal, 90% do trabalho será oriunda de suas próprias mãos. Não é a primeira vez que ouço a ligação entre TCC e RPG Maker, inclusive, alguns que apresentaram esta proposta, muito provavelmente, estão formados hoje. Só que não sei se deu certo ou errado, e se deu errado, o porquê.
Pra gente o RPG Maker é algo bastante palpável e a visão de que o mundo abomina jogos nos cega mais ainda para as inúmeras possibilidades que esse programa pode abrir. Em um dos meus trabalhos no curso de mecânica mesmo, há cinco anos atrás, eu usei o RPG Maker com algo demasiadamente simplório e a turma, bem como o instrutor, adorou. Pra quem não tem conhecimento da ferramente, ver essa nova forma de passar conteúdo de uma forma semi-interativa é muito interessante, principalmente para esses docentes um pouco mais cabeça-aberta, como aparenta ser tua orientadora.

Desejo-lhe sorte desde já.  :XD:

25/01/2018 às 11:43 #4 Última edição: 25/01/2018 às 11:55 por Sasaki
Citação de: King Gerar online 24/01/2018 às 21:43
Poder contar tu sempre poderá, mas mesmo com a ajuda do pessoal, 90% do trabalho será oriunda de suas próprias mãos. Não é a primeira vez que ouço a ligação entre TCC e RPG Maker, inclusive, alguns que apresentaram esta proposta, muito provavelmente, estão formados hoje. Só que não sei se deu certo ou errado, e se deu errado, o porquê.
Pra gente o RPG Maker é algo bastante palpável e a visão de que o mundo abomina jogos nos cega mais ainda para as inúmeras possibilidades que esse programa pode abrir. Em um dos meus trabalhos no curso de mecânica mesmo, há cinco anos atrás, eu usei o RPG Maker com algo demasiadamente simplório e a turma, bem como o instrutor, adorou. Pra quem não tem conhecimento da ferramente, ver essa nova forma de passar conteúdo de uma forma semi-interativa é muito interessante, principalmente para esses docentes um pouco mais cabeça-aberta, como aparenta ser tua orientadora.

Desejo-lhe sorte desde já.  :XD:
Muito obrigado pelo apoio!!
Compreendo sim que o trabalho duro ficará por minha conta e, por isso mesmo que eu tenho que investir tudo que tenho (Que é muito pouco, mas enfim rsrsr). Não deixei exatamente claro quanto ao auxilio que solicito, mas seria em relação a avaliação, sugestões e coisas dessa natureza. Uma vez que não sei todo o potencial que pode ser desenvolvido e que, provavelmente posso e quero desenvolver, fico limitado quanto ao desenvolvimento de mapas, sistemas, estória, etc. De boa qualidade, entende? Seria mais ou menos isso...

Quanto ao que as pessoas dizem a respeito de ferramentas como o RPG Maker, acho que é uma questão a problematizar (Odeio esses termos, mas é o que atualmente encontramos no mundo acadêmico). Muitas vezes por ignorância mesmo as pessoas acabam por influenciar o nosso campo de visão, negativamente é claro. A minha própria fala no texto do tópico retrata bem essa questão, antes eu não via muito futuro ou propósito para continuar a usar o RPG Maker, era apenas um passa tempo. Mas acontece que não é bem assim, para muitos pode servir como um gatilho que influenciará uma carreira profissional e etc. No fim das contas tudo isso se encontra envolto em um tipo de preconceito e, por isso, é interessante começar a demonstrar que ferramentas como estas não são "perda de tempo",
acho realmente importante começar a dar visibilidade, demonstrar as suas potencialidades e então, vez por vez, a mentalidade preconceituosa vai se dissipando. Acredito que muitos dos artigos acadêmicos que trataram sobre RPG estão fazendo este papel, direta ou indiretamente, e esse também é meu propósito.
Creio que muitas pessoas podem se encontrar nesse ramo, quantas pessoas a comunidade já não deve ter ajudado? Atualmente, as pessoas buscam propósitos e pode ser o RPG Maker um desses. Eu penso assim!