O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Uma Comédia sem Nome

Iniciado por Dark Dashie, 21/11/2013 às 20:38

21/11/2013 às 20:38 Última edição: 26/11/2013 às 14:59 por Dark Dashie
Ficha Técnica
Nome: Uma Comédia sem Nome
Criador: Dark Dashie
Engine: RPG Maker VX Ace
Gênero: Comédia



Introdução
Eu iniciei um projeto e antes que comece mesmo a fazê-lo, queria saber o que vocês acham dele. O que posso dizer... É um RPG de comédia, mas não daqueles que os personagens só falam coisas sem sentido.



Status do Projeto
Eu já comecei a fazer o básico do jogo: configurar o database e adicionar músicas, por enquanto podemos dizer que está assim:


Database: [progress=6][/progress]
Músicas: [progress=2][/progress]


Sobre a Gameplay
A gameplay do jogo será bem simples, com alguns scripts e sistemas por evento. Não sei muito o que escrever aqui.


Personagens
Os personagens ainda não tem face, só o char mesmo.


Nome: Jeff the Killer
Idade: 14
Descrição: Garoto tranquilo, mas sabe ser chato a maioria do tempo.


Nome: Anne
Idade: 12
Descrição: Uma elfa vagabunda que não quer saber de nada além de encher o saco de Jeff.


Nome: Ryan
Idade: 14
Descrição: Um garoto samurai muito cagão que tem medo até da própria sombra.


Nome: Fire
Idade: 18
Descrição: O mais velho entre eles, fica a maior parte do tempo zoando Jeff.



História
A história não está lá essas coisas, mas vocês podem me ajudar a melhorar ela.

Num mundo onde trolls trollam até a si mesmos, elfos são vagabundos, pôneis são assassinos, Slender tem seu dia e pessoas são totalmente sem noção, existe alguém chamado Jeff, que tem apenas 3 amigos que são um mais sem noção do que o outro. Eles nunca haviam saído de sua cidade, NUNCA! O único que não era um besta e não tinha preguiça de simplesmente sair de lá era Jeff. Eles não faziam ideia do que se passava lá fora, então, Jeff decidiu tirar eles dessa coisa de ficar só naquela porcaria de cidade, convencendo com dinheiro eles a saírem de lá, para saberem o que se passa naquele mundo doido.



Scripts e Sistemas
Bem, os scripts, eu atualizarei sempre que adicionar um novo e com os sistemas a mesma coisa.

Scripts:

  • Raizen - Message Sound
  • King Gerar - Dragon Scene Title

Sistemas por evento:

  • Dark Dashie - Moedas do Mario


Finalização
Bom, isso é tudo, vocês devem ter entendido o básico, qualquer coisa que precisar de melhorias, me avisa! Provavelmente o que mais terá que melhorar é a história.
The Rainbow Factory

Bom, não tem muito o que comentar. A história é só um esboço e eu não sei o que dizer sobre ela.  Parece estar no nível de algo cômico, contanto que você não tente fazer um humor forçado (como tem acontecido muito ultimamento) pode dar um jogo de comédia legal. Mas fale mais um pouco sobre o que você pretende fazer com o jogo, fale mais sobre a gameplay.

Viva a lenda!



@VicentVII - É, a história eu já previa que precisava mesmo de melhoras, MUITAS melhoras, mas enfim, valeu ai por responder e dar sua crítica!
The Rainbow Factory

Eu não diria que é uma crítica, afinal não tem muito do que se falar. É mais uma opinião inicial. O problema não é que a história esteja ou não ruim, mas não tem muita coisa dela para se comentar. Basicamente você falou que tem um protagonista e ele sai de casa.

Viva a lenda!



21/11/2013 às 20:54 #4 Última edição: 21/11/2013 às 21:04 por Dark Dashie
@VicentVII - Provavelmente eu quebre a cabeça tentando montar uma história, vou editar e vou ver no que vai dar. :XD:
-Edit:
Eu tentei, tentei o máximo que eu pude melhorar a história, mas ainda continua ruim.
The Rainbow Factory

Já aviso que não li os comentários acima, então se eu estiver dizendo algo que já foi dito, perdoe-me.

Criar jogos de comédia é mais difícil do que muitos pensam. Até a atualidade, jogos desse estilo são tratados como ''o gênero do trash no RPG Maker'', para quem não sabe o que significa: Um projeto/jogo que é ruim, mas é ruim propositalmente. Muitas vezes os desenvolvedores desse tipo de jogo pensam que não precisam se esmerar muito no mesmo, por ser um jogo de comédia. Fazem mapas horríveis, enchem-o de palavriados chulos (quem disse que jogos/filmes de comédia precisam ter necessariamente sempre palavrões e ofensas?) fora o design escroto e um enrendo pior ainda.
O pior é que fazem tudo isso propositalmente como eu já disse, por ser um jogo desse gênero.
Não! Eu não acho graça num jogo feio esteticamente e cheio de piadinhas de 5º série inclusas seguidas de palavrões apelativos. Claro, essa é a minha opinião, mas acho que muitas pessoas partilham desta.
Mas o que isso tem haver com seu projeto? Tudo! Se está mesmo pensando em criar um jogo de comédia, não apele tanto, modere nos palavriados (não sou santa que não posso ouvir palavrão, mas chega uma hora que fica muito apelativo e acaba por perder a graça, algo que num jogo desse gênero não pode acontecer.) E não pense que por ser um jogo de comédia os mapas devem ser necessariamente mal feitos e o design geral do projeto parecer que foi criado por um orangotango com mal de alzheimer. Crie o projeto com capricho independente do gênero do mesmo, que com certeza fará um ótimo trabalho.
Por fim, avaliando sua proposta... Não há muito o que dizer além do rascunho da história que eu não gostei muito. Planeta Acre? Hm... Enfim, mas você mesmo disse que vai tentar melhorar nesse ponto, então sem problemas.
Só não lhe ajudo nessa parte pois não sou muito chegada em escrever (apesar desse texto enorme) e não sou muito boa com ''comédia''.
No mais, boa sorte com o projeto.

Antes de tudo, seja bem-vindo ao fórum, Dark. Espero que se sinta à vontade por aqui.

Como o Vincentão disse, você só tem o esboço do esboço aí, o que já é alguma coisa. Vamos começar por isso então.

Algo que eu considero um erro na maioria dos jogos de comédia é a falta de motivo para um objetivo. Se você olhar para o que escreveu na história, verá que isso persiste. O protagonista excluído, sem amigos, alguém provavelmente muito pé no saco, simplesmente acordou num belo dia e resolveu sair de casa e explorar o mundo. A pergunta que fica é: Por quê? Por que diabos ele resolveu fazer isso de uma hora para a outra? Isso de "ele um dia resolveu mudar isso" não cola. Você precisa de um Chamado à aventura aí, ou seja, algo substancial que faça com que a rotina de vagabundice do personagem seja quebrada, o permitindo, assim, seguir algum objetivo que antes sequer era cogitado.

Tente pensar na história assim: inícioe fim. O início é o ponto da história em que o personagem está e o fim é onde ele quer chegar. Uma vez traçados, você cria os caminhos que ligarão um extremo ao outro. Faça um roteirinho, coisa básica mesmo, e e vai desenhando os principais acontecimentos. Os pormenores surgirão espontaneamente. Essa é uma das formas mais fáceis que considero para rabiscar uma história. O resultado costuma ser bem positivo, também.

Enfim, boa sorte com o projeto. Darei uma olhada por aqui conforme você for atualizando o tópico.

Um grande abraço,

Kazuyashi.