O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Dificuldade nas batalhas - Leiam e me deem algumas opiniões!

Iniciado por K.A.O.S, 23/11/2013 às 10:21

23/11/2013 às 10:21 Última edição: 23/11/2013 às 10:25 por K.A.O.S
 Ola meus caros, tudo tranquilo? Estava eu finalizando as modificações no meu sistema de batalha quando simplesmente... Puff, ideia nova. (apesar da forma meio besta de representar o que houve, foi exatamente desta forma haha)

De qualquer forma acompanhem o tópico, preciso de uma opinião sobre isso!

Minha ideia se baseia em forçar o jogador a pensar rápido e ter cuidado com os turnos que usa na batalha, isso é. Ao entrar em uma batalha ele deverá focar em termina-la o mais rápido possível! A razão? Simples! Os monstros do mapa ficam em constante movimento... Inclusive enquanto você estiver lutando com um deles. O que será que aconteceria se um destes monstros vagando pelo mapa achasse seu grupo enquanto você estivesse em uma batalha? Bingo! Eles entrariam na briga também.

Ou seja, um resumo. Se o jogador demorar muito tempo para terminar uma luta, outros monstros que estão vagando no mapa podem acabar aparecendo e dificultando ainda mais as coisas.
Meu objetivo com isso alem de deixar a batalha um pouco mais intensa e aplicar um pouco de estratégia nos combates!

Eu já sei como fazer isso, apenas preciso saber. É viável? Aguardo respostas!  :wow:

--edit--

Um pequeno extra, dependendo da quantidade de monstros iguais na batalha eles podem se unir e se transformar em algo mais ameaçador, semelhante a alguns monstros no jogo Dragon Quest.

Clique nas imagens p/ visualizar as aulas



Bem interessante, porque força o jogador a procurar pelos melhores jeitos de acabar com a batalha, encontrando os pontos fracos dos monstros, os ataques mais efetivos, etc. Como, por exemplo, no The Last Remnant onde você tem que pensar nas melhores formas de deixar sua equipe com a moral elevada caso contrário os monstros poderiam te massacrar. Por causa disso você tinha que montar equipes bem balanceadas e pensar bem em qual movimento você faria.

Enfim, gostei da ideia e acho que daria um desafio legal no jogo.

Viva a lenda!



Acho que isso funcionaria dependendo do sistema de batalha que você for usar. Você mencionou que vai ser um sistema por turnos, certo? Mas vai ser um sistema como Chrono Trigger ou Pokémon? No primeiro, isso limitaria bastante o tipo de personagem que se poderia usar. Personagens lentos e fortes, por exemplo, dificultariam o jogo, o que faria o jogador a se focar na velocidade. Outro problema é apesar de isso poder dificultar a batalha, não vai necessariamente tornar o jogo mais desafiador, pois se o jogador souber como derrotar os inimigos em poucos turnos, não vai demorar até virar só uma repetição das mesmas ações. Entra na batalha, spamma ataque X e pronto, o que não é diferente de como um sistema normal funciona.
O único cenário em que haveria uma diferença notável seria se os inimigos fossem razoavelmente fortes, mas aí você correria o risco de acabar com um jogo muito frustrante se não soubesse regular.
O sistema tem algumas ideias legais, sim, mas acho que tem muitos riscos e muitas chances de acabar não sendo assim tão legal.

Eu realmente estou ficando muito babaca... ou muito velho. Você decide.

Na verdade, isso é algo extremamente similar as batalhas de TLR, que Vincent citou. Lá, se demorar muito, existem grandes chances de novas tropas inimigas aparecerem pra ferrar com sua vida, o que acaba fazendo cada decisão pesar ainda mais.

Isso pode funcionar que é uma beleza! Mas dependera muito do sistema de batalha e pelo visto esse seu sistema de batalha é coisa inedita? Enfim, eu curti sua ideia, só vai depender da execução. \o




meu... interessante essa tua ideia, isso certamente ira "revolucionar" as lutas durante o jogo. Porque normalmente o nosso personagem que encontra os monstros, mas agora os monstros nos acharem?
Isso é uma ideia genial... mas também vai obrigar o player a ser mais rápidos e precisos no seu objetivo.

Por ultimo perguntaste se é fiável ou não? Bom isso depende da dificuldade do sistema, se for muito difícil vai fazer com que o(s) player(s) percam o interesse pelo game.
Mas se implementar uma função de escolha de dificuldade(pode ser no começo do jogo- escolhido pelo player/ seria a escolha do autor do jogo) seria algo que muita gente vai apreciar.

Tens todo o meu apoio para continuar com a ideia, não só por ser fantástica mas por ser a única(na minha opinião), vou ficar de olho para ver os avanços do teu projeto e como vai ser a aceitação do pessoal com essa ideia.
... ... ...

 O sistema de batalha é frontal utilizando turnos.(semelhante ao padrão do VXA porem com MUITAS alterações). Eu tomei uma precaução extra em relação com a galera que aperta apenas um botão. Antes de qualquer tipo de batalha ocorrer o jogo verifica os níveis dos monstros e do jogador e aplica uma equação para 'igualar' as coisas. (Os monstros nunca vão ser mais fracos que o grupo do personagem, eles vão estar no mesmo patamar ou podem vir 'premiados'(Ou você se cuida ou vão limpar o chão com o seu grupo)

O sistema de 'reforço' digamos assim entraria em cena apenas se o jogador demorasse mais que 10~15 turnos. Isso não significa necessariamente que ao atingir este valor eles vão aparecer, é uma chance apenas!(em alguns casos~) O grande 'trunfo' disso tudo é que se o mesmo monstro estiver disponível em uma certa quantidade, ele pode acabar se tornando uma ameaça muito maior, exemplo:

Uma das batalhas que fiz tem como inimigos um lobo e dois slimes. Se o jogador por algum motivo matar apenas os slimes e ainda sim demorar, os reforços vão começar a aparecer. Criei uma condição que verifica se existem três ou mais lobos, se isso acontecer todos os lobos vão sair da batalha e uma especie de 'chefe' vai aparecer.

Mais ou menos isso que estou fazendo no game.

Muito obrigado pelas opiniões galera! Dependendo se ficar muito difícil vou adicionar um sistema para nivelar a dificuldade sim.
Clique nas imagens p/ visualizar as aulas



  Muito boa ideia para se usar no maker. Em Mount&Blade Warband as batalhas são exatamente assim, porém os inimigos do mapa são atraídos para a batalha de acordo com os indivíduos que estão lutando. Por variáveis é bem fácil de fazer. Em um projeto antigo (inacabado) eu fiz algo parecido, o jogador precisaria invadir um castelo e os guardas ficavam apenas se defendendo na batalha para ganhar tempo. Enquanto um boss se encaminhava para o portão e a cada passo dele,mais soldados se juntavam ao 'grupo' do boss.

  Realmente aumenta bastante a interatividade da batalha.
Uma visita ao Museu não é interessante quando você faz parte da exposição.

 É exatamente isso que eu ia fazer anteriormente faherya! Antes eu iria fazer com que certos monstros especiais ficassem segurando o jogador enquanto um monstro mais forte estivesse a caminho, mas decidi descartar a ideia e aplicar esta.

Obrigado por comentar!
Clique nas imagens p/ visualizar as aulas



 Não sei qual o estilo do seu projeto,mas no meu eu estava usando esse sistema separando por tipos de monstros. Por exemplo:

Lobos atraiam lobos, slimes atraiam slimes. Chefes atraiam mais monstros do que um monstro comum.

Também tinha criado monstros 'covardes' que atraiam o monstro mais próximo para a batalha e depois fugia. Uma espécie de ladrão. Da pra fazer muita coisa legal assim. Boa sorte com o sistema.  :ok:
Uma visita ao Museu não é interessante quando você faz parte da exposição.

Tenho pavor disso, me deixa nervoso ahuahuah

Na real, eu devo ter jogado algo do tipo quando era mais novo, porque agora sempre que eu jogo um RPG eu tento terminar as batalhas o mais rápido possível e nem penso direito nos ataques que eu escolho, eu aperto tudo tão rápido que chego a fazer várias cagadas sem querer.

Mas, como disseram, é legal sim e faz o pessoal ficar mais ansioso e tal pras batalhas.

23/11/2013 às 13:45 #10 Última edição: 23/11/2013 às 13:49 por K.A.O.S
 Hahaha, mas calma que não estou exagerando nem nada. Como as batalhas serão desafiadoras elas ocorrem com pouquíssima frequência! Outro detalhe é que o sistema de nivelar também pode ser usado pra facilitar, visto que o jogador pode tentar conseguir zerar o game com o minimo de batalhas possíveis, já que o nível dos monstros será baseado no nível do personagem.

Claro que se o jogador quiser aproveitar o game por completo ele deverá avançar de level e tudo mais, porem fiz isso exatamente pra permitir aqueles que estão ali apenas pela história não acabarem largando o game.
Clique nas imagens p/ visualizar as aulas