O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sistema de Batalha por Turnos com Reação.

Iniciado por Rageo, 24/11/2013 às 19:47

24/11/2013 às 19:47 Última edição: 24/11/2013 às 20:18 por Rageo
Já faz um tempo que eu estou criando este sistema de batalha junto a um amigo meu para um projeto que estamos a fazer. Entretanto, eu tenho minhas duvidas sobre o mesmo em relação a sua originalidade e praticidade (e também se seria possível produzi-lo a partir do rpg maker), então decidi abrir este tópico pedindo opiniões em relação a estes e outros aspectos do sistema.

O sistema consiste em: combos; reação ao receber ataques; magias compartilhadas pela equipe; afinidades e resistências a certos tipos de ataque; uma barra de energia; e sistemas de combate em duplas.

Combos: os ataques básicos são definidos por combos. Os combos são formados por uma série de ataques (que variam na quantidade de acordo com o personagem e a experiência dele em combate).
Os combos são customizáveis; Cada personagem tem uma quantidade de ataques disponíveis (cada um com números e efeitos diferentes, e ele descobrirá novos ataques no decorrer do jogo) para formar os seus combos, e pode salvar até quatro para usar nas batalhas. Ao atacar, ele escolhe um desses combos para usar no inimigo.

Reação ao receber ataques: Quando você ataca um inimigo, vocês entram em combate, e este automaticamente irá atacar de volta. Cada um desfere um ataque do seu combo de cada vez.
Se um inimigo ataca uma unidade sua, você deve selecionar um combo para reagir ao ataque dele. Entretanto, usar o mesmo combo várias vezes num único turno irá deixa-lo mais fraco, e ele só voltará a ter sua força total no inicio do próximo turno.

Afinidades e Resistências: Isso não chega a ser novidade, pois é algo bem comum em muitos sistemas. Quanto mais resistência você tem sobre um tipo de ataque, menos dano recebe de ataques deste tipo. A diferença está na forma em que funcionam as afinidades. Cada personagem tem afinidade a dois dos elementos do jogo, e estas afinidades definem suas magias.

Magias: Eu diria que são a "forma mais segura de causar dano", enquanto combos seriam a "forma mais efetiva". Magias, diferentes de combos, não fazem o inimigo reagir. Entretanto elas não vão ser focadas em causar tanto dano quanto os combos.
Diferente de outros jogos, as magias neste são as mesmas para toda a equipe. Entretanto, o efeito que ela causa depende da afinidade do personagem. Uma magia usada por alguém com afinidade a fogo pode ter um efeito totalmente diferente dessa mesma magia usada por alguém com afinidade a água.

Barra de Energia: A barra de energia, diferente da de mp e hp, começa vazia. Ao atacar, ela irá se preencher de acordo com o ataque usado. Alguns ataques são alternáveis. Ao decidir atacar um inimigo, você pode escolher entre usar aquele combo na sua forma normal ou na sua forma alternável (onde todos os ataques alternáveis irão mudar para seu outro modo). Neste outro modo, os ataques recebem números ou efeitos aprimorados, entretanto passam a gastar energia ao invés de preenchê-la.

Combates em Dupla: Ao comandar um personagem a atacar um inimigo, caso você mande outro personagem atacar o mesmo inimigo, haverá a opção "Unir-se ao Combate". Ao selecionar esta opção, os dois personagens irão entrar em combate com aquele inimigo ao mesmo tempo. Mas também é possível que dois inimigos entrem em combate com um aliado seu. Caso isto aconteça, haverá outra opção chamada "Pedir por Ajuda", onde você pode selecionar um de seus aliados para vir reagir junto aquela unidade contra o ataque dos inimigos.

O resto funciona basicamente como nos outros sistemas de batalha por turnos. Então, o que acharam? Eu, por auto-avaliação, gosto do sistema, acho que ele dá muitas possibilidades estratégicas ao jogador, mas acho ele um tanto complexo. Mas eu quero mesmo é ouvir a opinião de vocês a respeito do mesmo, para saber o que seria melhor modificar e o que deveria ficar como está! :XD:
Deem uma olhada na minha ideia para o meu futuro projeto.
Espectrofobia
Críticas construtivas e elogios são muito bem vindos.

Achei deveras interessante esse seu sistema (por que eu quis falar a palavra "deveras"?). De fato tem coisas aí que já vimos antes, mas em conjunto elas produziram um bom sistema de batalha. Só acho que você vai precisar entender bastante de RGSS para fazer algo assim, mas nada que um pouco de trabalho duro não resolva.

Resumindo: apoio a sua ideia!  :ok:

Viva a lenda!



Citação de: VincentVII online 24/11/2013 às 20:38
Achei deveras interessante esse seu sistema (por que eu quis falar a palavra "deveras"?). De fato tem coisas aí que já vimos antes, mas em conjunto elas produziram um bom sistema de batalha. Só acho que você vai precisar entender bastante de RGSS para fazer algo assim, mas nada que um pouco de trabalho duro não resolva.

Resumindo: apoio a sua ideia!  :ok:

Hm... Realmente, acho que será necessário um bom conhecimento em programação pra por o sistema em pratica (conhecimento que eu atualmente não tenho '8D).
Mas vou procurar alguns tutoriais para aprender mais sobre. De toda forma, obrigado pelo apoio :XD:
Deem uma olhada na minha ideia para o meu futuro projeto.
Espectrofobia
Críticas construtivas e elogios são muito bem vindos.

Cara , eu adoro muito dar esses tipos de ideia ... no caso de combo , sempre q eu jogo qualquer rpg criado pelas pessoas deste centro , sempre sao o mesmo ataque ( o personagem vai em cima , pula e bate) , nunca há uma diferença como , um ataque em baixo seguido de um ataque em cima e uma finalização no meio , quem joga grand chase sabe do assunto....
Quando as Trevas O Corroem, A Luz pode-rá ser a ultima coisa para ver