O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Aula de Mapeamento 2: 2 - Castelos, interior e exterior Parte 1

Iniciado por Sotelie, 02/03/2014 às 16:26

                   




   [box2 class=titlebg title=Introdução]  Olá meus amigos de mapeamento!
Então, já está mais do que na hora de aprender algo de nível superior, não é mesmo?
Bem, eu escolhi este tema pois acredito que tenha sido o mais complicado dos temas que eu tive que enfrentar quando
estava no nível Sênior(intermediário).
Então sem mais papo, vamos lá. Só lembrando que esta aula pode ser longa, então trate de tomar um belo banho depois beba um guaraná antes de mapear.
Acredite, guaraná é uma das fórmulas que usamos para que nossas idéias possam fluir. Parece estranho mas funciona.
Outra dica é você ouvir uma música do tema do mapa que você está criando, assim você pode se focar mais e não fugir do assunto.
Agora vamos começar pelo exterior.
[/box2]
[box2 class=titlebg title=1 - Planejamento]

Como já devem saber, sempre precisamos daquele belo planejamento para a criação de um mapa.
Vamos pensar no seguinte: "No caminho para o castelo, fulano se depara com um belo bosque...".
Sabendo que há um bosque, podemos colocar algumas árvores antes dos muros do castelo.
Esse tipo de coisa pode variar dependendo do que vem antes do castelo.
Você pode fazer do tipo que preferir, mas vamos usar isso como modelo.
Primeiramente eu gostaria que visualizassem exemplos de algumas imagens para que possamos iniciar.

[/box2]
[box2 class=titlebg title=2 - Criando a base do mapa]

Vá configurando as dimensões do seu mapa até estar do modo que desejar. Uma dica é não deixar o eixo "X" muito grande e sim o "Y".
Eu vou usar 20x25 para o meu mapa. Lembrando que as dimensões podem mudar se necessário.


[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/4wUEKkv.png[/hs][/box2]

[box2 class=titlebg title=3 - Criando os muros do castelo]

Para essa parte vamos usar os tiles de castelo que compõem as paredes.
Cada canto de um castelo possui torres que serverm para a proteção. Isso também inclui as entradas dos castelos.
Então com isso em mente, vamos fazer o nosso muro. Lembrando que o mesmo não precisa ser muito grande. Pode fazer do tamanho que quiser, se souber o que está fazendo.

[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/aiCIEo5.png[/hs]

Você pode fazer os muros assim. Mas vamos ver o que fizemos aqui?

1 - Adicionando as pequenas "torres" nas entradas do castelo.
2 - Adicionando os muros ao lado das torres(só que os muros ficam mais pra trás das torres).
3 - Adicionando uma amostra da estrada do castelo antes que o jogador entre.
[/box2]

[box2 class=titlebg title=4 - Adicionando o jardim frontal]

Quase todos os castelos tem jardims. Menos os "fortes" que não se focam nisso e sim na proteção.
Então quando jogamos algo, fica legal passar por um jardim antes de entrar no castelo.
Querem um exemplo disso? Apenas visualizem jogos como "Castlevania".

Mas que tal criar o nosso?

[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/FrfNEji.png[/hs]

Uma diferença grande que fizemos aqui. Mas como fizemos isso? Lembra de quando aprenderam a criar florestas? Basta fazer a mesma coisa aí
que o resultado pode sair exatamente igual ao que eu fiz. Por isso eu disse que vocês iam precisar dominar a simetria e assimetria.
Lembrando de que o jardim foi modificado pelo homem, aquele lago pode ser simétrico para que possa enfeitar o jardim.
Esse é um jardim normal. Você pode fazer da forma que quiser, sem falar que existem muitos jardims ótimos por aí.
Mas o que fizemos?

1 - Adicionamos árvores e grama.
2 - Adicionamos o lago.
3 - Decoramos o jardim.
4 - Adicionamos postes de luz para as noites.( os postes de luz dependem da época em que o jogo se passa. Há tempos na era medieval
    que existia e que não existia, então prestem atenção).

[/box2]
[box2 class=titlebg title=5 - Aplicando efeitos especiais]

No mapeamento básico o mapa já estaria terminado. Mas aqui é o mapeamento intermediário, então vamos aos efeitos especiais.

Vamos aplicar um efeito de iluminação no mapa para que ele fique melhor.
Spoiler
[close]
Coloque essa iluminação na pasta "Pictures" de seu projeto.
Agora vamos ao mapa e criamos um evento em processo paralelo. Feito isso, vamos em "Mostrar Imagem" e escolhemos o efeito de luz.
Após isso basta aplicar um comando "Apagar evento temporário" para que o evento apague após executar os comandos( mas ele volta a ser executado
quando o jogador entra novamente no mapa).
Agora teste seu jogo e ele vai estar assim:

[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/bUHN8IS.png[/hs]

Há outros meios de iluminação que podemos usar. Uma delas é a FOG.
Pegue o script de fog que quiser. Se estiver com dificuldades de encontrar, eu passei um link para alguns na aula passada.
Assim que pegar a FOG que quiser, basta aplicar ao seu jogo. Para saber como usar fogs, leia o script que estiver usando
e ele deve ensinar como utilizar. Lembrando que aqui eu vou apenas mostrar elas no jogo, não vou dizer coisas como: "crie uma pasta chamada fog no
diretório e tal..."

Aqui está uma fog que você pode usar. Lembrando que para cada cenário, existe uma fog adequada. Você não iria usar uma fog de floresta em uma
caverna, certo?

Spoiler
[close]
Aqui está um efeito de luz que deve ser usado como fog. Isso é opcional, você pode usar em seu mapa se quiser. Eu vou fazer uma versão com e sem essa fog.
Spoiler
[close]


Após pegar a fog e configurar, teste o seu jogo.
[/box2]

[box2 class=titlebg title=6 - Versões finalizadas]

Versão 1

[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/OztO1iE.png[/hs]

Versão 2

[hs width=320 height=240]http://i.imgur.com/gxknh5F.png[/hs]
[/box2]






[box2 class=titlebg title=Finalizando]E é isso, pessoal. Terminamos a primeira parte da aula.
Eu disse que a aula seria um pouco longa, e ela de fato é, por isso eu dividi ela em duas partes.
Então é isso. Até logo e até a próxima.[/box2]

Eai Tio !
Mais uma ótima aula,espero que ela venha ajudar
muitos makers novatos em mapeamento.
:ok:
Prazer, Terror dos Modinha

E aí, meu velho!
Então, obrigado mesmo. Acho que essa parte vai ser um enorme quebra-galho.
Nos esbarramos por aí.

Opa!

Outra excelente aula, Alisson!
Graças a suas aulas estou melhorando mais no mapeamento.

:linha3:

:ok:

Fico muito feliz de saber disso, V.
E obrigado mesmo :), pois estas aulas estão me matando mais do que colocar o lixo fora.

Obs: Pessoalmente eu acho que a última versão do mapa ficou melhor, mesmo dando um clima de "tarde" ao mapa.

Citação de: Alisson online 02/03/2014 às 17:58
[...]
Obs: Pessoalmente eu acho que a última versão do mapa ficou melhor, mesmo dando um clima de "tarde" ao mapa.

É! Eu também gostei mais do segundo. Mas talvez seja porque eu nunca gostei daquela fog de folhagens...

:linha3:

:ok:

Tio alisson já pode dar aulas no telecurso 2000 kkkkkkkkkk XD

um bom tutorial, de nível intermediário, seguindo sempre as características de aula
do tio, simples e objetiva, parabéns.