O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Por Quanto vocês venderiam seu Jogo?

Iniciado por Shibui, 01/10/2017 às 17:25

Eu percebi que a maioria dos jogos de rpg maker na Steam são de 2$, poucos passam de 5$. E isso levantou uma dúvida , sera que esses preços são tão baixos, porque os desenvolvedores acham que ninguém compraria por mais do que meros 2$? Na minha opinião, um jogo de RPG Maker completo como To The Moon vale os 20R$ que cobra, mas eu vi jogos ótimos como Alice Mare por menos de 10R$. Por isso eu quis fazer essa pergunta, se vocês fossem vender seu jogo em alguma plataforma, quanto ele custaria? E porque?

01/10/2017 às 17:54 #1 Última edição: 01/10/2017 às 18:05 por Corvo
Depende do investimento. Um jogo sem gráficos originais ou ao menos adaptados, sem sistemas adicionais e com um enredo mal trabalho sequer deveria ser vendido. Já um jogo bem feito tem alguns gastos. Vamos calcular:

Gráficos próprios.
Sonoplastia original.
Licença comercial para determinados scripts/plugins.
Licença comercial para a fonte.
Licença comercial para o RM utilizado.
Taxa da plataforma de comercialização (aka Steam)
Tempo e trabalho investidos.


Supondo que o desenvolvedor não esteja apto a criar nada sozinho, o que é pouco provável, ele pagará por tudo isso. Se vender seu jogo com o apoio de uma distribuidora, eles vão alugar seu público para o desenvolvedor e abocanhar mais alguma porcentagem nos lucros. E não estamos contando com a porcentagem sugada pela plataforma. Somando tudo, desenvolver um projeto comercial de alto nível no RPG Maker não sai por menos de mil reais. Veja bem, isso se sair barato. Só os recursos gráficos originais podem ficar em muito mais. Porém, o preço máximo que o público se dispõe a pagar por jogos criados nessas engines gira em torno dos trinta reais.

De fato, só por ser de RPG Maker o jogo sofre uma desvalorização por culpa desse pessoal que cria jogos e vende por dois reais. Ou seja, se tu quiser vender um projeto por 20$, faça valer o preço.

Então vamos dizer que você fez o seu projeto, atendeu os requerimentos, lança ele e ele se perde no meio das visual-novels hentais e acaba sendo ignorado por muita gente só  ser do RPG Maker. Eu quero saber o que você faria numa situação dessas.

O preço do jogo depende do investimento, e o quanto você precisaria arrecadar para cobrir os custos de produção.

Se você fez o marketing do jogo nas comunidades, redes sociais e etc... há poucas chances disso ocorrer.
Orange Season, por exemplo, tá na steam. O jogo fez muito sucesso nas comunidades e o marketing fez valer a pena. Mesmo que não fizesse sucesso na steam, isso não seria um problema para o autor.

Depende completamente dos recursos que você vai usar pra melhorar a qualidade e sair do molde "rpgmaker". Quando tu muda tudo na parte gráfica ninguém vai sequer imaginar que tu fez nesse programa a não ser que tu coloque a tag rpgmaker.

To fazendo o meu e pensando em por 4,29 como alguns outros títulos semelhantes, nunca que ia chegar aos pes de títulos como: To the moon, Rakuen, Lisa etc...

E olhe lá se eu não por uma promoção de 90% alguns meses depois  :o__o:





Citando um exemplo que não se encaixa no que apresentaram acima .-. (Pra você ver que toda regra tem uma exceção XD)

http://store.steampowered.com/app/385330/Stray_Cat_Crossing/?l=portuguese

Pelo que tinha visto a equipe que fez o jogo acima iria fazer o jogo free. (Inclusive postaram uma demo)
Porém, acabou virando algo comercial. E ao meu ver, pra tudo que o jogo apresenta o desenvolvimento foi bem rápido (menos de dois anos), se você ver o jogo todo é original e tudo muito excelente.




Se fosse pra mim, eu venderia meu jogo que estou fazendo free por no máximo uns 10R$, levando em conta que não iria ganhar nada mesmo com ele. (Era minha intenção XD)

Agora pra quem planeja um jogo desde o começo comercialmente, deve levar em conta vários fatores, como falaram acima. (Pagar gente pra fazer gráficos, etc)
  

Humn... essa é uma pergunta para se pensar.
Mas sem levar em consideração os fatores apresentados pelos parceiros acima,
eu venderia o meu jogo por R$ 7,00 ~ R$ 12,00 + R$ 2,50 cada DLC.
Contudo, não pretendo vendê-lo já que estou fazendo mais por diversão e aprender com ele, já que é o meu primeiro jogo ^^

Mas acredito que sempre deixaria em promoção para ver a galerinha jogando... Orra, pense... os caras estão jogando um jogo seu!
O que tem de melhor você "ver" isso nesse mundo de desenvolvimento de jojinhos?! Ahha