O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Evolução do Criador - Legion Saga

Iniciado por HammerStrike, 21/11/2017 às 19:31

21/11/2017 às 19:31 Última edição: 22/11/2017 às 09:00 por FelipeAbreu
EVOLUÇÃO DO CRIADOR - LEGION SAGA


Olá leitor, escrevo esse pequeno texto com intuito de causar reflexão nos novos e antigos criadores de jogos que sempre estão por ai. Existe uma situação que me parece ser recorrente dentro do RPG Maker, a falta de curva de evolução de um criador, as vezes notamos uma pessoa que começou a criar jogos agora e em seguidas vimos que ela criou vários jogos que são todos iguais a sua primeira criação, um comodismo por parte de muito. Em outra ponta, temos os perfeccionistas que nunca fizeram nenhum jogo mas estão com projetos intermináveis, sempre sendo polidos cada vez mais. No meu ponto de vista as duas situações são problemáticas tanto para o criador quando para a comunidade, obvio que cada um faz o que quer e eu não sou dono da verdade mas como disse no inicio, estou propondo uma reflexão, e para mostrar o meu ponto de vista vou usar a series de jogos dividida em 3 partes, Legion Saga.


Essa trilogia foi toda criada no RPG Maker 2000 pelo autor Kamau, os jogos tratam de intrigas politicas e militares que chegam a passar anos de conflito. Nesses jogos podemos observar bem a evolução do autor na hora da produção, jogando cada um dos jogos veremos melhores na parte visual, nas animações, cutscenes e enredo que vai ficando cada vez mais robusto ao passar dos jogos, inclusive seu save do primeiro jogo pode ser jogado em Legion Saga 2. Abaixo editei algumas imagens dos jogos Legion Saga 1,2 e 3 respectivamente para se ter uma ideia de os jogos foram melhorando.



---

---

---

Em todas os aspectos temos melhorias e em Legion Saga 2 e 3 existem mecânicas bem legais de game play que jogos de Maker atuais não tem coragem ou criatividade para fazer. Em Legion Saga 3 por exemplo podemos recrutar diversos membros para o grupo e ainda temos momentos muito marcantes como os duelos com os generais.

Curiosidades:
Legion Saga 1, 2 e 3 São respectivamente de 2001, 2002 e 2003. (Isso mesmo)

Outra coisa que acabei descobrindo é que o autor estava planejando dois spin off para a saga com "Legion Saga R" que se tratava de um remake do primeiro jogo e "Curse of Silence", sendo este ultimo um jogo de ação no estilo Zelda. Os dois jogos foram cancelados porque na época o autor estava se afastando de jogos de RPG 2D e começou a investir em jogos 3D. As demos ainda podem ser jogadas mas vale lembrar que não existe final nesses spin-off's.

Dando uma olhada na internet eu achei alguns vídeos de gameplay desse clássico do RPG Maker 2000, vou deixar aqui em baixo pra quem quiser dar uma olhada.




Considerações Finais

Já estava afim de fazer esse post faz um tempo, já comentei sobre isso aqui na CRM certa vez mas não tinha detalhado meu pensamento. Acredito que devemos nos espelhar também em outros autores de RPG Maker também, e não apenas em jogos das grandes empresas.

Se você tiver algum ponto diferente, outro forma de pensar diga o que acha. Obrigado por ler, até.

Download dos jogos:
Spoiler
Hammer Strike

De fato, creio que boa parte dos usuários do RPG Maker não tem o hábito de jogar jogos criados na engine, mas acho que isso não interfere muito no aprendizado. Por exemplo, se os jogos antigos apresentam mecânicas mais trabalhadas é porque você precisava ser criativo na época. Hoje também, mas a quantidade de recursos e sistemas que você encontra reduz o trabalho que você tem e, consequentemente, retarda seu aprendizado.
         Cada pessoa tem facilidade no aprendizado de determinada área, também. São raros os makers que, logo de início, estão expandindo seus jogos com gráficos, músicas e códigos originais. Em contrapartida, existem os que compõe verdadeiras sinfonias diariamente, mas dependem de um programador e um designer em suas equipes. A curva de aprendizado é bem relativa.
         Realmente, muitos membros criam uma versão nova do mesmo jogo a cada lançamento. É daí que surge o perfeccionismo dos outros: o jogo precisa ser excelente. Porém, como acontece em qualquer área da criação, o(a) autor(a) nunca está satisfeito(a) e vai continuar editando detalhes até que alguém diga "Chega! Hora de publicar." Quando você desenvolve individualmente - e sem compromisso com uma publicadora/distribuidora - você não tem de cumprir prazos, logo vai se demorar até que cada detalhe do jogo esteja impecável. E então vai querer refazer algumas coisas e o processo segue.
         Sou suspeito para falar - eu mesmo nunca terminei um projeto, mas gosto dessa discussão. Serve de alerta para que quem está chegando agora não caia na mesma armadilha. Seu jogo não precisa ser o melhor jogo de todos os tempos, ele só precisa ser bom o suficiente para a proposta do mesmo.

Legion Saga MV
Oi pessoal, venho complementar o texto com novas informações sobre Legion Saga!


Descobri no site rpgmakerweb.com que existe um novo projeto de remake de Legion Saga sendo feito por Arcmagik e com autorização do Matt/Kamau, o jogo está sendo refeito no RPG Maker MV com o título de Legion Saga MV. Algumas das características que chamam atenção é o fato de ele usar de recursos e personagens de Legion Saga 2 e 3 para agregar a historia do primeiro jogo, adicionando por exemplo o sistema de Duelo e o Castelo/Base dos Legionários, outra coisa interessante é a quantidade de personagens enorme que terá o game.


Curioso como está franquia tem muitos fãs até hoje no mundo do RPG Maker. Segundo o tópico parece que já existem planos para criar remakes também de Legion Saga 2 e 3, vamos torcer para que esse projeto continue firme até ser concluído.
Abaixo o link referente ao Legion Saga MV
Spoiler
Hammer Strike

Parece ser um jogo muito interessante.
Eu concordo com você, cara. Eu, pelo menos, nunca costumo terminar as coisas que eu começo. Sempre me desanimo ou canso no meio do caminho. Isso não só no RPG Maker, mas em muitas coisas.
Acredito que o fato dos jogos raramente ficarem prontos, acaba desanimando a comunidade em geral. Não tem muita coisa que sai do papel, então a gente acaba sentindo que nada vai ir pra frente. Não falo só por mim, um ou outro amigo meu que se envolveu no Maker — e que atualmente já não devem estar mexendo tanto com ele — pensam de forma parecida, ou até mais pessimista.
Mas eu ainda acho que a dedicação da pessoas de trabalharem em algo é muito bonita. As pessoas se empenham mesmo nesses projetos, elas contam histórias. Muita gente acaba criando amor pelo jogo, acho que esse amor faz as pessoas quererem lançar algo perfeito, mesmo que não possam. E por isso, acho que muitos jogos não vão sair do papel.

Legion Saga é um dos grandes clássicos do Maker. Apesar de usar uma engine bem das antigas, recomendo a todos os makers a jogarem.


Joguei os 3 Legion Saga do RM2K, era um dos meus jogos favoritos na engine. Eu colocava os arquivos do jogo no meu RPG Maker só para ver como Kamau criava certas características no jogo, como os Orbs ou o sistema do banco. Graças a ele, tive um aprendizado muito prático de como funcionava a engine.