O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Sobre usar o RPG Maker (MV) pra fazer vídeos, filmes ou cutscenes...

Iniciado por vico, 16/01/2018 às 18:51

Tirado daqui:

CitarI own RPG Maker MV and make games in it and now I'm trying to use Unreal Engine, but since the characters from my UE game are the same from the RPG Maker MV games, I want to put some gameplay videos from my RPG Maker MV games in the UE game.

I think it probably is allowed to do, just wanted a confirmation from someone that understands it. I say that because I saw a thread: https://forums.rpgmakerweb.com/index.php?threads/using-resources-outside-rpg-maker.71219/
Saying that you can't use assets.

But I'm not going to use assets, just wanted to put some gameplay videos, is it ok? Thanks.

Citar@gtswaifuism I have received confirmation that even using a video of gameplay from an RPGMaker in another engine is not permitted. Even though you are not exporting the individual resources, the gameplay would be made using RM assets in an RM engine. It could also be misleading to some players who, seeing the video, might expect the rest of the game to play out like that - but it wouldn't.

This thread will not, therefore, be approved.

E o resto da palhaçada vocês vêem no link acima.

Sério, eu comprei a engine e os assets, eu presumia que pudessemos usar da forma que quisessemos desde que respeitassemos os direitos da Degica (eu não li a EULA, falha minha).

Mas p****, querer dizer que eu não posso utilizar a engine nem pra fazer uma animação é algo muito desanimador. Eu até entendo um pouco (10%) a ideia de não utilizar com outras engines, mas em vídeos originais isso é muita palhaçada. Eu queria saber o que a palavra "comprar" significa pra esses caras.

Enfim, mais uma treta (como sempre apareço aqui com uma), mas acredito que seja de boa informação pra quem usa o RPG Maker MV, não só pra esses casos, mas também pois eles também tem outras determinações esdrúxulas de como usar ou não usar o maker (se algum modera quiser alterar o título pra deixar mais generalista, não pensei em nada no momento).

Se você está utilizando qualquer recurso ou pedaços de recursos que sejam criados pela KADOKAWA/Enterbrain, sejam parte do RTP, DLCs, apareçam nestes vídeos, eu entendo o lado deles, e creio que esteja correto. Creio que estes recursos foram feitos para serem utilizados apenas nesta engine, e só podem ser utilizados nela. Isto é totalmente compreensível. Porém, caso esteja utilizando gráficos originais, que não possuam nenhum pedaço de nada feito pela/s empresa/s, creio que isto é realmente um absurdo, e que sim, você deveria poder fazer isto.

Resumidamente dizendo: Se você está utilizando recursos que já vem no RPG Maker, ou de DLCs da mesma, sim, eles estão certos em proibir, pois os recursos são feitos exclusivamente para o RPG Maker, e você estaria utilizando indiretamente eles em outra engine. Mas caso os recursos sejam originais, creio que não deveria haver problema.

Até pode ser (concordo com os mesmos 10% do que eu falei sobre uso direto de assets em outra plataforma, eu acredito que você compra a engine e os assets, portanto você recebe o direito de usar eles da forma que entender respeitando os direitos deles, foi o que eu entendi até agora), vou esperar a resposta no tópico original pra ver se eles não vão manter essa mesma decisão pra uma gameplay sem assets do RTP, se disserem o mesmo aí pra mim só mesmo buscar outra engine similar mas realmente livre.

De qualquer jeito me desanimou esse controle excessivo. Caso um dia eu tenha um lapso completamente fora do comum e faça um jogo bom, caso um dia eu faça um "remake" com outra engine eu teria de recriar o visual dos personagens do zero. (ou até perderia os direitos sobre eles caso o conceito seja eu que criei, não sei), só por usar o RTP (ou recursos de terceiros com aquela licença "só pode usar com uma copia original do MV").

Bem, pelo que entendi eles não querem nada feito no RPG Maker sendo utilizado em outra engine de criação de jogos pois pode de alguma forma enganar os jogadores de que aquilo foi criado na mesma engine do jogo.

Tipo, até é compreensível pois querendo ou não, outra engine de criação de jogos é concorrente da Enterbrain e do RPG Maker, mesmo eu achando públicos e propostas completamente diferentes, mas enfim...

Se tá na EULA, o que se pode fazer? Você concordou ao comprar ...

Ao comprar a engine tu paga mais pela licença que pelo software e seus recursos propriamente ditos. É justo que as licenças não favoreçam a concorrência, toda empresa faz isso. Scirra lança pacotes de recursos que só podem ser usados no Construct também. Por isso eu sempre digo: recursos originais são sempre a melhor opção. Tu mantém plenos direitos sobre eles independentemente da engine que escolha - se escolher alguma, claro.

Esse tipo de coisa é sempre bem complicado, eu diria que basicamente depende da relevância do jogo, vai ser sempre ilegal, mas em muitos casos nunca vai da nada. Se for comercial e quiser correr o risco pode vir a nunca da problema (eu aconselho fortemente nem arriscar), mas num jogo pra aprender uma nova ferramenta, fã game, e outras coisas relacionadas é ilegal, mas não vai dar nada (só ver a qntdade de jogos do estilo que rolam por aí de boa). Eu mesmo aprendi c# usando RTP do XP.
A licença de todas as engines, arte e dlcs é bem fechada e tu vai fica preso sempre no RPG Maker, é um pouco triste, mas tb não é o fim do mundo, é algo bem comum na indústria. Eu já acho bom que pelo menos você pode usar RTP de outras versões se você tiver licença para ambas.
Vale lembrar que os elementos do RPG Maker podem ser usados livremente em outras engines, tipo o tamanho de tiles, estilo visual dos bonecos, proporções e tal, só não vai poder usar os tilesets, e criador de personagem do RPG Maker.
No caso desse cara ele queria usar o RPG Maker pra fazer cutscenes de uma forma fácil e usar em outro lugar, é claramente uma violação do uso da engine, pq estaria fazendo um pedaço do jogo no RPG Maker para levar para outra engine. O único caso que eu consigo ver de utilização de material de RPG Maker em outra engine seria para divulgação de algum jogo, tipo vc pega o vídeo de divulgação do seu jogo de RPG Maker e coloca uma opção de menu num jogo na Unreal pra fazer propaganda, pq na eula tem explicitamente um paragrafo permitindo uso de vídeo, imagens e áudio em divulgação.

Na real tu não paga pegos recursos. Ao comprar o programa tu paga unicamente pelo programa e os recursos são dados a caráter de conteúdo adicional, tanto é que antes ele vinha separado do programa e tu poderia fazer o download dele mesmo sem possuir o software. A vantagem de possuir esse recurso inicial para o proprietário é já ter um material para a divulgação - afinal de contas, imagine como o RPG Maker poderia ser divulgado se ele não viesse com recursos - e provir o usuário de alguma coisa com que ele possa trabalhar ali nos primeiros meses, antes da comunidade começar a gerar recursos.

Se não fosse deste modo, esses recursos poderiam ser baixados e utilizados em outros programas, não retribuindo em nada o trabalho que deu criá-los. O mesmo para as futuras DLCs, que custam um preço muito mais interessante do que pacotes de recursos para engines mais robustas. Então faz sentido policiarem o material desta forma pois, do caso contrário, a Degica poderia sair muito lesada no fim das contas.

Claro que nós gostamos de ter liberdade em usar o que compramos como bem entendermos, mas é interessante ter empatia e pensar com os olhos da empresa. Elas não são esse monstro todo que visam unicamente nos ferrar e pegar nosso dinheiro.

Tá tudo bem sobre os recursos, mas agora há pouco um moderador lá confirmou que mesmo usando recursos originais é proibido, sinceramente pra mim é abuso deles.
Não é só uma questão de EULA (nesse caso eles tem direitos de fazer), mas sim uma questão de ética, algo que eles não tem.

De qualquer jeito vou tentar começar a usar o EasyRPG (que tem licença 100% free e livre) e ajudar no que eu puder no desenvolvimento da engine, pois tá mais do que na hora de surgir um alternativo open source pra esse tipo de engine.

Sobre o uso do maker pra outros fins eu levava na boa fé e achava que ao comprar a engine você poderia fazer qualquer tipo de mídia com ele, mas parece que os caras pensam mais em grana e começaram a lançar essas limitações justamente quando começam a aumentar o leque de produtos deles (agora tem criador de visual novel e outras coisas).

Pra mim uma ação ala Microsoft pra tentar manter os interesses deles em alta. Que lástima.

Citação de: vico online 16/01/2018 às 20:42
Tá tudo bem sobre os recursos, mas agora há pouco um moderador lá confirmou que mesmo usando recursos originais é proibido [...]
Não vi isso lá, até porque não há como afirmarem que um recurso original fora feito visando o RPG Maker, uma vez que o programa usa padrões e convenções encontradas em muitos outros programas ou já empregados em jogos anteriormente.

Se você criar um recurso totalmente original sem usar o deles como base, ele é teu e vc pode fazer o que quiser com ele.
Mas o problema não é só a arte, tem que levar em conta a ferramenta e as opções que ela trás. Tu criar arte original só resolve metade do problema, se continuar usando a engine para fazer as conversas, movimentações do personagens e tal pra criar a cutscene, já era, ta usando a engine e não tem como colocar esse material em outro jogo.

Bom, eu entrei nessa discussão mais por medo de fazer alguma historia no maker e perder ela por besteiras burocráticas.

Mas conforme fui tentando tirar a história a limpo infelizmente percebi que a galera toda daquele fórum é tóxica demais, acham sempre que tem razão, ignoram o fato de que, as vezes, por falta de manejo com inglês, as palavras podem soar rudes mas não seria a intenção.

Sinceramente, se for pra depender daquele tipo de gente prefiro mudar pra escrita/literatura.

Só pra constar, aqui está o tópico que disseram pra mim abrir aonde eu exponho minhas dúvidas sobre isso, acho que só um entendeu realmente o que eu estava tentando dizer.

Enfim, RPG Maker pra mim nunca mais, nem pirata pra fazer "rimeique" de Chrono Trigger (já que estaria tudo errado nessa hipotese mesmo).

Ainda quero voltar a participar aqui do fórum (sem posts desse tipo), mesmo que for só na área de off ou de storytelling, e talvez se um dia eu começar a mexer em bibliotecas como Love2D eu venha dividir a experiência.

vico, naquele primeiro post eu acho que você foi meio rude na forma de expressar e passou uma ideia de estar reclamando bastante e por isso umas pessoas não gostaram, no seu post aquele maluco com avatar d cachorro foi bem babaca e ficou lendo coisas que não existiam. Outro possível problema foi que você continuava perguntando sobre coisas que pra eles já tinham sido respondidas e acho que a galera ficou mais incomodada. Eu sempre acho difícil entender só no texto a intenção do que as pessoas tão falando e quando vai pro inglês fica mais difícil ainda.
Eu leio e escuto muito bem em inglês, mas minha fala e escrita é bem travada, por isso lá coloco na minha assinatura uma frase falando que não falo bem inglês e minhas frases podem ser mal interpretadas, mas minhas intenções são boas hahahah, sei q ajuda pq pessoas em privado já vieram comentar sobre o que escrevi e me ajudaram a melhorar a frase.

Voltando ao tema do post, acho que você está levando de uma forma muito dura as restrições da engine, que são grandes, mas não tão graves.
Respondendo aqui sua dúvida de lá, você pode criar um novo avatar baseado no avatar gerado pelo gerador do RPG Maker e usar em outra engine sem problemas. O que é da Degica são os sprites em si e não o que você criou com base neles.
A história e os personagens vão ser sempre seus e você pode fazer ports, livros e os novos jogos de uma franquia em outra engine sem problemas.

Citação de: Germinal online 18/01/2018 às 16:51
vico, naquele primeiro post eu acho que você foi meio rude na forma de expressar e passou uma ideia de estar reclamando bastante e por isso umas pessoas não gostaram, no seu post aquele maluco com avatar d cachorro foi bem babaca e ficou lendo coisas que não existiam. Outro possível problema foi que você continuava perguntando sobre coisas que pra eles já tinham sido respondidas e acho que a galera ficou mais incomodada. Eu sempre acho difícil entender só no texto a intenção do que as pessoas tão falando e quando vai pro inglês fica mais difícil ainda.
Eu leio e escuto muito bem em inglês, mas minha fala e escrita é bem travada, por isso lá coloco na minha assinatura uma frase falando que não falo bem inglês e minhas frases podem ser mal interpretadas, mas minhas intenções são boas hahahah, sei q ajuda pq pessoas em privado já vieram comentar sobre o que escrevi e me ajudaram a melhorar a frase.

Pois é, mas eu não fiz isso tbm na assinatura pois o fórum deles tem um campo aonde você coloca a sua lingua-mãe e ela aparece abaixo do teu perfil, por isso supões que o pessoal entenderia (alias ja vi em varios topicos lá o pessoal tocando nesse ponto quando não entendem algum post).

Citação de: Germinal online 18/01/2018 às 16:51Voltando ao tema do post, acho que você está levando de uma forma muito dura as restrições da engine, que são grandes, mas não tão graves.
Respondendo aqui sua dúvida de lá, você pode criar um novo avatar baseado no avatar gerado pelo gerador do RPG Maker e usar em outra engine sem problemas. O que é da Degica são os sprites em si e não o que você criou com base neles.
A história e os personagens vão ser sempre seus e você pode fazer ports, livros e os novos jogos de uma franquia em outra engine sem problemas.

Sei lá, é aquela coisa: vaai que o jogo fique com uma popularidade razoável e eu queira testar meus conhecimentos em outra engine ou até outra midia: os caras lá deixaram claro (nos posts escritos depois) que quando faço um concept do personagem usando o gerador do MV metade dos direitos vão pra eles. Por isso pra mim é inviável. Vou ver se escrevo em fanfic mesmo (uma vez escrevi uma de Chrono Trigger e a unica review que teve foi positiva), acho que ai posso colocar os neurônios pra fritar sem ter a consciência pesada).

Citação de: vico online 18/01/2018 às 19:13
os caras lá deixaram claro (nos posts escritos depois) que quando faço um concept do personagem usando o gerador do MV metade dos direitos vão pra eles.

Não é bem assim, não vi ninguém ali falando exatamente isso que você falou, mas se você usar o gerador do MV (e com arte não original) pra fazer um personagem e depois criar um desenho dele, esse novo desenho é totalmente seu. O que chega mais perto do que você falou eu acho que foi dito pelo Adar:
Citar"As long as that other artist doesn't trace or copy the parts that compose the reference (which are still copyright by kodakawa and the reason for archeias description of the limits above), that new artwork will again have a shared copyright. The design will again be your copyright, while the specific work itself will be the artists copyright."
Mas aqui é entre você (criador) e o cara que desenhou (com base no personagem do gerador do MV), não entra mais ninguém (Degica, no caso). E se você mesmo desenhar, o desenho é 100% seu.

Ficar falando vagamente tb pode gerar mais complicações, se você quiser dividir exatamente sua ideia da pra avaliar bem melhor.
Mas a regra é: não use a arte deles, criei a sua própria e tenha direitos totais sobre ela.