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Mapeamento Contemporâneo #1 Ruas e Travessas

Iniciado por Zackh, 24/11/2012 às 21:00

Mapeamento Contemporâneo # 1
Ruas e travessas


~> Tileset Usado no Tutorial
~> Imagem de iluminação


[box class=searchbox]Ruas e travessas[/box]
[box title=Passo 1]

» O Primeiro passo na criação de Ruas e travessas, é definir os caminhos, estradas e passagens. Usando o Layer 1, você deve definir tudo ao máximo possível, acostume-se a criar ruas de mão dupla com 3 tiles : 1 Para uma mão, outro para as faixas de divisão e outro para a outra mão.

»Note que o espaçamento entre as faixas de divisão, seguem intervalos do mesmo tamanho da faixa. É interessante manter este aspecto para dar um bom ar visual ás ruas principais.

»Para ruas de mão única, use 2 Tiles de largura e não faça faixas de divisão. Crie estas vias de mão única para interligar vias principais para dar um maior "Movimento" nas ruas.[/box]

[box title=Passo2]

»Ainda aproveite o Layer 1 para colocar as calçadas. Não gaste mais do que um tile com calçadas, pois será necessário espaço livre para os prédios.[/box]

[box title=Passo3]

»Já bem definidas as ruas e caminhos, mude para o Layer 2 de mapeamento e bote os prédios. Note que nos prédios, a parte que fica á frente ( à mostra ) deve ficar um tile atrás da calçada, para não ficar muito "Colado" ás ruas. Veja a diferença:
Por questão de estética e organização, eles ficam melhor com um espaçamento entre a rua e suas paredes.

»Para as partes mais baixas do mapa, mostre apenas o telhado dos prédios altos, para comprovar que eles existem.[/box]

[box title=Passo4]

»Agora no Layer 3, Adicione os elementos básicos da cidade, postes, extintores, latas de lixo.


»Caso seu tileset tenha mais variedade, decore o mapa com artefatos como placas, bueiros, e lixo.

»Adicione eventos no seu mapa com gráficos de carros, pessoas, animais e coisas do tipo para dar vida ao mapa.

»Configure o tileset para apresentar uma Fog de névoa, com opacidade em torno de 40, para dar a impressão de poeira/fumaça.

»Mapas não são feitos só de tiles. Coloque efeitos de iluminação, condições climáticas ou o que mais combinar com o mapa para dar o acabamento final[/box]

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Créditos: Cezar pela criação do tutorial