O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Cavernas Apreensivas

Iniciado por -Slayer!, 16/09/2014 às 23:26

Paisagem Digital - Cavernas
A pedido do membro: patriciomi...
:linha3:

Então galera estamos de volta com o nosso quadro Paisagem Digital, como podem ver demorei grande tempo pra lançar o tutorial, não saiu em uma ordem cronológica como os outros, demorei bastante para postar esse, isso devido ao Concurso Espelho de Palavras que foquei bem nas avaliações e estava juntamente com uma turbulência de meu projeto Neridian, colégio, embolou tudo e blá blá blá... O que importa é que estou aqui novamente cooperando cada vez mais para a comunidade Mapper especificamente. Hoje venho trazer a vocês o mapeamento de Cavernas misteriosas e apreensivas a pedido do membro patriciomi.

Planejamento
:linha3:

Antes de pensar em mais nada precisamos definir o tipo da nossa caverna vai ser de gelo, fogo, terra, outros ? Isso vai de acordo com a ambientação do lado exterior da caverna. Por exemplo se eu tenho gramados do lado de fora é adequado fazer uma caverna de terra, se eu tiver neve fora é adequado fazer uma de gelo.

Não confunda cavernas com tuneis. A caverna tende a ser grande e confusa, algo para deixar o jogador perdido até sair ao outro lado, tuneis são pequenos mapas com a mesma estrutura de uma caverna porém pequeno e em menos de 5 minutos um jogador consegue sair de lá. Essa não é a ideia, temos que deixar o jogador mais preso dentro da mesma, algo não tão grande, mas estruturas que o confunda-o, uma especie de labirinto.

Pode-se elaborar isso de duas formas, em um mapa gigantesco, ou em vários mapas usando o teletransporte de um ao outro, eu recomendo fazer mapa por mapa, acredito que mais de 5 mapas com dimensões 20x20 é suficiente para deixar o herói perdido, e não saber o ponto de entrada muito menos o de saída, ai que da gosto, pois ele devera torrar as poções pra enfrentar os morcegos ^^

A iluminação da caverna deve ser escura, pra deixar o jogador mais perdido ainda ? Talvez. Porém é mais por uma questão de logística, cavernas geralmente não tem entradas de luz, sendo assim elas se tornam escura, a menos que você dê um toque de luminosidade como vamos fazer aqui.

Eu fiz um mapa com alguns tiles bem diferentes dos comuns de cavernas Clique nos Links para conseguir os tiles: 1, 2, 3.


Cenário
:linha3:

Dando o inicio ao tutorial, primeiro aconselho vocês não tentarem montar as paredes da caverna pelo editor de imagens e sim pelo Maker, a condução de tiles fica muito mais fácil. Na primeira etapa coloquei o piso e fui preenchendo com as paredes VISANDO os locais onde o personagem irá passar para o próximo mapa, aqui não precisa focar muito nos detalhes, bote algo bem superficial mesmo.


Bom, agora eu comecei pela parte do lago no canto da caverna, botei uma ponte de passagem para o próximo mapa, ou então poderia deixar aquele espaço em branco, mas como foi dito é sempre bom deixar a caverna maior. Dicas: Está com preguiça de fazer o mapa ? Com certeza mapa é algo que não tem que ser foco todo tempo, então para deixar extensa sua caverna, crie um mapa onde a sua maior parte é um abismo e com muitas pedras, onde o jogador vai ficar um pouco perdido nas mesmas, pois geralmente eles tentam achar itens por aquela escuridão :D.


Agora temos que encher linguiça, deixar o mapa mais cheio. Nesta parte aqui eu botei um cristal, perceba também uma picareta encostada na parede, simulando que uma pessoa já esteve nesse local explorando os minérios presentes ali no centro do mapa, isso fica ao critério do autor, mas geralmente em jogos de RPG que eu pesquisei cerca de 80 % tem a presença desses "cristais".


Ali do lado eu apenas botei um pergaminho de informação, que pode ser adicionados na Caixa de Texto do RPG Maker, dizendo que há algum tempo os mineradores estavam presentes por blá, blá, blá, ou informar que há abismos e escuridão pelo caminho a esquerda, ou até mensagens assustadoras dizendo volte para casa, esse tipo de coisa. Não vai por Volte para casa que isso é mais clichê que meu tutorial.  :hehehe:


Para finalizar a parte do cenário perceba que eu adicionei alguns objetos que dará destaque ao nossos pontos de luz.


Iluminação
:linha3:

Aqui eu adicionei aquele simples gradient de fora para o centro, Preto para o Transparente, onde em alguns jogos representa a visão do personagem (Em alguns jogos é usado para simular a sensação de desmaio ou então simular a escuridão como estou utilizando).


Nessa etapa escureci a tela por inteiro perceba que em nenhum momento a gradient desapareceu, os cantos da tela ainda continuam mais escuras que o centro, o ambiente tem que ser obrigatoriamente escuro pois não tem nenhuma entrada de luz, janelas ou buracos interligando com o lado exterior.


A iluminação foi aplicada por meio de Brushs sem dureza, para fazer com que a luz fique menos sólida, consequentemente mais realista.


Por fim, só as velhas sombras que adicionei rapidamente. NOTA: foram adicionadas por meio de Brushs algo não tão preciso, pode perceber que as sombras são forçadamente aplicadas, assim deixando a iluminação meio artificial, talvez eu tente fazer uma aula só de sombras para explicar melhor tais procedimentos.


Então pessoal até a próxima aula...

01/10/2014 às 22:48 #1 Última edição: 01/10/2014 às 22:52 por Lycanimus
Muito bom o mapa Slayer, e ótimo tutorial também, muito legal esses tiles mesmo, já havia trabalhado com eles um tempo atrás, a única coisa que achei que ficou um pouco estranho foi a iluminação do mapa, eu também utilizo brushs para fazer sombreamento e até a luz em si faço por meio desses, acho que a unica coisa que faltou no mapa foi na parte onde há luz, você deveria ter removido a sombra e depois em outra camada jogar a luz, eu fiz uma modificação aqui, espero que não se importe, mas é só para dar uma idéia de como pode melhorar, e também vou deixar um arquivo de edição, se quiser, lembrando que fiz pelo Gimp, lembrando que há várias formas de se fazer, não digo que o meu seja o melhor, mas lembrando que para ser mais realista, os brushs nesse caso são ótimos para isso.

De resto ficou muito bom mesmo, realmente uma ótima aula para quem tem dificuldades com esses tipos de ambientes.

Exemplo:
Spoiler
[close]

Arquivo de edição Gimp:
http://www.4shared.com/rar/n-ex6F2Yba/GlLKROX.html?

Parabéns pela iniciativa, abraços

Fazer mapas é uma arte, faça como se fosse o seu último.




O Musa me deu esse toque também e notei realmente uma melhor composição, pois a sombra não ficou muito "forçada". Valeu ai amigo !

Bom tuto e gostei dos tiles, valeu por disponibilizar eles juntamente com o tutorial.

Ficou bem legal, mas também acho que pecou um pouco na parte da iluminação, acabou ficando escuro demais e como disse o Lyca as luzes acabaram parecendo estar abaixo da camada de sombra.

Eu prefiro as coisas com um pouco mais de saturação, por isso usaria os brushes de luzes em uma camada de subexposição linear ou algo parecido.