O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Do RPG Maker para uma Carreira...

Iniciado por Harden, 02/12/2012 às 16:38

Do RPG Maker para uma Carreira...




Bom, este é um debate que me veio a cabeça agora, vamos ao que interessa em entrar no assunto de uma vez:




Muitas pessoas, talvez, já sonharam em poder criar seu próprio jogo, que esse jogo fizesse sucesso, vende-se milhões de cópias e que pudesse continuar fazendo mais e mais games.
Alguns encontraram uma opção para isso, por meio do RPG Maker, não com tudo o que você sonhava, mas pelo menos com alguma chance de treinar a produção de um game "indie" e alguns até fazem um "sucesso".

Mas, o quão perto do nosso sonho o RPG Maker pode nos levar? Será que ele pode realmente nos ajudar, de algum modo, a seguirmos uma carreira como programadores/criadores de games? O que acham?




Bom, na minha opinião, ele pode sim ajudar, mas não é preciso somente ele. Como qualquer outra coisa que exija treino, você não pode só treinar uma coisa.
Para ser um corredor basta correr. Para ser um bom corredor é necessário treinar tudo, condicionamento físico, velocidade, resistência e elasticidade!
Para ser um criador de game também, estudar muito, aprender muito, praticar muito! Mas o RPG Maker pode sim, nos ajudar, mesmo que somente despertando uma pequena fagulha em nosso espírito.
Your drill is the drill that will pierce the Heavens!

O rpg maker é ótimo para que aprendamos a usar melhor o tempo, dividir tarefas e tentar se destacar por meio de suas criações, sem contar que ele permite a originalidade infinitamente. As comunidades makers tem também um papel fundamental, eu diria que o rpg maker pode ser ótimo para servir de guia, enquanto ainda não se sabe nada sobre a criação de jogos.

Acho também que ele retrata de forma incrível um fato marcante da indústria dos games, fazer algo não é tão difícil, mas fazer algo verdadeiramente bom é. Acho que muita gente sai do rpg maker e então passa a trabalhar com algo relacionado a games :3
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Passando quase 5 anos no maker atualmente e parece que será o último ano no mesmo. Já estou encaminhando planos para uma engine própria (na verdade, ela já está sendo feita e está em 30% de progresso, na linguagem de programação C#).

Porém, deixarei pelo menos UM projeto em maker como meu legado do mesmo e depois seguirei como game designer e vamos ver no que vai dar.

É claro que o RPG Maker pode ser o ponto de partida para a carreira real, aliás, isso pode funcionar em quase qualquer setor de entretenimento. Começar desenhando pode te dar potencial como desenhista, etc. Independentemente do material e criatividade. Tudo isso se consegue, se conquista e se treina.

Enfim, é isso.
"The Flames will consume your black body...But your soul remains white"



 Bom em suma, acho que pode ocorrer sim. Um exemplo:
"Você, embarcou com o rpg maker, aí você sabe tocar algum instrumento, aí por causa do rpg maker, você acaba baixando um bom programa, para criar as suas 'OST's(Original Sound Track)'s. Aí passa um bom tempo, é você melhorou consideravelmente na área de sonoplastia, você terá uma grande vantagem quando querer aprofundar mais na área dos "games", sendo um ótimo Sonoplasta!"




Algumas dicas:
Aqui estão dicas, teóricas para aqueles que usam o rpg maker!

É bom em P.A? Treine, bastante. Aí você terá uma grande chance de entrar para o mercado de "games", como P.A (criador de sprites e etc.)

É bom em criar gráficos(como U.I, G.U.I, Concepts Arts, Digital Art e etc.)? Treine, muito, por que você terá uma grande chance de entrar para o mercado de "games", é até receber ofertas de tais empresas, ou micro-empresas! Assim a mesma coisa vale para os P.A

E etc.


Exemplos de games:

Temos o exemplo de To the Moon, que participou de vários prêmios e etc.

Assim também temos um exemplo, de um jogo que esta sendo produzido e que possivelmente irá ser vendido Rise of Dragon Souls


Chega né? Bom até mais!!



Realmente, não só como programação mas também o Maker abre portas para todas as outras áreas... É impressionante onde uma pequena brincadeira pode chegar a nos levar!
Your drill is the drill that will pierce the Heavens!

03/12/2012 às 16:17 #5 Última edição: 03/12/2012 às 16:19 por Tiaguu
Rpg maker pode trazer grandes futuros para uma pessoa se tiver treino, estudar como você disse.
Rpg maker como podemos dizer é uma base, o rpg maker pode sim preparar o programador para um futuro melhor, mais todos tem seu destaque em programação, designer etc...,  todos avançam até o RM avança RMXP avançou para RMVX...

Todos podem ter seu destaque na criação de jogos basta querer.

Gostei do assunto do tópico :3
Uma coisa que eu não acho nada legal vinda de certos membros que, por estarem estudando métodos mais avançados para a criação de games usando outras linguarem que não sejam RGSS, menosprezam o RPG Maker, ficam dizendo que ele é limitado, que não dá para criar certos games e outras coisas que acabam desanimando muita gente e causando desistência. Todavia, não é bem assim não, pois existem excelentes projetos feitos em RPG Maker que superam facilmente muitos games comerciais feitos em "engines mais avançadas". Tudo é questão de ser criativo e saber usar o que possui em mãos, sendo assim, dá para utilizar o RPG Maker como base para seguir carreira sim!