O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Com minimapa ou sem minimapa?

Iniciado por Geraldo de Rívia, 16/01/2017 às 08:36

16/01/2017 às 08:36 Última edição: 16/01/2017 às 08:41 por King Gerar
Saudações, pessoal!

Sendo objetivo: vocês sentiriam falta de um minimapa na interface de gameplay caso o mesmo não fosse mostrado?


A grande maioria (se não todos) dos RPGs que saíram nos últimos anos (ou na última década até), exibem essa ferramenta na tela, isso pois, para o jogador saber em que direção está indo ao apertar para frente, por exemplo, vez que a direção gira em 360º. Já nos jogos de RPG Maker, a câmera é fixa em uma posição, portanto, ao pressionar para cima, o personagem caminhará para o norte, independente da parte do jogo (e desconsiderando troca de teclas). Daí vem meu questionamento sobre a necessidade de um minimapa.
Além disso, o minimapa pode ter outra funções, como destacar o alvo de uma missão, inimigos e o caminho para objetivos. Porém, são funções que particularmente acho que quebram a exploração do jogo. Mas como nem tudo é do jeito que quero...

Então, sentiriam falta do minimapa?

16/01/2017 às 09:13 #1 Última edição: 16/01/2017 às 09:29 por Cezar
Mini-mapas são incríveis ferramentas que deixam a vida do jogador muito mais fácil. *Porém*, assim como o fast travel, esta é uma faca de dois gumes. Colocar um mini mapa no jogo significa dar adeus à imersão, e consequentemente apreciação do jogador para o cenário do jogo.

É humano, mecanicamente o jogador se acostumará a jogar o jogo se orientando quase que exclusivamente pelo mini map, muitas vezes deixando de olhar para o personagem-cenário, e se movimentando muito mais pelo próprio mini mapa.

Opinião pessoal? Prefiro sem mini mapa. Se tiver mini mapa, que seja um mapa acessível através de um menu especial (Final fantasy trabalha assim), e não um radar que fica exposto 100% do tempo.




Citação de: Cezar online 16/01/2017 às 09:13
Mini-mapas são incríveis ferramentas que deixam a vida do jogador muito mais fácil. *Porém*, assim como o fast travel, esta é uma faca de dois gumes. Colocar um mini mapa no jogo significa dar adeus à imersão, e consequentemente apreciação do jogador para o cenário do jogo.

É humano, mecanicamente o jogador se acostumará a jogar o jogo se orientando quase que exclusivamente pelo mini map, muitas vezes deixando de olhar para o personagem-cenário, e se movimentando muito mais pelo próprio mini mapa.

Opinião pessoal? Prefiro sem mini mapa. Se tiver mini mapa, que seja um mapa acessível através de um menu especial (Final fantasy trabalha assim), e não um radar que fica exposto 100% do tempo.
Um menu destinado ao mapa já haverá mesmo. Não que as cenas do meu jogo serão "nossa, que paisagem foda", mas quero
que o jogador pegue o caminho errado, siga até o fim dele e encontre algo novo que não encontraria se estivesse seguindo
somente os caminhos certos, saka!? Que é o bacana do explorar. Concordo contigo e queria deixar sem o mapa, mas receio
o quanto os novos jogos acostumaram os jogadores em tê-lo xD
Valeu, Cezar!


Citação de: sloder online 16/01/2017 às 09:29
Dependendo do jogo sim
É o jogo que descrevi: um comum RPG no RPG Maker.

 Se todos os caminhos, mesmos os errados (errados = caminho que não leva a continuidade da história), levassem a algum lugar não vejo a necessidade de um mini mapa. Hyper Light Drifter está ai para mostrar que um mapa é bom mas não necessário 100% do tempo.  :XD:

Abraços.

Nunca botei minimapa em nenhum dos meus projetos, um mapa é bom mas essa exposição total é ruim.
Pra falar a verdade não costumo sequer olhar no minimapa (só em jogos estilo GTA pq ali tem jeito não kkkkkkkkk :derp: ). Ficava horas procurando o lugar certo de ir no Final Fantasy I, só tinha um mapa a partir do menu mas n ajudava muito, ai eu ficava horas explorando o mapa e procurando o lugar (dava ate raiva :facepalm: kkk). Acho interessante mesmo jogos estilo Sillent Hill, em que pra ter um mapa você precisa achar ele, e cada área do jogo tem um mapa diferente, então alem de explorar o jogo procurando o objetivo tambem há a exploração por base na procura pelo mapa.

Depende do mapa do jogo. Se for um mapa gigantesco, a lá 300x300 tiles, com vários objetos e descontinuidades, prefiro ter um mini map. Mas se tratando de um mapa comum de RPG Maker, não vejo a necessidade. Ainda mais porque isso poderia aguçar o senso explorador do jogador.

Depende do jogo e da visão da câmera. Um mapa amplo e um jogo em 3D é sempre legar ter um minimapa para a pessoa ter uma noção e movimentação. Se não quiser dar spoiler com mapa, pode-se usar um mapa que revela conforme passamos pelos locais, como Diablo, ou algo tipo Zelda mesmo.


16/01/2017 às 14:47 #8 Última edição: 16/01/2017 às 14:49 por Mistyrol
Levando em consideração que seria para o seu projeto (é o que presumo), eu acho que é uma opção desnecessária. Mapas do RPG Maker dificilmente são tão grandes e tão exploráveis quantos os dos jogos mais atuais.

O mini mapa, na minha opinião, é indispensável quando estamos falando de jogos com cenários muito amplos. É bom para você se encontrar e também para ter noções de quanto falta para chegar em seu destino. Muitas vezes eu me perco nesses cenários gigantescos com super detalhes (Final Fantasy, por exemplo. Não é difícil de se perder sem olhar os mapas).

Respondendo a pergunta do tópico: para um jogo de RPG Maker, eu acho que é mais uma questão de gosto, não de necessidade. Você pode colocar apenas para preencher espaço na tela. Entretanto, se ainda quiser usar e levar em conta as opiniões contrárias, você pode fazer como o Cezar sugeriu, e colocar um mapa acessível no menu, mas sem a necessidade dele ficar exposto o tempo todo. Eu acho que iria gostar mais assim.

o jogo precisa de um minimapa se as mecânicas, level design e estilo de câmera pedirem. The witcher é um exemplo de jogo que com certeza precisa, pelo fato de que o mundo é muito amplo com muitos pontos de interesse, inimigos podem aparecer de qualquer direção e nem sempre é fácil visualiza-los por conta da vegetação/escuridão e o level design é, em grande parte,plano e com poucos pontos de marcações visuais. em contrapartida, dark souls também é um jogo de ação em terceira pessoa, mas o jogo é construído para você aprender os caminhos sem a necessidade de um minimapa.


Então a pergunta que você deve fazer não é se os jogadores preferem ou não jogar com minimapa, e sim se o seu jogo precisa de um.

Citação de: Mistyrol online 16/01/2017 às 14:47
Levando em consideração que seria para o seu projeto (é o que presumo) [...]
Respondendo a pergunta do tópico: para um jogo de RPG Maker, eu acho que é mais uma questão de gosto, não de necessidade. Você pode colocar apenas para preencher espaço na tela. Entretanto, se ainda quiser usar e levar em conta as opiniões contrárias, você pode fazer como o Cezar sugeriu, e colocar um mapa acessível no menu, mas sem a necessidade dele ficar exposto o tempo todo. Eu acho que iria gostar mais assim.
E presume certo xD
Quanto ao mapa em um menu à parte, esse eu já acho imprescindível.

Citação de: eros2 online 16/01/2017 às 15:55
o jogo precisa de um minimapa se as mecânicas, level design e estilo de câmera pedirem. The witcher é um exemplo de jogo que com certeza precisa, pelo fato de que o mundo é muito amplo com muitos pontos de interesse, inimigos podem aparecer de qualquer direção e nem sempre é fácil visualiza-los por conta da vegetação/escuridão e o level design é, em grande parte,plano e com poucos pontos de marcações visuais. em contrapartida, dark souls também é um jogo de ação em terceira pessoa, mas o jogo é construído para você aprender os caminhos sem a necessidade de um minimapa.
Então a pergunta que você deve fazer não é se os jogadores preferem ou não jogar com minimapa, e sim se o seu jogo precisa de um.
Então, mecanicamente não, como disse tópico. Se a cidade é mostrada ao norte no world map, você deve seguir para cima,
pois a câmera não gira para confundir sua direção. Minha abordagem é mais no âmbito do gosto e de quão falta o pessoal
sentiria na ausência de um.

Valeu pelas respostas, galera!  :XD:

O problema dos minimapas atualmente são que eles mostram muitas informações, como posições de inimigos, personagens, alguns até mostram nomes de personagens, que tu nunca viu...
Acho que para teu jogo tu deveria seguir um caminho diferente, em vez de adicionar um mapa com informações exageradas, um simples mapa, não mostrado na tela, mas acessível por um atalho, que mostra apenas informações em área, sem exatidão, e só se tu conseguiu tais informações, fora a informação de localização do próprio jogador, seria uma excelente pedida.
Ou então usar uma bussola em vez de um minimapa na tela de gameplay, o problema é que não sei como funcionaria isso num jogo 2D, ainda mais de RPG Maker.
Mas a dica é essa mesmo, minimizar as informações mostradas no mapa, não usar um minimapa, no máximo uma bussola, ou uma especie de radar baseado em algum valor de percepção, caso tenha inimigos no mapa não visíveis, adicionaria um extra a imersão do jogo, transformar a visão do personagem e sua audição em algo realmente importante, mesmo sendo um 2D.
Sem mais acho que é só isso.

Também me questiono como poderia ser o efeito de uma bússola. Talvez indicar o objetivo, mas aí seria algo meio... mágico.
E cara, usar o áudio seria maneiro, ainda mais pelo MV trazer controle panning, mas receio de não conseguir fazer um uso
tão bom à esse ponto uehauhe
Agradeço a opinião, Leon!