O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

[RPG Maker MV]Falta de jogo de demonstração

Iniciado por RenatoDias, 21/01/2017 às 17:05

Fala, pessoal! Beleza?

Bom, eu estive mexendo nas pastas da raiz do RPG Maker MV e notei que ele não tem um jogo de demonstração. Todas as engines que eu mexi até agora(Unity, CryEngine, UE4, RM2k, AGS, Sphere, GMStudio, OHRRPGCE) tinham jogos ou mini-jogos que demonstravam a capacidade da engine e senti falta disso no RPG Maker MV. Vocês não acham que seria melhor ter um?

Desculpem se não estiver na área certa, não encontrei área de discussão da engine em si. Peço que movam o tópico se existir.
https://www.youtube.com/channel/UClyYcUdsfKcPWxTvYHs7-rQ/featured
Video Games Mania

Pasta de Músicas Produzidas:
https://drive.google.com/drive/folders/0B53GaCGL4yFxZ0djVDNNSEZEMWc
FL Studio Power-User
Cockos REAPER Power-User
Propellerhead REASON 9 Power-User

Aô, man! A nóis aqui travêis  :derp:  Movi para a área de debates o tópico.

Pra mim essa falta não fez... falta, mas por eu já ter um bom tempo de experiência e os motores não terem mudado tanto,
pra mim é irrelevante. Mas de fato, pra quem vai ter o primeiro contato pode ajudar bastante. Coisas simples como um
evento de porta, um baú, ou mesmo quebra-cabeças e sistemas simples podem representar uma dificuldade frustrante
pra quem está tendo o primeiro contato. No meu ver, claro.

CitarMovi para a área de debates o tópico.
Beleza, a idéia é debater esse assunto mesmo. Obrigado por mover. Próxima vez que for abrir discussão, já saberei onde postar. Desculpe por postar na área errada.

CitarPra mim essa falta não fez... falta, mas por eu já ter um bom tempo de experiência e os motores não terem mudado tanto,
pra mim é irrelevante. Mas de fato, pra quem vai ter o primeiro contato pode ajudar bastante. Coisas simples como um
evento de porta, um baú, ou mesmo quebra-cabeças e sistemas simples podem representar uma dificuldade frustrante
pra quem está tendo o primeiro contato. No meu ver, claro.
Pra mim, um jogo de demonstração faz muita falta, eu que já uso RPG Maker a algum tempo, não sei o que mudou além do SVBS(batalha lateral) em relação às versões mais antigas. Imagina pra quem está começando diretamente no MV? O básico eu aprendi no demo game do RPG Maker 2000, mas não sei o que veio de novo no MV pela falta de um jogo de demonstração.
https://www.youtube.com/channel/UClyYcUdsfKcPWxTvYHs7-rQ/featured
Video Games Mania

Pasta de Músicas Produzidas:
https://drive.google.com/drive/folders/0B53GaCGL4yFxZ0djVDNNSEZEMWc
FL Studio Power-User
Cockos REAPER Power-User
Propellerhead REASON 9 Power-User

Eu entendo o que o sentes falta. Ia ser legal mesmo ter uma demo de "como usar" ou até um tutorial embutido. Mas graças aos usuários você encontra diversos tutorias na net e projetos editáveis para aprender ^^ Mas que ia ser muito interessante a engine ter isso em si, ia. Ainda mais uma que é tão intuitiva como essa.

Citação de: guKing online 21/01/2017 às 17:36
Eu entendo o que o sentes falta. Ia ser legal mesmo ter uma demo de "como usar" ou até um tutorial embutido. Mas graças aos usuários você encontra diversos tutorias na net e projetos editáveis para aprender ^^ Mas que ia ser muito interessante a engine ter isso em si, ia. Ainda mais uma que é tão intuitiva como essa.

Achei que é intuitiva mesmo, mas certas funções estão um pouco escondidas, como, como importar imagens? Não encontrei uma função para importar imagens facilmente como o Resource Manager do RMXP. E no manual do programa não menciona uma coisa desse tipo.
Até parece que a EnterBrain quer fechar o RMMV e que apenas utilizemos recursos pagos de DLC(sim, eles vendem tilesets como DLCs).
Foi mal, mas é assim que eu penso. Odeio empresa que tenta fechar muito um programa que ela faz(é direito dela, mas afasta consumidores), porque hoje em dia, o que se motiva mais é a customização de um programa.
Vou dar um exemplo do Logic e do FL Studio:
FL Studio é livre em relação a VST's, ou seja, você pode instalar plugins que quiser pra usar em suas composições.
Já o Logic, os VST's tem que primeiro serem aprovados pela Apple para poderem ser usados no Logic.

Ou, XBOX360 e NVidia Shield:
Shield: pode instalar e jogar qualquer jogo/emulador produzido para android ou transmitido pelo PC.
X360: Tem que fazer uma put* duma gambiarra pra poder rodar um jogo custom(não oficial) ou emulador.
https://www.youtube.com/channel/UClyYcUdsfKcPWxTvYHs7-rQ/featured
Video Games Mania

Pasta de Músicas Produzidas:
https://drive.google.com/drive/folders/0B53GaCGL4yFxZ0djVDNNSEZEMWc
FL Studio Power-User
Cockos REAPER Power-User
Propellerhead REASON 9 Power-User

Citação de: RenatoDias online 21/01/2017 às 17:46
Citação de: guKing online 21/01/2017 às 17:36
Eu entendo o que o sentes falta. Ia ser legal mesmo ter uma demo de "como usar" ou até um tutorial embutido. Mas graças aos usuários você encontra diversos tutorias na net e projetos editáveis para aprender ^^ Mas que ia ser muito interessante a engine ter isso em si, ia. Ainda mais uma que é tão intuitiva como essa.

Achei que é intuitiva mesmo, mas certas funções estão um pouco escondidas, como, como importar imagens? Não encontrei uma função para importar imagens facilmente como o Resource Manager do RMXP. E no manual do programa não menciona uma coisa desse tipo.
Até parece que a EnterBrain quer fechar o RMMV e que apenas utilizemos recursos pagos de DLC(sim, eles vendem tilesets como DLCs).
Foi mal, mas é assim que eu penso. Odeio empresa que tenta fechar muito um programa que ela faz(é direito dela, mas afasta consumidores), porque hoje em dia, o que se motiva mais é a customização de um programa.
Vou dar um exemplo do Logic e do FL Studio:
FL Studio é livre em relação a VST's, ou seja, você pode instalar plugins que quiser pra usar em suas composições.
Já o Logic, os VST's tem que primeiro serem aprovados pela Apple para poderem ser usados no Logic.

Ou, XBOX360 e NVidia Shield:
Shield: pode instalar e jogar qualquer jogo/emulador produzido para android ou transmitido pelo PC.
X360: Tem que fazer uma put* duma gambiarra pra poder rodar um jogo custom(não oficial) ou emulador.

RPG Maker é uma enigne paga, normal ser assim. Não é só a Enterbrain que vende resources não, muitas pessoas também vendem. Principalmente para uso comercial. Os custo de produção de um jogo dentro do RPG Maker ainda são muuuito baixos quando comparados a outros jogos. Um dos motivos da Enterbrain vender os DLCs é pra que 1. Seja um pouco mais exclusivo os resources e que não seja aquela coisa igual o RTP, que todo mundo tem, afinal, nenhum desenvolvedor de jogo gostaria que os assets do seu jogo estivessem presentes em outro jogo também. 2. Ninguém é obrigado a comprar, eles vendem tilesets e outros resources, e não funções novas da engine então ta bem tranquilo. Nada te impede de fazer você mesmo exportar você mesmo os recursos do jogo, eles oferecem o básico. (Outras engines oferecem BEEEEEEEM MENOS do que o RTP do maker)

CitarguKing: RPG Maker é uma enigne paga, normal ser assim. Não é só a Enterbrain que vende resources não, muitas pessoas também vendem. Principalmente para uso comercial. Os custo de produção de um jogo dentro do RPG Maker ainda são muuuito baixos quando comparados a outros jogos. Um dos motivos da Enterbrain vender os DLCs é pra que 1. Seja um pouco mais exclusivo os resources e que não seja aquela coisa igual o RTP, que todo mundo tem, afinal, nenhum desenvolvedor de jogo gostaria que os assets do seu jogo estivessem presentes em outro jogo também. 2. Ninguém é obrigado a comprar, eles vendem tilesets e outros resources, e não funções novas da engine então ta bem tranquilo. Nada te impede de fazer você mesmo exportar você mesmo os recursos do jogo, eles oferecem o básico. (Outras engines oferecem BEEEEEEEM MENOS do que o RTP do maker)

O problema é eles não indicarem no manual ou em um demo game como importar resources. Quem iria saber sem uma indicação que é só colocar na pasta certa que funcionava, ao invés de ter um importador incluso no programa? Engines como Adventure Game Studio tem tudo explicado como fazer cada coisa na engine.
Confesso que primeira coisa que procurei ao abrir o RPG Maker MV foi o importador de recursos, acostumado com o importador do 2000 e XP(Scenario RPG Maker não importava resources e nem tinha RTP).
Claro, foi erro meu em apontar que a Enterbrain vende resources como DLC, outras engines fazem pior, eu sei.
https://www.youtube.com/channel/UClyYcUdsfKcPWxTvYHs7-rQ/featured
Video Games Mania

Pasta de Músicas Produzidas:
https://drive.google.com/drive/folders/0B53GaCGL4yFxZ0djVDNNSEZEMWc
FL Studio Power-User
Cockos REAPER Power-User
Propellerhead REASON 9 Power-User

Meu Deus! Não sou o único brasileiro que lembra do Sphere!

Sobre o Demo: Concordo que faz falta mesmo, pelo menos para os usuários novos. Para quem já usou algum maker antigo não faz tanta diferença, já que quase não mudou. Eu pensei até que tivessem feito um demo naqueles arquivos adicionais do rpg maker.
Confira meu jogo inspirado na série Harvest Moon:
Fantasy Farming - Orange Season

Citação de: RenatoDias online 23/01/2017 às 18:36
CitarguKing: RPG Maker é uma enigne paga, normal ser assim. Não é só a Enterbrain que vende resources não, muitas pessoas também vendem. Principalmente para uso comercial. Os custo de produção de um jogo dentro do RPG Maker ainda são muuuito baixos quando comparados a outros jogos. Um dos motivos da Enterbrain vender os DLCs é pra que 1. Seja um pouco mais exclusivo os resources e que não seja aquela coisa igual o RTP, que todo mundo tem, afinal, nenhum desenvolvedor de jogo gostaria que os assets do seu jogo estivessem presentes em outro jogo também. 2. Ninguém é obrigado a comprar, eles vendem tilesets e outros resources, e não funções novas da engine então ta bem tranquilo. Nada te impede de fazer você mesmo exportar você mesmo os recursos do jogo, eles oferecem o básico. (Outras engines oferecem BEEEEEEEM MENOS do que o RTP do maker)

O problema é eles não indicarem no manual ou em um demo game como importar resources. Quem iria saber sem uma indicação que é só colocar na pasta certa que funcionava, ao invés de ter um importador incluso no programa? Engines como Adventure Game Studio tem tudo explicado como fazer cada coisa na engine.
Confesso que primeira coisa que procurei ao abrir o RPG Maker MV foi o importador de recursos, acostumado com o importador do 2000 e XP(Scenario RPG Maker não importava resources e nem tinha RTP).
Claro, foi erro meu em apontar que a Enterbrain vende resources como DLC, outras engines fazem pior, eu sei.

Brother, não é fazer pior, o trabalho de uma engine é vender um produto para produção de jogos, quem tem que ter os assets é quem os produz. Engines não são para gamers, são para desenvolvedores e produtores.