O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Como começar um jogo?

Iniciado por Saiko, 14/09/2017 às 22:30

Olá!
Então, preciso de opiniões e ajuda sobre como criar um jogo, não precisam dizer altamente profissional nem tãão pessoal, me digam como vocês começariam um jogo ou como já começaram um jogo e se já utilizaram uma forma diferente alguma vez, me digam o obrigatório também. Começou por roteiro ou já foi diretamente na engine? Já usaram alguma técnica famosa que existe nesse ramo? Me deem dicas também de como organizaram seu roteiro ou jogo ou o que acham mas fácil e tal.  :math:
Obrigado desde já!

"Mentes cegas, olhos cegos"
Visite minha ideia de jogo!

14/09/2017 às 23:36 #1 Última edição: 17/09/2017 às 14:44 por Caio Varalta
Tente fazer alguma coisa com o ciclo do joseph campbell. Dá pra ter uma base legal de uma historinha, aí você pode desenvolvê-la melhor depois. Tem uma matéria aqui na centro sobre, e também tem uma nessa revista (marketing intensifies).
Existem várias maneiras de se começar o jogo; você pode rascunhar o final e depois andar para trás; pode 'copiar' a base de alguma história e depois ir mudando tudo até tomar outra forma; pode ligar o rpg maker e ir fazendo o que der até sair alguma coisa e depois revisar. Enfim.
Eu gostei da base que o Ciclo dá; acho que dá pra começar no simples lá e ampliar depois.

Sucesso!

:ok:

15/09/2017 às 07:15 #2 Última edição: 15/09/2017 às 14:50 por Corvo
Primeiro você começa com uma ideia. Seja ela uma mecânica de jogo, uma cena ou uma música. Com base nisso, você começa a trabalhar. Sempre é bom você ter um GDD* para o seu projeto também, ele garante que você não se perca em nenhuma parte do desenvolvimento. Sobre o roteiro, o Caio citou A Jornada do Herói. O legal dela é que, querendo ou não, você vai acabar usando muitas das áreas desse ciclo. Se quiser se aprofundar no assunto leia O Herói de Mil Faces. Geralmente o pessoal só comenta esse conceito com um resumo dos doze estágios, mas o estudo de Campbell possui generosas 416 páginas transbordando conteúdo. Também vale usar uma Outline para estruturar tudo certinho.

*Não encontrei a matéria sobre isso que deveria estar por aqui.

A única coisa que recomendo é que comece pelo enredo, tenha sua história pronta com começo e no mínimo com um fim.

Não faça como eu e muitos outros Makers de ter uma ideia super incrível e partir pra engine mapear e cuidar dos gráficos, sons etc... depois você percebe que nem tem no que trabalhar direito pois nada da história está concretamente planejada. Aí você empaca e desiste do projeto de vez!

Em resumo, saiba o que você está criando na engine. Aos poucos durante o desenvolvimento ideias novas surgem e isso pode mudar tudo drasticamente mas é normal.
Até mais :ok:

Olá, Saiko! Como alguns membros salientaram logo acima, existem diversas formas de dar o pontapé inicial para o desenvolvimento do jogo. Não existe uma maneira ''correta'' nem ''errada'', você pode utilizar cada uma das técnicas existentes (ou que você mesmo desenvolveu) para vários jogos diferentes.
Porém, eu recomendo a técnica conhecida como "Brainstorming'' (tempestade cerebral) que é muito simples: Basta pegar um lápis e papel e pensar num tema qualquer. Com base desse tema você pensará em elementos/objetos/eventos que ocorram dentro desse tema e irá anotando tudo o que vier à sua mente naquele momento.
Anotando qualquer coisa que pensar, você pode acabar adicionando elementos ''comuns'', como também ''coisas loucas'' (que normalmente são o que vão entrar no jogo)ao longo de suas anotações.
Para ter uma ideia, na minha sala de faculdade, quando utilizamos esta técnica numa das aulas teóricas sobre criatividade, a nossa história se baseou no Scoobydoo desvendando mistérios na área 51 em busca da pizza de abacaxi suprema.  :x--x:
Isso porque cada aluno pensou num elemento distinto com base do tema proposto (Mistério) e depois de todo o processo criativo envolvendo o brainstorming, o enrendo se desenvolveu dessa forma.
Claro que este é apenas o primeiro passo, após ter elementos e ideias suficientes do que de fato você colocará no seu jogo, você vai poder lapidar melhor cada parte da história e seus elementos.
O Brainstorming possui algumas etapas de 'evolução', se quiser saber mais sobre o assunto, recomendo este link: http://www.sbgames.org/papers/sbgames07/artanddesign/full/ad2.pdf

Esta técnica é comumente utilizada em grupos, mas você pode usar individualmente que terá o mesmo resultado.  :ok:




Caso queria descobrir outras técnicas para exercitar a sua criatividade, veja este link:
http://www.fabricadejogos.net/posts/tecnicas-criativas-aplicadas-ao-desenvolvimento-de-jogos-digitais/