O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

O que acham de jogos sem faces?

Iniciado por TeslaHero, 21/02/2013 às 21:33

Hoje em dia, ta cada vez mais fácil achar faces em packs junto a chars, porém, quem usa o RPG Maker XP complica isso um pouco, talvez usa-se big faces, talvez não usem nada, e é ai que quero chegar. Hoje em dia, os players jogariam ou achariam legal um jogo totalmente sem faces? Faz parte do conteúdo as faces e faces com expressões? :3

As faces são utilizadas para expressar as emoções dos personagens,
então se você conseguir transmitir isso sem utilizar faces, pra mim tudo bem.
:ok:

Mafagafo, na verdade usamos faces apenas para representar quem está falando, uma prova disso são os diversos jogos em que há uma face padrão para o personagem em TODAS as falas. Então acredito que é perfeitamente possível fazer um bom jogo sem usar faces.
To Die Is To Find Out If Humanity Ever Conquers Death

Sim, eu pensei nisso mas achei que não seria necessário dizer já que pode-se mostrar quem está falando simplesmente colocando o nome do personagem na fala. E as faces ajudam também mostrando mais detalhes do personagem para que o player tenha uma ideia melhor de como ele é.

Bem, para mim sim...

Tanto que um dos meus projetos não vai ter, por
isso uso o Lune Message System, em que a fala é
exibida como um balãozinho, tipo histórias em
quadrinhos, daí fica fácil identificar qual personagem
está falando.
Não irão achar ruim, é só questão de você saber
adaptar todos os elementos do jogo para que
ninguém sinta falta das faces... ao menos assim
penso eu.

É, como disseram, as faces são apenas pra mostrar quem está falando, levando em consideração que o maker consiga expressar os sentimentos dos personagens de outra forma.
Eu jogaria sim um jogo sem face :3


Hasta la vista

Eu gosto das faces para ter ideia da aparência de tal personagem, porém assim, não é necessário principalmente dependendo do jogo, jogos como Zelda/plataforma e coisas do tipo, acho desnecessário, porém jogos mais RPGs como, Final Fantasy e semelhantes, eu sinto falta se ficar sem face, pois não saberemos o rosto dos personagens, porém nada que realmente faria eu desistir de jogar, já que o foco é mais na história, jogabilidade e entre outros.

Ja joguei grandes jogos rpg  que nao usam faces mas nesse caso eles expressam muito bem a  emoção nos chars com movimentos e balões de expressões. No meu proximo projeto vou explorar isso mas será tipo metade por faces e metade por expressão de chars
Clique e conheça o meu canal - Canal RPG Maker Zone

Citação de: B.loder online 21/02/2013 às 23:06
Mafagafo, na verdade usamos faces apenas para representar quem está falando
Verdade, se não quiser usar faces basta colocar o nome das pessoas nas mensagens...

@topic

Mas eu acho que ficaria um pouco estranho, porque, num jogo, há diversas situações, onde o herói deverá ter diversas expressões, e, nesse caso, ele não terá nenhuma. A não ser que você use alguns caracteres '=)' 'xD' '(:'. Umas carinhas dessas.

No começo eu achava que um 'hahaha' na conversa não ficava legal mas, dependendo da situação, fica. Num jogo que eu estou fazendo eu coloco umas falas engraçadas e umas carinhas no final, mesmo tendo faces. Acredita que eu até usei um '#Partiu'? hueuhehuehu' Pois é.
Unique Destiny | um novo conceito de RPG Maker 2000!

Não vejo problema, apesar de não ver nenhum motivo para não utiliza-las.
Alem disso, Chrono Trigger e Final Fantasy VI(Ambos com personagens muito carismáticos e bem desenvolvidos) são belos exemplos de que dá para se expressar bem as emoções dos personagens, mesmo sem faces.

Cabe ao criador que não utilizar faces caprichar ainda mais no desenvolvimento dos diálogos e cenas do roteiro. Se bem que isso deveria ser uma obrigação, seja lá qual for o método usado pelo maker.




02/03/2013 às 23:40 #10 Última edição: 02/03/2013 às 23:57 por Elyven
Já joguei muitos jogos sem faces. Inclusive os jogos de hoje em dia nem usam mais faces— isto é, o motor grotesco das empresas e designer já deixam os personagens de corpo inteiro na tela— o que aqui, não vem ao caso— mesmo assim, vejam Magna Carta 2 só para terem uma noção—, enfim, jogaria, sim. Existe expressões com faces e sem elas. Porém, sem elas, o pixel artista vai penar! Mas o resultado final é ótimo!