O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Qual a melhor forma de divulgar seu jogo?

Iniciado por GDL, 13/03/2013 às 20:42

13/03/2013 às 20:42 Última edição: 14/03/2013 às 18:09 por GuilhermeDL
Depois de ter que pegar o meu banquinho e sair de mansinho, após um debate neste tópico aqui. Fiquei interessado em ouvir opiniões da galera na forma mais eficiente de divulgar seu jogo fora da esfera maker. Minha duvida fica pelo motivo de não fazer ideia de como divulga-lo. Estou pesquisado em alguns sites que disponibilizam jogos indies, vendo alguns exemplos e etc..

Tem alguma boa recomendação, não só para mim, mas para todos que buscam divulgar seus jogos?




fórum de jogos da uol/terra/qualquer fórum de jogos, tem vários por exemplo aquele que mandei lá naquele debate, tem o players.com, retrogames.com, os fóruns como já citei, você pode mandar para o baixaki, superdownloads, você pode criar uma page ou compartilhar nas redes sociais, criar vídeos do game no youtube, já que pelo youtube buscando certas tags podem acabar nos seus vids, que terão link para o jogo, você pode adicionar em p2p colocando o nome do arquivo com algum título que descreva o game.

Bom dei umas ideias ai já velho :P, veja se algum pode ser colocado em prática xD.

-Youtube eu já havia feito, de forma discreta, mas já havia feito.
-Nas redes sociais, faço propaganda até de jogo que não é meu XD
-Sobre os fóruns de jogos... Vamos ver o que eu arrumo, vou tentar nos que não tenho cadastro, chegando como total desconhecido, acho que vai ser melhor para ver a reação dos jogadores.

Valeu man, acho que esse assunto mereceria uma matéria no portal, vamos ver o que arrumo com minhas andanças por ai. Talvez eu mesmo crie algo depois disso.

Nada importante, mas já que estamos aqui:


Acham que é melhor criar o disco de jogo com o RTP embutido, ou apenas colocar o link do RTP e do jogo separado? Por mais besta que isso possa parecer, pode fazer diferença na hora do download ou não, por parte de possíveis jogadores.






  Eu pretendo criar uma matéria, futuramente, falando de como prosseguir depois do jogo pronto.  Aguarde, Raizen.  :o__o:
  Acredito que vale tudo, divulgar até não poder mais em tudo que é site de jogos - entrar em contato via email, comentários e tudo o mais.  O fato também é que o Maker tem de deixar o jogo menor possível (falando de mbs), pois fica dificil alguém querer baixar algo com gráficos de SNES com 100mb, por exemplo.

Youtube com seu canal. Facebook e Twitter. Seu site ou blog.

13/03/2013 às 21:57 #5 Última edição: 14/03/2013 às 05:34 por GuilhermeDL
Citação de: Elyven online 13/03/2013 às 21:35
Youtube com seu canal. Facebook e Twitter. Seu site ou blog.
Vejamos, acho que fóruns são mais diretos que as redes sociais, mas acredito que elas também podem vir a ser de grande valia. O King perguntou porque ainda não tinha criado um blog, e isso já aconteceu algumas outras vezes... Acredito que meu caso não deve ser seguido, um caso onde o criador do jogo não vê potencial no seu próprio trabalho, enquanto outros veem xD.


Valeu pelas  dicas.
Resultados em breve \o (ou não).





Distribuía balinhas com o nome do seu jogo.  :derp:
Brincadeira, mande um link para seus conhecidos(amigos lokos) e peça para eles falarem, e assim vai criar um rede de informações... Viajei... Entre no youtube, fóruns... Existem sites que ajudam a publicar jogos, devia procurar eles.
Venha conferir!

13/03/2013 às 22:32 #7 Última edição: 13/03/2013 às 22:40 por lobozero
  Acho que não devemos só depender de Youtube e Redes Sociais, pois isso é algo que querer assinantes/seguidores, e conseguir eles leva até um tempo.  Como falaram acima, o negócio é fazer igual a uns amigos MCs meus faziam: Sair com a mochila cheia de fitas e bater em porta em porta de boates e tudo o mais.  Só que aqui no caso é sites e outros fóruns.

  Lugar para divulgar não falta, o que resta é vencer a preguiça.

Acho que o primeiro passo é organização. Criar algo bonito para divulgar com foco apenas no jogo em si. Um blog, por exemplo, voltado para o jogo e apenas o jogo.

Então lançar vídeos, imagens. Usar de Youtube, twitter, facebook, usando tags inteligentes (Por exemplo você não vai usar um #HappyBDayJustinBieber para divulgar seu jogo.). Aprenda a assinar com o link do blog do jogo.

Claro que esse tipo de coisa demora, mas se quer sucesso da noite para o dia é melhor começar procurar uma lâmpada mágica.

Mas uma coisa muito importante é não ter vergonha de pedir aos amigos e conhecidos que gostam do assunto uma força. Vejo que muita gente tem vergonha de pedir coisas a pessoas que conhece na vida real  e isso é um erro. Peça ajuda. E mantenha o foco. Não estou falando de uma semana de publicidade e depois parar. Também não dê tudo que tem de uma vez, vá aos poucos, aumentando o interesse.

Esse tipo de coisa não é apenas para jogos, mas para qualquer coisa que você criar, na verdade.
Conheçam meu blog: Get a Life

"Talvez o certo para você é o errado para mim . Claro, cada um é cada um,
ninguém é igual a ninguém. Não vai ser por isso que vamos nos desentender.
Duas pessoas discutirem e não chegarem a uma conclusão igual,
é a melhor prova de que cada ser humano tem o seu valor e identidade própria."
Raul Seixas

14/03/2013 às 05:04 #9 Última edição: 14/03/2013 às 05:37 por GuilhermeDL
Haha, quando disse "resultados em breve", eu estava brincando. Apesar de ser leigo nessa área de divulgação, sei que, assim como o jogo não ficou pronto da noite para o dia, não se pode esperar um sucesso repentino.

Minha ideia de divulgação  é algo mais humilde mais um teste do que qualquer outra coisa. Quero ver a reação quanto a jogos de rpg maker, sem correria.




Peça para esquilos que cantam falarem sobre ele  :derp:

Bem tem as redes sociais

-Orkut (Wut ?!)
-Facebook
-Twitter
-Tumblr
-Youtube

Os Foruns que tem milhares de membros vagabundos que ficam bastante tempo online e baixam tudo e até divulgam alguns exemplos seriam

- Mundo RPG Maker ( Acho que nem precisava falar dessa...)
- Centro RPG Maker ( ...Essa tambem não...)
- Santuario RPG Maker ( ...Nem dessa...)
- Dungedon Maker (Talvez essa sim!)
- Lua Maker (Essa eu acho que tu nem conheçe)

E muitas,e muitas outras
tambem poderias criar um Blog pra você divulgar seus games,ou a sua equipe,alguns makers meio conhecidos tem sites para seus games e outros para sua equipe como por exemplo

- King Gerar
- Deen
- Asuma (esse site,hehe  :lol: )

entre outros
outras formas fora da net poderiam ser algumas que utilizei

- Amigos : Pode falar para eles comprarem e pegarem alguns para vender a você
- Familia : Peça a seus pais levarem algumas copias do game para divulgar entre seus companheiros,principalmente os que tem filhos
- Lojas : Algumas lojas podem testar seu game e se gostarem alem de te patrocinar ainda podem vende-lo por você
- Jornal : Alem de divulgar o game,pode dizer a loja aonde compra-lo,assim alem de ser mais divulgado ainda,a concorrencia deve ficar com inveja e querer ter seu game tambem

E outra dica :

- Se quiser fazer mais dinheiro e fãs,crie versões melhoradas do game ou uma DLC,uma vizinha comprou um game meu que não cheguei a publicar apenas pela sua DLC,sem o game a DLC não funciona,coloque isso na cabeça deles

____

Algumas dicas são meio que tipo assim que alguns usam apenas para sacanear os compradores,mas slá são dicas nom ?

Se escrevi algo ruim em algum lugar ignore :P


Citação de: RafaelZika online 15/03/2013 às 13:41
- Lojas : Algumas lojas podem testar seu game e se gostarem alem de te patrocinar ainda podem vende-lo por você
- Jornal : Alem de divulgar o game,pode dizer a loja aonde compra-lo,assim alem de ser mais divulgado ainda,a concorrencia deve ficar com inveja e querer ter seu game tambem

E outra dica :

- Se quiser fazer mais dinheiro e fãs,crie versões melhoradas do game ou uma DLC,uma vizinha comprou um game meu que não cheguei a publicar apenas pela sua DLC,sem o game a DLC não funciona,coloque isso na cabeça deles

  Tá pensando grande, hein garoto,  :=|:
  98% dos Makers em atividade no Mundo Maker usam o RPG Maker "pirata", ou seja, não é possível vender os jogos feitos nele.  Acredito que você saiba disso, né?

  E se for pra divulgar um jogo comercial feito no Maker, ai já é outros mil.  A própria Steam tem algo lá para patrocinar jogos Indie.

Falando de jogos comerciais, acho que o melhor caminho deve ser a steam ou talvez a rpgmakerweb, que comercializam games feitos na engine. Não posso dizer muito mais que isso, até porque não sei muito bem como funcionam os processos de aprovação e etc.. Mas acredito que esses dois são os melhores caminhos para quem está interessado em lucrar com o RM.




Bom, tem variás formas, além dos fóruns, tem as redes sociais. E você também pode pedir para blogs especializados em jogos divulgar seu jogo, tem vários acredito que o Nerd Maldito e o Retina Desgastada até poderiam publicar um jogo seu. E tem o baixaki.
...

Citação de: lobozero online 15/03/2013 às 16:49
Citação de: RafaelZika online 15/03/2013 às 13:41
- Lojas : Algumas lojas podem testar seu game e se gostarem alem de te patrocinar ainda podem vende-lo por você
- Jornal : Alem de divulgar o game,pode dizer a loja aonde compra-lo,assim alem de ser mais divulgado ainda,a concorrencia deve ficar com inveja e querer ter seu game tambem

E outra dica :

- Se quiser fazer mais dinheiro e fãs,crie versões melhoradas do game ou uma DLC,uma vizinha comprou um game meu que não cheguei a publicar apenas pela sua DLC,sem o game a DLC não funciona,coloque isso na cabeça deles

  Tá pensando grande, hein garoto,  :=|:
  98% dos Makers em atividade no Mundo Maker usam o RPG Maker "pirata", ou seja, não é possível vender os jogos feitos nele.  Acredito que você saiba disso, né?

  E se for pra divulgar um jogo comercial feito no Maker, ai já é outros mil.  A própria Steam tem algo lá para patrocinar jogos Indie.

Claro,quanto a lojas,mas podem ser lojas de jogos piratas,não essas grandes lojas conhecidas,apenas essas lojinhas "ilegais"