O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Músicas com letras

Iniciado por GuilherVX, 13/07/2013 às 12:32

Bem, é bem comum o uso de músicas SEM letras em RPG, como Zelda. Eu nunca vi um RPG com músicas cheias de letras... você é contra um uso moderado, do tipo três músicas com letras em alguns casos bem especiais? Exemplo: Uma cena introdução de um jogo. Você clica em iniciar o jogo e toca "Waiting On The World To Change", de John Mayer. Uma cena nas ruas contemporâneas, e uma cena bem inusitada e 'colorida'.

Então, você é a favor ou contra uso moderado e bem utilizado de músicas com letras em jogos?

Músicas com letras ou músicas com vozes? Bem qualquer opção sou a favor, até porque sempre sou a favor de inovação. Não vejo problema.  Xenosaga 3 têm uma parte que a música é cantada e outra apresenta letras tipo um encerramento de anime!

Citação de: Elyven online 13/07/2013 às 12:39
Músicas com letras ou músicas com vozes? Bem qualquer opção sou a favor, até porque sempre sou a favor de inovação. Não vejo problema.  Xenosaga 3 têm uma parte que a música é cantada e outra apresenta letras tipo um encerramento de anime!

Cantadas. Do tipo "I gonna maker a leilão, quem dá more pelo my coração" Com letras e algum cantor ou banda cantando-a. :3 E é que eu tava pensando em usar algumas no meu projeto, então... kk.

13/07/2013 às 12:53 #3 Última edição: 13/07/2013 às 13:00 por Elyven
Então, manda ver! Pois no Kung Fu também tem uma letra muito bonita e cantada! Pode investir que dá certo. Mas escolha bem para não ficar sem sentido!  Meu exemplo:
Spoiler
[close]
Nota: Para quem jogou a franquia Rockman X o que mais se nota já é uma abertura em anime com lindas músicas! Opa! Abrindo o emulador aqui, deu vontade de Rockman X4 clássico! 

obs: Em pensar que canto esta música perfeitamente no karaokê!!! u_u

Não sou nada contra músicas cantadas na introdução ou nos créditos. Acho que fica bem legal como, por exemplo, a Sanctuary do Kingdom Hearts II. Mas durante o jogo eu acho que atrapalha porque tira sua concentração. Mesmo que você tente focar no jogo a mente vai desviar um pouco acompanhando a letra da música. Além disso tem aquele fator de repetição, quando você começa a ouvir a mesma música várias vezes ou ela começa a ficar chata ou te deixa irritado.

Viva a lenda!



Citação de: VincentVII online 13/07/2013 às 13:02
[...]Acho que fica bem legal como, por exemplo, a Sanctuary do Kingdom Hearts II.[...] Mas durante o jogo eu acho que atrapalha porque tira sua concentração. Mesmo que você tente focar no jogo a mente vai desviar um pouco acompanhando a letra da música. Além disso tem aquele fator de repetição, quando você começa a ouvir a mesma música várias vezes ou ela começa a ficar chata ou te deixa irritado.
Verdade. Mas eu acho, que ele vai colocar algo tipo num evento específico que vai rolar a canção e o que vai deixar o projeto bem legal. Porque pensando por este lado, uma musica que fica cantando na sua cabeça enquanto joga é meio que irritante mesmo. Fora isso, num evento, apresentação ou créditos fica bem original.

#VincentVII: Não falo em músicas com letras em todo o jogo, só em cenas, introdução, créditos... Esse tipo de coisa, e quase nunca será repetido, no máximo repetirá uma vez.

#Elyven: Yeah, vou escolher bem... tenho um gosto musical dado pelos deuses. ü.ü kk.

Citação de: Guilher_MakerVX online 13/07/2013 às 13:22
#VincentVII: Não falo em músicas com letras em todo o jogo, só em cenas, introdução, créditos... Esse tipo de coisa, e quase nunca será repetido, no máximo repetirá uma vez.

Sim, como eu disse, na introdução e nos créditos fica ótimo. Durante o jogo tem que tomar muito cuidado porque a música cantada pode acabar com o clima da cena. Um exemplo de como uma música cantada fica boa, não num jogo porque não tô me lembrando de um agora, foi nessa cena do Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei:



Se a letra combinar com a situação fica um resultado bom!

Viva a lenda!



13/07/2013 às 14:42 #8 Última edição: 14/07/2013 às 17:08 por Cronus
Músicas com letras em jogos é algo que depende muito do contexto, sendo que as vezes é uma questão de game design. Há muitas coisas pra se levar em consideração quando se coloca uma música pra uma cena, no caso de um RPG por exemplo, músicas com letras cantadas a todo tempo além de irritarem também vão tirar o foco de partes importantes como diálogos. Colocar músicas com letras cantadas em diálogos é uma péssima escolha de game design, já que o jogador tem que ler uma coisa e ao mesmo tempo vai estar ouvindo outra.

Não sei se aberturas ou encerramentos contam porque bem, são nada mais nada menos do que cenas cinemáticas feitas pra se assistir, e nesse caso é óbvio que não é nada que afeta o jogo em si. Já a músicas cantadas no gameplay, como falei, é questão de contexto e game design.

Existe uma infinidade de exemplos que poderiam ser citados pra justificar essas escolhas, tanto pra jogos que funcionam com músicas cantadas no gameplay quanto pra jogos que não funcionariam com elas. Um exemplo de jogo com músicas cantadas, e particularmente uma das minhas ost's prediletas:



Então repetindo: contexto, game design, bom senso. Não coloque músicas cantadas numa coisa porque você acha legal se não tem fundamento.

EDIT: E Zelda não é RPG.

Cronus conhece a OST de Nier? Melhor pessoa da história.

Sobre o tópico, se tiverem contextualização, isto é, um sentido de estarem tocando ali, é ok. Até porque essa é a BASE do uso de trilhas sonoras no geral: Músicas que tem sentido em estarem tocando em certo momento da história. Música de suspense, ação, tristeza...Assim como músicas do mesmo estilo, mas que são expressadas com o uso musical com letras.
"The Flames will consume your black body...But your soul remains white"



#Cronus: É bem nesse estilo mesmo, mas tanto o som quanto as letras serão SOBRE a cena, e não o contrário. :D

#LuaKawamari: Yep, como eu disse ao Cronus, serão sempre seguindo a cena.

Tudo depende do contexto mesmo, da situação. Num contexto apropriado a utilização de uma música com letra pode ser muito aproveitada. Um exemplo simples: a tela de títulos, é um local onde uma música com letra poderia ser muito bem utilizada e aproveitada de alguma forma, até porque acredito que a canção provavelmente fará algum sentido com o jogo. Até mesmo durante 'filmezinhos' ou na jogabilidade caberia bem, basta saber quando utilizar, como utilizar e o porquê de utilizar (basicamente, pois incontáveis fatores devem ser levados em conta, cada caso é único). Tenha apenas cuidado com direitos autorais das canções, sabe-se lá  :será:

Poxa...isso é extremamente relativo...exatamente como a maioria comentou aqui no tópico. Exceto no fator abertura, que acho que deveria ser desconsiderado, já que normalmente a maioria das aberturas costuma ter voz. Musica cantada ou não no jogo vai do estilo de história ou de emoção que quer passar...

Achei engraçado, vocês estão falando de músicas cantadas in-game e ninguém mencionou Persona 3 e 4 ?
Na minha opinião é um dos melhores exemplos de como se montar uma ost de rpg.

#cristianoforce: Acho que já deu pra saber minha resposta, haha. Não tocará Slipknot em uma vila pacífica ─ Nem em parte nenhuma ─. xD Então acho que dá pra colocá-las.

#PaladinCross~Shirou: Yep, esse moleques criados a leite com pêra não conhecem as músicas fodas por aí que seriam bem utilizadas em jogos. kkkk.

*-*... Tipo: May It Be Composed & performed by Enya, de senhor dos anéis.




Absolutamente nada contra.

A última batalha de Saint Seya Sanctuary Battle toca a abertura japonesa do anime com direito a vozes e tudo, e só deixou a batalha ainda mais épica.

O jogo Devil May Cry conta com um tema musical completo para quando as batalhas se iniciam.

Dungeoneers: A Beautiful Escape faz uso quase que 100% de músicas com letras, e caiu como uma luva.

Não lembro em qual jogo exatamente, mas havia um jogo de comédia em RPG Maker 2000 que tocava o tema da "Tropa de Elite" nas batalhas. Era simplesmente épico.

Anyways, não há absolutamente nenhum problema em usar letras nas músicas dos jogos, desde que sejam bem usadas, como qualquer outra música.
Preguiça de postar sistemas.