O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

A Tempestade de Ideias

Iniciado por Ven, 09/10/2016 às 22:20

09/10/2016 às 22:20 Última edição: 31/05/2018 às 16:44 por Ven

"Sabe aquele momento que você decide iniciar um projeto? Aquela hora que você chama seus amigos e fala pra eles: Galera, tive um ideia fantástica pra criar o próximo God of War, vocês topam me ajudar? E por algum motivo particular eles decidem te ajudar.
Então você e sua pequena equipe começam a criar o próximo God of War, mas por algum motivo vocês não conseguem definir um nome, conceito ou até mesmo um dos principais membros sai da equipe chateado e lhe diz para nunca mais olhar na cara dele, o que deu errado?"

[box class=plainbox]O que Aconteceu?[/box]


Noventa por cento das equipes indies, sejam de RPG Maker ou qualquer outra engine, costumam se separar facilmente 1 mês ou até mesmo 1 semana depois de terem se juntado e tido a grande ideia de trabalharem em um projeto juntas. Cada uma possui seus motivos: Falta de ideias, Pausas Prolongadas, Falta de Animo, Desrespeito / Desvalorização... e por ai segue uma lista.

Em 99% dos casos isso ocorre por conta de um probleminha que quase todas elas tem, que é a Falta de Planejamento. A Falta de conversas e decisões da equipe é o que causa todos esses problemas citados acima.

"Certo, mas então como irei planejar o meu projeto junto a minha equipe da maneira certa?"

[box class=plainbox]O que é Brainstorm?[/box]


Antes de explicar como você irá começar as suas sessões é bom que você saiba o que é um Brainstorm, não é mesmo?

Brainstorm, ou como outros poucos chamam - Tempestade de Ideias, é um método criado nos Estados Unidos por Alex Osborn. É uma expressão inglesa formada pela junção das palavras "brain", que significa cérebro, intelecto e "storm", que significa tempestade.

O brainstorming é uma dinâmica de grupo que é usada em várias empresas como uma técnica para resolver problemas específicos, para desenvolver novas ideias ou projetos, para juntar informação e para estimular o pensamento criativo.

As sessões de brainstorm são uma oportunidade de envolver a equipe na discussão de várias ideias sobre o jogo e é isso que o faz um método tão eficaz. Você pode fazer um brainstorm sobre o conceito inicial, a jogabilidade, o ambiente do jogos, desenvolvimento de personagens e etc...

[box class=plainbox]Usando o Brainstorm[/box]


Quero lembrar que sessões de brainstorm bem gerenciadas podem ser um ótimo exercício de construção de equipes porque permitem que todos deem suas opiniões sobre o que torna um jogo divertido.

Antes de organizar uma sessão é bom você se familiarizar com as diretrizes, dessa forma você pode gerencia-la de maneira eficiente. Se a sessão não for feita apropriadamente ela não irá gerar informações úteis, além de que os participantes podem ficar frustrados com a experiência. Algumas reclamações comuns de uma sessão malsucedida são:


  • A Sessão perdeu o foco, ela não forneceu informações úteis
  • As ideias dos participantes não foram ouvidas
  • Não surgiu nenhuma ideia nova
  • Os participantes se sentirão usados quando virão que as decisões finais não tinham relação com as sugestões iniciais

Esses erros podem ser evitados se algumas diretrizes forem seguidas na preparação e condução da sessão. Prepara-se para a sessão antecipadamente!

[box class=plainbox]Diretrizes[/box]


Defina claramente a finalidade da sessão: Se a finalidade for pensar em nomes para os personagens do jogo, certifique-se de que todos os envolvidos na sessão saibam disso. Defina também quem presidirá a sessão e quem tomará notas.

Peça a todos os envolvidos que se preparem para a sessão com antecedência: Informe as pessoas sobre o tópico que será discutido para que elas possam fazer alguma pesquisa preliminar. Elas podem querer saber o que os concorrentes fizeram ou desenvolver algumas ideias. Dessa forma, todos já estarão pensando sobre o tópico antes da sessão, o que tornará o tempo gasto no brainstorm mais produtivo.

Não critique ninguém ou nenhuma ideia durante a sessão: Quando alguém dar uma ideia, não descarte de imediato. O objetivo da sessão é gerar informações, não elimina-las.

Não comece a discutir uma ideia durante a sessão: Escreva cada ideia em um quadro, caderno ou bloco e então passe para a próxima. A sessão perderá rapidamente o foco se as pessoas começarem a discutir uma única ideia e você perderá a oportunidade de ouvir outras ideias.

Quando as ideias pararem de fluir, esteja pronto para gerar mais: Se as pessoas começarem a ficar sem ideias na sessão, examine as já geradas e desenvolva-as ou prepare algumas perguntas provocativas para fazer e gerar discussão novamente. Por exemplo, o que nossos concorrentes fazem que não estamos fazendo? Como podemos evitar o problema de _____?




Após as ideias serem geradas, passe algum tempo com a equipe agrupando-as em ideias afins e então priorize-as. Partindo disso, gere um relatório dos resultados da sessão de brainstorm e adicione-o às notas de reunião. As ideias de prioridade mais alta serão atribuídas a pessoas específicas para que deem prosseguimento e pesquisem. Seja muito claro sobre os itens de ação gerados em cada sessão de brainstorm e inclua-os nas notas da reunião. Se você não der prosseguimento a nenhuma das ideias geradas, as pessoas sentirão que sua participação foi perda de tempo. Alguns dos tópicos a serem discutidos poderiam ser o gênero, a plataforma e o conceito inicial do jogo.

Agende a sessão de brainstorm como uma das primeiras tarefas da pré-produção de seu projeto, assim você vai poder ouvir as ideias de todos os membros da equipe abertamente. Tente ter o máximo possível de sessões de brainstorm feitas e documentadas na primeira semana do projeto. Quanto mais você adiar a sessão de brainstorm, mais demorará para determinar o conceito inicial do jogo. O ideia é que cada sessão de brainstorm seja gerenciada por alguém que tenha uma postura neutra sobre o tópico abordado. Dessa forma, sua atenção poderá ser dedicada à condução eficaz da sessão e à tomada de notas. Após cada sessão terminar, publique as notas. Além disso, cada item de ação gerado deve ser concluído pela pessoa designada em não mais do que alguns dias.


[box class=plainbox]Concluindo[/box]

Com essa fórmula não tem como você errar, é só iniciar suas sessões e definir os conteúdos! Lembre-se sempre de seguir cada regra e de principalmente, saber ouvir as ideias dos seus amigos. De simples reuniões surgem jogos complexos e muito bem feitos.




[box2 class=titlebg title=\o/]
:ok:
Até a próxima matéria!
[/box2]

    Sempre desenvolvi meus games, praticamente sozinho. Na maioria das vezes, estou na metade de um projeto, e do nada uma ideia surge! Mas esse não é o problema. O problema é que me empolgo demais com a ideia nova, e acabo abandonando o projeto atual. E isso se torna um grande ciclo!  :T.T:
        Tenho três projetos em desenvolvimento, sendo dois com demos disponíveis. Mesmo assim, ontem de ter outra ideia, e to pondo ela no papel, pra seguir até o final. Vai ser um desafio, mas vou ficar nesse novo e dar o máximo pra deixá-lo incrível:grr:

Usava Brainstorm para a produção de minhas redações. Hoje o tempo não me permite fazer isso (afinal é 1h20min para uma redação apenas) mas reforço que é uma técnica MUITO produtiva. Parabéns pela matéria, Ven, essa é uma daquelas que - pela sua utilidade - não morre mais.

Não cheguei a trabalhar algo que pudesse se chamar de equipe, mas pelo que entendo, é fundamental
que de tempos em tempos faça-se essa dinâmica. Mesmo cada um cuidando de uma parte do projeto,
é legal que todos tenham conhecimento das ideias de todos, pois isso facilita a troca e recepção das
informações acerca do jogo a se desenvolver.
Acho que faço algo parecido quando tenho de preencher o banco de dados de meu projeto. Saio catando
tudo que é criatura, item, classe, estados... depois vou selecionando e vendo quais os que se encaixariam
melhor e quais são dispensáveis. Portanto, mesmo quem trabalha sozinho, recomendo que, na falta de
ideia, tente essa técnica também.

Boa abordagem e muito bom trazer essa informação, pode ser que alguém desconheça e será-lo muito útil.

É uma ideia ótima, Ven, e uma ótima matéria. Realmente, equipes de criação de jogos em geral se acabam por falta de ideias e planejamento, e não só as de games, mas de vários temas. Acho que uma sessão de Brainstorming pode ajudar :D