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RMMV Script Calls - Mensagens && Party && Progressão do Jogo

Iniciado por Lima, 28/11/2015 às 09:54

RMMV Script Calls - Mensagens && Party && Progressão do Jogo

Mostrar Mensagem
Spoiler
$gameMessage.setFaceImage('Nome_Imagem',Posição)
$gameMessage.setBackground(n)
$gameMessage.setPositionType(t)
$gameMessage.add("Texto a Apresentar")



Nome_Imagem e Posição:



n = |0| Normal     |1|  Dim     |2| Transparente

t = |0| Cima    |1| Centro    |2| Baixo


Exemplo:

$gameMessage.setFaceImage('Actor3',7)
$gameMessage.setBackground(0)
$gameMessage.setPositionType(2)
$gameMessage.add("Sejam Bem-Vindos")
[close]


Inserir Número
Spoiler

$gameMessage.setNumberInput(var, digitos);


var = número da variável onde quer guardar
digitos = número de dígitos a apresentar


Exemplo:

$gameMessage.setNumberInput(5, 3);


Vai guardar na variável 5 um número com no máximo 3 dígitos.
[close]


Rolagem de Texto
Spoiler

$gameMessage.setScroll(velocidade, false ou true);
$gameMessage.add("Texto,")
$gameMessage.add("Se quiser parágrafo, adicione mais destas!")


Exemplo:

$gameMessage.setScroll(10, false);
$gameMessage.add("Era uma vez,")
$gameMessage.add("uma lista!")



[close]


Aumentar Ouro
Spoiler
$gameParty.gainGold(n);


+ Aumentar Ouro
-  Retirar Outo

Exemplo:
#Aumenta 100 de ouro
$gameParty.gainGold(+100);


#Diminui 10 de ouro
$gameParty.gainGold(-10);
[close]


Adicionar Itens/Armas/Armaduras
Spoiler

Itens:

$gameParty.gainItem($dataItems[itemId], n);


Armas:

$gameParty.gainItem($dataWeapons[weaponId],n);


Armaduras:

$gameParty.gainItem($dataArmorsweaponId], n);


itemID - ID do Item, está no Banco de Dados
n - Quantidade

Exemplo:

$gameParty.gainItem($dataWeapons[1], 1);
[close]


Alterar Membros da Party
Spoiler

#Adiciona Atores por ID
$gameParty.addActor(n);


#Remove Atores por ID
$gameParty.removeActor(n);


#Remove Atores por Posição na Party
partyMem = $game_party.members
$game_party.remove_actor(partyMem[memPos].id)

[close]


Controle de Switchs
Spoiler

$game_switches[n] = true/false
[close]


Controle de Variáveis
Spoiler

$gameVariables.setValue(var, valor);




# Adição
$game_variables[n] += n
# Subtração
$game_variables[n] -= n
# Multiplicação
$game_variables[n] *= n
# Divisão
$game_variables[n] /= n
# Resto da Divisão
$game_variables[n] %= n
# String
$game_variables[n] = "Inserir Texto"
# Outra variável
$game_variables[n] = $game_variables[n]
#Aleatório && Se valor for 10, vai escolher um número entre 0 e 9
$game_variables[n] = rand(valor)

# Mapa ID
$game_variables[n] = $game_map.map_id

# Ouro
$game_variables[n] = $game_party.gold

# Passos
$game_variables[n] = $game_party.steps

# Tempo de Jogo
$game_variables[n] = $game_system.playtime_s

# Contagem de Saves
$game_variables[n] = $game_system.save_count

# Contagem de Batalhas
$game_variables[n] = $game_system.battle_count

# Actor Level
$game_variables[n] = $game_actors[n].level
# Actor HP
$game_variables[n] = $game_actors[n].hp
# Actor Max HP
$game_variables[n] = $game_actors[n].mhp
# Actor MP
$game_variables[n] = $game_actors[n].mp
# Actor Max MP
$game_variables[n] = $game_actors[n].mmp
# Actor Attack
$game_variables[n] = $game_actors[n].atk
# Actor Defense
$game_variables[n] = $game_actors[n].def
# Actor MagAtk
$game_variables[n] = $game_actors[n].mat
# Actor MagDef
$game_variables[n] = $game_actors[n].mdf
# Actor Agility
$game_variables[n] = $game_actors[n].agi
# Actor Luck
$game_variables[n] = $game_actors[n].luk
# Actor Pharmacology
$game_variables[n] = $game_actors[n].pha

[close]


Switchs Locais
Spoiler
$game_self_switches[[id_mapa, id_evento, 'self_switch']] = valor


self_switch: 'A', 'B', 'C' or 'D'
valor = True ou False
[close]


Temporizador
Spoiler

$gameTimer.start(seg*60);


Seg = segundos

#Parar
$gameTimer.stop();
[close]

30/01/2016 às 21:37 #1 Última edição: 30/01/2016 às 22:13 por MayLeone
Este tópico está sendo de grande utilidade mas tenho uma dúvida:
Eu gostaria de criar uma condição (com o comando de evento mesmo) que compara o valor de três variáveis, algo do tipo:

$game_variables[3] >= $game_variables[1] && $game_variables[2]

Sendo que no exemplo acima, algo aconteceria se a variável 3 fosse maior que as variáveis 1 e 2, porém quando rodo este comando dá erro e diz que o comando ''$game_variables" não foi definido.
Já tentei retirar o operador ''&&'' do código, mas ainda sim dá erro, defini um valor para as três variáveis como descrito no tópico com o seguinte:
$gameVariables.setValue(1, 1)
$gameVariables.setValue(2, 2)
$gameVariables.setValue(3, 3)


Mas ainda sim não funciona, como posso fazer então?
Obrigada desde já.

Pera, isso é no MV mesmo, correto? Nele a declaração de variáveis muda um pouco.
Deixa de ser $game_variables[n] e passa a ser $gameVariables.value(n). No caso do
seu código, acho que ficaria assim:


$gameVariables.value(3) >= $gameVariables.value(1) && $gameVariables.value(3) >= $gameVariables.value(2)


Não tenho certeza se dá pra comparar as três ao mesmo tempo, não lembro de ter testado.

Ufa! Era isso mesmo, King! Pelo visto a declaração das vars mudou mesmo, obrigada.  :XD:

Vejo que faltam muitas coisas aqui, mas a idéia do tópico é ótima.

Isso é o que eu mais uso, creio que seja de grande utilidade sendo que o MV tem o suporte nativo ao clique do mouse.

TouchInput._x e TouchInput._y -> São os valores das coordenadas do mouse na tela. Eu uso bastante para criar menus clicáveis por imagens.

Exemplo:
$gameVariables.setValue(1, TouchInput._x); -> Aqui Definimos que a variável "1" recebe a posição X do mouse na tela.
$gameVariables.setValue(2, TouchInput._y); -> Aqui Definimos que a variável "2" recebe a posição Y do mouse na tela.

Pronto, agora só fazer as condições que quiser.

Uso isso as vezes para conferir se o botão do mouse está executando alguma ação.
Conferir se o botão do mouse está pressionado. (segurar o botão)
TouchInput.isPressed()
Conferir se o botão do mouse apenas foi acionado
TouchInput.isTriggered()

O toque do mouse no MV, mesmo no PC acontece como no Smartphone, onde não tem cursor e única resposta que ele dá é ao tocar na tela, ou seja, não dá pra fazer condições de movimento do mouse, mas apenas de resposta a toques.
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