O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Devo aprender Ruby?

Iniciado por Neko Tenshi, 01/09/2016 às 20:53

01/09/2016 às 20:53 Última edição: 09/09/2016 às 23:12 por Skyloftian
Devo aprende Ruby, eu tenho bastante tempo esse ano, e acho que posso aprender essa linguagem até o final do ano, não dominar por completo mais sim poder utiliza lá com facilidade, agora, será que devo perde meu tempo com uma linguagem que pode ficar ultrapassada daqui a alguns anos?

Ou devo aprender java que é a nova linguagem do RPG maker?

Ou C# que é uma linguagem super usada em vários lugares?

Tirem minha dúvida, não consigo pensar em algo...
Veja meu projeto em andamento (24/7/2016):


Apoio:

Assim que você der o primeiro passo no mundo da programação, você vai fazer um código atrás do outro, vai fazer cálculos que, sendo complexos para outros, mas simples para você que está fazendo.

A linguagem de programação Ruby não está ficando ultrapassada pelo simples fato de que ela não é limitada ao RPG Maker e nem foi feita para o RPG Maker.
Para informações sobre a linguagem ruby, dê uma olhada.

Eu recomendo bastante que você aprenda, pois o ruby irá lhe ensinar muitas coisas que são extremamente usadas nas outras linguagens de programação, como JS e C#. Então você já se acostuma.

Eu aprendi a linguagem em 1 mês e meio, não sei se é porque eu já mexo com outras linguagens como Python e C#, mas achei tão bonito o fato da linguagem ser tão limpa e poderosa ao mesmo tempo que amei de cara, haha'

Você irá aprender as outras linguagens eventualmente caso queira se aprofundar mais no mundo da programação e, futuramente quiser um trabalho nessa área. Mas caso queira aprender apenas por hobby, recomendo que vá aprendendo uma de cada vez, se você gostar do que estiver fazendo, você não terá dificuldades em aprender.

Só lembre que Javascript não é Java, como a galera costuma confundir ;-;

Vlw Alisson, eu gosto muito de programação, o fato é que eu gostaria de aprender só o que eu fosse precisar pois eu tenho tempo esse ano, mais no próximo será impossível eu aprender qualquer coisa, por conta de estudos, então eu pensei em pular o Ruby e ir direto para o C# ou o JavaScript (foi malz, eu já sabia que java era outra coisa que JS, eu que errei na escrita), mas se Ruby for uma linguagem boa para dar uma ajuda nas outras linguagens estou apto a aprende-la, e como você aprendeu em 1 mês eu posso ser rápido ( talvez em 2 meses ou menos), e dará tempo de aprender C#, é que essas linguagens será meu futuro, pois vou trabalhar na área de programação, e quero chegar sabendo tudo já, quanto mais cedo melhor né.

Mais uma vez obrigado, espero que possa me recomendar aulas boas sobre Ruby, pois vou entrar nessa onda com tudo, e quem sabe vá fazer um scripterzinhos para o Ace, quem sabe.
Veja meu projeto em andamento (24/7/2016):


Apoio:

Na verdade, não importa qual linguagem tu escolha, quando for aprender, ou lidar, com uma próxima,
a primeira irá lhe servir muito. Isso pois as linguagens utilizam de uma programação que possuem
muitas características em comum: condições, ciclos, métodos ou funções, etc.; e tu aprendendo isso
da primeira vez, nas próximas já poderá pular essa parte ou somente readequar aos novos termos.
Colocando meu caso como exemplo, demorei mais ou menos um ano pra fazer um script bom (não
ótimo, não mal-feito, só bom) em ruby. Quando fui aprender JS, em dois meses eu já fazia muito
mais.

Então, meu conselho é de aprender o que lhe será mais útil no momento. Se mexe com o VX Ace,
estude ruby, se mexe no MV, estude JS.

Vlw King Gerar! Vou começar pelo Ruby, mas usarei somente para o rpg maker ace, talvez eu mude para a unity daqui a alguns anos, por isso tenho que aprender JS e C# pois são as linguagens usada pela engine, mais isso futuramente.
Veja meu projeto em andamento (24/7/2016):


Apoio:

02/09/2016 às 10:25 #5 Última edição: 02/09/2016 às 10:29 por Alisson
Isso que o Gerar disse. Como as linguagens são muito parecidas umas com as outras(JS é bem parecido com C#), você já vai entender pra caramba quando mexer com linguagens diferentes.
Basta que você aprenda uma, que você não terá dificuldades em aprender as outras.

Quase todas as linguagens possuem o famoso "if, else, elsif(else if no C#)" e comandos similares, então você já vai manjar das coisas.
Em ruby, para definir que um valor é um float, você só precisa atribuir o valor (exemplo: float = 0.5 (50%) ).
Em C# na maioria das vezes você precisa identificar que o valor é um float ( float = 0.5f; )

Você só precisa se adaptar às mudanças de termos em cada linguagem também.
Métodos(def, method) e Funções(function) são como Bolacha e Biscoito. São chamados de Métodos em algumas linguagens, enquanto são chamados de Funções em outras linguagens. Isso acaba gerando uma guerra civil. Escolha seu lado e.e

Outra coisa também é que Ruby e Javascript são linguagens que precisam de um interpreter pra rodar, ou seja, um programa ou outra coisa pra executar.

C# é uma linguagem que não precisa de interpreter pra rodar.

Digamos que você queira acessar uma dll do sistema pra saber se o windows do usuário é windows 8 ou 10.
Isso é simples de se fazer em C#, enquanto é bem chatinho de se fazer em linguagens com interpreter.

No final das contas você vai acabar usando a linguagem que você quiser, dependendo do que você precisa fazer.

Creio que Ruby e Python são bem menos burocráticos do que outras linguagens, vejo eles como tendo um código mais simples e organizado (não que isso signifique ser mais rápido).

A proposta é que o programador se preocupe menos com o código e foque mais em sua lógica, isso faz com que você desenvolva de forma mais rápida e entregue resultados de qualidade.

Esse foi um dos motivos para a grande aceitação de um framework para desenvolvimento Web escrito em Ruby chamado Ruby On Rails, onde você pode fazer grandes entregas de forma mais rápida.

Citação de: Alisson online 02/09/2016 às 10:25
Isso que o Gerar disse. Como as linguagens são muito parecidas umas com as outras(JS é bem parecido com C#), você já vai entender pra caramba quando mexer com linguagens diferentes.
Basta que você aprenda uma, que você não terá dificuldades em aprender as outras.

Quase todas as linguagens possuem o famoso "if, else, elsif(else if no C#)" e comandos similares, então você já vai manjar das coisas.
Em ruby, para definir que um valor é um float, você só precisa atribuir o valor (exemplo: float = 0.5 (50%) ).
Em C# na maioria das vezes você precisa identificar que o valor é um float ( float = 0.5f; )

Você só precisa se adaptar às mudanças de termos em cada linguagem também.
Métodos(def, method) e Funções(function) são como Bolacha e Biscoito. São chamados de Métodos em algumas linguagens, enquanto são chamados de Funções em outras linguagens. Isso acaba gerando uma guerra civil. Escolha seu lado e.e

Outra coisa também é que Ruby e Javascript são linguagens que precisam de um interpreter pra rodar, ou seja, um programa ou outra coisa pra executar.

C# é uma linguagem que não precisa de interpreter pra rodar.

Digamos que você queira acessar uma dll do sistema pra saber se o windows do usuário é windows 8 ou 10.
Isso é simples de se fazer em C#, enquanto é bem chatinho de se fazer em linguagens com interpreter.

No final das contas você vai acabar usando a linguagem que você quiser, dependendo do que você precisa fazer.

Você está certo, obrigado pela explicação, só de ouvir essas palavras já está me dando ânimo para aprender! Vou dar atenção ao meu projeto porque não da para fazer duas coisas ao mesmo tempo (não eu), e depois que terminar o minimo do projeto eu irei direto para o ruby e depois para o JS, vou deixar o C# para o final (o melhor sempre para o final :malvado:).




Citação de: Resque online 02/09/2016 às 11:54
Creio que Ruby e Python são bem menos burocráticos do que outras linguagens, vejo eles como tendo um código mais simples e organizado (não que isso signifique ser mais rápido).

A proposta é que o programador se preocupe menos com o código e foque mais em sua lógica, isso faz com que você desenvolva de forma mais rápida e entregue resultados de qualidade.

Esse foi um dos motivos para a grande aceitação de um framework para desenvolvimento Web escrito em Ruby chamado Ruby On Rails, onde você pode fazer grandes entregas de forma mais rápida.

Entendo, bem, eu adoro coisas complexas e cheias de palavras complicadas, agora adoro mais ainda uma coisa organizada e limpa, eu vejo em scripts que a linguagem ruby não parece ser complicada, e vejo potencial nela, não sei porque só fui conhece-la no rpg maker ace... :será:
Veja meu projeto em andamento (24/7/2016):


Apoio: