O TEMA DO FÓRUM ESTÁ EM MANUTENÇÃO. FEEDBACKS AQUI: ACESSAR

Construct 2 - Conhecendo a engine

Iniciado por ThiagoFQS, 11/06/2017 às 17:53

O Construct 2 é uma ferramenta de criação de jogos 2D que não requer conhecimento de programação, ela é uma ferramenta super simples de se usar e de se adaptar. Atualmente existe uma nova versão da engine batizada de Construct 3 que ainda está em BETA.


Como Funciona?

Toda a programação de um jogo feito no Construct 2 é feita de modo visual utilizando o conceito de evento e ações, onde para cada evento temos uma ou mais ações.

Uma das suas principais características é o desenvolvimento extremamente rápido de um jogo, pois ela vem preparada com componentes e comportamentos prontos para uso.

Basta você criar um objeto, adicionar um comportamento para ele, seus eventos e ações tudo de forma visual.




Versões disponíveis
O Construct 2 atualmente está disponível em 3 versões: Free, Personal e Business

Versão free (gratuita)

É uma versão que você pode baixar gratuitamente no site https://www.scirra.com/construct2

Esta versão possui algumas limitações como:
● A impossibilidade de que você venda seu jogo;
● Recursos limitados de usos de camadas, eventos e efeitos especiais;
● Bloqueio de exportação do seu jogo para rodar em outras plataformas como Android, iOS, PC ou Wii U (videogame).

Versão Personal e Business (pagas)

Estas são as versões pagas do Construct 2. As duas possuem os mesmos recursos, mas o que diferencia as duas versões é sobre uso comercial.

Você pode utilizar a versão Personal até obter uma receita máxima de US$ 5000,00 (cinco mil dólares). Ao atingir esse limite você teria que migrar para versão Business para continuar a gerar receita com seus jogos.




P: Onde posso baixar o Construct 2?
R: Você pode baixar no site da Scirra https://www.scirra.com/construct2 ou na própria Steam

P: Posso fazer jogo 3D?
R: Não. Se quiser fazer um jogo 3D é recomendável baixar o Unity.

P: Como posso exportar o jogo para que outras pessoas possam jogar?
R: A própria Scirra possui um site para que você coloque seu jogo e receba opiniões, mas caso não queira usar o padrão você pode exportar para um dos maiores sites de jogos, Kongregate, o Construct 2 tem uma opção para que você exporte seus jogos no Kongregate e no site da Scirra gratuitamente.